Mercado Livreiro
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de outubro

159
O último romance de Olga Tokarczuk, a segunda parte da trilogia de Virginie Despentes, um novo livro de John le Carré e as biografias de Cohen e Churchill: estes são alguns dos destaques de outubro.
Lançamentos

Eis os livros que pode esperar até ao final do ano /premium

Vencedores do Booker e do Pulitzer, um novo volume da "Bíblia" de Frederico Lourenço, a segunda parte de "As Mil e Uma Noites" e o regresso de Ferlinghetti: são estas algumas das novidades literárias.
Lançamentos

Novo livro de Marlon James publicado em novembro

A edição portuguesa de "Leopardo Negro, Lobo Vermelho", o último livro de Marlon James, vai chegar às livrarias em novembro. O jamaicano venceu o Booker Prize em 2015.
Lançamentos

Cartas inéditas de Agustina publicadas este mês

287
A correspondência trocada entre Agustina Bessa-Luís e Juan Rodolfo Wilcock vai ser publicada pela Relógio d'Água, no mês em que a editora fará regressar às livrarias o romance "O Sermão do Fogo".
Lançamentos

Aos 100 anos, Lawrence Ferlingheti tem novo livro

517
Um dos autores mais importantes da Beat Generation, foi co-fundador da icónica City Lights. Aos 100 anos, decidiu olhar para trás e escrever "Rapazinho". A edição portuguesa chega no final do ano.
Lançamentos

Agualusa e Mia Couto juntos no mesmo livro

4980
"O Terrorista Elegante e Outras Histórias" reúne três novelas escritas a quatro mãos pelos dois amigos com base em peças de teatro encomendadas por grupos de teatro portugueses.
Escritores

Marcelo condecora autores e editor portugueses

As condecorações foram atribuídas no começo da quarta edição da Festa do Livro em Belém. Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que estas cinco condecorações pretendem "homenagear o livro e a leitura".
Educação

Banco de Afetos vence "Escola Amiga da Criança"

314
Foram 695 as escolas de todo o País que se inscreveram na 2ª edição da iniciativa, promovida pela CONFAP, pela Leya e pelo psicólogo Eduardo Sá. O Banco de Afetos da Secundária Francisco Franco.
Lançamentos

Quetzal lança coleção de literatura de viagens

"Terra Incógnita" reúne "títulos e autores que desprezam a ideia de turismo e fazem da viagem um modo de conhecimento". Predrag Matvejevitch e Paul Theroux inauguram a coleção.
Lançamentos

E-Primatur vai editar ficção completa de Voltaire

180
A "Ficção Completa" do filósofo francês vai chegar às livrarias em março, na mesma altura que uma coleção de contos e novelas fantásticos de Dumas. "Satânica", de Judith Teixeira, vai ter nova edição.
Lançamentos

Porto Editora publica romance vencedor do Booker

"Milkman", de Anna Burns, vai ser publicado em Portugal em maio. A autora foi a primeira escritora da Irlanda do Norte a receber o prestigiado prémio literário de língua inglesa.
Lançamentos

Quetzal publica contos completos de Susan Sontag

120
São muitas as novidades que a Quetzal guardou para 2019. Além do volume de inéditos de Agostinho da Silva e da coletânea de contos de Susan Sontag, haverá novos livros de Agualusa e José Luís Peixoto.
Lançamentos

Mia Couto e Germano Almeida com novos livros

183
Os novos livros dos Prémio Camões vão ser publicados na reta final do ano. Mia Couto e Germano Almeida são duas das apostas da Caminho para o novo ano literário.
Livrarias

Primeiro andar da Cotovia é dos "editores livres"

720
A Livraria Cotovia, junto ao Teatro da Trindade, reabriu esta semana com uma grande novidade: o primeiro andar foi transformado para receber editoras independentes. São 19 ao todo.
Editoras

Leya edita novo romance de Haruki Murakami

O primeiro volume do novo romance de Haruki Murakami, "A morte do comendador", que deverá chegar às livrarias em novembro, é um dos grandes destaques editoriais do grupo Leya até ao final do ano.
Livros

