Serviços financeiros
Serviços financeiros

Setor bancário europeu precisa de consolidação

Enria considera que "o setor bancário europeu continua a ser muito grande" e a precisar de consolidação, que pode ser conseguida através de "bancos mais eficientes".
Serviços financeiros

A nova diretiva de sistemas de pagamento da UE

A segunda diretiva europeia de serviços de pagamentos DSP2 tem como principal objetivo a criação de regas que permitam a criação de um mercado de pagamentos com mais integração, eficiência e segurança
Serviços financeiros

Papéis do Panamá: autoridades alemãs fazem buscas 

A agência de notícias alemã dpa anunciou que estão a ser feitas buscas, inseridas numa investigação decorrente dos Panama Papers, a oito pessoas e a 11 bancos em várias partes da Alemanha.
Montepio

Montepio vende 239 milhões em crédito malparado

O Banco Montepio vendeu uma carteira de crédito malparado de 239 milhões de euros a uma empresa da Irlanda. Com a operação, o Banco diz dar seguimento à estratégia de redução de ativos não produtivos.
Serviços financeiros

Brexit pode levar à saída de 4000 empregos para UE

Sam Woods, o governador adjunto do Banco de Inglaterra advertiu terça-feira que cerca de 4.000 empregos na banca e seguros podem sair do Reino Unido para a União Europeia.
Santander

Lucro do Santander Totta sobe 16% até setembro

O lucro do Santander Totta subiu 16% nos primeiros nove meses deste ano, face ao período homólogo, para 384,9 milhões de euros, anunciou esta quarta-feira o banco liderado por António Vieira Monteiro.
Economia

Santa Casa de Lisboa ainda não entrou no Montepio

A Caixa Económica Montepio Geral ainda é totalmente detida pela Associação Mutualista Montepio uma vez que não foi concretizada qualquer entrada no capital de instituições da economia social.
Angola

Bancos multados por violarem dever de informar

O Banco Económico e o Millennium Atlântico vão pagar uma multa de cerca de 2.600 euros e o Banco de Fomento de Angola uma multa de cerca de 1.300 euros por não prestarem informações.
Serviços financeiros

SIBS recusa ser entrava a novos operadores

O presidente da SIBS recusou que esta seja um entrave à entrada de novos operadores e considerou que penalizá-la é abrir a porta ao controlo do mercado pelo duopólio Visa e Mastercard.
Serviços financeiros

MBWay. BCE veio a Lisboa dar "puxão de orelhas"

533
Momento raro em conferência organizada pelo Banco de Portugal: um alto-representante do BCE aproveitou o discurso para criticar os moldes em que foi lançado o serviço MBWay em Portugal, pela SIBS.
Banca

Bancos têm 30 dias para substituírem cartões

Foi publicada uma lei que faz alterações ao regime dos serviços mínimos bancários. Bancos têm 30 dias para substituírem os cartões de débito que permitam o seu uso em qualquer país.
Sociedade

Três novas causas de endividamento das famílias

O desemprego voltou no primeiro trimestre a ser a principal causa do endividamento das famílias. Mas há três novas causas: apoio aos pais, passagem à reforma e negócios mal sucedidos.
Novo Banco

Novo Banco vende operação na Venezuela 

O Novo Banco informou esta quinta-feira que vendeu os ativos e passivos da sucursal na Venezuela ao Banco Universal, deixando assim de exercer qualquer atividade no país.
Serviços financeiros

Chinesa UnionPay emitiu 20 milhões de cartões

O UnionPay, equivalente chinês dos serviços Visa ou Mastercard, e do qual o banco português Millennium bcp é o único emissor de cartões na Europa, emitiu 20 milhões de cartões no exterior, em 2017.
Serviços financeiros

Mais denúncias contra serviços financeiros ilegais

Banco de Portugal entregou no ano passado 15 comunicações ao Ministério Público contra 88 pessoas e entidades por atividade financeira ilegal. Número tem vindo a subir, diz o jornal Público.
Finanças

Poupança na administração pública será premiada

As equipas da administração pública que reduzam despesas iguais ou superiores a 50.000 euros, preservando a qualidade dos serviços, podem candidatar-se a partir de sexta-feira a incentivos.
Presidente Trump

Trump quer tirar "trancas à porta" pós-Lehman

"Casa roubada, trancas à porta". Depois da crise financeira pós-colapso do Lehman Brothers, criou-se o pacote regulatório Dodd Frank. Mas Donald Trump vai ordenar que as regras sejam "reavaliadas".
Banca

O melhor cartão de crédito? Devolve 3% das compras

436
Descubra porque é melhor ter um cartão de crédito que devolve uma parte das compras do que o cartão que contratou junto do seu banco. Esqueça as milhas, os pontos e, até, os clubes de futebol.
Crédito

BdP não é suficiente como central de informação

165
O diretor-geral do ComparaJá, portal de comparação de produtos financeiros, defende a criação de uma agência privada de informação de créditos. Só assim se poderá conceder eficientemente crédito.
Banca

Bankinter quer o seu ordenado. Paga-lhe 5% por ano

779
Os novos clientes do Bankinter que aderirem à Conta Mais Ordenado recebem uma taxa anual bruta de 5% no primeiro ano e de 2% no ano seguinte. Não há comissões de manutenção.
Banco de Portugal

Crédito concedido para consumo aumenta 20,3%

O crédito concedido para consumo aumentou 20,3% em dezembro, face ao período homólogo, para 485,432 milhões de euros, com os empréstimos para educação e saúde a aumentarem 216,1%, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal.
Santander

Supremo: justiça incompetente para julgar 'swap'

O Supremo Tribunal de Justiça confirmou as decisões da Primeira Instância e da Relação declarando a incompetência dos tribunais portugueses para julgar o litígio relativo a um contrato 'swap' entre a Sociedade Ponta Oeste e o Banco Santander Totta.
Seguros

Lucro das seguradoras cresce cinco vezes

O resultado líquido combinado das empresas de seguros sob supervisão da ASF quase quintuplicou (390%) para 378 milhões de euros no ano passado, valor que compara com o lucro de 77 milhões de euros em 2014.
Banco de Portugal

Contas de serviços mínimos bancários aumentam 70%

O Banco de Portugal informa que as contas de serviços mínimos bancários (SMB) cresceram mais de 70% em 2015, face a 2014. No conjunto do ano passado, foram abertas 11.299 contas de SMB.
Seguros

Açoreana. Pré-acordo de venda à Apollo

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões anunciou que foi estabelecido um pré-acordo de venda e capitalização da Açoreana Seguros, originalmente do Banif, à Apollo Global Management.
Banca

Lesados do BES falam na maior manifestação

Os lesados do papel comercial do Grupo Espírito Santo (GES) iniciaram, em Lisboa, em frente à sede do Novo Banco, aquela que afirmam ser a maior manifestação de sempre, reunindo centenas de manifestantes de várias partes do país.
Euribor

Taxas Euribor renovam mínimos de sempre

A taxa Euribor a seis meses recuou esta quarta-feira para -0,096%, novo mínimo de sempre. A três meses desceu para -0,162%. A nove meses também recuou para -0,047% e a 12 para 0,008%.
Julgamentos

Espanha. Rodrigo Rato vai ser julgado por peculato

O antigo diretor-geral do FMI Rodrigo Rato vai ser julgado em Espanha por desvio de fundos num banco onde os executivos detinham cartões de crédito para despesas ilimitadas e sem controlo.
Juros

Tem Euribor a 3 e 6 meses? Renda baixa 6€ este mês

Os clientes com empréstimos à habitação indexados à Euribor a três e seis meses vão pagar menos pela prestação da casa ao banco a partir de fevereiro, poupando mais de seis euros em ambos os casos.
António Bagão Félix

Banif: Santander fica com "excelente filet mignon"

384
Bagão Félix considera que a venda do Banif foi "uma forma de recapitalizar o Santander", que comprou "um excelente 'filet mignon'".
Polícia Judiciária

Buscas em empresas de créditos especializado

A Autoridade da Concorrência está a fazer buscas em várias empresas de crédito especializado na região da Grande Lisboa por suspeitas de práticas anticoncorrenciais.
Banca

Contas na CGD disparam. Graças ao Banif

O vice-presidente da Comissão Executiva da CGD, Nuno Fernandes Thomaz, admitiu que a resolução do Banif terá contribuído para a "grande afluência" na abertura de contas na instituição pública.
Banca

Deutsche Bank. Prejuízo recorde de 6,8 mil milhões

O Deutsche Bank anunciou hoje que registou um prejuízo recorde de quase 6,8 mil milhões de euros em 2015, um resultado que foi penalizado por custos de reestruturação avultados e perda de receita.
Banca

Vítor Melícias deixa cargo no banco Montepio

Ao todo são quatro os responsáveis que foram eleitos recentemente para o grupo mutualista e que renunciaram aos cargos que detinham no banco.
Banif

Parlamento vota comissão de inquérito ao Banif

A constituição de uma comissão de inquérito ao Banif e a realização de uma auditoria externa independente ao banco vão ser hoje votadas em reunião plenária no parlamento.
Banif

Constituição da Oitante publicada no Portal da Jus

A constituição da Oitante, sociedade veículo que ficou com ativos do Banif no âmbito da sua resolução, foi publicada hoje no Portal da Justiça, tendo Miguel Barbosa como presidente do Conselho de Administração.
Novo Banco

458 processos nos tribunais contra o BES

Estão a correr 458 processos na Justiça contra o Banco Espírito Santo (BES), em Portugal e no estrangeiro. As responsabilidades litigiosas não foram transferidas para o Novo Banco.
Montepio

"Montepio nunca foi, não é, nem será Banif ou BES"

O presidente do Montepio, que detém a Caixa Económica, assegurou que o banco mutualista está livre do perigo de colapsar, a exemplo do que aconteceu ao Banif e ao BES.
Juros

