Vem aí um “YouTubinho”. A mais famosa plataforma de vídeos do mundo vai lançar uma versão infantil na próxima semana, exclusivamente dedicada a conteúdos para crianças. O YouTube Kids será uma aplicação para tablets smartphones e estará disponível a partir de 23 de fevereiro.

O aspeto gráfico do YouTube Kids será diferente da plataforma atualmente existente, com uma navegação mais simples e ícones grandes, para que as crianças consigam navegar sem problemas. Mas haverá, ainda assim, algumas ferramentas de controlo que permitirão aos pais saber o que os filhos estão a fazer na aplicação e estabelecer o tempo máximo que lá passam.

Dois olhares sobre o que poderá ser o aspeto gráfico da nova aplicação

O lançamento do YouTube será feito numa conferência especial para o efeito na próxima segunda-feira. No início de dezembro, a Google, dona do YouTube, já tinha anunciado que iria investir na criação de alguns produtos especificamente destinados a crianças. Na altura, o motor de busca, o YouTube e o Chrome (browser) eram apontadas como as primeiras plataformas a ter versões infantis próprias.

A intenção da Google é tornar os serviços “divertidos e seguros para os miúdos”, disse Pavni Diwanji, responsável pelo desenvolvimento do novo projeto, em dezembro. Ao mesmo tempo, a gigante tecnológica pretende também incluir as próprias crianças na elaboração das versões que lhes são destinadas e em mais conteúdos para a sua idade. “Queremos que os miúdos estejam seguros, mas acima de tudo isto tem que ver com ajudá-los a ser mais do que meros consumidores de tecnologia, mas também criadores”, explicou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR