Palestina
Israel

Israel e Palestina. UE apela a fim da escalada

"Tal como a UE tem vindo consistentemente a reiterar, apenas uma solução política pode por fim aos sucessivos ciclos de violência" na região, pode ler-se no comunicado da União Europeia.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel ordena à população que se mantenha em casa

As forças armadas de Israel tomaram a medida de segurança na sequência dos ataques que se seguiram à morte de um comandante do grupo extremista palestiniano.
Palestina

Palestina. Fecho de sites provoca jornalistas

Jornalistas manifestam-se esta quarta-feira depois de o governo da Palestina ter ordenado o fecho de 60 sites de informação em políticas de controlo estrito sobre a atividade dos média.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel. O que significa a ameaça de Netanyahu? /premium

137
O primeiro-ministro israelita promete anexar o Vale do Jordão caso ganhe as eleições desta terça-feira. Porque é que o território é tão importante e qual o impacto no processo de paz com a Palestina?
Israel

Israel legaliza colonato selvagem na Cisjordânia

O governo israelita aprovou a legalização de um colonato selvagem na Cisjordânia, a dois dias das eleições legislativas cruciais para o futuro político do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
Benjamin Netanyahu

Netanyahu vai anexar Cisjordânia se for reeleito

O primeiro-ministro foi retirado de uma ação de campanha devido a alerta de ataque aéreo, após declarações sobre a anexação da Cisjordânia.
Palestina

Palestina. Mahmud Abbas demite assessores

Gabinete do presidente fez anúncio sem dar pormenores, enquanto analistas atribuíram a decisão às dificuldades orçamentais daquele órgão provisório de governo, depois do congelamento feito por Israel.
Palestina

Israel inicia demolição de casas palestinianas

167
Sur Baher acordou com centenas de soldados israelitas à porta. A vila palestiniana enfrenta uma série de demolições, depois de 7 anos numa batalha legal contra Israel, que não quer casas junto ao muro
Conflito Israelo-palestiniano

Palestinianos aceitam cessar-fogo com Israel

No confronto que foi considerado o de maior escalada de violência desde 2014, os líderes palestinianos em Gaza acordaram cessar-fogo com Israel. Donald Trump anunciou todo o seu apoio a Israel.
Conflito Israelo-palestiniano

Cerca de 50 foguetes lançados de Gaza para Israel

709
Ainda não foi anunciado se o ataque palestiniano fez vítimas mas a força aérea israelita ripostou com um ataque a duas rampas de lançamento de foguetes.
Israel

Plano de paz israelo-palestiniano está pronto 

153
Anúncio de Jared Kushner surge no mesmo dia em que o primeiro-ministro israelita anunciou que pretende dar o nome de Donald Trump a um novo colonato nos montes Golã.
Brasil

Palestina critica delegação em Jerusalém

121
O anúncio foi feito no primeiro dia da visita de Jair Bolsonaro a Israel. O Presidente brasileiro já tinha prometido seguir os passos dos EUA. Delegação será uma extensão da embaixada em Telavive.
Conflito Israelo-palestiniano

33 palestinianos feridos durante protestos

246
Autoridades palestinianas dizem que ferimentos foram causados por tiros israelitas. 30.000 palestinianos estarão concentrados ao longo da cerca que separa o território israelita de Gaza.
Israel

Hamas anuncia cessar-fogo com Israel

O movimento islâmico Hamas anunciou um cessar-fogo entre os grupos armados palestinianos da Faixa de Gaza e Israel, mediado pelo Egito, após um novo pico de tensão em torno da Palestina.
Palestina

Presidente palestiniano nomeia primeiro-ministro

Mahmoud Abbas nomeou Mohammed Ishtayeh, um dos seus colaboradores próximos, e encarregou-o de formar um governo em que deverá ser reforçada a presença do seu partido, Fatah.
Israel

Três palestinianos atropelam soldados israelitas

275
Os atacantes foram neutralizados por outros soldados que dispararam contra o carro, acabando por morrer -- uma "execução brutal" considerou o ministro dos Negócios Estrangeiros palestinianos.
Palestina

Abbas aceita demissão do Governo palestiniano

Abbas aceitou a demissão do Governo de Rami Hamdallah, mas pediu ao executivo para continuar a gerir os assuntos correntes até à formação de um novo. Abbas tenta agora formar uma nova coligação.
Palestina

"Não sou a tua querida": a roupa anti-assédio

Para lutar contra a opressão de género, uma estilista lançou uma marca de roupa dedicada à emancipação feminina. Quis desafiar a Palestina, onde 15% das mulheres dizem já ter sofrido abusos sexuais.
Conflito Israelo-palestiniano

Airbnb deixa territórios ocupados por Israel

Depois de várias críticas, a empresa de alojamento local Airbnb irá retirar as mais de 200 ofertas disponíveis nos territórios israelitas atualmente ocupados. O anúncio foi feito esta segunda-feira.
Papa Francisco

Papa deseja reinício das negociações com Palestina

De acordo com um comunicado do gabinete de imprensa do Vaticano, o objetivo das negociações consiste em "alcançar um acordo respeitoso com as legítimas aspirações dos dois povos".
Hamas

Hamas vai manter ataques junto a Gaza

211
O braço armado do Hamas alertou que vai manter os disparos de lança-foguetes contra as cidades israelitas de Ashdod e Beersheba. O Exército de Israel indicou que foram lançados mais de 400 projéteis
Faixa de Gaza

Israelitas reforçam segurança na Faixa de Gaza

O exército israelita matou 7 palestinianos, incluindo um comandante local do Hamas, numa operação militar na Faixa de Gaza. O país reforçou a presença de soldados no local para evitar mais confrontos.
Conflito Israelo-palestiniano

Jihad Islâmica anuncia trégua imediata com Israel

O grupo radical palestiniano Jihad Islâmica anunciou este sábado uma trégua imediata de disparos de foguetes a partir da Faixa de Gaza para Israel depois de uma "mediação egípcia".
Conflito Israelo-palestiniano

Israel ataca Faixa de Gaza

O exército israelita atacou este sábado a Faixa de Gaza em resposta ao lançamento de trinta 'rockets' palestinianos contra o seu território.
Human Rights Watch

Human Rights Watch denuncia torturas do Hamas 

A organização não-governamental Human Rights Watch denunciou os mecanismos de repressão da Autoridade Nacional Palestiniana e do Hamas contra a população e de Gaza e da Cisjordânia.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel adia demolição de aldeia palestiniana

A demolição foi adiada para dar oportunidade para negociações com os moradores, mas o primeiro-ministro adianta que a demolição da aldeia palestiniana de Khan al-Ahmar vai avançar.
Faixa de Gaza

Gaza. Israel mata três palestinianos nos protestos

Forças israelitas mataram a tiro três palestinianos, incluindo um rapaz de 13 anos, quando milhares de pessoas protestavam ao longo da barreira que divide a Faixa de Gaza de Israel.
Palestina

Abbas recusa EUA como "mediador único"

"Os Estados Unidos não devem ser um mediador único", acrescentou Abbas, respondendo ao Presidente dos EUA, Donald Trump, que prometeu apresentar um plano de paz para o Médio Oriente.
Estados Unidos da América

EUA encerram missão palestiniana em Washington

Esta é a última medida da administração de Trump contra a direção palestiniana que suspendeu as relações com responsáveis norte-americanas após o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel.
Faixa de Gaza

Israel fecha passagem de acesso à Faixa de Gaza

Israel voltou a encerrar a passagem de Erez, ponto de acesso à Faixa de Gaza, devido a confrontos registados no terminal de trânsito, anunciou esta quarta-feira o Exército israelita.
Palestina

Doações aumentam fundos de ajuda aos palestinianos

Vários países, incluindo o Qatar, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Índia contribuíram com fundos suplementares de 238 milhões de dólares para a agência da ONU para os refugiados palestinianos.
Palestina

ONU quer outros parceiros na questão palestiniana

A Agência da ONU para os Refugiados Palestinianos irá procurar outros "parceiros e caminhos" para cobrir o saldo negativo gerado pelo fim da ajuda dos Estados Unidos.
Faixa de Gaza

EUA cancelam milhões em ajuda aos palestinianos

111
O Governo dos Estados Unidos anunciou esta sexta-feira o cancelamento de mais de 200 milhões de dólares de ajuda aos palestinianos na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.
Palestina

Guterres tem 4 propostas para proteger Palestina

O secretário-geral das Nações Unidas apresentou quatro propostas para melhorar a proteção dos palestinianos nos territórios ocupados por Israel.
Conflito Israelo-palestiniano

Gaza. Mulher grávida e filha de 18 meses mortas

Uma mulher palestiniana, que estava grávida, e a sua filha de 18 meses foram mortas durante um ataque aéreo israelita na noite de quarta-feira na Faixa de Gaza.
Israel

Milhares protestam contra lei de governo israelita

104
O Governo israelita aprovou uma lei que proclama Jerusalém como capital do país e Israel como "Estado-nação do povo judeu". Uma grande manifestação juntou milhares em protesto.
Israel

Artistas italianos presos após pintarem rapariga

115
Jorit e Salvatore foram presos e deportados por pintarem um mural de Ahed Tamimi, a rapariga que tinha esmurrado dois soldados israelitas, com as agressões registadas num vídeo que se tornou viral
Jerusalém

Polícia israelita fecha acessos a mesquita 

A polícia israelita fechou os acessos à zona da Esplanada das Mesquitas após confortos entres palestinianos e forças da ordem israelitas ocorridos depois da tradicional oração das sextas-feiras.
Israel

Quatro palestinianos morrem em ataque israelita

A investida desta sexta-feira surge depois de vários meses de tensão junto aos gradeamentos que separam Gaza de Israel. Telavive acusa o Hamas de estar por detrás dos protestos que levaram ao ataque.
Israel

Aprovada lei que consagra Israel "lar nacional"

