Mercado e Câmbios

BCE

Utilização global do euro subiu em 2018

O euro ganhou terreno face ao dólar enquanto divisa usada nas reservas governamentais a nível global, recuperando de mínimos históricos.
Bolsa

Bolsa de Xangai praticamente sem movimentações

A principal praça financeira da China abriu praticamente sem oscilações, com uma ligeira subida de 0,03%, para 2.862,33 pontos.
Bolsa

Bolsa de Tóquio abre praticamente sem oscilações

A bolsa de Tóquio abriu praticamente sem oscilações, com o principal índice, o Nikkei, a descer 0,05% para 20.766,44 pontos.
Petróleo

Preço do barril de Brent desce 2,40%

O preço do barril de petróleo Brent tinha encerrado as transações na sexta-feira a cotar 60,51 dólares. Esta segunda-feira, concluiu a sessão em Londres em baixa de 2,40%, para os 59,06 dólares.
Bolsa

Bolsas cautelosas com acordos entre EUA e China

No final das negociações entre EUA e China, não foram anunciadas medidas concretas, levando os investidores à cautela. Os investidores estão pendentes da publicação dos pedidos de desemprego nos EUA.
Economia

Preço do barril de Brent desce 3,03%

O Brent, que na quarta-feira subiu 6,58%, voltou esta quinta-feira a descer devido ao receio dos investidores num excesso de oferta no mercado, uma vez que se regista uma queda na procura.
Bolsa

G20. Bolsas europeias em queda

As principais bolsas europeias estavam em queda, no dia em que a cimeira do G20 se inicia, com os investidores a aguardarem com expectativa o encontro entre os presidentes norte-americano e chinês.
Wall Street

Bolsa segue em alta animada pelo setor tecnológico

A bolsa de Nova Iorque negociava em alta no início da sessão, animada pelo setor tecnológico, que recupera das perdas recentes. Na sexta-feira, a bolsa encerrou em baixa.
Wall Street

Wall Street. Tecnológicas agravam depressão

Símbolo da queda da bolsa nova-iorquina é a Apple, que perdeu mais de 22% do valor atingido em outubro. Também a Facebook, a Amazon, a Netflix e a Alphabet (casa-mãe da Google) caíram acentuadamente.
Wall Street

Wall Street fecha em alta graças a petróleo

A bolsa nova-iorquina encerrou em alta graças à recuperação das cotações do petróleo e da Apple. A possibilidade do fim da guerra comercial entre os EUA e a China está por trás da notícia.
Bolsa

Bolsas europeias em alta esta quinta-feira

As principais bolsas europeias estão pendentes da pressão que voltam a sofrer os juros da dívida dos EUA, perante a possibilidade de que a Reserva Federal (Fed) suba as taxas de juro em dezembro.
Bolsa

Wall Street em alta deixa bolsas europeias mistas

As principais bolsas europeias estavam esta segunda-feira mistas, depois de Wall Street ter terminado em alta na sexta-feira.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre a cair 0,22%

O principal índice da bolsa de Lisboa (PSI20) abriu esta segunda-feira a perder 0,22% para 4.995,77 pontos, depois de ter fechado a última sessão a subir.
Donald Trump

Trump acusa Europa e China de manipular as moedas

Presidente dos EUA critica o banco central norte-americano, liderado por um homem escolhido por si, por estar a subir as taxas de juro. Mesmo assim, vai sair "vitorioso" no final, garante Trump.
Angola

Em 18 leilões de divisas, 3 não mexeram no câmbio

Em Angola, em 18 leilões de divisas apenas três terminaram sem qualquer alteração na taxa de câmbio oficial, entre kwanza e euro. Os dados foram divulgados pelo Banco Nacional de Angola.
Reino Unido

Brexit. Libra alcança máximo face ao euro

O referendo de 2016 atingiu fortemente a moeda britânica, tendo a desvalorização máxima, de 18%, sido registada no início de 2017. A libra alcançou esta terça-feira o valor mais alto face ao euro.
Angola

Dívida colocada por Angola desce em março

A dívida colocada por Angola em março desceu 75%. A dívida pública governamental já ultrapassou o equivalente a 67% do Produto Interno Bruto (PIB).
Angola

Angola. Reservas renovam mínimos históricos

As reservas que o BNA tem vendido aos bancos comerciais para garantir a importação de alimentos estão agora a menos de metade do valor contabilizado antes da crise da cotação do petróleo.
Mercado e Câmbios

Euro recua ligeiramente face ao dólar 

Às 17h55 desta segunda-feira, o euro seguia a 1,2299 dólares, quando na sexta-feira negociava a 1,2307. O presidente do Banco Central Europeu diz que a economia da zona euro necessita de estímulos.
Banca

Bancos cobraram mais comissões em 2017

No total, em 2017, Caixa Geral de Depósitos, BCP, Santander Totta, BPI e Montepio arrecadaram 1.876,8 milhões de euros em receitas de comissionamento. O BCP foi o banco que mais comissões cobrou.
Petróleo

Preço do barril Brent cai abaixo dos 65 dólares

Pela quinta sessão consecutiva, o Brent fechou em baixa, o que os analistas atribuíram a um receio renovado com um excesso de oferta no mercado.
Angola

Preço de divisas nas ruas de Luanda sobe

Numa ronda feita esta sexta-feira por alguns dos bairros da capital angolana, a Lusa encontrou 'kinguilas', mulheres que compram e vendem divisas na rua, a transacionarem um dólar por até 475 kwanzas.
Angola

Angola. Bancos limitados na venda de divisas

A partir desta quarta-feira os bancos comerciais "podem aplicar, sobre a taxa de câmbio de referência" do Banco Nacional de Angola, "uma margem, para mais ou para menos, de até 2%".
Moçambique

Metical desvalorizou face ao euro

Em termos médios, na semana passada, o euro foi comprado no país a 71,48 meticais, mais 1,59 meticais que a média da semana anterior. Por sua vez, a venda foi feita a 72,90 meticais por cada euro.
Alemanha

Acordo na Alemanha faz valorizar o euro

Após ter sido anunciado um acordo para uma coligação entre os conservadores liderados por Merkel e os sociais-democratas de Schulz, o euro alcançou o nível mais elevado de três anos face ao dólar.
Wall Street

Bolsa de Wall Street encerra em alta

Os três principais índices da Bolsa de Wall Street encerraram esta terça-feira em terreno positivo, com o Dow Jones a subir 0,41%, o S&P 500 a avançar 0,13% e o Nasdaq a progredir 0,09%.
Juros da Dívida

Juros da dívida descem em todos os prazos

Os juros da dívida de Portugal estavam, esta sexta-feira, a descer em todos os prazos, alinhados com os de Espanha, Grécia e Itália. Na Irlanda os juros da dívida subiam no prazo de dois anos.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa encerra em queda

A Bolsa de Lisboa encerrou esta quarta-feira em terreno negativo. A Corticeira Amorim liderou as descidas com um recuo de 3% e os CTT lideraram as subidas.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa encerra em terreno positivo

Os CTT lideraram as valorizações, pelo segundo dia consecutivo, depois de ter sido anunciada a venda definitiva dos imóveis onde funcionava a antiga sede dos correios nacionais.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre em terreno negativo

O PSI20 recuou 0,08% esta quinta-feira, depois de na quarta-feira o índice de referência da Bolsa de Lisboa ter encerrado com uma descida de 0,51%.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre a subir

Esta quinta-feira, a Bolsa de Lisboa abriu a subir, depois de na quarta-feira ter encerrado com o índice PSI20 desceu 0,27%.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre a cair

A bolsa de Lisboa abriu esta quarta-feira em terreno negativo, depois de ter encerrado com uma subida de 0,65% na terça-feira.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa em baixa

Além das ações dos CTT, as da EDP Renováveis e da Sonae SGPS eram outras das que mais desciam, estando a desvalorizar 0,83% para 6,567 euros e 0,37% para 1,089 euros.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre em terreno positivo

A Bolsa de Lisboa abriu a subir, com o principal índice (PSI20) a subir 0,26% para os 5.276,10 pontos.
Banca

BCP avança com emissão de dívida de 300 milhões

O BCP contratou o Goldman Sachs International, o Millennium BCP, a SG CIB e o UBS Investment Bank para procurar investidores para a emissão de dívida de 300 milhões de euros.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre a cair

A Bolsa de Lisboa abriu em terreno negativo. O principal índice (PSI20) caiu para os 5.303,83 pontos.
Mercado e Câmbios

Euro baixo dará impulso às exportadoras, diz Ebury

Sete dos 10 principais destinos das exportações portuguesas (fora do euro) deverão ver a moeda valorizar face ao euro. A confirmar-se a expectativa da Ebury, será uma boa notícia para as exportadoras.
Telecomunicações

S&P baixa rating da Oi com perspetiva negativa

A Standard & Poor's diminuiu a notação financeira de longo prazo da operadora de telecomunicações brasileira Oi de BB+ para BB-, com perspetiva negativa. A portuguesa Pharol é a maior acionista.
Branqueamento de Capitais

Justiça congelou 92 milhões em contas suspeitas

106 operações financeiras no valor total de 91,77 milhões de euros foram bloqueadas em 2014 e 2015, por suspeita de atividades ilícitas na origem do dinheiro.
Energia

Carga fiscal: 69% na gasolina e 61% no gasóleo

123
Os impostos passaram a representar em média 69% do preço da gasolina e 61% do preço do gasóleo, de acordo com as contas da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro).
Mundo

Bolsa de Atenas cai mais de 6% 

A Bolsa de Atenas estava a meio da manhã a cair mais de 6% na sequência da queda de 19,11% das cotações do setor bancário.
Orçamento do Estado

Transportadoras ameaçam com greve

185
A Associação das Transportadoras avisa que já está a "ponderar formas de luta" para contestar o aumento do imposto sobre o petróleo e a gasolina.
Banca

BCE exige mais critérios a agências de rating

O Eurosistema, formado pelo Banco Central Europeu (BCE) e o conjunto dos bancos centrais nacionais, vai passar a exigir critérios mais detalhados às agências de notação financeira.
Bolsa

CMVM aplicou coimas superiores a 2 milhões em 2015

Comissão do Mercado de Valores Mobiliários aplicou coimas superiores a 2 milhões de euros relativas a 26 processos de contraordenação que concluiu em 2015.
Banca

Santander anuncia novo aumento de capital

O Santander Totta convocou uma assembleia-geral extraordinária para deliberar sobre a proposta de mais um aumento de capital de até 300 milhões de euros em novas ações ao preço de um euro cada.
Banca

BCP desconhece existência de penhora

O BCP desconhece a existência de penhora de depósitos bancários resultante de dívida não liquidada, contrariando a informação divulgada por associação de investidores. CMVM não suspende ações.
Energia

Preço do petróleo penaliza o rublo

A moeda russa caiu para níveis próximos do seu mínimo histórico face ao dólar, na sequência da queda do preço do petróleo após o levantamento das sanções impostas ao Irão.
Banif

Bruxelas pediu em março de 2014 uma intervenção

Comissão Europeia avisou em março de 2014 o Governo das suas preocupações quanto ao Banif e pediu que assegurasse o cumprimento pelo banco dos compromissos assumidos.
Novo Banco

Banco de Portugal antecipa prejuízos adicionais

O BdP antecipa que o Novo Banco apresente nos resultados anuais de 2015 prejuízos adicionais por perdas decorrentes dos ativos com vindos do BES.
Banif

Totta ficou com obrigações seniores do Banif

O banco Santander Totta disse, em comunicado ao mercado, que ficou com a responsabilidade de assegurar o pagamento de obrigações seniores emitidas pelo Banif em três emissões entre 2013 e 2015.
Novo Banco

Obrigacionistas pedem audiência urgente ao BdP

Um grupo de obrigacionistas seniores particulares do Novo Banco, que se sentem lesados com a medida do Banco de Portugal de passar os seus títulos para o 'banco mau', pediram uma audiência urgente ao governador Carlos Costa.
Banif

Banif Investimento aumentou capital em 29 milhões

O Banif Investimento, que era detido a 100% pelo Banif e passou para a sociedade-veículo Naviget no âmbito da resolução, realizou um aumento de capital 29,4 milhões de euros já depois da decisão do Banco de Portugal.
Banca

DECO quer limites a custos de cartões de créditos

A DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor defende que o Banco de Portugal imponha limites aos custos dos cartões de débito, referindo que, nos últimos quatro, anos aumentaram em 55% as anuidades cobradas pelos bancos aos clientes.
Energia

Petróleo atinge valor mais baixo em quase 12 anos

365
O petróleo de referência na Europa está a negociar nos 35,52 dólares o barril, em mínimos desde julho de 2004, com os investidores na expectativa de que as reservas nos EUA estejam a aumentar.
Banca

Moody's baixa 'rating' do Novo Banco

A Moody's cortou hoje o 'rating' do Novo Banco, na sequência do anúncio feito pelo Banco de Portugal a 29 de dezembro, quando comunicou a recapitalização da entidade.
Banca

Ações e instrumentos de dívida do BES suspensos 

A CMVM voltou a prolongar a suspensão da negociação das ações e de alguns instrumentos de dívida do Banco Espírito Santo (BES) por mais 10 dias úteis.
Bolsa

Bolsa cresce 11% em 2015. Pesos pesados ajudaram

O principal índice da bolsa portuguesa, o PSI20, fechou o ano com uma valorização de 10,7% para 5.313,17 pontos, beneficiando dos ganhos acumulados pela Jerónimo Martins, Galp Energia e EDP.
Novo Banco

Novo Banco. BdP sondou bancos para recapitalização

O Banco de Portugal abordou os bancos para saber se estariam disponíveis para injetar mais dinheiro no Fundo de Resolução, o qual seria usado para recapitalizar o Novo Banco, tendo as instituições recusado participar na operação.
BES

Lesados do BES elogiam solução de capitalização

A Associação dos Lesados e Indignados do Papel Comercial do BES congratulou-se com a solução encontrada para recapitalização do Novo Banco, considerando legítimo que os investidores não institucionais sejam discriminados positivamente porque ignoravam o risco dos respetivos investimentos.
Novo Banco

Investidores contestam decisão de capitalização

A Associação de Investidores e Analistas Técnicos do Mercado de Capitais pode vir a contestar em tribunal dos investidores contra a ilegalidade que consideram ser a capitalização do Novo Banco.
Banco de Portugal

Seis maiores bancos obrigados a ter reservas

O Banco de Portugal impôs a constituição de uma reserva de fundos próprios a seis bancos considerados como sistémicos, que terão de cumprir essa exigência a 01 de janeiro de 2017.
Caso BES

BES: CMVM prolonga por mais 10 dias suspensão 

O Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) voltou hoje a prolongar a suspensão da negociação das ações e de alguns instrumentos de dívida do BES por mais 10 dias úteis.
Actividade Bolsista

Angola transaciona 577 milhões de dólares

O Mercado de Registo de Títulos do Tesouro angolano registou entre maio e novembro deste ano negociação de cerca de 500 mil obrigações do tesouro, que totalizou um volume de transações de 577 milhões de dólares.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)