Diário de Saramago na 'rentrée' da Porto Editora

Um diário inédito de José Saramago, do ano em que ganhou o Prémio Nobel, um novo romance de Richard Zimler e o segundo volume das memórias de Cavaco Silva são algumas das novidades da Porto Editora.
Ministro da Educação

Anunciado acordo entre Governo e Editoras 

Acordo entre o Governo e a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros faz com que os preços dos manuais escolares não aumentem.
Editoras

APEL anuncia fim do voluntariado na Feira do Livro

171
A decisão da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) foi tomada depois de um abaixo-assinado contra a existência de voluntários na Feira do Livro de Lisboa.
Feira do Livro

Debate interrompido. APEL lamenta o sucedido

1722
O debate sobre ativismo organizado pela Tinta-da-China na Feira do Livro de Lisboa teve de acabar mais cedo devido aos comentários de uma voluntária. Editora fala em racismo. APEL lamenta o sucedido.
Editoras

A Sextante renasceu e está cheia de tesouros

270
Cumpridos dez anos, a Sextante recebeu um "novo sopro". Com uma nova linha editorial, que se estruturará sobre dois pilares, a editora promete trazer à livrarias os "tesouros" perdidos da literatura.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de abril

180
Uma nova edição do "Fausto" de Fernando Pessoa, os contos completos de Marcel Proust e o novo romance de Salman Rushdie, "A Casa Golden": estes são alguns dos lançamentos que pode esperar em abril.
Lançamentos

Primeira edição do "Fausto" de Pessoa em 30 anos

283
Trinta anos depois, o "Fausto" de Fernando Pessoa vai ter uma nova edição, a primeira com aparato crítico. Da responsabilidade de Carlos Pittella, o livro chega às livrarias este mês de abril.
Editoras

Ruiu parte do telhado da Porto Editora

Três feridos ligeiros estão a ser assistidos na sequência da queda de parte do telhado da Porto Editora na Maia. O incidente terá sido causado pelo mau tempo.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de março

155
A obra completa de Arthur Rimbaud pela primeira vez em Portugal, o novo livro de Alberto Manguel e o primeiro ensaio português sobra a história da violação: estes são alguns dos livros de março.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de fevereiro

196
O livro que deixou Donald Trump de cabelos em pé, a história da neta de Amon Göth que não sabia o nome do avô e a obra completa de Arthur Rimbaud: estes são alguns dos livros que vão sair este mês.
Literatura

Correntes: um palco para a língua portuguesa

108
O Correntes d'Escritas, o festival literário da Póvoa de Varzim, regressa a 20 de fevereiro para a 19ª edição, com uma programação maioritariamente composta por escritores de língua portuguesa.
Livros

Companhia das Ilhas quer o mundo a ler os Açores

465
A Companhia das Ilhas, uma editora da ilha do Pico, vai ser responsável por um dos lançamentos mais importantes de 2018: as obras completas de Vitorino Nemésio. O primeiro volume sai em abril.
Lançamentos

Estas são as novidades literárias de 2018

385
Há livros para todos os gostos: do romance ao conto, passando pela poesia e pelo ensaio, sem esquecer os mais pequenos. Estes são "alguns" dos livros que 2018 vai trazer.
Presidente Trump

Grupo Almedina vai editar "Fire and Fury"

206
A Actual Editora, chancela do Grupo Almedina, vai editar em Portugal o livro "Fire and Fury". A obra de Michael Wolff sobre Donald Trump deve chegar às bancas em fevereiro.
Livros

João Pinto Coelho vence Prémio Leya 2017

441
O Prémio Leya 2017 foi atribuído a "Os loucos da rua Mazur", de João Pinto Coelho, um romance livro dá a conhecer um lado diferente da Segunda Guerra Mundial. "Foi uma sensação ótima", admite o autor.
Livros

Cotovia publica Hubert Fichte e Emmanuel Bove

Nos últimos meses do ano, a editora vai lançar obras de Hubert Fichte e Emmanuel Bove. A rentrée da editora inclui ainda uma exposição e um ciclo de conversas para comemorar 30 anos de existência.
Mercado Livreiro

Feira do Livro de Lisboa bate recorde de visitas

150
Durante 18 dias, a Feira do Livro de Lisboa recebeu 537.255 visitantes, numa média de 30 mil por dia. Este é o maior número registado desde que o evento foi criando.
Livros

Maior Feira do Livro de Lisboa de sempre abre hoje

493
A 87.ª edição da Feira do Livro de Lisboa começa com mais pavilhões, mais editoras participantes, mais restaurantes, mais espaço e algumas novidades, fazendo desta a "maior feira do livro de sempre".
Livros

Feira do Livro: novidades e suspeitos do costume

366
A Feira do Livro de Lisboa regressa ao Parque Eduardo VII esta quinta-feira, 1 de junho. Reunimos algumas das novidades (e não só) da edição de 2017.
Lançamentos

Os livros que vão chegar em maio

354
O regresso de Luis Sepúlveda ao romance, o livro de Paul Beatty que lhe valeu o Man Booker Prize, poemas de António José Forte e um novo livro de Agualusa. Estas são algumas das novidades de maio.
Livros

Relógio D'Água fica com direitos de Agustina

366
Depois do corte de relações e rescisão com a Guimarães/Babel a família de Agustina Bessa-Luís passou os direitos da autora para a Relógio D'Água de Francisco Vale.
Lançamentos

Cotovia lança antologia de poesia brasileira

1196
"É agora como nunca. Antologia incompleta da poesia contemporânea brasileira" foi organizada por Adriana Calcanhotto. A editora vai também reeditar "A angústia da influência" de Harold Bloom.
Editoras

Minotauro: a editora do labirinto abriu um blog

A Minotauro, que recentemente alargou o seu catálogo para incluir diferentes géneros e autores, lançou um blog com livros e muitas coisas mais. Os de março já lá estão mais há muitos mais para sair.
Lançamentos

As novidades literárias de 2017

101
Livros sobre Fátima, Donald Trump, um vencedor do Man Booker Prize em português e reedições de grandes clássicos da literatura. Estas são algumas das novidades que 2017 trará.
Lançamentos

Guerra & Paz promete um 2017 com livros "loucos"

Mais e melhores livros amarelos, grandes clássicos da literatura (portuguesa e não só) e uma nova coleção que está ainda no segredo dos deuses. Estas são as promessas da Guerra & Paz para 2017.
Editoras

O que é que a Oneworld tem?

1010
Os dois últimos vencedores do Man Booker Prize foram publicados pela Oneworld, uma pequena editora independente com 30 anos de história.
Livros

O Presidente sonhou, a festa nasceu

2472
Marcelo Rebelo de Sousa teve um sonho — fazer nascer uma feira do livro no Palácio de Belém. O sonho tornou-se realidade e até domingo a Festa do Livro promete animar Belém.
Livros

A "Festa do Livro" chega ao Palácio de Belém

1192
Entre os dias 1 e 4 de setembro, o Palácio de Belém abrirá às portas para receber a "Festa do Livro", uma iniciativa da Presidência e da APEL. Além de muitos livros, haverá música e até cinema.
Editoras

André Jorge, um editor dedicado

147
Morreu esta quinta-feira André Fernandes Jorge, fundador da Cotovia. Vasco Rosa lembra o editor dedicado que, durante 30 anos, procurou construir um catálogo literário de primeira categoria.
Arte

50 anos depois, Livraria Espaço Ulmeiro em risco 

5063
A livraria Espaço Ulmeiro, em Lisboa, corre o risco de encerrar, ao fim de quase 50 anos de atividade, e tenta agora os últimos esforços para reverter a situação, realizando esta semana uma feira do livro.
Costumes e Tradições

Lídia Jorge evoca o seu amigo Vergílio Ferreira

201
Lídia Jorge, que foi amiga de Vergílio Ferreira e diz que o escritor foi "decisivo" na sua carreira, defende que, no centenário do nascimento, se devia falar dele "do ponto de vista da alegria longa".
Língua

A Palavra do Ano 2015 é "Refugiado"

"Refugiado" foi eleita a Palavra do Ano 2015, anunciou o grupo Porto Editora, que organiza a iniciativa desde 2009.
Livros

Nasceu uma nova editora. Que o caminho seja longo

738
Depois de 10 anos passados nas editoras Relógio D'Água e Sextante, Isabel Castro Silva lançou a Ítaca. O primeiro livro, sobre o Estado Islâmico, já cá canta. O segundo venceu o National Book Award.
PT

Coimbra Editora declarada insolvente

1382
O Tribunal da Comarca de Coimbra decretou a insolvência da quase centenária Coimbra Editora, bem como da sua participada, a Livraria Jurídica. Já foram dispensados 16 trabalhadores.
Literatura

Livro inédito de Agustina reúne crónicas da rádio

Um livro inédito de Agustina Bessa-Luís, que reúne crónicas radiofónicas transmitidas entre 1978 e 1979, no programa "Crónica da manhã", na RDP, é publicado em dezembro.
Literatura

Vencedor do Prémio Goncourt em Portugal em 2016

Mathias Énard, de 43 anos, venceu esta terça-feira o prestigiado prémio francês. O vencedor ganha um valor simbólico de 10 euros, mas irá vender centenas de milhares de livros.
Literatura

Toda a ficção de Dylan Thomas num só volume

127
A Livros do Brasil anunciou hoje a publicação, na quinta-feira, de "Retrato do artista quando jovem cão e outras histórias", do escritor Dylan Thomas, nascido há exatamente 101 anos, no País de Gales.
Literatura

"Minha mulher, a Solidão", ou Pessoa e as mulheres

957
A obra "Minha mulher, a Solidão - Conselhos a Casadas, Malcasadas e algumas Solteiras", de Fernando Pessoa, que reúne textos do poeta e dos seus heterónimos sobre as mulheres, apresentada em Lisboa.
Universidades

Res Magnae para José Tolentino Mendonça

O escritor José Tolentino Mendonça foi distinguido com o Prémio literário Res Magnae, em Itália, pelo ensaio "A mística do instante - o tempo e a promessa", publicado em outubro do ano passado.
Literatura

Direitos de autores portugueses negociados

Hélia Correia, distinguida este ano com o Prémio Camões, é uma das escritoras cujos direitos de publicação vão ser negociados na Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, o maior encontro anual do mercado editorial.
Costumes e Tradições

Livro de Alberto Manguel apresentado hoje

204
O livro "Uma história da curiosidade", de Alberto Manguel, é apresentado pelo jornalista Carlos Vaz Marques, esta terça-feira na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
Educação

Alterações dos manuais são culpa do Governo 

Editores dizem que cumprem "rigorosa e escrupulosamente" o quadro legal que regula a edição escolar e que as alterações aos manuais escolares são responsabilidade do Ministério da Educação.
Mercado Livreiro

10% de desconto nos livros? Só passados 18 meses

A partir de 16 de outubro, a nova Lei do Preço Fixo atualiza-se para proteger os pequenos e médios livreiros de promoções superiores a 10% de desconto nos livros publicados há menos de ano e meio.
Mercado Livreiro

Pequenos editores protestam contra custo desigual

403
É a primeira vez que os pequenos editores se organizam para denunciar a "desigualdade" nos novos custos de registo de livros. Pedem que deixe de ser pago e que deixe de ser a APEL a gerir o processo.
Porto

Mesmo sem APEL, os livros estão em festa no Porto

Pela segunda vez, a Câmara Municipal do Porto organiza a feira do livro. Os participantes aumentaram. O programa cultural inclui cinema, atividades para os mais novos e 10 debates com escritores.
País

Manuais: correr meio mundo para não ter de comprar

1250
É preciso disciplina. É preciso cuidado com os livros durante o ano. Há famílias que não desistem. E poupam centenas de euros em manuais escolares. Onde é que os encontram? Em floristas ou mercearias.
Editoras

Uma editora que nasceu dentro das redes sociais

1876
"Imprima-se" — não os bestsellers da moda p´rá carneirada, mas os livros de sonho daqueles para quem ler é o verdadeiro sinónimo de "subir na vida". Eis a novíssima E-primatur.
Literatura

A Feira do Livro não quer nada com os ebooks

110
Na viragem do milénio, previa-se que os ebooks já dominassem o mercado livreiro por esta altura. No dia em que a Feira do Livro de Lisboa começou, o Observador foi à procura de livros eletrónicos.
Livros

Tinta-da-China. Orgulhosamente independente

1168
Dez anos de uma editora "independente", que não está "ao serviço de ninguém". Fomos falar com Bárbara Bulhosa, diretora e fundadora da Tinta-da-China, a editora do polémico livro de Rafael Marques.
Literatura

Centenário da Orpheu assinalado em São Paulo

No ano em que a revista Orpheu comemora 100 anos, o Brasil irá esta segunda-feira iniciar o Congresso 100 Orpheu, em São Paulo. Haverá também uma exposição, a exibição de um filme e uma festa.
Literatura

Umberto Eco questiona jornalismo e internet

O novo livro do filósofo italiano Umberto Eco, "Número zero", coloca questões sobre jornalismo e as novas plataformas digitais, escolhendo como cenário narrativo a redação de um jornal diário.
Poesia

Herberto Helder: "Poemas canhotos" hoje à venda

“Poemas canhotos”, o derradeiro livro de originais de Herberto Helder, chega hoje às livrarias, anunciou a Porto Editora, que chancela a obra.
Literatura

Ladrão que rouba solidão tem cem anos de perdão?

Um exemplar de uma primeira edição do romance "Cem anos de solidão", do escritor colombiano Gabriel García Marquez, foi roubado no sábado na Feira do Livro de Bogotá, na Colômbia.
Literatura

Gonçalo M. Tavares finalista do Jean-Monnet

"Um homem Klaus Klump e A máquina de Joseph Walser" foi editado em França, no ano passado, pela Viviane Hamy, e em Portugal, em 2008, pela Caminho.
Mercado Livreiro

José Cardoso Pires editado pela Relógio D'Água

A obra de José Cardoso Pires, autor falecido em 1998, vai passar a ser publicada pela Relógio D'Água, que conta editar quatro títulos do escritor, "até meados de junho".
Literatura

Inédito de Harper Lee em Portugal no final do ano

O romance inédito da escritora norte-americana Harper Lee, de 88 anos, autora de “Mataram a cotovia”, é editado em Portugal, pela Editorial Presença, “no último trimestre deste ano”.
Banda Desenhada

Vem aí o novo Astérix. E traz o "papiro de César"

113
O novo álbum de banda desenhada da série protagonizada pelos gauleses Astérix e Obélix chama-se "O papiro de César" e sairá a 22 de outubro em simultâneo em vários países, incluindo Portugal.
Livros

Portugueses na Feira do Livro de Bolonha

154
Distinguida em 2014 com o prémio internacional de ilustração, Catarina Sobral vai ter direito a uma exposição individual. Mas não é a única portuguesa em destaque em Itália.
História

Apresentado hoje último livro de Manuel de Lucena

O livro “Os lugar-tenentes de Salazar”, do historiador Manuel Lucena, autor falecido no passado dia 07 de fevereiro, é apresentado hoje no Grémio Literário pelo historiador Pedro Aires Oliveira.
Literatura

De Capote a Hemingway. Livros do Brasil voltaram

284
É com um grafismo mais vivo e traduções revistas que os nove primeiros livros da histórica chancela chegam às livrarias. Em abril há mais novidades, entre as quais "O Velho e o Mar", de Hemingway.
Mercado Livreiro

Dejà Lu, a livraria solidária, abre em Cascais

A Dejà Lu, uma livraria de caráter solidário, onde a venda de todos os livros reverte para uma causa social - apoio à integração profissional de jovens com trissomia 21 -, é inaugurada hoje, na Cidadela de Cascais.
País

Histórias reais de mulheres, por Isabel do Carmo

A obra “Histórias que as mulheres contam. Testemunhos reais”, de Isabel do Carmo, que reúne histórias reais relacionadas com a condição feminina, é apresentada esta terça-feira em Lisboa.
História

