Trocar mensagens em grupos até 20 utilizadores e a gravação e edição de vídeos até 30 segundos, foram as duas funcionalidades apresentadas esta terça-feira pela rede social Twitter. As novas opções eram esperadas há bastante tempo, em particular as mensagens em grupo, há muito disponíveis noutros serviços tais como o Facebook e WhatsApp.

O envio de mensagens privadas não é uma novidade no Twitter. Mas, apesar de já existir esta opção, as mensagens só podiam ser trocadas entre utilizadores que se seguem mutuamente. A nova opção, para além de permitir iniciar uma conversa privada em grupos até 20 pessoas, não obriga a que os utilizadores tenham de se seguir. Qualquer pessoa pode ser adicionada ao grupo e participar na conversa. Como foi referido no comunicado divulgado pelo Twitter, a nova funcionalidade oferece um maior leque de opções no que diz respeito à forma e ao destinatário das mensagens.

Para além da introdução de mensagens privadas nos grupos, o Twitter anunciou também novas funcionalidades para a opção de vídeo. A partir desta terça-feira já é possível gravar, editar e publicar vídeos diretamente a partir da aplicação móvel oficial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Twitter já permitia a visualização direta de vídeos da aplicação Vine, mas esta atualização permite agora não só a captura direta, como também aumenta o tempo dos pequenos vídeos de seis para 30 segundos. Esta nova atualização vem também responder a muitos críticos que acusavam o Twitter de ser “lento” no desenvolvimento das aplicações móveis oficiais — algumas desenvolvidas por terceiros tornaram-se muito populares precisamente por oferecer funcionalidades avançadas muito antes da app oficial do Twitter.