Palestina

Conflito Israelo-palestiniano

Palestinianos aceitam cessar-fogo com Israel

No confronto que foi considerado o de maior escalada de violência desde 2014, os líderes palestinianos em Gaza acordaram cessar-fogo com Israel. Donald Trump anunciou todo o seu apoio a Israel.
Conflito Israelo-palestiniano

Cerca de 50 foguetes lançados de Gaza para Israel

709
Ainda não foi anunciado se o ataque palestiniano fez vítimas mas a força aérea israelita ripostou com um ataque a duas rampas de lançamento de foguetes.
Israel

Plano de paz israelo-palestiniano está pronto 

153
Anúncio de Jared Kushner surge no mesmo dia em que o primeiro-ministro israelita anunciou que pretende dar o nome de Donald Trump a um novo colonato nos montes Golã.
Brasil

Palestina critica delegação em Jerusalém

121
O anúncio foi feito no primeiro dia da visita de Jair Bolsonaro a Israel. O Presidente brasileiro já tinha prometido seguir os passos dos EUA. Delegação será uma extensão da embaixada em Telavive.
Conflito Israelo-palestiniano

33 palestinianos feridos durante protestos

246
Autoridades palestinianas dizem que ferimentos foram causados por tiros israelitas. 30.000 palestinianos estarão concentrados ao longo da cerca que separa o território israelita de Gaza.
Israel

Hamas anuncia cessar-fogo com Israel

O movimento islâmico Hamas anunciou um cessar-fogo entre os grupos armados palestinianos da Faixa de Gaza e Israel, mediado pelo Egito, após um novo pico de tensão em torno da Palestina.
Palestina

Presidente palestiniano nomeia primeiro-ministro

Mahmoud Abbas nomeou Mohammed Ishtayeh, um dos seus colaboradores próximos, e encarregou-o de formar um governo em que deverá ser reforçada a presença do seu partido, Fatah.
Israel

Três palestinianos atropelam soldados israelitas

275
Os atacantes foram neutralizados por outros soldados que dispararam contra o carro, acabando por morrer -- uma "execução brutal" considerou o ministro dos Negócios Estrangeiros palestinianos.
Palestina

Abbas aceita demissão do Governo palestiniano

Abbas aceitou a demissão do Governo de Rami Hamdallah, mas pediu ao executivo para continuar a gerir os assuntos correntes até à formação de um novo. Abbas tenta agora formar uma nova coligação.
Palestina

"Não sou a tua querida": a roupa anti-assédio

Para lutar contra a opressão de género, uma estilista lançou uma marca de roupa dedicada à emancipação feminina. Quis desafiar a Palestina, onde 15% das mulheres dizem já ter sofrido abusos sexuais.
Conflito Israelo-palestiniano

Airbnb deixa territórios ocupados por Israel

Depois de várias críticas, a empresa de alojamento local Airbnb irá retirar as mais de 200 ofertas disponíveis nos territórios israelitas atualmente ocupados. O anúncio foi feito esta segunda-feira.
Papa Francisco

Papa deseja reinício das negociações com Palestina

De acordo com um comunicado do gabinete de imprensa do Vaticano, o objetivo das negociações consiste em "alcançar um acordo respeitoso com as legítimas aspirações dos dois povos".
Hamas

Hamas vai manter ataques junto a Gaza

211
O braço armado do Hamas alertou que vai manter os disparos de lança-foguetes contra as cidades israelitas de Ashdod e Beersheba. O Exército de Israel indicou que foram lançados mais de 400 projéteis
Faixa de Gaza

Israelitas reforçam segurança na Faixa de Gaza

O exército israelita matou 7 palestinianos, incluindo um comandante local do Hamas, numa operação militar na Faixa de Gaza. O país reforçou a presença de soldados no local para evitar mais confrontos.
Conflito Israelo-palestiniano

Jihad Islâmica anuncia trégua imediata com Israel

O grupo radical palestiniano Jihad Islâmica anunciou este sábado uma trégua imediata de disparos de foguetes a partir da Faixa de Gaza para Israel depois de uma "mediação egípcia".
Conflito Israelo-palestiniano

