Um príncipe polaco a viver em Londres desafiou Nigel Farage, líder do partido eurocético britânico UKIP, para um duelo típico do século XVIII, a ter lugar numa manhã a determinar no muito central Hyde Park. O motivo da discórdia está relacionado com a discriminação contra emigrantes, feita por pessoas como o próprio Farage.

Janek Żyliński, o príncipe, é o filho de um herói de guerra, Andrzej Żyliński, que liderou um ataque vitorioso contra os Nazis em Varsóvia em 1939, ajudando a salvar cerca de 6 mil judeus no processo. Talvez por isso o sentido de justiça lhe corra no sangue. O certo é que Żyliński colocou um vídeo no Youtube, onde desafia publicamente o político a participar no duelo. É uma verdadeira bofetada de luva branca.

Um minuto e trinta e cinco segundos são suficientes para o príncipe explicar o motivo e as regras do conflito: “Estou farto da discriminação contra polacos neste país. O exemplo mais idiota que já ouvi foi o Sr. Nigel Farage culpar os migrantes pelos engarrafamentos na M40 [uma autoestrada que liga Londres a Birmingham]”. “Então, o que gostaria de fazer é desafiá-lo para um duelo. Gostaria que nos encontrássemos no Hyde Park uma manhã, com as nossas espadas, para resolvermos este assunto”, continua Żyliński.

Ao que parece, Nigel Farage ainda não respondeu. No entanto, tal como lembra o britânico The Independent, o desafio é ilegal. Tendo isso em consideração, o príncipe acrescenta que, caso a espada do líder político esteja um pouco enferrujada, os dois podem encontrar-se num estúdio de televisão para um duelo de palavras. Talvez seja melhor ideia.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR