O Facebook tem uma nova funcionalidade. Chama-se “contacto de legado” e permite herdar e gerir as contas pessoais daqueles que já morreram. O anúncio foi feito esta quinta-feira pela rede social.
“O Facebook é um lugar para se relacionar com os amigos e família. Para muitos de nós, também é um lugar para lembrar e honrar aqueles que perdemos”, refere o comunicado divulgado pelo Facebook.
A nova opção, disponível a partir desta quinta-feira, permitirá aos utilizadores indicarem uma pessoa para herdar a gestão da página pessoal depois da sua morte. Para tal, basta aceder às definições de segurança e escolher a pessoa que irá ficar com a conta. Assim que a morte for anunciada, através do envio de uma mensagem à equipa do Facebook, a conta será transformada num “memorial”.
Apesar de familiares e amigos já poderem solicitar a transformação de um perfil em “conta memorial” (como forma de recordar aqueles que já morreram), a nova opção permite a gestão da página e respetiva informação. Algumas das novas funcionalidades incluem acrescentar uma publicação que ficará visível no topo da timeline (útil para transmitir informações importantes, como anunciar o dia em que realizará o funeral), responder a pedidos de amizade e alterar a fotografia principal.
Por enquanto, a nova funcionalidade encontra-se apenas disponível nos Estados Unidos da América, mas existem planos de a expandir a mais países. “Introduzimos os contactos de legado primeiro nos Estados Unidos da América mas estamos entusiasmados com a ideia de os expandir a mais países”, refere o Facebook na nota publicada.