761kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Palestina

Guerra na Terra Santa

"Biden está demasiado otimista com cessar-fogo"

Numa altura em que Blinken já vai no 5º pédiplo, Major-General Isidro Morais Pereira diz não estar assim tão confiante e realça que Israel não vai desistir da capacidade militar do Hamas.
Conflito Israelo-palestiniano

Palestiniano perde 103 familiares em ataque

Ahmad al-Ghuferi estava na Cisjordânia, quando soube que o prédio de quatro andares da família tinha sido atacado. Mais de dois meses depois, há ainda corpos para desenterrar dos escombros.
Guerra na Terra Santa

Cessar-fogo? "Biden está bem informado"

Bruno Cardoso Reis fala dos sinais de empenho dos EUA para um cessar-fogo na próxima semana. Garante que "os EUA não mandam no Médio Oriente", mas continuam a ser um aliado importante de Israel.
Guerra na Terra Santa

"Poderá criar-se uma crise dentro de uma crise"

A demissão do primeiro-ministro da Autoridade Palestiniana não terá o intuito de "gerar outro conflito", mas pode não estar a ser "levada a sério". Análise de Bruno Cardoso Reis e Tiago André Lopes.
Conflito Israelo-palestiniano

Telavive ataca pela primeira vez alvos no Líbano

Os ataques desta segunda-feira são os primeiros contra o Hezbollah fora da região sul do Líbano, palco de violência diária entre a formação xiita e o exército israelita desde o início da guerra.
Conflito Israelo-palestiniano

Número de mortos em Gaza sobe para 29.700 pessoas

Pelo menos 90 habitantes de Gaza morreram na região nas últimas 24 horas, elevando o total de mortos para 29.782 pessoas, avançou o Ministério da Saúde do enclave controlado pelo Hamas.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel envia ao TIJ notificação de ações em Gaza

Tribunal Internacional de Justiça (TIJ, principal órgão judicial da ONU) pediu a Israel que se pronuncie sobre alegados abusos previstos na Convenção sobre Genocídio e sobre garantias a palestinianos.
Noticiário

4h. Lula defende criação de "Estado Palestiniano"

O Presidente brasileiro afirma que "esse Estado Palestiniano deve viver em harmonia com o Estado de Israel". Inácio Lula da Silva volta ainda a acusar Israel de genocídio na Faixa de Gaza.
Guerra na Terra Santa

"Netanyahu está a perder em favor dos moderados"

Bruno Cardoso Reis diz que é preciso perceber o equilíbrio de forças em Israel e diz que EUA querem reduzir custos humanos no conflito.
Guerra na Terra Santa

"China está a empoderar o Hamas"

A China tomou uma posição sobre o conflito ao dizer que os palestinianos tem direito à "luta armada". Tiago André Lopes acredita que a China quis contrapor os EUA e tornar clara a sua posição.
Guerra na Terra Santa

Houhtis: "Capacidade militar é desconhecida"

Francisco Pereira Coutinho duvida da capacidade dos rebeldes Houthis concretizarem as ameaças no Mar Vermelho. Bruno Cardoso Reis considera que acordo em Gaza não iria parar ataques.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel: 1 morto e 8 feridos em ataque a tiro

Numa estrada perto de um colonato israelita localizado na Cisjordânia, "três terroristas" dispararam armas automáticas contra os carros. A polícia disse ter "neutralizado" os agressores.
Conflito Israelo-palestiniano

Vídeos de soldados israelitas causam polémica

Imagens partilhadas nas redes sociais mostram membros do exército a vandalizar lojas, destruir mesquitas e a menorizar a destruição em Gaza. Acumulam dezenas de milhares de visualizações.
Guerra na Terra Santa

Gaza. "Reféns são o maior trunfo"

Daniela Nunes, investigadora, acredita que os EUA apesar do veto vão apresentar uma proposta que se foca na libertação dos reféns. Destaca que a "guerra não acontece só num quadrado pequeno em Gaza".
Guerra na Terra Santa

"Israel está a responder de forma desproporcional"

José F. Pinto garante que é difícil punir os responsáveis sobre violações de mulheres palestinianas. João Diogo Barbosa comenta as declarações de Lula ao comparar Gaza ao Holocausto: "Foi desastrado".
Guerra na Terra Santa

“EUA podem propor cessar-fogo com pés e cabeça”

Major-General Isidro Morais Pereira considera que os Estados Unidos, apesar de vetarem o cessar-fogo, “se mantêm coerentes”. Defende que deve ter a visão de Israel, “para evitar outro 7 de outubro”.
Guerra na Terra Santa

Hungria é um entrave à trégua humanitária?

