Mercado e Câmbios
BCE

Utilização global do euro subiu em 2018

O euro ganhou terreno face ao dólar enquanto divisa usada nas reservas governamentais a nível global, recuperando de mínimos históricos.
Bolsa

Bolsa de Xangai praticamente sem movimentações

A principal praça financeira da China abriu praticamente sem oscilações, com uma ligeira subida de 0,03%, para 2.862,33 pontos.
Bolsa

Bolsa de Tóquio abre praticamente sem oscilações

A bolsa de Tóquio abriu praticamente sem oscilações, com o principal índice, o Nikkei, a descer 0,05% para 20.766,44 pontos.
Petróleo

Preço do barril de Brent desce 2,40%

O preço do barril de petróleo Brent tinha encerrado as transações na sexta-feira a cotar 60,51 dólares. Esta segunda-feira, concluiu a sessão em Londres em baixa de 2,40%, para os 59,06 dólares.
Bolsa

Bolsas cautelosas com acordos entre EUA e China

No final das negociações entre EUA e China, não foram anunciadas medidas concretas, levando os investidores à cautela. Os investidores estão pendentes da publicação dos pedidos de desemprego nos EUA.
Economia

Preço do barril de Brent desce 3,03%

O Brent, que na quarta-feira subiu 6,58%, voltou esta quinta-feira a descer devido ao receio dos investidores num excesso de oferta no mercado, uma vez que se regista uma queda na procura.
Bolsa

G20. Bolsas europeias em queda

As principais bolsas europeias estavam em queda, no dia em que a cimeira do G20 se inicia, com os investidores a aguardarem com expectativa o encontro entre os presidentes norte-americano e chinês.
Wall Street

Bolsa segue em alta animada pelo setor tecnológico

A bolsa de Nova Iorque negociava em alta no início da sessão, animada pelo setor tecnológico, que recupera das perdas recentes. Na sexta-feira, a bolsa encerrou em baixa.
Wall Street

Wall Street. Tecnológicas agravam depressão

Símbolo da queda da bolsa nova-iorquina é a Apple, que perdeu mais de 22% do valor atingido em outubro. Também a Facebook, a Amazon, a Netflix e a Alphabet (casa-mãe da Google) caíram acentuadamente.
Wall Street

Wall Street fecha em alta graças a petróleo

A bolsa nova-iorquina encerrou em alta graças à recuperação das cotações do petróleo e da Apple. A possibilidade do fim da guerra comercial entre os EUA e a China está por trás da notícia.
Bolsa

Bolsas europeias em alta esta quinta-feira

As principais bolsas europeias estão pendentes da pressão que voltam a sofrer os juros da dívida dos EUA, perante a possibilidade de que a Reserva Federal (Fed) suba as taxas de juro em dezembro.
Bolsa

Wall Street em alta deixa bolsas europeias mistas

As principais bolsas europeias estavam esta segunda-feira mistas, depois de Wall Street ter terminado em alta na sexta-feira.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre a cair 0,22%

O principal índice da bolsa de Lisboa (PSI20) abriu esta segunda-feira a perder 0,22% para 4.995,77 pontos, depois de ter fechado a última sessão a subir.
Donald Trump

Trump acusa Europa e China de manipular as moedas

Presidente dos EUA critica o banco central norte-americano, liderado por um homem escolhido por si, por estar a subir as taxas de juro. Mesmo assim, vai sair "vitorioso" no final, garante Trump.
Angola

Em 18 leilões de divisas, 3 não mexeram no câmbio

Em Angola, em 18 leilões de divisas apenas três terminaram sem qualquer alteração na taxa de câmbio oficial, entre kwanza e euro. Os dados foram divulgados pelo Banco Nacional de Angola.
Reino Unido

Brexit. Libra alcança máximo face ao euro

O referendo de 2016 atingiu fortemente a moeda britânica, tendo a desvalorização máxima, de 18%, sido registada no início de 2017. A libra alcançou esta terça-feira o valor mais alto face ao euro.
Angola

Dívida colocada por Angola desce em março

A dívida colocada por Angola em março desceu 75%. A dívida pública governamental já ultrapassou o equivalente a 67% do Produto Interno Bruto (PIB).
Angola

Angola. Reservas renovam mínimos históricos

As reservas que o BNA tem vendido aos bancos comerciais para garantir a importação de alimentos estão agora a menos de metade do valor contabilizado antes da crise da cotação do petróleo.
Mercado e Câmbios

Euro recua ligeiramente face ao dólar 

Às 17h55 desta segunda-feira, o euro seguia a 1,2299 dólares, quando na sexta-feira negociava a 1,2307. O presidente do Banco Central Europeu diz que a economia da zona euro necessita de estímulos.
Banca

Bancos cobraram mais comissões em 2017

No total, em 2017, Caixa Geral de Depósitos, BCP, Santander Totta, BPI e Montepio arrecadaram 1.876,8 milhões de euros em receitas de comissionamento. O BCP foi o banco que mais comissões cobrou.
Petróleo