Israel ataca Faixa de Gaza

O exército israelita atacou este sábado a Faixa de Gaza em resposta ao lançamento de trinta 'rockets' palestinianos contra o seu território.
Human Rights Watch

Human Rights Watch denuncia torturas do Hamas 

A organização não-governamental Human Rights Watch denunciou os mecanismos de repressão da Autoridade Nacional Palestiniana e do Hamas contra a população e de Gaza e da Cisjordânia.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel adia demolição de aldeia palestiniana

A demolição foi adiada para dar oportunidade para negociações com os moradores, mas o primeiro-ministro adianta que a demolição da aldeia palestiniana de Khan al-Ahmar vai avançar.
Faixa de Gaza

Gaza. Israel mata três palestinianos nos protestos

Forças israelitas mataram a tiro três palestinianos, incluindo um rapaz de 13 anos, quando milhares de pessoas protestavam ao longo da barreira que divide a Faixa de Gaza de Israel.
Palestina

Abbas recusa EUA como "mediador único"

"Os Estados Unidos não devem ser um mediador único", acrescentou Abbas, respondendo ao Presidente dos EUA, Donald Trump, que prometeu apresentar um plano de paz para o Médio Oriente.
Estados Unidos da América

EUA encerram missão palestiniana em Washington

Esta é a última medida da administração de Trump contra a direção palestiniana que suspendeu as relações com responsáveis norte-americanas após o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel.
Faixa de Gaza

Israel fecha passagem de acesso à Faixa de Gaza

Israel voltou a encerrar a passagem de Erez, ponto de acesso à Faixa de Gaza, devido a confrontos registados no terminal de trânsito, anunciou esta quarta-feira o Exército israelita.
Palestina

Doações aumentam fundos de ajuda aos palestinianos

Vários países, incluindo o Qatar, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Índia contribuíram com fundos suplementares de 238 milhões de dólares para a agência da ONU para os refugiados palestinianos.
Palestina

ONU quer outros parceiros na questão palestiniana

A Agência da ONU para os Refugiados Palestinianos irá procurar outros "parceiros e caminhos" para cobrir o saldo negativo gerado pelo fim da ajuda dos Estados Unidos.
Faixa de Gaza

EUA cancelam milhões em ajuda aos palestinianos

111
O Governo dos Estados Unidos anunciou esta sexta-feira o cancelamento de mais de 200 milhões de dólares de ajuda aos palestinianos na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.
Palestina

Guterres tem 4 propostas para proteger Palestina

O secretário-geral das Nações Unidas apresentou quatro propostas para melhorar a proteção dos palestinianos nos territórios ocupados por Israel.
Conflito Israelo-palestiniano

Gaza. Mulher grávida e filha de 18 meses mortas

Uma mulher palestiniana, que estava grávida, e a sua filha de 18 meses foram mortas durante um ataque aéreo israelita na noite de quarta-feira na Faixa de Gaza.
Israel

Milhares protestam contra lei de governo israelita

104
O Governo israelita aprovou uma lei que proclama Jerusalém como capital do país e Israel como "Estado-nação do povo judeu". Uma grande manifestação juntou milhares em protesto.
Israel

Artistas italianos presos após pintarem rapariga

115
Jorit e Salvatore foram presos e deportados por pintarem um mural de Ahed Tamimi, a rapariga que tinha esmurrado dois soldados israelitas, com as agressões registadas num vídeo que se tornou viral
Jerusalém

Polícia israelita fecha acessos a mesquita 

A polícia israelita fechou os acessos à zona da Esplanada das Mesquitas após confortos entres palestinianos e forças da ordem israelitas ocorridos depois da tradicional oração das sextas-feiras.
Israel

Quatro palestinianos morrem em ataque israelita

A investida desta sexta-feira surge depois de vários meses de tensão junto aos gradeamentos que separam Gaza de Israel. Telavive acusa o Hamas de estar por detrás dos protestos que levaram ao ataque.
Israel

Aprovada lei que consagra Israel "lar nacional"