“Os lugar-tenentes de Salazar”, de Manuel Lucena

O livro “Os lugar-tenentes de Salazar”, do historiador Manuel Lucena, autor falecido no passado dia 07 de fevereiro, vai ser editado no início de março pela Alêtheia.
Estado Novo

As críticas de Fernando Pessoa a Salazar, em 1935

Fernando Pessoa, no último ano de vida, em 1935, acusou Salazar de ter afastado de si "o resto da inteligência portuguesa", numa carta que endereçou a Óscar Carmona.
Mercado Livreiro

Romance de Chico Buarque na Casa dos Bicos

342
O romance “O irmão alemão”, de Chico Buarque, que inaugura a chancela Companhia das Letras, em Portugal, é apresentado esta quinta-feira, às 21h30, na Fundação José Saramago, na Casa dos Bicos.
Literatura

Há um novo prémio no mundo da literatura

144
O prémio terá um valor pecuniário a definir e o vencedor verá a sua obra editada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, na coleção Plural. O regulamento e o júri vão ser divulgados em abril.
José Saramago

Herdeiros rompem com editora alemã da obra

122
A agência literária Mertin representou durante quase três décadas os direitos de autor internacionais da obra de José Saramago datando o primeiro contrato para publicação na Alemanha de 1986.
Literatura

Porto Editora compra Livros do Brasil

O grupo editorial Porto Editora adquiriu a editora Livros do Brasil, por cerca de 500.000 euros, e relançará o catálogo daquela chancela portuguesa a partir deste ano, disse à Lusa fonte da empresa.
Comida

Receitas "de Eça" voltam em livro

533
Voltou a ser editado o livro "Comer e beber com Eça de Queiroz" de Maria de Lourdes Modesto. O livro apresenta as receitas dos pratos que Eça fala nos seus livros.
História

Gago Coutinho, o geógrafo antes do aventureiro

Rui Miguel da Costa Pinto realça, na biografia que escreveu do almirante Gago Coutinho, a faceta de cientista, que esquecida pelo facto de ter feito a primeira travessia aérea do Atlântico Sul.
Literatura

30 volumes depois, Padre António Vieira completo

A conclusão da Obra Completa do Padre António Vieira, num total de 30 volumes, é hoje celebrada em Lisboa. Foi um "sucesso editorial”, disse à Lusa a editora Guilhermina Gomes, do Círculo de Leitores.
Cultura

Franco Maria Ricci no Museu de Arte Antiga

497
Uma exposição com cem obras da coleção do italiano Franco Maria Ricci, conhecido como "líder do gosto", com pintura e escultura do século XVI ao século XX, inaugura no Museu Nacional de Arte Antiga.
Literatura

Romance inédito de Saramago chegou às livrarias

O romance inacabado de José Saramago "Alabardas, alabardas, Espingardas, espingardas", chega hoje às livrarias, anunciou hoje a Porto Editora que chancela a obra.
Mercado Livreiro

Venda e edição de livros está em queda

Em 2012, havia em Portugal 562 livrarias, menos 132 que em 2004, o "primeiro ano com dados", segundo a APEL. Em 2012 registaram-se 442 editoras, dados que revelam uma quebra.
Literatura

Volume inéditos de Agustina Bessa-Luís publicado

Cinco inéditos de Agustina Bessa-Luís, concluídos na segunda metade da década de 1960, foram editados pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), num volume intitulado “Elogio do Inacabado”.
Mundo

Romance inacabado de Saramago chega em outubro

O romance inacabado de José Saramago "Alabardas, alabardas, Espingardas, espingardas", será publicado em outubro, anunciou hoje a revista digital Blimunda, no seu editorial.
Crise no GES

Porto Editora tem dinheiro preso no GES

231
A maior editora portuguesa tem dinheiro preso no Banque Privée Espírito Santo. Não diz quanto, nem comenta o caso. A sua atividade não deve, porém, estar em causa.
A página está a demorar muito tempo.