Taxa de juro do crédito à habitação volta a baixar

As taxas de juro médias praticadas nas novas operações para crédito à habitação voltaram a tocar num mínimo histórico ao fixarem-se em 2,13%, uma diminuição de três pontos base face ao mês anterior, divulgou o Banco de Portugal.
Serviços financeiros

54% das microempresas aceita dinheiro de plástico

54% das microempresas em Portugal aceitam pagamentos com cartão, revela um estudo feito pela Inmark para a Mastercard, sendo a "comodidade" para o cliente o principal motivo para esta opção.
Banca

Taxas Euribor caem a 6, 9 e 12 meses

As taxas Euribor caíram hoje a seis, nove e 12 meses, no prazo mais curto para um novo mínimo, e mantiveram-se a três meses no valor mais baixo de sempre, em relação a sexta-feira.
Novo Banco

DBRS baixa 'rating' devido risco reputacional

A agência de notação financeira DBRS cortou vários 'ratings' do Novo Banco, justificando a decisão com o aumento do risco reputacional da entidade, depois de o Banco de Portugal ter transferido dívida sénior do banco para o BES.
Banco de Portugal

Resgates do BES e do Banif? Culpa é dos bancos

O governador do Banco de Portugal afirmou que os resgates do BES e do Banif se deveram às próprias instituições, reiterando que essas situações "não têm nada que ver com o memorando de entendimento nem com o supervisor".
Banca

Multibanco. 7.700 milhões movimentados nas festas 

Os portugueses movimentaram um total de 7.674 milhões de euros através da rede Multibanco entre 23 de novembro de 2015 e 03 de janeiro de 2016, mais 284 milhões de euros ou 3,8% do que no período homólogo.
Banca

Moody's baixa 'rating' do Novo Banco

A Moody's cortou hoje o 'rating' do Novo Banco, na sequência do anúncio feito pelo Banco de Portugal a 29 de dezembro, quando comunicou a recapitalização da entidade.
Banca

Ações e instrumentos de dívida do BES suspensos 

A CMVM voltou a prolongar a suspensão da negociação das ações e de alguns instrumentos de dívida do Banco Espírito Santo (BES) por mais 10 dias úteis.
Novo Banco

Obrigações seniores voltam a poder ser negociadas

A CMVM decidiu o levantamento da suspensão da negociação, em mercado regulamentado, dos valores mobiliários emitidos pelo Novo Banco.
Novo Banco

Administração garante depósitos dos clientes

A administração do Novo Banco reiterou aos colaboradores que todos os depósitos dos clientes estão garantidos, independentemente do seu montante, num comunicado enviado após a decisão do Banco de Portugal de recapitalizar a instituição.
BES

Lesados do BES elogiam solução de capitalização

A Associação dos Lesados e Indignados do Papel Comercial do BES congratulou-se com a solução encontrada para recapitalização do Novo Banco, considerando legítimo que os investidores não institucionais sejam discriminados positivamente porque ignoravam o risco dos respetivos investimentos.
Juros

Taxas Euribor descem a 6 e a 9 meses

As taxas Euribor desceram a nove e a seis meses, mantendo-se inalteradas a três meses e subindo a 12 meses.
Novo Banco

Investidores contestam decisão de capitalização

A Associação de Investidores e Analistas Técnicos do Mercado de Capitais pode vir a contestar em tribunal dos investidores contra a ilegalidade que consideram ser a capitalização do Novo Banco.
Novo Banco

Novo Banco já pode cumprir requisitos de capital

O Novo Banco informou a CMVM que está em condições de cumprir os requisitos de capital, na sequência do Banco de Portugal passar obrigações séniores para o "banco mau".
Banca

Ativos da banca baixam 2,3%

Os ativos da banca portuguesa ascendiam a 414 mil milhões de euros em setembro, menos 2,3% do que em junho, um valor que é 2,3 vezes superior ao PIB português, segundo o Banco de Portugal (BdP).
Banca

China anuncia formalização de banco internacional

O Governo chinês anunciou esta sexta-feira o estabelecimento formal do Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas (BAII). Portugal é um dos 57 membros fundadores.
Novo Banco

Solução para emigrantes deverá chegar em abril

Solução comercial para os emigrantes, detentores de ações preferenciais dos veículos Poupança Plus, Top Renda e EuroAforro 8, deverá estar concluída "no decorrer de abril de 2016".
Novo Banco

Estado dá mais um ano de garantias ao Novo Banco

O Governo decidiu manter as garantias aos empréstimos obrigacionistas do Novo Banco, no valor de 3,5 mil milhões de euros e estendeu o prazo de reembolso por mais um ano face ao inicialmente previsto.
Crise no GES

Lesados do BES. Governo cria grupo de trabalho

O presidente da Associação dos Indignados e Enganados em Papel Comercial, Ricardo Ângelo, disse hoje à Lusa que o Governo criou um grupo de trabalho para negociar uma solução para os lesados do BES.
Crise no GES

BES. Lesados querem nova via no sistema financeiro

Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial do grupo GES vai reunir este domingo junto à sede do Novo Banco para lutar por "uma nova via de mudança no sistema financeiro português".
Banif