Preço do barril Brent cai abaixo dos 65 dólares

Pela quinta sessão consecutiva, o Brent fechou em baixa, o que os analistas atribuíram a um receio renovado com um excesso de oferta no mercado.
Angola

Preço de divisas nas ruas de Luanda sobe

Numa ronda feita esta sexta-feira por alguns dos bairros da capital angolana, a Lusa encontrou 'kinguilas', mulheres que compram e vendem divisas na rua, a transacionarem um dólar por até 475 kwanzas.
Angola

Angola. Bancos limitados na venda de divisas

A partir desta quarta-feira os bancos comerciais "podem aplicar, sobre a taxa de câmbio de referência" do Banco Nacional de Angola, "uma margem, para mais ou para menos, de até 2%".
Moçambique

Metical desvalorizou face ao euro

Em termos médios, na semana passada, o euro foi comprado no país a 71,48 meticais, mais 1,59 meticais que a média da semana anterior. Por sua vez, a venda foi feita a 72,90 meticais por cada euro.
Alemanha

Acordo na Alemanha faz valorizar o euro

Após ter sido anunciado um acordo para uma coligação entre os conservadores liderados por Merkel e os sociais-democratas de Schulz, o euro alcançou o nível mais elevado de três anos face ao dólar.
Wall Street

Bolsa de Wall Street encerra em alta

Os três principais índices da Bolsa de Wall Street encerraram esta terça-feira em terreno positivo, com o Dow Jones a subir 0,41%, o S&P 500 a avançar 0,13% e o Nasdaq a progredir 0,09%.
Juros da Dívida

Juros da dívida descem em todos os prazos

Os juros da dívida de Portugal estavam, esta sexta-feira, a descer em todos os prazos, alinhados com os de Espanha, Grécia e Itália. Na Irlanda os juros da dívida subiam no prazo de dois anos.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa encerra em queda

A Bolsa de Lisboa encerrou esta quarta-feira em terreno negativo. A Corticeira Amorim liderou as descidas com um recuo de 3% e os CTT lideraram as subidas.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa encerra em terreno positivo

Os CTT lideraram as valorizações, pelo segundo dia consecutivo, depois de ter sido anunciada a venda definitiva dos imóveis onde funcionava a antiga sede dos correios nacionais.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre em terreno negativo

O PSI20 recuou 0,08% esta quinta-feira, depois de na quarta-feira o índice de referência da Bolsa de Lisboa ter encerrado com uma descida de 0,51%.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre a subir

Esta quinta-feira, a Bolsa de Lisboa abriu a subir, depois de na quarta-feira ter encerrado com o índice PSI20 desceu 0,27%.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre a cair

A bolsa de Lisboa abriu esta quarta-feira em terreno negativo, depois de ter encerrado com uma subida de 0,65% na terça-feira.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa em baixa

Além das ações dos CTT, as da EDP Renováveis e da Sonae SGPS eram outras das que mais desciam, estando a desvalorizar 0,83% para 6,567 euros e 0,37% para 1,089 euros.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre em terreno positivo

A Bolsa de Lisboa abriu a subir, com o principal índice (PSI20) a subir 0,26% para os 5.276,10 pontos.
Banca

BCP avança com emissão de dívida de 300 milhões

O BCP contratou o Goldman Sachs International, o Millennium BCP, a SG CIB e o UBS Investment Bank para procurar investidores para a emissão de dívida de 300 milhões de euros.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre a cair

A Bolsa de Lisboa abriu em terreno negativo. O principal índice (PSI20) caiu para os 5.303,83 pontos.
Mercado e Câmbios

Euro baixo dará impulso às exportadoras, diz Ebury

Sete dos 10 principais destinos das exportações portuguesas (fora do euro) deverão ver a moeda valorizar face ao euro. A confirmar-se a expectativa da Ebury, será uma boa notícia para as exportadoras.
Telecomunicações

S&P baixa rating da Oi com perspetiva negativa

A Standard & Poor's diminuiu a notação financeira de longo prazo da operadora de telecomunicações brasileira Oi de BB+ para BB-, com perspetiva negativa. A portuguesa Pharol é a maior acionista.
Branqueamento de Capitais

Justiça congelou 92 milhões em contas suspeitas

106 operações financeiras no valor total de 91,77 milhões de euros foram bloqueadas em 2014 e 2015, por suspeita de atividades ilícitas na origem do dinheiro.
Energia

Carga fiscal: 69% na gasolina e 61% no gasóleo

122
Os impostos passaram a representar em média 69% do preço da gasolina e 61% do preço do gasóleo, de acordo com as contas da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro).
Mundo

Bolsa de Atenas cai mais de 6% 

A Bolsa de Atenas estava a meio da manhã a cair mais de 6% na sequência da queda de 19,11% das cotações do setor bancário.
Orçamento do Estado

Transportadoras ameaçam com greve

185
A Associação das Transportadoras avisa que já está a "ponderar formas de luta" para contestar o aumento do imposto sobre o petróleo e a gasolina.
Banca

BCE exige mais critérios a agências de rating

O Eurosistema, formado pelo Banco Central Europeu (BCE) e o conjunto dos bancos centrais nacionais, vai passar a exigir critérios mais detalhados às agências de notação financeira.
Bolsa

CMVM aplicou coimas superiores a 2 milhões em 2015

Comissão do Mercado de Valores Mobiliários aplicou coimas superiores a 2 milhões de euros relativas a 26 processos de contraordenação que concluiu em 2015.
Banca

Santander anuncia novo aumento de capital

O Santander Totta convocou uma assembleia-geral extraordinária para deliberar sobre a proposta de mais um aumento de capital de até 300 milhões de euros em novas ações ao preço de um euro cada.
Banca

BCP desconhece existência de penhora

O BCP desconhece a existência de penhora de depósitos bancários resultante de dívida não liquidada, contrariando a informação divulgada por associação de investidores. CMVM não suspende ações.
Energia

Preço do petróleo penaliza o rublo

A moeda russa caiu para níveis próximos do seu mínimo histórico face ao dólar, na sequência da queda do preço do petróleo após o levantamento das sanções impostas ao Irão.
Banif

Bruxelas pediu em março de 2014 uma intervenção

Comissão Europeia avisou em março de 2014 o Governo das suas preocupações quanto ao Banif e pediu que assegurasse o cumprimento pelo banco dos compromissos assumidos.
Novo Banco

Banco de Portugal antecipa prejuízos adicionais

O BdP antecipa que o Novo Banco apresente nos resultados anuais de 2015 prejuízos adicionais por perdas decorrentes dos ativos com vindos do BES.
Banif

Totta ficou com obrigações seniores do Banif

O banco Santander Totta disse, em comunicado ao mercado, que ficou com a responsabilidade de assegurar o pagamento de obrigações seniores emitidas pelo Banif em três emissões entre 2013 e 2015.
Novo Banco

Obrigacionistas pedem audiência urgente ao BdP

Um grupo de obrigacionistas seniores particulares do Novo Banco, que se sentem lesados com a medida do Banco de Portugal de passar os seus títulos para o 'banco mau', pediram uma audiência urgente ao governador Carlos Costa.
Banif

Banif Investimento aumentou capital em 29 milhões

O Banif Investimento, que era detido a 100% pelo Banif e passou para a sociedade-veículo Naviget no âmbito da resolução, realizou um aumento de capital 29,4 milhões de euros já depois da decisão do Banco de Portugal.
Banca

DECO quer limites a custos de cartões de créditos

A DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor defende que o Banco de Portugal imponha limites aos custos dos cartões de débito, referindo que, nos últimos quatro, anos aumentaram em 55% as anuidades cobradas pelos bancos aos clientes.
Energia

Petróleo atinge valor mais baixo em quase 12 anos

365
O petróleo de referência na Europa está a negociar nos 35,52 dólares o barril, em mínimos desde julho de 2004, com os investidores na expectativa de que as reservas nos EUA estejam a aumentar.
Banca

Moody's baixa 'rating' do Novo Banco

A Moody's cortou hoje o 'rating' do Novo Banco, na sequência do anúncio feito pelo Banco de Portugal a 29 de dezembro, quando comunicou a recapitalização da entidade.
Banca

Ações e instrumentos de dívida do BES suspensos 

A CMVM voltou a prolongar a suspensão da negociação das ações e de alguns instrumentos de dívida do Banco Espírito Santo (BES) por mais 10 dias úteis.
Bolsa

Bolsa cresce 11% em 2015. Pesos pesados ajudaram

O principal índice da bolsa portuguesa, o PSI20, fechou o ano com uma valorização de 10,7% para 5.313,17 pontos, beneficiando dos ganhos acumulados pela Jerónimo Martins, Galp Energia e EDP.
Novo Banco

Novo Banco. BdP sondou bancos para recapitalização

O Banco de Portugal abordou os bancos para saber se estariam disponíveis para injetar mais dinheiro no Fundo de Resolução, o qual seria usado para recapitalizar o Novo Banco, tendo as instituições recusado participar na operação.
BES

Lesados do BES elogiam solução de capitalização

A Associação dos Lesados e Indignados do Papel Comercial do BES congratulou-se com a solução encontrada para recapitalização do Novo Banco, considerando legítimo que os investidores não institucionais sejam discriminados positivamente porque ignoravam o risco dos respetivos investimentos.
Novo Banco

Investidores contestam decisão de capitalização

A Associação de Investidores e Analistas Técnicos do Mercado de Capitais pode vir a contestar em tribunal dos investidores contra a ilegalidade que consideram ser a capitalização do Novo Banco.
Banco de Portugal

