Dark Mode 109kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

A hipertensão não se trata só com medicamentos

Evitar o sal, comer frutas e legumes e fazer exercício físico. Prevenir a hipertensão depende em grande parte dos hábitos diários, mas a população ainda não tem uma boa perceção da doença.

i

A partir de 140/90 milímetros de mercúrio é considerado tensão alta

Joe Raedle/Getty Images

A partir de 140/90 milímetros de mercúrio é considerado tensão alta

Joe Raedle/Getty Images

Que a hipertensão é tensão alta, parece suscitar poucas dúvidas entre a população. Mas qual o valor limite? Embora os valores de pressão arterial variem de pessoa para pessoa, Fernando Pinto, presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH), refere que um adulto tem tensão alta se apresentar mais de 140/90 milímetros de mercúrio. A perceção que as pessoas têm desta doença foi avaliada pela SPH e os resultados serão apresentados durante o nono Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular Global, que decorre de 26 de fevereiro a 1 de março em Vilamoura.

A pressão arterial é a força com que o sangue circula nas artérias. Para a definir usam-se normalmente duas medidas: a pressão arterial sistólica ou “máxima”, quando o coração contrai e bombeia o sangue, e a pressão arterial diastólica ou “mínima”, quando o coração relaxa e volta a encher. Uma pressão arterial em que a mínima e a máxima são superiores a 9 e 14 centímetros de mercúrio, respetivamente, é considerada alta. É possível prevenir o aparecimento da hipertensão ou até mantê-la controlada, mas a hipertensão é uma doença sem cura, alerta Fernando Pinto.

O estilo de vida e os hábitos alimentares são as principais causas de hipertensão, começando pelo consumo de sal em excesso, mas passando também pela ingestão de muitas gorduras e poucas verduras, o consumo excessivo de álcool, o tabagismo e, não menos importante, o sedentarismo e falta de exercício físico. E as consequências passam por problemas cardíacos, renais e de visão, podendo mesmo levar à morte.

Se quer evitar o problema ou se quer controlá-lo, procure fazer uma alimentação equilibrada, evite o álcool e o tabaco, e faça exercício físico. Um estilo de vida saudável reduz a quantidade de medicamentos que precisa tomar para manter a pressão em níveis arteriais aceitáveis.

O Obervador apresenta-lhe alguns dados sobre a doença. (Infografia interativa: clique sobre as barras e os pontos dos gráficos para ver mais informação.)

Hipertensão: perceção, factos e mitos | Create infographics

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.