A ilustradora portuguesa Catarina Sobral é uma das autoras em destaque na Feira do Livro Infantil de Bolonha, que começa na segunda-feira, em Itália, com uma exposição individual e o lançamento de um livro.

Distinguida em 2014 com o prémio internacional de ilustração, atribuído por aquela feira, Catarina Sobral terá por isso este ano uma exposição individual, com os originais de “La sirena y los gigantes enamorados”, um livro para crianças que sairá pela editora espanhola Ediciones SM.

O livro, a publicar primeiro em castelhano e só depois em português, inspira-se numa lenda sobre a Praia da Rocha (Portimão), sobre o mar e a montanha que se apaixonam por uma sereia e lutam por ela, contou a autora à agência Lusa.

Este ano, em Bolonha, há outros dois livros portugueses com especial visibilidade por terem sido também premiados: “Lá fora – Um guia para descobrir a natureza”, das biólogas Maria Dias e Inês Rosário, foi eleito o melhor livro na categoria “Primeira obra”, e “Hoje sinto-me…”, de Madalena Moniz, teve uma menção honrosa nessa mesma categoria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, criada em 1964, é um dos principais espaços de compra e venda de direitos de livros, mas também inclui exposições, distingue os melhores livros editado em todo o mundo, promove debates e encontros com autores e ilustradores.

Este ano, a Croácia é o país convidado da feira. Em 2012 foi Portugal, com particular destaque para a mais recente produção literária portuguesa.

A participação oficial portuguesa na feira dá-se com a Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, que apresentará, num ‘stand’ próprio, uma seleção de livros editados ao longo do último ano e publicados recentemente no estrangeiro.

A Feira de Bolonha termina a 02 de abril, Dia Internacional do Livro Infantil. Até lá, a extensa programação incluirá ainda o anúncio do vencedor do prémio sueco Astrid Lindgren Memorial Award 2015, no valor de mais de 500 mil euros.

Destinado a escritores, ilustradores e entidades promotoras da leitura, o prémio será anunciado na terça-feira. Este ano, entre os nomeados, estão a escritora e promotora de leitura Margarida Botelho e o escritor António Mota.