Seis maiores bancos obrigados a ter reservas

O Banco de Portugal impôs a constituição de uma reserva de fundos próprios a seis bancos considerados como sistémicos, que terão de cumprir essa exigência a 01 de janeiro de 2017.
Caso BES

BES: CMVM prolonga por mais 10 dias suspensão 

O Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) voltou hoje a prolongar a suspensão da negociação das ações e de alguns instrumentos de dívida do BES por mais 10 dias úteis.
Actividade Bolsista

Angola transaciona 577 milhões de dólares

O Mercado de Registo de Títulos do Tesouro angolano registou entre maio e novembro deste ano negociação de cerca de 500 mil obrigações do tesouro, que totalizou um volume de transações de 577 milhões de dólares.
Bolsa

PSI20 cai 1,24% com Banif a perder mais de 40%

A bolsa de Lisboa fechou em queda, em linha com as congéneres europeias, com o PSI20 a ceder 1,24% para 5.022,98 pontos, num dia em que os títulos do Banif fecharam a perder mais de 40%.
Banca

Santander: aumento de capital de até 300 milhões

O Santander Totta aprovou em assembleia-geral extraordinária um aumento de capital de até 300 milhões de euros em novas ações ao preço de um euro cada uma, com a intenção de reforçar a solidez do banco.
Bolsa

Bolsa de Lisboa no vermelho.Banif sobe mais de 55%

A bolsa de Lisboa encerrou hno vermelho, perdendo 1,66% para 5.086,23 pontos, em linha com as praças europeias, com a Altri a liderar as quedas e o Banif a encabeçar os ganhos, ao ter subido mais de 55%.
Bolsa de Lisboa

Luís Laginha de Sousa vai deixar bolsa de Lisboa

O atual presidente da Nyse Euronext Lisbon, Luís Laginha de Sousa, vai deixar o cargo que ocupa já há cinco anos, disse à Lusa fonte ligada ao processo.
Banca

Prestações indexadas às Euribor descem em dezembro

Empréstimos à habitação a seis meses baixar entre quatro e cinco euros.
Haitong

Ricciardi tranquilo sobre investigação chinesa 

Ricciardi está tranquilo relativamente às investigações que o regulador chinês lançou ao grupo chinês Haitong Securities, que adquiriu o banco de investimento português ex-BESI.
Banca

Vítor Bento prevê fim dos grandes bancos nacionais

O economista, que foi o último presidente do BES e o primeiro do Novo Banco, avisou que Portugal está a alienar o seu futuro e que em breve não haverá nenhum grande banco português.
Energia

Justiça obriga à venda de combustíveis simples

A Justiça considerou improcedente a providência cautelar das petrolíferas que contesta a lei que obriga à introdução de combustíveis simples, obrigando-as à sua comercialização em todo o país.
FED

Reserva Federal dos EUA deixa taxas de juro iguais

A Reserva Federal dos Estados Unidos deixou as taxas de juro inalteradas, como era esperado, e assinalou que a atividade económica continua a crescer a um ritmo moderado.
Banca

Gestão do sindicato dos bancários posta em causa

Um grupo de associados analisou as contas e encontrou vários pontos que suscitaram dúvidas. Querem também saber qual o motivo das contas terem deixado de ser auditadas por Revisor Oficial de Contas.
Energia

Efacec muda de dono e de presidente

Venda de 66% da Efacec Power Solutions pelos grupos José de Mello e Têxtil Manuel Gonçalves à empresária angolana Isabel dos Santos foi concluída. Ângelo Ramalho assume presidência executiva.
Banco de Portugal

Novo crédito ao consumo aumentou 27,3% em agosto

Novos contratos de crédito ao consumo aumentaram 27,3% em agosto para 389,4 milhões de euros, face ao mesmo mês do ano passado, apesar de haver um recuo se a comparação for feita com o mês de julho.
Estabilidade financeira

FMI. Emergentes são maior ameaça à estabilidade

Relatório do Fundo Monetário Internacional considera que as maiores preocupações estão nas economias emergentes e não nas desenvolvidas. Mas os "choques" podem vir dos dois lados.
Volkswagen

VW diz adeus ao índice de empresas sustentáveis

A multinacional alemã Volkswagen vai sair do índice de empresas sustentáveis, devido ao escândalo resultante da manipulação, ao longo de anos, das emissões de gases poluentes.
Mercados Financeiros

Bolsas europeias a digerir resultados da Catalunha

As principais bolsas europeias, exceto a de Madrid, estão hoje a negociar em baixa, depois da vitória dos independentistas, com maioria de deputados, mas não de votos, nas eleições da Catalunha.
Bolsa

Bolsas europeias seguem em alta, animadas pela Fed

As principais bolsas europeias estão hoje a negociar em alta, depois da presidente da Reserva Federal dos EUA, Janet Yellen, ter anunciado que está pronta para subir as taxas de juro ainda este ano.
Mercado e Câmbios

Rating BB- de longo prazo para Haitong Bank

A agência de notação financeira Standard and Poor's (S&P) retomou as notações de 'rating' do Haitong Bank, antigo BES Investimento, de longo prazo para BB- e curto prazo para B.
Mercados Financeiros

Dívida pública aumentou para 290 mil milhões

1422
A dívida pública atingiu 290 mil milhões de euros em julho, mais cerca de 1,3 mil milhões de euros do que em junho, segundo os dados do Banco de Portugal.
CMVM

Carlos Tavares fecha mandato na CMVM

O atual presidente da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, Carlos Tavares, termina hoje o seu mandato e será substituído por uma mulher após a eleição de um novo governo.
Mercado e Câmbios

Euro perde terreno face ao dólar

O euro continua a desvalorizar-se face ao dólar, pressionado pelo bom desempenho das bolsas asiáticas, nomeadamente, da China e do Japão.
Novo Banco

Negócio fechado. BESI passa a ser o Haitong Bank

Banco Espírito Santo de Investimento (BESI) vai passar a denominar-se Haitong Bank, informou hoje a empresa chinesa. Venda pelo Novo Banco aos chineses está fechada.
Novo Banco

Emigrantes vão receber mais informação do Novo Banco

Até terça-feira, os emigrantes com poupanças no Banco Espírito Santo vão receber novas informações sobre o Novo Banco. O anúncio veio da CMVM.
Mercados Financeiros

Bolsa de Xangai abriu em alta de 1,66%

A bolsa de Xangai estava a negociar hoje em alta, valorizando 1,66% no arranque da sessão, em linha com o desempenho da véspera.
Mercado e Câmbios

Bolsa de Lisboa abriu a subir 2,24%

Ontem esteve a cair, hoje abriu a subir. A Bolsa de Lisboa está em terreno positivo, com o PSI20 a subir 2,24%,
Mercados Financeiros

Bolsa de Xangai abriu em alta de 1,73%

A bolsa de Xangai abriu a sessão de hoje em alta, revertendo as pesadas perdas dos últimos dias, em particular da "segunda-feira negra", que chegaram a lançar o pânico nos mercados de todo o mundo.
Banca

Lesados do BES manifestam-se frente às Finanças

A Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial (AIEPC) organiza hoje mais um protesto, desta vez em Lisboa, frente ao Ministério das Finanças.
Mercados Financeiros

Bolsa de Nova Iorque encerra em alta

A bolsa de Nova Iorque encerrou esta quarta-feira em alta com o Dow Jones a crescer 3,95%, a maior subida em quase quatro anos.
China

Governo chinês tenta tranquilizar investidores

O primeiro-ministro chinês afirmou estar confiante de que a segunda economia mundial vai cumprir as metas que o Governo fixou para este ano, apesar de reconhecer o impacto da crise bolsista.
Bolsa

Bolsa de Xangai volta a fechar em queda de 7,63%

A bolsa de Xangai, que lançou o pânico mundial nos mercados na segunda-feira, manteve hoje a tendência de forte queda e encerrou a perder 7,63%. Tóquio menos pessimista, manteve prejuízos de 3,96%.
Segunda-feira Negra

Black Monday: Bolsa de Xangai em queda histórica

826
A bolsa de Xangai fechou hoje com perdas de 8,5%. O efeito de contágio já se estendeu às bolsas europeias, que estão todas a cair. O dia mal começou, mas já se fala de uma "segunda-feira negra".
Mercado Cambial

Euro a subir ultrapassa 1,13 dólares

A confiança empresarial na zona euro subiu inesperadamente em agosto, enquanto a preocupação com a situação económica na China continua a afetar o dólar.
Crise no GES

BES. Lesados cortam estrada em Vilar Formoso

O grupo de lesados do BES, que se manifestou em Vilar Formoso, concelho de Almeida, distrito da Guarda, cortou momentaneamente o acesso automóvel a Espanha.
China

Yuan subiu face ao dólar. Desvalorização acabou

A moeda chinesa subiu hoje ligeiramente face ao dólar norte-americano, invertendo a queda de 4,5% registada ao longo dos últimos três dias, a maior desvalorização do género em mais de duas décadas.
China

Yuan continuou a desvalorizar-se face ao dólar

A moeda chinesa continuou hoje a desvalorizar-se face ao dólar norte-americano, pelo terceiro dia consecutivo, e pela primeira vez em vários meses, o valor do euro excedeu 7 yuan.
Mercado Cambial

China volta a desvalorizar yuan face ao dólar

A decisão do banco central chinês surge depois de, na semana passada, o Fundo Monetário Internacional ter negado o yuan como moeda de reserva mundial.
Banca

Banif passa de prejuízos a lucros de 16,1 milhões

O Banif obteve um resultado líquido de 16,1 milhões de euros entre janeiro e junho, um valor que compara com o prejuízo de 97,97 milhões de euros no período homólogo de 2014, anunciou hoje a entidade.
Futuro da Grécia

