Os pescadores da Ericeira, no concelho de Mafra, criaram uma associação profissional com o objetivo de se unirem em torno dos problemas e desafios do porto de pesca, disse esta segunda-feira um dos fundadores.

António Franco Alberto, um dos quatro fundadores, disse à agência Lusa que a Associação de Pescadores Profissionais da Ericeira foi criada na sexta-feira, com o propósito de “se unirem na defesa de melhores condições para o porto e de se candidatarem aos novos fundos comunitários”.

A nova estrutura, que junta mais de meia centena de associados, recebeu o incentivo das autarquias locais e tem também como objetivo atrair novos pescadores e novas embarcações para o porto da Ericeira.

Estes profissionais têm vindo a reivindicar obras no porto, despois de há um ano o mau tempo no mar ter feito estragos no molhe, que serve de quebra-mar e permite manter as embarcações atracadas em segurança.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A rampa de atracagem ficou toda partida, com buracos, que já têm danificado os barcos. Além disso, o porto está também muito assoreado, o que obrigou já à retirada de areias”, explicou o pescador.

Para responder à comunidade piscatória, composta por mais de meia centena de pescadores e 15 embarcações, o Governo lançou o concurso público para as obras de recuperação do porto de pesca e de consolidação das arribas da Praia dos Pescadores.

De acordo com o anúncio do procedimento publicado em Diário da República, a empreitada está orçada em 620 mil euros e vai decorrer durante 100 dias.

Já em 2011, o porto teve obras que permitiram ampliar e consolidar com a colocação de pés-de-galo o molhe norte e estabilizar as arribas e a muralha, para proteger a vila do avanço do mar no inverno e dar melhores condições aos profissionais da pesca.