Mais de 50 pessoas invadiram esta quinta-feira, às 11h30, as instalações do Novo Banco, na baixa de Coimbra, e exigiram o dinheiro investido em papel comercial do Banco Espírito Santo (BES). Os manifestantes concentraram-se inicialmente junto às instalações do Banco de Portugal, também em Coimbra, e marcharam depois para o Novo Banco.
A invasão foi pacífica e os manifestantes gritavam, entre outras palavras de ordem, “Queremos o nosso dinheiro”. “Isto não vai ficar por aqui, nem que tenha de assediar as instalações do Novo Banco de todo o país durante toda a minha vida”, disse Fernando Fernandes, empresário do Porto presente na manifestação.
A 3 de agosto de 2014, o Banco de Portugal tomou o controlo do BES, após a apresentação de prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades: o chamado banco mau (um veículo que mantém o nome BES e que concentra os ativos e passivos tóxicos do BES, assim como os acionistas) e o banco de transição que foi designado Novo Banco.