Bolsa de Atenas sobe mais de 3% após quedas

A bolsa de Atenas encerrou em alta, o que acontece pela primeira vez desde a reabertura, na passada segunda-feira, e registou ganhos de 3,65%, com o setor bancário a recuperar.
Futuro da Grécia

Grécia. Mil milhões depositados em duas semanas

O montante dos depósitos junto das instituições financeiras gregas terá aumentado em mil milhões de euros desde a reabertura dos bancos, a 20 de julho, segundo fonte do Banco da Grécia citada pela Bloomberg.
Bolsa

Bolsa de Atenas alivia descida para 1,36%

A bolsa de Atenas negociava a meio da manhã em baixa, ao perder 1,36%, depois de ter encerrado na segunda-feira com o índice geral ATHEX a perder 16,23%.
Banca

Citigroup reduz participação no BES para 1,8%

O Citigroup alienou 35.667.109 ações do Banco Espírito Santo (BES) na semana passada, ficando com direitos de voto abaixo dos 2%, comunicou a instituição ao mercado.
Futuro da Grécia

Bolsa de Atenas abre a recuar 4,48%

A bolsa de Atenas abriu hoje a recuar 4,48%, um dia depois de ter aberto após cinco semanas encerrada, com a instauração do controlo de capitais na Grécia.
Bolsa

Bolsas europeias em baixa, preocupadas com a China

As principais bolsas europeias estavam hoje em baixa, cada vez mais preocupadas com a evolução da economia global, depois da divulgação de indicadores dececionantes da economia chinesa.
Bolsa

Bolsas em baixa à espera da decisão da Grécia

As bolsas europeias estavam em baixa, à espera da decisão do Parlamento grego sobre as medidas pedidas pela Europa, e sem reagir aos dados do PIB chinês no segundo trimestre.
Eurostat

Taxa de poupança das famílias na zona euro estável

A taxa de poupança das famílias na zona euro manteve-se estável nos 12,8% no primeiro trimestre de 2015, quer face ao trimestre anterior quer face ao período homólogo.
Bolsa

Bolsa de Xangai volta a abrir em queda

O índice principal da bolsa de Xangai abriu com perdas de 2,13% , mas três minutos após a abertura caiu para os 3,35%, apesar das medidas avançadas pelo Governo chinês.
Bolsa

PSI20 fecha a ganhar mais de 2% num dia de subidas

O principal índice da bolsa portuguesa (PSI20) encerrou a sessão a crescer 2,18% para 5.743,96 pontos, num dia de fortes valorizações nos mercados europeus de referência.
Angola

Injeção recorde de dólares para travar crise

O Banco Nacional de Angola aumentou na última semana o volume da venda de divisas à banca comercial angolana em mais de 134%, para 936 milhões de dólares (840 milhões de euros).
Crime Económico

Ex-vice da FIFA abandonou prisão

O ex-vice-presidente da FIFA Jack Warner saiu hoje numa ambulância da prisão de Trinidad e Tobago onde estava detido depois de ter pago a caução imposta quarta-feira pela Justiça do país.
Dívida Pública

Portugal volta hoje ao mercado para emitir dívida 

Portugal espera colocar hoje no mercado dívida a seis meses e a um ano até 1.500 milhões de euros, através de dois leilões das linhas de Bilhetes de Tesouro (BT), de acordo com o IGCP.
BCE

BCE compra mais de 108.700 milhões de dívida

O BCE informou que adquiriu, até à passada sexta-feira, ou seja, em dois meses, mais de 108.700 milhões de euros de dívida pública da zona euro.
BES

BES: acções suspensas por mais dez dias

A CMVM voltou a prolongar a suspensão da negociação das ações e dos instrumentos de dívida do Banco Espírito Santo por mais dez dias úteis.
Banco de Portugal

Dívida pública aumenta 2,7 mil milhões

A dívida das administrações públicas aumentou mais de 2,7 mil milhões de euros em fevereiro, atingindo os 234.585 milhões de euros, segundo números do Banco de Portugal.
Economia

BES. Não é possível saber quem foi mesmo enganado

Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) volta a defender o pagamento papel comercial do GES. O caso BES vai ser a prioridade nos últimos meses do mandato de Carlos Tavares.
Fundo Monetário Internacional

Défice público em 2,5% até 2020

Fundo Monetário Internacional antecipa que o défice orçamental estabilize nos 2,5% até 2020 e que a dívida pública se mantenha acima dos 120% pelo menos até àquele ano.
CMVM

BES: CMVM prolonga suspensão por mais 10 dias

A CMVM voltou a prolongar a suspensão da negociação das ações e dos instrumentos de dívida do Banco Espírito Santo por mais dez dias úteis.
Bolsa

Desemprego e inflação na zona euro dominam semana

A taxa de desemprego na zona euro e o índice de preços no consumidor da região da moeda única deverão centrar a atenção dos investidores numa semana mais curta para os mercados.
Bolsa