Fundo J. C. Flower é o quinto interessado

O fundo de investimento americano J. C. Flower é o quinto candidato à compra da posição do Estado no Banif, juntando-se aos bancos Santander e Popular, à Apollo e um um fundo sino-americano.
Caso BES

BES: CMVM prolonga por mais 10 dias suspensão 

O Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) voltou hoje a prolongar a suspensão da negociação das ações e de alguns instrumentos de dívida do BES por mais 10 dias úteis.
Serviços financeiros

Museu Vieira da Silva pode perder 6 quadros

Seis obras da pintora Vieira da Silva, cedidas até final de 2015 pelos herdeiros do colecionador Jorge de Brito, estão em risco de sair do museu da pintora, em Lisboa, e vendidas, se não houver acordo com o Estado.
Banif

Cavaco pede prudência a falar do sistema bancário

314
O Presidente da República recusou comentar a atual situação do Banif, afirmando que é preciso prudência quando se fala em público sobre o sistema bancário. E deixa um aviso ao governo.
Banca

Sindicato atento ao Banif e Novo Banco

As situações do Banif e do Novo Banco estão a causar "apreensão" entre os trabalhadores das duas entidades, destacou o Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB), sublinhando que acompanha os desenvolvimentos de forma "atenta e interveniente".
Euribor

Taxas Euribor com novo mínimo

A taxa Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação e que desceu para terreno negativo pela primeira vez a 06 de novembro, manteve-se hoje inalterada em -0,041%.
Banca

Novo Banco. Sindicatos não ficaram a saber nada

Reunião do presidente do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas com o presidente do Novo Banco para ficar a par do que a administração tem feito e o que Bruxelas pretende para a instituição.
Banca

Santander: aumento de capital de até 300 milhões

O Santander Totta aprovou em assembleia-geral extraordinária um aumento de capital de até 300 milhões de euros em novas ações ao preço de um euro cada uma, com a intenção de reforçar a solidez do banco.
Banca

Taxas Euribor caem. Novo mínimo a 3 meses

As taxas Euribor caíram hoje a três, seis, nove e 12 meses em relação a sexta-feira e neste prazo mais curto para um novo mínimo de sempre.
BPN

BPN: Julgamento do processo principal quase no fim

O julgamento do processo principal do caso BPN, que começou há cinco anos, vai entrar em breve na fase das alegações finais, que deve ter início ainda no primeiro trimestre de 2016.
Banca

Reunião dos sindicatos com Stock da Cunha adiada

O presidente do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas disse hoje que a reunião entre o presidente do Novo Banco, Stock da Cunha, e três sindicatos foi adiada para 2ª-feira.
Banca

Lista D vai impugnar eleições do Montepio

A lista D, liderada por António Godinho, anunciou que vai impugnar as eleições para os órgãos sociais do Associação Mutualista Montepio por considerar que o processo "está ferido de irregularidades".
Juros

Taxas Euribor renovam mínimos a 3, 6, 9 e 12 meses

As taxas Euribor voltaram a cair para novos mínimos de sempre a três, seis, nove e 12 meses em relação a segunda-feira.
Banca

Vítor Bento prevê fim dos grandes bancos nacionais

O economista, que foi o último presidente do BES e o primeiro do Novo Banco, avisou que Portugal está a alienar o seu futuro e que em breve não haverá nenhum grande banco português.
Economia

Banco CTT. Saiba porque deve ponderar ser cliente

728
A nova instituição, que abrirá as portas ao público durante o primeiro trimestre de 2016, não cobrará comissões nas operações do dia-a-dia. Vem fazer concorrência ao ActivoBank, mas terá mais balcões.
Banca

Banco CTT abre hoje portas (parcialmente)

O Banco CTT inicia hoje parcialmente a sua atividade, na sede, para os seus próprios trabalhadores, com a abertura da rede nas mais de 50 lojas dos Correios prevista para o primeiro trimestre de 2016.
Juros

Taxas Euribor renovam mínimos

As taxas Euribor voltaram hoje a cair para novos mínimos de sempre a três, seis, nove e 12 meses em relação a sexta-feira.
Banca

Banco Popular: "Taxas muito baixas cegam todos"

O presidente executivo do Banco Popular, Carlos Álvares, afirmou que "um período de taxas muito baixas cega todos, quem dá (crédito) e quem recebe" para alertar para o perigo atual de juros baixos.
Telecomunicações

Banco CTT vai ser desenvolvido apenas em Portugal

Presidente dos CTT, Francisco de Lacerda, diz que Portugal tem espaço para mais um banco e que a instituição financeira que arranca a 27 de novembro vai ser desenvolvida apenas no mercado português.
Dívida Pública

Portugal financiou-se a taxas de juro negativas

131
Portugal colocou hoje 1.500 milhões de euros, acima do montante indicativo, em Bilhetes do Tesouro (BT) a seis e 12 meses, pela primeira vez a taxas de juro negativas, respetivamente -0,018% e -0,006%.
Banca

DECO desaconselha bancos e sugere colchões

186
A DECO diz que as aplicações nos bancos em Portugal "significa perder dinheiro", sendo que "em 10 bancos é preferível" colocá-lo "debaixo do colchão", segundo uma análise efetuada pela revista Proteste Investe.
Novo Banco

Novo Banco. Recapitalização pressiona mercados

A necessidade de mais 1,4 mil milhões de euros no Novo Banco, decorrente dos testes de 'stress' realizados pelo BCE, poderá ter um impacto nos bancos que participam no Fundo de Resolução, apesar de o Banco de Portugal considerar "remota" essa possibilidade.
Banca

Taxas Euribor renovam mínimos

As taxas Euribor voltaram hoje a cair para novos mínimos de sempre a três, seis, nove e 12 meses em relação a sexta-feira.
Naufrágios

Naufrágio custa 1,4 milhões à seguradora

O naufrágio do arrastão ocorrido no início de outubro na Figueira da Foz vai custar cerca de 1,4 milhões de euros em seguros, entre indemnizações aos familiares das cinco vítimas mortais e seguro da embarcação naufragada.
Banca

UniCredit despede 18.200 trabalhadores até 2018

O UniCredit, maior banco de Itália, vai despedir 18.200 trabalhadores até 2018 para poupar 1,6 mil milhões de euros, anunciou o UniCredit.
Juros

Taxas Euribor descem para novos mínimos de sempre

As taxas Euribor a três, seis, nove e 12 meses caíram hoje para novos mínimos de sempre, tendo descido 0,002 pontos percentuais em relação a terça-feira.
Juros

Euribor batem mínimos de sempre em todos os prazos

As Euribor tocaram valores mínimos de sempre, com as taxas a seis e a três meses a descerem para valores negativos, segundo a agência de informação financeira Bloomberg.
Serviços financeiros

Modigliani torna-se no segundo mais caro de sempre

112
Um quadro de Modigliani, "Nu deitado", considerado uma das suas principais obras, foi arrematado, em Nova Iorque, por 170,4 milhões de dólares, um recorde mundial em leilões deste pintor italiano.
Crédito

Dia do Microempresário assinalado com 130 projetos

A data, celebrada pelo terceiro ano consecutivo, pretende mostrar a importância do microcrédito no combate ao desemprego e à exclusão social e financeira.
Crédito

Euribor a 6 meses também em "terreno" negativo

A taxa Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, foi hoje fixada em -0,002%. É a primeira vez que a taxa desce para valores negativos.
BES

Dezenas de lesados do BES em protesto

Algumas dezenas de lesados do BES estão a manifestar-se hoje em frente à sede do Novo Banco, em Lisboa, no meio de um grande aparato policial, para exigir o reembolso do dinheiro que investiram em empresas do GES.
BCE

Supervisão bancária está na zona euro há um ano

O Banco Central Europeu (BCE) supervisiona desde há um ano os bancos da zona euro para garantir a solidez do sistema financeiro europeu. "Há um ano, muitos tinham dúvidas sobre se isto funcionaria."
Banca

Fusão entre o Millennium Angola e o Atlântico

Nuno Amado, líder do BCP considera que a fusão entre o Banco Millennium Angola e o Banco Privado Atlântico vai permitir o ter "nível de rentabilidade" desejado, contribuindo para a economia angolana.
Política Económica

Quatro bancos gregos precisam de 14,4 mil milhões 

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou hoje que os quatro maiores bancos gregos precisarão de 14,4 mil milhões de euros se a economia enfrentar os piores cenários.
Crise no GES

Lesados do BES entregam proposta a Passos e Costa

Os lesados do papel comercial do GES enviaram uma proposta à coligação PàF e ao líder do PS, que prevê a criação de um mecanismo de arbitragem judicial de forma a resolver a sua situação.
Banca

Banco de Portugal deteta 4.096 notas contrafeitas

Foram retiradas de circulação 4.096 notas contrafeitas de euro em Portugal durante o primeiro semestre deste ano, o que representou menos de 1% das notas contrafeitas detetadas na zona euro.
Banca

Credit Suisse vai despedir 5.000 pessoas

O gigante bancário Credit Suisse anunciou uma mudança radical de estratégia que representará um corte de 5.000 postos de trabalho e uma operação em bolsa para angariar 5,6 mil milhões de euros.
Obrigações

Novo produto de poupança do Estado esta quinta

As regras que regulam a comercialização pelos bancos das Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável, um produto novo de poupança para investidores de retalho, publicadas em Diário da República.
Banca

Entrada na política, queda na bolsa. Banif reage

A comissão executiva do Banif enviou uma mensagem às equipas comerciais, numa reação às referências de "natureza política" que levaram à forte desvalorização em bolsa.
Serviços financeiros

DECO chumba conselhos de poupança de 5 bancos

A DECO avaliou as propostas para as poupanças-reforma dos cinco maiores bancos portugueses e concluíram que todos eles oferecem produtos desadequados aos clientes.
Juros

Taxas Euribor caem para novos mínimos

As taxas Euribor caíram hoje a três, seis e 12 meses, para novos mínimos, e mantiveram-se, em mínimos, a nove meses em relação a sexta-feira.
Rating

Fusão BCP Angola-Privado Atlântico é "positiva" 

A agência de notação financeira Moody's classificou a operação de fusão do Millennium Angola com Banco Privado Atlântico como "crédito positivo" para o BCP "porque fortalece a capitalização".
Mercados Financeiros

Mota-Engil Africa retira-se da bolsa de Amesterdão

A Mota-Engil vai pedir à bolsa de Amesterdão que retire as ações da Mota-Engil Africa da negociação, por considerar que elas "deixaram de representar o justo valor" da empresa.
Banco de Portugal

Banco de Portugal: Paydif está ilegal

O Banco de Portugal alertou que a Paydif não está "nem nunca esteve" habilitada a exercer em Portugal qualquer atividade financeira supervisionada pelo banco central.
Juros

Taxas Euribor caem para novos mínimos

As taxas Euribor caíram hoje para novos mínimos a três, seis, nove e 12 meses, em relação a quinta-feira.
Euribor

Taxas Euribor caem para novos mínimos

As taxas Euribor caíram hoje para novos mínimos a três, seis, nove e 12 meses em relação a quarta-feira.
Banca

Euribor a 3 e 6 meses desce em outubro

As prestações do crédito à habitação revistas em outubro vão descer para os empréstimos indexados às taxas Euribor a três e a seis meses.
Banca

Venda do BPN Brasil aguarda luz verde do regulador

A Parvalorem e o BIC Angola ainda aguardam a autorização do Banco Central do Brasil para fecharem a operação de alienação do BPN Brasil ao banco angolano, mas o prazo estipulado termina este sábado.
Banco de Portugal

Banque Privée impedido de exercer em Portugal

O Banco de Portugal revogou a autorização da sucursal do Banque Privée Espírito Santo, instituição de crédito com sede na Suíça, o que implica a dissolução e liquidação desta entidade.
Crise no GES

BES: Juncker pede avaliação dos lesados

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, pediu ao comissário europeu responsável pelos serviços financeiros, Jonathan Hill, que analise as denúncias dos lesados do BES.
Novo Banco

Novo Banco: postos de trabalho em perigo

O plano de reestruturação anunciado pela administração do Novo Banco, após ter falhado o primeiro processo de venda da instituição, pode levar à saída de muitos funcionários.
Mercado e Câmbios

Rating BB- de longo prazo para Haitong Bank

A agência de notação financeira Standard and Poor's (S&P) retomou as notações de 'rating' do Haitong Bank, antigo BES Investimento, de longo prazo para BB- e curto prazo para B.
Banca

Santander prevê poupança de custos de 3 mil milhões

O Banco Santander, presente em Portugal através do Santander Totta, tem como prioridade aumentar as receitas mediante a fidelização de clientes e uma poupança de custos, que espera que alcance os 3.000 milhões de euros em 2018.
Novo Banco

Novo Banco: INE divulga impacto no défice de 2014

O impacto da capitalização do Novo Banco nas contas de 2014 deverá ser divulgado hoje pelo INE, esperando o Governo que a totalidade dos 4.900 milhões de euros agrave o défice do ano passado.
Crise no GES

Papel comercial: emigrantes decidem até hoje

Termina hoje o prazo para os clientes não residentes do antigo BES se pronunciarem sobre a solução proposta pelo Novo Banco, para resolver o problema do papel comercial.
Economia

Crédito ao consumo aumenta 26,1% em julho

O crédito ao consumo cresceu 26,1% em julho de 2015 face ao mesmo mês do ano passado, representando cerca de 435,8 milhões de euros, divulgou o Banco de Portugal.
CMVM

Carlos Tavares fecha mandato na CMVM

O atual presidente da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, Carlos Tavares, termina hoje o seu mandato e será substituído por uma mulher após a eleição de um novo governo.
Montepio

Novo diploma pode tirar Montepio aos associados

União das Mutualidades Portuguesas (UMP) contesta um diploma que, dizem, dá poder ao Banco de Portugal (BdP) para transformar uma caixa económica, como o Montepio, em sociedade anónima.
Economia

BCE. É preciso mudar governação da zona euro

O sistema de governação económica e monetária dos 19 países da zona euro não vai gerar o crescimento necessário para atingir o pleno emprego nem reduzir a dívida.
Crise no GES

"Indignados": Passos deve assumir responsabilidade

268
Presidente da Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial (AIEPC) acusou o primeiro-ministro de "desonestidade intelectual" devido às suas declarações sobre o problema dos lesados.
Angola

Presidente angolano reconduz Filomeno dos Santos

379
O Presidente angolano reconduziu Filomeno dos Santos na liderança do Fundo Soberano de Angola que gere reservas públicas de cinco mil milhões de dólares (cerca de 4 mil milhões de euros).
Banco de Portugal

