É bem conhecida a empatia dos portugueses com os descontos — nunca ninguém se poderá esquecer daquele malogrado dia 1 de maio onde os supermercados se viram transformados em recintos de festivais de música — assim como é conhecida a preguiça no que toca à prática de exercício físico.

A pensar nisso, e com o objetivo de acabar com o sedentarismo no nosso país, Bruno Claro, mentor da Correr Lisboa, vai lançar uma nova plataforma no próximo dia 19 de março que se destina a todos, sem exceção, e que visa dar um “incentivo extra” à prática do movimento, seja ele de que tipo for.

O Move Bonus, sucessor do Run Bonus que só premiava os amantes da corrida, não é uma aplicação mas sim uma plataforma que agrega todas as outras aplicações. Ou seja, independentemente da app que tiver no smartphone ou no relógio, pode sincronizá-la com esta plataforma. É gratuita precisamente porque Bruno acredita que “a pessoa que se esforça não deve ser cobrada por isso”, deve antes ser recompensada.

“A ideia é que as pessoas não usem o elevador e vão de escadas, e que vão a pé para o trabalho”, já que mexer-se é a palavra de ordem e “até uma dona de casa que está a passar a ferro” pode ver o seu esforço recompensado. Como? Basta ter o relógio no pulso ou a aplicação ligada. A partir daí, todo o exercício que fizer irá traduzir-se em pontos e esses pontos serão convertidos em descontos. E até pode escolher o que quer ver contabilizado: as calorias perdidas, o número de passos dados ou o tempo gasto a praticar uma atividade física. Tudo vai depender do seu tipo de exercício preferencial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

11033417_10206140209962441_1828858564_o

Como se vê por um print screen da plataforma, até um passeio pelos corredores do Ikea dá pontos.

Após atingir um determinado número de pontos, poderá trocá-los por um voucher de descontos num dos parceiros da plataforma. De momento, as parcerias confirmadas passam pelos hotéis Tivoli, pelas lojas Running 7, Holmes Place, My Protein, Clínicas da Foz, 4 moove, Puma e Salming. Caso não esteja para aí virado e faça exercício pelo prazer e sem precisar de incentivos extra, pode abraçar o lado solidário da plataforma, doando os seus pontos a uma instituição. Se a instituição atingir o objetivo de pontos, um dos parceiros fará um donativo que pode ir de alimentos a brinquedos, passando por material escolar. A seleção das instituições ainda está em curso, mas se conhecer alguma que precise de donativos pode sugerir.

Para apimentar ainda mais as coisas, existem os desafios. O intuito é novamente que as pessoas se motivem umas às outras (como se os descontos não fossem suficientes) e promover uma competição saudável, sem excessos. Amigos do mesmo nível — não vale alguém de nível 3 desafiar alguém de nível 1 — podem apostar pontos entre si, e quem correr mais ou gastar mais calorias numa semana fica com os pontos do outro. Se estiver muito confiante na vitória, pode apostar todos. O mesmo poderá acontecer em termos empresariais: se um administrador de uma empresa quiser motivar os seus colaboradores, pode fazer com que todos vão a pé para as reuniões ou organizar uma maratona durante o fim de semana, missão na qual a MoveBonus promete ajudar.

Se estranhar as frases espanholas no site, não fique a pensar que isto é importado — garantimos que é inteiramente português. É tudo charme para nuestros hermanos, já que dentro de dois meses a plataforma vai chegar a Espanha, para convencer os turistas espanhóis a usufruir de descontos em Portugal, e para que os portugueses possam fazer o mesmo sempre que dão um pulinho ao país vizinho. Até ao fim do ano, a ideia é que a plataforma já esteja espalhada pela Europa.

Não é certo que os portugueses comecem a praticar as duas horas e meia de exercício semanal recomendado pela Organização Mundial de Saúde, mas isto pode ser aquele empurrão que lhe faltava. Registe-se no site e a partir daí dance, passeie o cão, limpe o pó… só não fique refastelado no sofá, porque no fim terá o merecido desconto. E lembre-se: os pontos só têm a duração de um ano, pelo que se passar esse prazo perderá todos. Na certeza, no entanto, de que o esforço não terá sido em vão.