Existe uma empresa em Portugal – Tugabox – que se propõe a matar as saudades dos portugueses que emigraram. Subscrevendo este serviço, os emigrantes que estão a viver em Espanha, Suíça e Reino Unido podem receber em casa todos os meses uma caixa com cinco ou sete produtos portugueses.

“Os produtos são escolhidos pensando nos produtos com os quais os clientes cresceram e acrescentando alguns clássicos, produtos de que já nem se lembravam. Recentemente encontramos algumas ‘startups’ com novos produtos bastante interessantes e com quem estamos a trabalhar para contar com os seus produtos nas nossas caixas”, explica a fundadora, Rita Gomes.

Cada caixa tem cinco a sete artigos, não só produtos alimentares, mas também artesanato ou produtos inovadores desenvolvidos por empresas portuguesas. Em janeiro, por exemplo, a caixa incluía uma cápsula de chá, uma agenda para 2015, um ‘chutney’ de maçã, pera e tomate, passas, pevides, tostas e azeitonas verdes.

Além dessa caixa, a cada mês uma das pessoas recebe uma caixa especial, a que a empresa chama “caixa da felicidade”. Essa caixa é sorteada entre os subscritores do mês e nela vai um produto de artesanato.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Neste momento o serviço está apenas disponível para Espanha, Suíça e Reino Unido e a empresa, que nasceu em 2014, espera ter mais de 100 subscritores até julho deste ano.

Com o lema “Tugabox: a acabar com a saudade”, os clientes podem optar por uma subscrição mensal ou trimestral no site da empresa, com um custo de 31 euros por mês ou 81 por três meses, já com transporte incluído. Quem subscrever o serviço este mês, a caixa custará 20 euros.

Na página de facebook, a empresa adianta que as encomendas demoram entre cinco e sete dias úteis a chegar ao destino.