Tudo começou em agosto de 2014 quando @rodrigoo publicou imagens de Lisboa, durante uma semana, no @guardiancities, uma conta que o jornal The Guardian dedica à fotografia de cidades. A primeira imagem mostrava a Ponte 25 de Abril e o lisboeta dizia: “Olá a todos! Eu sou o Rodrigo (@rodrigoo) e esta semana vou tomar conta do @guardiancities para vos mostrar uma das mais bonitas cidades do mundo, a minha cidade — Lisboa.” E assim foi: sete dias, sete imagens publicadas, cada uma com uma legenda pedagógica. Nove meses depois, o jornal britânico decidiu compilar as melhores publicações de 2014 e o Elevador da Bica, capturado por @rodrigoo, não só aparece na lista como é destaque do artigo.

O The Guardian contactou @rodrigoo há mais de um ano, quando a conta @guardiancities ainda era recente. Pediram autorização para usar algumas fotos da sua galeria e sugestões de outros users portugueses. Como chegaram à sua conta? Não faz ideia, mas uma vez que o grupo de pessoas que criou o @guardiancities já seguia contas de todo o mundo, @rodrigoo supõe que tenham chegado lá por intermédio de outras pessoas. Quando o jornal britânico decidiu lançar os takeovers — permitir a instagramers de todo o mundo que publicassem no @guardiancities durante uma semana — convidaram @rodrigoo a participar. As escolhas do português estão na fotogaleria no topo desta página.

A razão pela qual @rodrigo prefere ser tratado pelo seu user é um indicativo da força do Instagram. Os maiores utilizadores desta rede social referem-se uns aos outros sempre pelo nome “instagramico”. Fora da rede social, Rodrigo trabalha na área financeira e tem pouco mais de 30 anos. É quando sai do trabalho que decide “caminhar um pouco e fotografar” e já o faz desde os primórdios do Instagram, quando poucos sabiam soletrar o nome da aplicação. Dedica a conta, em grande parte, à morfologia urbana, especialmente a de Lisboa, onde vive.

Não é a primeira vez que o The Guardian cai de amores por instagramers portugueses. No início do ano passado, o jornal publicou uma seleção das melhores contas a seguir. Nessa lista estava @ritacordeiro com uma imagem de uma florista na Baixa Pombalina. Rita já soma mais de 35 mil seguidores, quase tantos como a própria conta do @guardiancities. Aqui fica uma amostra do seu trabalho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR