A empresa gestora do Alqueva vai apresentar na terça-feira, sobretudo aos agricultores beneficiários, o novo perímetro de rega do empreendimento, que entra em exploração na atual campanha de rega para servir 14.031 hectares no concelho de Beja.

Segundo a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), a apresentação pública, aberta a todos os interessados, nomeadamente agricultores e proprietários, visa “esclarecer os beneficiários dos processos ligados à exploração” do perímetro de rega de São Pedro/Baleizão/Quintos.

Trata-se de uma área composta pelos blocos de Magra, São Pedro-Baleizão Norte e São Pedro-Baleizão Sul e pelos cinco blocos de Baleizão-Quintos, os quais beneficiam um total de 14.031 hectares servidos por 455 bocas de rega e cerca de 165 quilómetros de condutas, explica a EDIA.

À semelhança do que aconteceu quando os anteriores perímetros de rega do Alqueva entraram em exploração, não serão cobrados os volumes de água usados no novo perímetro no primeiro ano, ou seja, o “ano zero”, que “é considerado o ano de testes”, explica a empresa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Atualmente, dos cerca de 120 mil hectares de regadio previstos no Sistema Global de Rega de Alqueva, 73.300 estão em exploração e os 14.031 do perímetro de rega de São Pedro/Baleizão/Quintos começam a funcionar na campanha de rega deste ano, perfazendo um total de cerca de 88 mil hectares de área irrigada.

Os restantes cerca de 30 mil hectares estão em construção com vista à conclusão do empreendimento até ao final deste ano, sendo que os cerca de 120 mil hectares já deverão estar em exploração na campanha de rega de 2016.

Os cerca de 30 mil hectares em construção são relativos aos blocos de rega de S. Matias, Beringel e Álamo, Beja, Barras, Torrão e Baronia Baixo, Baronia e Alvito Altos e Alvito Baixo, Roxo-Sado, Pias, Caliços-Machados e Moura Gravítico.