Jerónimo Martins, Galp e REN negoceiam em baixa

A Jerónimo Martins, Galp e REN estão a negociar em baixa na bolsa de Lisboa que segue com o índice PSI20 a recuar 0,15% para 5.996,03 pontos.
Ucrânia

Câmara dos Representantes aprova ajuda à Ucrânia

A resolução que apela a Barack Obama disponibilizar armas letais à Ucrânia para esta defender-se da agressão russa foi aprovada com 348 votos a favor e 48 contra.
Energia

Preço do barril sobe 0,95% para 57,08 dólares

O barril de crude Brent para entrega em abril encerrou no mercado de futuros de Londres em alta de 0,95%, para 57,08 dólares.
Angola

Angola: venda de divisas aumenta e kwanza afunda

As vendas semanais de divisas do Banco Nacional de Angola à banca comercial atingiram um máximo anual na última semana de fevereiro. O mesmo aconteceu com a taxa de câmbio oficial de dólares/kwanza.
Bolsa

Sporting deu lucro: 23,7 milhões de euros

O Sporting Clube de Portugal fechou o semestre terminado em 31 de dezembro com lucro de 23,7 milhões de euros, acima do verificado no mesmo período do ano anterior, 3,7 milhões de euros.
BPI

Pedido de registo da OPA entrou na CMVM

CaixaBank formalizou junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliárioso pedido de registo da oferta pública de aquisição lançada sobre o Banco BPI.
Bolsa

Resultados líquidos da Euronext aumentam 35%

Resultados líquidos da Euronext aumentaram 35% para 118,2 milhões de euros em 2014, em termos homólogos, o que representa mais 1,69 euros por cada ação do que em 2013.
Pós-troika

Maria Luís: custos do ajustamento não acabaram

A ministra das Finanças afirmou hoje que a conclusão do resgate "foi decisiva" para Portugal, mas alertou que não trava já os custos económicos e sociais do ajustamento. As reformas têm de prosseguir.
Pós-troika

Portas: Dívida vai começar a descer em 2015

Vice-primeiro-ministro garante que a dívida portuguesa vai iniciar em 2015 "uma trajetória descendente". E diz que os "anos de chumbo ficaram claramente lá para trás".
Banca

BES: 50 pessoas invadem instalações do Novo Banco

Mais de 50 pessoas invadiram, às 11h30, as instalações do Novo Banco, na baixa de Coimbra, e exigiram o dinheiro investido em papel comercial do Banco Espírito Santo (BES).
Futuro da Grécia

Bolsa de Atenas sobe mais de 19%

Mercado acionista grego valorizou-se 19,18% nas últimas três semanas, depois de ter batido o valor mais baixo de quase dois anos e meio nos dias que se seguiram à vitória do Syriza.
Angola

Angola liberaliza compra de divisas ao exterior

266
O Banco Nacional de Angola autorizou os bancos que operam no país a voltar a importar, exportar e reexportar divisas, sem autorização prévia, uma forma de travar a desvalorização do kwanza.
Futuro da Grécia

Euro cai após anúncio da decisão do BCE

O euro caiu depois de o Banco Central Europeu ter anunciado que iria recusar o uso de títulos de dívida pública grega para refinanciamento.
Angola

Bancos comerciais angolanos perdem 7,6% de divisas

O acesso dos bancos comerciais angolanos a divisas caiu 7,6% entre novembro e dezembro, segundo dados do Banco Nacional de Angola e que comprovam as dificuldades sentidas por clientes e empresas.
Bolsa

Bolsas na UE sobem, confiantes numa saída grega

As principais bolsas europeias estavam esta terça-feira em alta, com os investidores confiantes numa solução negociada para a Grécia.
Economia

Preço do petróleo dispara 8%

O preço do petróleo registou na sexta-feira uma forte valorização nos Estados Unidos e em Londres, em resposta ao anúncio de dados que apontam para o fecho de poços em produção nos EUA.
Futuro da PT

Ações da PT tocam mínimo histórico

As ações da PT SGPS registaram hoje um mínimo histórico, ao tocar nos 57 cêntimos, a três dias da assembleia-geral de acionistas, perante o aumento das incertezas sobre o futuro da empresa.
Mercado e Câmbios

Euro abaixo do valor do primeiro dia de cotação

Cotação do euro está abaixo dos 1,1667 dólares, valor que foi estabelecido para a moeda europeia no seu primeiro dia de cotação em 1999.
Habitação e Urbanismo

Portugueses preferem comprar casa e não arrendar

2014 foi "positivo para o setor imobiliário", face ao "aumento do dinamismo do mercado de compra e venda" no país, disse a Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária.
Roménia

BCP vende Banca Millenium ao OTP Bank

BCP concluiu o processo de venda da Banca Millenium, na Roménia, ao OTP Bank, informou o grupo num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
Banca