O parlamento israelita aprovou uma controversa lei que consagra Israel como nação judaica, "lar nacional" do povo judaico e o hebraico como única língua oficial.
União Europeia

UE dá 23,5 milhões para investimento na Palestina

A União Europeia adotou programas de desenvolvimento no valor de 23,5 milhões de euros destinados a promover o crescimento económico e a desenvolver um ambiente mais propício.
Família Real Britânica

41 fotos da viagem histórica de William

O príncipe William está na Jordânia e durante os próximos dias vai passar por Israel e territórios ocupados da Palestina. Veja os momentos do duque de Cambridge naquela que é uma visita histórica.
António Guterres

Guterres fala em guerra entre Palestina e Israel

Guterres considera que a escalada de violência em Gaza é "um aviso para todos sobre quão perto da guerra está a situação" e pede ao movimento radical palestiniano Hamas para cumprir o cessar-fogo.
Nações Unidas

Aprovada resolução que condena ofensiva de Israel

A ONU aprovou esta quinta-feira uma resolução que condena a resposta de Israel aos protestos que ocorreram em Gaza. Resolução foi aprovada com 120 votos a favor.
Conflito Israelo-palestiniano

Palestiniano morto a tiro por soldado israelita

Um palestiniano de 21 anos, Izzideen Tamimi, foi morto perto de Ramallah, na Cisjordânia, por soldados israelitas, depois de ter lançado pedras contra os militares.
Futebol

Palestinianos fazem apelo a Messi

526
Um grupo de 70 crianças palestinianas escreveu ao futebolista argentino Lionel Messi pedindo-lhe que não jogue o encontro particular entre a sua seleção e Israel, agendado para o próximo sábado.
Estados Unidos da América

EUA vetam projeto de proteção dos palestinianos

Os Estados Unidos foram o único opositor a um projeto de resolução apresentado nas Nações Unidas que pedia a proteção dos palestinianos em Gaza e na Cisjordânia ocupada.
Faixa de Gaza

Jihad Islâmica anuncia cessar-fogo com Israel

A Jihad Islâmica anunciou um acordo de cessar-fogo concluído entre os movimentos palestinianos e Israel, sob os auspícios do Egito, após um dia de confrontos em redor da Faixa de Gaza.
Conflito Israelo-palestiniano

Governo condena ataque de morteiros contra Israel

122
O Governo português condenou com veemência o lançamento de morteiros desde Gaza para território israelita, considerando que "atos de violência contra civis são sempre absolutamente injustificáveis".
Conflito Israelo-palestiniano

Um memorial invulgar pelas vítimas da Palestina

246
São 4.500 pares de sapatos e cada um representa uma vida perdida no conflito entre Israel e a Palestina. Expostos em Bruxelas, são uma forma de pressão para que a Europa proteja os palestinianos.
Angola

OLP agradece apoio do Governo angolano

O secretário-geral da Organização de Libertação da Palestina (OLP), Saeb Erekat, agradeceu ao Governo angolano a exoneração dos representantes na inauguração da embaixada norte-americana em Jerusalém.
Israel

Pedido palestiniano ao TPI é "absurdo", diz Israel

Israel qualificou de "grave" e "absurdo" o pedido da Autoridade Palestiniana de uma investigação do Tribunal Penal Internacional (TPI) aos alegados crimes israelitas contra palestinianos.
Palestina

Palestina pede investigação à atuação de Israel

A Autoridade Nacional Palestiniana pediu que se abra "uma investigação imediata" sobre "os colonatos israelitas na Cisjordânia" e sobre a atuação do exército israelita nos protestos na Faixa de Gaza.
Palestina

Mahmud Abbas hospitalizado pela 3º vez numa semana

O presidente palestiniano foi submetido na terça-feira a uma pequena cirurgia a uma orelha e voltou este domingo ao hospital hospital devido a febre e dor no peito.
Conflito Israelo-palestiniano

ONU critica resposta "desproporcionada" de Israel

O Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos classificou esta sexta-feira como "totalmente desproporcionada" a resposta de Israel às manifestações palestinianas de segunda-feira.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel lança ataque aéreo a bases do Hamas em Gaza