Bruno Cardoso Reis comenta a política externa de Viktor Orbán e a aproximação a Netanyahu. Destaca que esta ligação demonstra uma crescente radicalização de posições em relação ao conflito.
Guerra na Terra Santa

Gaza. "Comparações de Lula são descabidas"

Bruno Cardoso Reis diz que Lula da Silva tem um padrão nas críticas aos países da democracia ocidental. José Filipe Pinto diz que Hamas não vai aceitar prazo imposto por Israel.
Conflito Israelo-palestiniano

Ativistas partem vidros e pintam Ministério

Ação no Palácio das Necessidades de grupo solidário com a resistência palestiniana quis denunciar o que diz ser "o apoio do governo português" a "projeto colonial".
Guerra na Terra Santa

"Nada na Palestina é comparável ao Holocausto"

Comparações de Lula da Silva quanto a um holocausto na Palestina são exageradas. Bruno Cardoso Reis lembra que Lula é crítico com que tem hostilidade e omisso nas críticas com quem tem boas relações.
Noticiário

11h. Kremlin faz convite às fações palestinianas

Primeiro ministro da Autoridade Palestiniana diz que está disponível para dialogar com o Hamas. Na Rússia continuam os protestos contra a morte do opositor Russo, Alexei Navalny.
Conflito Israelo-palestiniano

UNRWA. Israel divulga identidades de funcionários

O ministro da Defesa israelita divulgou esta sexta-feira as identidades de 12 funcionários da UNRWA. Gallant acrescentou que 1.468 trabalhadores estão ligados ao Hamas e à Jihad Islâmica Palestiniana.
Conflito Israelo-palestiniano

Abbas assegura que controlará Gaza após a guerra

"Fomos e continuamos a ser responsáveis por Gaza, e continuaremos a sê-lo", afirmou esta quinta-feira o Presidente palestiniano, que censurou os EUA por não exercerem pressão suficiente sobre Israel.
Guerra na Terra Santa

"Há quem tenha visões messiânicas para Israel"

Francisco Pereira Coutinho explica que não é certo que o direito internacional tenha sido violado em Gaza. Bruno Cardoso Reis prevê que Israel não ponha fim a ações militares em hospitais no enclave.
Guerra na Terra Santa

"Há um choque entre a Casa Branca e Israel"

Na análise do Major-General Vieira Borges, o cenário no Médio Oriente já é de "plena catástrofe". Tiago André Lopes fala da importância da África do Sul por causa do Tribunal Internacional de Justiça.
Conflito Israelo-palestiniano

Turquia mostra-se disponível para reconstruir Gaza

O líder turco apoiou a posição egípcia de rejeitar a deslocação do povo palestiniano de Gaza e condenou ainda a "política de ocupação, destruição e massacres" perpetuada por Israel.
Guerra na Terra Santa

“Desproporção nas trocas por um cessar-fogo”

Sobre o cessar-fogo no Médio Oriente, o Coronel Carlos Mendes Dias considera que nem Israel nem o Hamas o vão fazer. Quanto à investigação dos EUA diz ser “impossível analisar a legalidade das armas”.
Guerra na Terra Santa

"O Hamas sente-se encurralado"

Netanyahu não quer sair do conflito sem ser o vencedor. O Major-General Isidro Morais Pereira fala da insistência do Hamas num cessar-fogo e das posições "inconciliáveis" do PM israelita.
Guerra na Terra Santa

"A ONU chantageou os financiadores"

Bruno Cardoso Reis considera que foram necessárias alterações na administração da UNRWA para recuperar os apoios. Destaca que apesar da pressão internacional “Israel vai continuar a atacar Rafah”.
Conflito Israelo-palestiniano

Como Israel resgatou dois reféns em Rafah

Soldados israelitas invadiram um prédio, resgataram Fernando Simon Marman e Louis Har de 60 e 70 anos, "protegendo-os com os seus corpos". Agora, os argentino-israelitas estão "estáveis" no hospital.
Guerra na Terra Santa

"Plano de Netanyahu não é credível"

Bruno Cardoso Reis destaca que Netanyahu está preocupado com a defesa, mas ainda mais com a sobrevivência política. José F. Pinto garante que esta narrativa vai alimentar o conflito por mais tempo.
Guerra na Terra Santa

"Objetivo de Israel é impossível sem catástrofe"

Para Francisco Pereira Coutinho, os objetivos de Israel na Faixa de Gaza são "impossíveis de alcançar sem que se verifique uma catástrofe humanitária" naquele território.
Palestina

Personalidades pedem reconhecimento da Palestina

"Profundamente preocupados com a catastrófica situação", os signatários afirmam que Portugal pode contribuir para a resolução do conflito. Seria "um passo necessário num caminho rumo à paz".
Guerra na Terra Santa

Blinken fala num acordo, Israel numa vitória?

Para José Filipe Pinto, o extremar de posições dos EUA dificulta que o ocidente tenha uma voz ativa na ordem mundial.Tiago André Lopes diz que as eleições americanas estão a disromper as negociações.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.