Ações do Santander suspensas na bolsa

Comissão do Mercado de Valores Mobiliários decidiu suspender a negociação de ações do Banco Santander na Euronext Lisbon depois de o regulador espanhol, seu homólogo, ter decidido o mesmo.
Economia

Barril de crude abaixo de 50 dólares

O petróleo negociado nos Estados Unidos para entrega em fevereiro registou uma forte queda, de cerca de 5%, o que colocou o preço do barril abaixo dos 50 dólares.
Bolsa

Bolsas da Europa abrem em terreno positivo

As principais bolsas europeias abriram o dia a negociar em terreno positivo, no último dia de negociações de um ano difícil para a região devido ao fraco crescimento económico da zona euro.
Rússia

Ex-repúblicas soviéticas sofrem com queda do rublo

Bielorrússia criou um imposto de 30% nas compras de moeda estrangeira. Quirguistão fechou bolsas de negociação privada. Na Arménia, banco central já se fala em hiper-desvalorização.
Bolsa

Bolsa europeia em alta, atenta à crise Russa

As principais bolsas europeias estavam em alta, com os investidores atentos à evolução da crise monetária na Rússia e dos preços do petróleo.
Economia

Preço do petróleo abaixo dos 60 dólares

O preço do brent caiu para valores inferiores a 60 dólares, pela primeira vez desde 2009, provocando o receio dos mercados de uma nova crise económica global.
Futuro da PT

Administração da PT afasta Isabel dos Santos

A administração da PT SGPS considera que o preço proposto na OPA de Isabel dos Santos - 1,35 euros por ação - não reflete o valor intrínseco da empresa. Mas alarga as críticas a outros pontos.
Energia

Preços do petróleo batem em mínimos de cinco anos

Tom Finlon, diretor da Energy Analytics Group, antecipou mesmo que "novos mínimos vão ser testados".
Japão

Tóquio com a bolsa em níveis recorde

Bolsa de Tóquio iniciou hoje a semana a superar os 18 mil pontos, o que acontece pela primeira vez desde julho de 2007, impulsionada pelos ganhos de Wall Street.
Juros

Juros da dívida em níveis mínimos

Os juros da dívida soberana de Portugal a cinco e 10 anos mantêm-se a negociar em níveis mínimos, no dia em que a agência que gere a dívida pública realiza uma operação de troca de obrigações.
Juros

Juros portugueses a descer a 5 e 10 anos

Os juros da dívida soberana de Portugal estavam a descer a cinco e 10 anos, seguindo a tendência dos restantes países europeus.
PT

PT Portugal com plano estratégico para a semana

132
O presidente da PT Portugal, Armando Almeida, disse que o plano estratégico da empresa será apresentado na próxima semana e que os seus três pilares são "liderança, inovação e eficiência operacional".
Bolsa

Bolsa de Lisboa abriu em baixa

O principal índice da bolsa portuguesa, o PSI20, seguia em baixa, alinhado com as principais praças europeias.
Bolsa

Bolsa de Tóquio fechou em forte baixa de 2,96%

O índice Nikkei da bolsa de Tóquio fechou hoje a sessão em forte baixa de 517,03 pontos, ou 2,96%, ao fixar-se nos 16.973,80 pontos.
Controlinveste

Joaquim Oliveira reduz posição na NOS para 2,36%

O empresário Joaquim Oliveira reduziu a sua posição na NOS para 2,36% do capital social, noticiou esta noite a empresa, em comunicado divulgado no sítio da CMVM.
Futuro da PT

Isabel dos Santos tem de lançar OPA obrigatória?

Associação de investidorespediu à CMVM que esclareça se Isabel dos Santos está dispensada de lançar uma oferta de aquisição obrigatória posterior à voluntária.
Seguros

Bruxelas autoriza venda da Tranquilidade à Apollo

A Comissão Europeia aprovou a aquisição da Companhia de Seguros Tranquilidade pelo fundo norte-americano Apollo Global Management.
Mercado e Câmbios

Bolsa de Tóquio sobe mais de 5%

A bolsa de Tóquio está a subir mais de 5%, uma valorização que começou minutos depois do Banco do Japão ter anunciado um estímulo adicional para impulsionar o crescimento da terceira economia mundial.
Bolsa

CMVM aplicou coimas de 1,4 milhões em 2013

A CMVM decidiu 23 processos de contraordenação no ano passado, deliberando a aplicação de 21 coimas, no valor total de 1.372.500 euros, tendo sido impugnados judicialmente apenas três processos.
Crise no GES

CMVM suspende registo do BES

Comissão do Mercado de Valores Mobiliários suspendeu o registo do Banco Espírito Santo enquanto intermediário financeiro pelo prazo de 60 dias úteis, a contar a partir desta sexta-feira.
Bolsa

Bolsa de Lisboa fecha a cair mais de 3%

As 18 empresas que integram atualmente o PSI20, o principal índice da bolsa portuguesa, fecharam todas a desvalorizar, com quedas entre os 0,19% e os 7,67%.
A página está a demorar muito tempo.