Banco de Portugal alerta contra Fielys Financial

A sociedade Fielys Financial Services está a conceder crédito a consumidores portugueses sem ter licença para essa atividade, avisou o Banco de Portugal em comunicado publicado na sua página.
Banca

Moçambique, um "gigante adormecido", diz Barclays

A unidade de análise económica do Barclays identificou Moçambique como um dos cinco "gigantes adormecidos" em África, juntando também Angola a outro grupo de quinze países com maiores oportunidades e mais abertura a novos negócios.
Lesados do BES

Lesados denunciam resolução do BES a líderes da UE

A Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial do BES enviou uma comunicação para "todos os líderes europeus" denunciando a resolução do Banco Espírito Santo
Banca

Banco Santander reforça aposta em Portugal

A presidente do Banco Santander, Ana Botín, terminou uma visita de dois dias a Portugal, onde a entidade opera através do Santander Totta, garantindo que o grupo espanhol vai reforçar a aposta no mercado português.
Banca

Henrique Neto no protesto dos 'lesados do BES'

Dezenas de 'lesados' do Banco Espírito Santo protestam em frente à sede do Novo Banco na Avenida da Liberdade. Candidato presidencial também está no local. Polícia pode ter usado gás pimenta.
Crise no GES

"Lesados" do BES voltam a manifestar-se em Lisboa

Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial do BES (AIEPC) vai promover hoje uma manifestação, que se inicia na sede do Novo Banco, e que passará pelo Banco de Portugal.
Banco de Portugal

Banca nacional tem mais de 9% do crédito em risco

O crédito malparado das famílias e das empresas aumentou em julho face ao mês anterior para os 18.867 milhões de euros, representando mais de 9% do total do crédito concedido.
Novo Banco

Negócio fechado. BESI passa a ser o Haitong Bank

Banco Espírito Santo de Investimento (BESI) vai passar a denominar-se Haitong Bank, informou hoje a empresa chinesa. Venda pelo Novo Banco aos chineses está fechada.
Banca

Barclays confirma: sai de Portugal por 100 milhões

O Barclays anunciou hoje que vendeu os seus negócios em Portugal ao espanhol Bankinter, incluindo a unidade banca de retalho, e este revelou o montante do negócio, que ronda os 100 milhões de euros.
Banca

Banco Popular Portugal lucra quase 32 milhões

O Banco Popular Portugal teve lucros de quase 32 milhões de euros na primeira metade deste ano, um resultado bastante melhor do que o registado no período homólogo.
Banco Espírito Santo

BES não tem condições para apresentar contas

O Banco Espírito Santo, SA (BES) informou que não tem condições para apresentar as contas do primeiro semestre deste ano dentro do prazo legal.
Banca

Negociações para venda do Novo Banco terminam hoje

As negociações decisivas para a venda do Novo Banco, que decorrem entre o Banco de Portugal (BdC) e o potencial comprador "selecionado", terminam hoje.
Comércio Externo

Remessas de angolanos em Portugal duplicam

As remessas dos angolanos a trabalhar em Portugal mais do que duplicaram no primeiro semestre deste ano, subindo para 9,5 milhões de euros, ao passo que os portugueses em Angola reduziram as transferências em 20%.
Crise no GES

BES. Lesados cortam estrada em Vilar Formoso

O grupo de lesados do BES, que se manifestou em Vilar Formoso, concelho de Almeida, distrito da Guarda, cortou momentaneamente o acesso automóvel a Espanha.
Economia

Emigrantes lesados fazem ultimato a Stock da Cunha

O Movimento dos Emigrantes Lesados do BES enviou uma carta ao Novo Banco e ao Banco de Portugal afirmando que a proposta ressarcir os clientes "é impercetível, indeterminada, pouco sólida".
Crise no GES

BES: Lesados esperam juntar 700 pessoas no Porto

Os movimentos de lesados do papel comercial esperam juntar hoje cerca de 700 pessoas em frente ao Novo Banco dos Aliados, no Porto, para mais uma manifestação pelo reembolso do dinheiro investido.
Futuro da Grécia

Menos financiamento da banca portuguesa no BCE

A exposição dos bancos portugueses ao financiamento do Banco Central Europeu voltou a cair em julho, para os 25.745,88 milhões de euros, o valor mais baixo desde abril de 2010.
Banca

BES: Cerca de 500 lesados protestam em Lisboa

Os cerca de 500 lesados do BES, que se reuniram em protesto junto à sede do banco, na Avenida da Liberdade, já começaram a desmobilizar. No local estão ainda algumas dezenas de manifestantes.
Tribunal

Novo Banco. Empréstimo da Oak julgado em Londres

Tribunais britânicos decidiram que a disputa entre o Novo Banco e a Oak Finance, veículo da Goldman Sachs, relativa a um empréstimo de 835 milhões de dólares ao BES deve ser decidido no Reino Unido,
Futuro da Grécia

Grécia. Mil milhões depositados em duas semanas

O montante dos depósitos junto das instituições financeiras gregas terá aumentado em mil milhões de euros desde a reabertura dos bancos, a 20 de julho, segundo fonte do Banco da Grécia citada pela Bloomberg.
Banca

