Um ciclone de escala máxima está a seguir em direção a uma área densamente povoada da Austrália e será uma “calamidade”, avisaram hoje as autoridades australianas. As autoridades alertaram também as pessoas para se preparem para uma experiência “angustiante e assustadora”.

O ciclone tropical Márcia deve atingir a costa de Queensland – entre Mackay e Gladstone – no nordeste do país, sexta-feira de manhã (final da noite de quinta-feira em Lisboa) e causar danos significativos, depois de ser sido atualizado para a escala cinco, a mais grave.

A costa de Queensland vai ser assolada por rajadas de vento que irão dos 195 quilómetros por hora aos 295 quilómetros por hora avança o Gabinete de Meteorologia australiano. O ciclone Marcia atingiu já o último e quinto nível da escala de Saffir-Simpson. Ainda esta quinta feira, tempestades começaram a atingir as comunidades costeiras, e também as ilhas adjacentes, e prevê-se que avancem para o interior durante a noite e durante a sexta feira de manhã.

Os residentes na costa de Queensland já foram prevenidos relativamente a tempestades marítimas e marés muito altas. As previsões de precipitação vão dos 200 aos 300 milímetros com possíveis inundações.

Lam é o outro ciclone ativo em solo australiano e esta noite dirige-se para terra registando um nível 3. As previsões do Gabinete de Meteorologia australiano são de que o ciclone irá enfraquecer e, na madrugada de sábado (fim de tarde de sexta-feira em Portugal), já registará o nível 1 da escala.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR