Até 31 de março, estão abertas as candidaturas para a 14ª edição do Prémio Empreendedores, promovido pela Fundação Everis. Objetivo: fomentar o talento na inovação e investigação com um prémio de 60 mil euros para o vencedor. Os cinco finalistas também recebem um serviço de assessoria gratuito, avaliado em 10 mil euros.
Os projetos vão ser divididos em três categorias: Tecnologias de Informação e Economia Digital, Biotecnologia e Saúde, e Tecnologias Industriais ou Energéticas, onde se incluem aplicações no âmbito das Smart Cities (cidades inteligentes). As candidaturas vão ser avaliadas ao nível da inovação, modelo de negócio e solução apresentada.
Depois, o júri seleciona os seis melhores projetos de cada categoria, que serão apresentados em dois eventos. No final, são selecionados os cinco finalistas e é escolhido um vencedor e uma menção honrosa. Na edição do ano passado, o projeto português RoPlaVac foi um dos que ficou no top cinco, com uma estratégia de vacinação inovadora contra a malária.
Em 2012, o projeto Cell2be recebeu uma menção honrosa pela terapia que desenvolveu para prevenção e tratamento de pacientes que sofrem de rejeição de órgãos transplantados. No ano seguinte, a Heart Genetics recebeu outra menção honrosa, pela metodologia de diagnóstico que está a desenvolver, ao integrar tecnologias avançadas de genética com métodos computacionais. Objetivo: melhorar a deteção precoce de doenças do foro cardíaco.
A Fundação Everis nasceu em 2001 para ajudar a difundir conhecimento sobre tecnologias de informação e respetivas aplicações empresariais através da educação, ensino, formação, investigação e reciclagem profissional. A Everis é uma consultora multinacional que oferece soluções de negócio, estratégia, desenvolvimento e manutenção de aplicações tecnológicas e outsourcing e que tem escritórios e centros de alto rendimento em 13 países.