Citigroup reduz participação no BES para 1,8%

O Citigroup alienou 35.667.109 ações do Banco Espírito Santo (BES) na semana passada, ficando com direitos de voto abaixo dos 2%, comunicou a instituição ao mercado.
Novo Banco

Dois dos sete mil emigrantes chegaram a acordo

Novo Banco já chegou a acordo com 2.000 dos 7.000 emigrantes que subscreveram produtos comerciais aos balcões do BES e que agora reclamam a devolução das suas poupanças.
Banca

BCP amortiza mais de 500 milhões de dívida

O Banco Comercial Português recomprou, através de uma amortização antecipada, 514,6 milhões de euros em títulos de dívida, anunciou o banco em comunicado.
BPN

Duarte Lima diz que vendeu quadro legalmente

O ex-deputado Duarte Lima disse que a venda do quadro de Brueghel, o Jovem, por dois milhões de euros, para abater uma dívida à Parvalorem, ligada ao antigo BPN, "foi toda feita dentro da legalidade".
BPN

Duarte Lima vendeu quadro para pagar ao BPN

190
O ex-deputado Duarte Lima vendeu um quadro de Pieter Brueghel, o Jovem, datado de 1627, por dois milhões de euros, para abater uma dívida à Parvalorem, ligada ao antigo BPN.
Montepio

Montepio: declarações de Ulrich "lamentáveis"

As declarações feitas pelo presidente do Banco BPI, Fernando Ulrich, sobre o Montepio são "lamentáveis", segundo fonte oficial do banco mutualista, que acusa o rival de tentar desviar as atenções.
Resolução do BES

BES. Investidores temem demora da justiça nacional

Os investidores internacionais representados na Oak Finance pretendem que o processo seja julgado em Londres. A demora da justiça portuguesa é um dos argumentos. Novo Banco contesta.
Banca

Instituições financeiras devem ser flexíveis

O ministro da Economia, António Pires de Lima, defendeu que as instituições financeiras devem ser flexíveis e entregarem a gestão dos "ativos bons, operacionalmente viáveis", a quem sabe do negócio.
BES

BES: Indignados processam responsáveis por burla

A Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial vai avançar com ações judiciais contra todas as entidades responsáveis "pela burla" de que foram alvo os clientes do Banco Espírito Santo.
Banca

Taxas Euribor só sobem a 12 meses

As taxas Euribor mantiveram-se hoje inalteradas a três, seis e nove meses e subiram a 12 meses em relação a sexta-feira.
Futuro da Grécia

Grécia: Bancos reabriram hoje. Filas à porta

Os banco gregos, fechados desde 29 de junho, vão reabrir hoje, sendo que os levantamentos em dinheiro e as compras com cartões de crédito serão flexibilizados.
Futuro da Grécia

Bancos gregos reabrem na segunda-feira

Fechados desde 29 de junho, bancos gregos vão reabrir na segunda-feira, mas cartões de crédito só poderão ser usados no país e levantamentos não poderão ultrapassar os 420 euros por semana.
Banca

Banco de Portugal: empréstimos mantêm-se estáveis

O inquérito indica que para o terceiro trimestre, os bancos não antecipam "alterações nos critérios de concessão de crédito ao setor privado não financeiro".
Banca

Rejeitada anulação de 'swap' entre Santander

O Tribunal da Relação de Lisboa rejeitou a anulação de um contrato 'swap' de dois milhões de euros entre a Inovacil e o Santander Totta.
Banca

Cartões. Bruxelas acusa MasterCard 

A Comissão Europeia considerou que a MasterCard impõe taxas demasiado altas aos seus clientes, aumentando artificialmente os custos dos pagamentos com cartões.
Banca

Compra de carros impulsiona crédito ao consumo

A compra de carros novos e usados foi o principal fator para que o crédito aos consumidores aumentasse 11% em 2014 para os 4.128 milhões de euros, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal.
Banco Central

Malparado volta a subir em maio

O crédito malparado das famílias e das empresas voltou a subir em maio, totalizando os 18.850 milhões de euros e representando cerca de 9% do total dos empréstimos concedidos.
Angola

Governo angolano com novo financiamento 

O Governo angolano vai contratar um novo financiamento internacional, de 500 milhões de dólares, para projetos nos setores da energia e das águas.
BES

CMVM prolonga por mais 10 dias suspensão de ações 

A CMVM voltou a prolongar a suspensão da negociação das ações e dos instrumentos de dívida do BES por dez dias úteis.
Banca

Há novas regras para extrato de cartão de crédito

Pode não ser mensalmente, mas os bancos vão ter de começar a enviar informação detalhada aos clientes sobre os movimentos que fazem com os cartões de crédito. Mas não só.
Economia

Bancos obrigados a enviar extratos a clientes

A partir de quarta-feira os bancos serão obrigados a enviar regularmente aos clientes extratos dos contratos de cartões de crédito, crédito pessoal e crédito automóvel, segundo o Banco de Portugal.
A página está a demorar muito tempo.