O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, afirmou que o Governo apoia a candidatura de Idanha-a-Nova a Cidade da Música, no âmbito da rede de Cidades Criativas da UNESCO.

“A candidatura vai ser apresentada. Não estou aqui a não ser para dar relevância à candidatura e no contexto daquilo que é o projeto da autarquia [Idanha-a-Nova], de promover a participação na rede de Cidades Criativas da UNESCO na área musical, demonstrar que mesmo um município de pequena dimensão e de um território de baixa densidade, pode articular-se com cidades de média e de grande dimensão”, disse Jorge Barreto Xavier à Lusa.

O governante falava à margem da sessão de encerramento do Encontro Internacional da Candidatura de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, a Cidade da Música. “Este encontro vem demonstrar a dinâmica e a capacidade desta pequena vila do interior de Portugal. Idanha-a-Nova tem contribuído com muitas coisas, usando a música como elemento de diferenciação do território e do seu desenvolvimento”, afirmou.

Jorge Barreto de Xavier disse que o Governo apoia a candidatura de Idanha-a-Nova a Cidade da Música, adiantando que “esta candidatura também é importante para a rede [Cidades Criativas]” e acrescentando que “o mundo não se faz só de cidades grandes, mas também das diferenças entre territórios de pequena e de grande dimensão”. “Espero que a candidatura possa ser bem-sucedida. Se não o for, já valeu a pena porque aprendemos a fazer e a ser melhores”, concluiu o governante.