“Podemos não estar a negociar especiarias na Ásia, tal como estiveram os nossos antepassados, mas estamos a negociar um dos bens mais valiosos da era moderna: a informação”, em Manifesto Ship.
Maria Almeida, Tiago Santos Carlos, Gonçalo Ribeirinho dos Santos, Maria Furtado e Paulo Gonçalves são jovens, são portugueses e são empreendedores. Esta segunda-feira vão embarcar numa publicação digital que quer dar voz ao ecossistema empreendedor no estrangeiro. A “Ship” é escrita em inglês para chegar ao “mundo inteiro”.
“Não somos um blogue. Somos uma equipa de criadores de conteúdos apaixonada”, lê-se no manifesto. A “tripulação” – como prefere ser tratada – explica ao Observador: “A Ship é uma publicação digital que rejeita a definição de ‘site’, ‘blogue’ ou ‘portal. Quer ser uma plataforma de difusão de conteúdos sobre o ecossistema de ‘startups’ em Portugal.”
Maria Almeida, Tiago Santos Carlos, Gonçalo Ribeirinho dos Santos, Maria Furtado e Paulo Gonçalves já passaram por ‘startups’ como Uniplaces, Seedrs, Prodsmart, CrowdProcess, JOBbox ou pela Beta-i, associação de promoção do empreendedorismo. Com este novo projeto, querem “auscultar e levar ao mundo inteiro” o que se faz, como se faz e o que “de melhor se pode criar em Portugal ou por portugueses lá fora.
“Este projeto nasceu da vontade de dar uma voz ao ecossistema português no estrangeiro”, explica a tripulação. Para avançar com o projeto, os jovens recorreram ao apoio de vários intervenientes do ecossistema, como fundadores, presidentes de empresas e especialistas de várias áreas de atividade.
“Estamos perante um grupo de profissionais que pode mudar a forma como Portugal é conhecido. Existem exemplos de excelência que merecem projeção e exemplos de conhecimentos que devem ser difundidos para potenciar o ecossistema e gerar interesse internacional”, revela.
No manifesto, a tripulação explica que estão a navegar os mares que os seus antepassados navegaram para ajudar os revolucionários, aventureiros e fazedores dos dias de hoje a estarem mais perto do mundo – e o mundo deles. “Os marinheiros são desde sempre conhecidos por serem os melhores contadores de histórias”, lê-se.
A “Ship” é lançada esta segunda-feira, mas o manifesto já está online desde o último sábado dias e a página do Facebook está ativa desde 5 de fevereiro. Tinha, no domingo às 22 horas, 819 gostos.
“Este é o nosso Navio [Ship] e estas são as nossas histórias”, em Manifesto Ship.