De acordo com a comunicação social palestiniana, Israel terá lançado um ataque aéreo sobre várias bases do Hamas, depois de um dia de várias picardias, que envolveu tiros e ataques com um tanque.
Palestina

Autoridade Palestiniana chama quatro embaixadores

A direção palestiniana anunciou ter chamado os seus embaixadores em quatro países da União Europeia, que enviaram representantes à abertura da embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém.
Faixa de Gaza

ONU responsabiliza Israel e Hamas por "tragédia" 

As Nações Unidas consideram que Israel e o movimento palestiniano Hamas são os responsáveis pela "tragédia sem justificação" de segunda-feira na Faixa de Gaza, na qual morreram 60 pessoas.
Diplomacia

Turquia pede que embaixador israelita deixe o país

Pedido de abandono temporário surge como protesto pelos acontecimentos de segunda-feira na faixa de Gaza, que provocaram a morte de dezenas de palestinianos.
Palestina

Faixa de Gaza. Como se chegou a este dia trágico?

526
Em contraste com a celebração dos EUA em Jerusalém, na fronteira com Israel o cenário enche-se tanto de fumo como de vítimas: 52 mortos e cerca de 2.400 feridos. As imagens são impressionantes.
Faixa de Gaza

Um morto e 45 feridos na Faixa de Gaza

Cerca de 167 pessoas foram assistidas pelas equipas médicas. A vítima mortal foi atingida a tiro em Khan Yunis, sul do território. Outras 45 ficaram feridas.
Palestina

Palestina. Presidente retrata-se de antissemitismo

Mahmud Abbas pediu desculpa depois de ter sido criticado pelas declarações sobre as causas dos massacres perpetrados contra judeus terem sido consideradas antissemitas.
Conflito Israelo-palestiniano

União Europeia pede pacificação em Gaza

O pedido foi dirigido às autoridades de Israel e da Faixa de Gaza e acontece depois de três palestinianos terem sido mortos no domingo quando tentavam entrar em território israelita.
Faixa de Gaza

Três palestinianos mortos por Israel em Gaza

Três palestinianos foram hoje mortos pelo Exército de Israel quando tentavam entrar em território israelita através de uma barreira de separação na Faixa de Gaza.
Palestina

Conselho Palestiniano debate nova liderança

O Conselho Nacional Palestiniano, o principal órgão legislativo palestiniano, reúne-se na segunda-feira em Ramallah para debater a renovação da liderança da Organização para a Libertação da Palestina.
Médio Oriente

Quatro palestinianos mortos em Gaza

Entre as vítimas mortais está um jovem de 15 anos. Sobem assim para 32 o número de palestinianos mortos pelas tropas de Israel durante os protestos que ocorrem desde o final de março.
Médio Oriente

Dois palestinianos mortos em protestos em Gaza

Um dos homens foi atingido a tiro no norte do enclave palestiniano. Manifestantes protestam contra o bloqueio que Israel impõe há mais de 10 anos à faixa de Gaza, dirigida pelo Hamas.
Mundo

Israel. Sobe para sete número de mortos em Gaza

Pelo menos sete palestinianos foram mortos pelo exército israelita em novos confrontos registados ao longo da barreira de segurança que separa a Faixa de Gaza e Israel.
Mundo

Israel. Três mortos na fronteira com Gaza

Pelo menos três palestinianos morreram e outros 250 ficaram feridos em novos confrontos registados esta sexta-feira perto da barreira de segurança que separa a Faixa de Gaza e Israel.
Cultura

Como se cresce mulher em Gaza?

Exposição da fotojornalista Monique Jaques vai estar em exibição do Parque das Nações e mostra como a autora viu crescer, durante cinco anos, as mulheres palestinianas de Gaza.
Arábia Saudita

"Todos têm direito de viver" de forma pacífica 

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita disse que "palestinianos e israelitas têm o direito de ter a sua própria terra" e que não tem nenhuma "objeção" em relação à existência de um Estado de Israel.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)