O parlamento israelita aprovou uma controversa lei que consagra Israel como nação judaica, "lar nacional" do povo judaico e o hebraico como única língua oficial.
União Europeia

UE dá 23,5 milhões para investimento na Palestina

A União Europeia adotou programas de desenvolvimento no valor de 23,5 milhões de euros destinados a promover o crescimento económico e a desenvolver um ambiente mais propício.
Família Real Britânica

41 fotos da viagem histórica de William

O príncipe William está na Jordânia e durante os próximos dias vai passar por Israel e territórios ocupados da Palestina. Veja os momentos do duque de Cambridge naquela que é uma visita histórica.
António Guterres

Guterres fala em guerra entre Palestina e Israel

Guterres considera que a escalada de violência em Gaza é "um aviso para todos sobre quão perto da guerra está a situação" e pede ao movimento radical palestiniano Hamas para cumprir o cessar-fogo.
Nações Unidas

Aprovada resolução que condena ofensiva de Israel

A ONU aprovou esta quinta-feira uma resolução que condena a resposta de Israel aos protestos que ocorreram em Gaza. Resolução foi aprovada com 120 votos a favor.
Conflito Israelo-palestiniano

Palestiniano morto a tiro por soldado israelita

Um palestiniano de 21 anos, Izzideen Tamimi, foi morto perto de Ramallah, na Cisjordânia, por soldados israelitas, depois de ter lançado pedras contra os militares.
Futebol

Palestinianos fazem apelo a Messi

526
Um grupo de 70 crianças palestinianas escreveu ao futebolista argentino Lionel Messi pedindo-lhe que não jogue o encontro particular entre a sua seleção e Israel, agendado para o próximo sábado.
Estados Unidos da América

EUA vetam projeto de proteção dos palestinianos

Os Estados Unidos foram o único opositor a um projeto de resolução apresentado nas Nações Unidas que pedia a proteção dos palestinianos em Gaza e na Cisjordânia ocupada.
Faixa de Gaza

Jihad Islâmica anuncia cessar-fogo com Israel

A Jihad Islâmica anunciou um acordo de cessar-fogo concluído entre os movimentos palestinianos e Israel, sob os auspícios do Egito, após um dia de confrontos em redor da Faixa de Gaza.
Conflito Israelo-palestiniano

Governo condena ataque de morteiros contra Israel

122
O Governo português condenou com veemência o lançamento de morteiros desde Gaza para território israelita, considerando que "atos de violência contra civis são sempre absolutamente injustificáveis".
Conflito Israelo-palestiniano

Um memorial invulgar pelas vítimas da Palestina

246
São 4.500 pares de sapatos e cada um representa uma vida perdida no conflito entre Israel e a Palestina. Expostos em Bruxelas, são uma forma de pressão para que a Europa proteja os palestinianos.
Angola

OLP agradece apoio do Governo angolano

O secretário-geral da Organização de Libertação da Palestina (OLP), Saeb Erekat, agradeceu ao Governo angolano a exoneração dos representantes na inauguração da embaixada norte-americana em Jerusalém.
Israel

Pedido palestiniano ao TPI é "absurdo", diz Israel

Israel qualificou de "grave" e "absurdo" o pedido da Autoridade Palestiniana de uma investigação do Tribunal Penal Internacional (TPI) aos alegados crimes israelitas contra palestinianos.
Palestina

Palestina pede investigação à atuação de Israel

A Autoridade Nacional Palestiniana pediu que se abra "uma investigação imediata" sobre "os colonatos israelitas na Cisjordânia" e sobre a atuação do exército israelita nos protestos na Faixa de Gaza.
Palestina

Mahmud Abbas hospitalizado pela 3º vez numa semana

O presidente palestiniano foi submetido na terça-feira a uma pequena cirurgia a uma orelha e voltou este domingo ao hospital hospital devido a febre e dor no peito.
Conflito Israelo-palestiniano

ONU critica resposta "desproporcionada" de Israel

O Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos classificou esta sexta-feira como "totalmente desproporcionada" a resposta de Israel às manifestações palestinianas de segunda-feira.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel lança ataque aéreo a bases do Hamas em Gaza

De acordo com a comunicação social palestiniana, Israel terá lançado um ataque aéreo sobre várias bases do Hamas, depois de um dia de várias picardias, que envolveu tiros e ataques com um tanque.
Palestina

Autoridade Palestiniana chama quatro embaixadores

A direção palestiniana anunciou ter chamado os seus embaixadores em quatro países da União Europeia, que enviaram representantes à abertura da embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém.
Faixa de Gaza

ONU responsabiliza Israel e Hamas por "tragédia" 

As Nações Unidas consideram que Israel e o movimento palestiniano Hamas são os responsáveis pela "tragédia sem justificação" de segunda-feira na Faixa de Gaza, na qual morreram 60 pessoas.
Diplomacia

Turquia pede que embaixador israelita deixe o país

Pedido de abandono temporário surge como protesto pelos acontecimentos de segunda-feira na faixa de Gaza, que provocaram a morte de dezenas de palestinianos.
Palestina

Faixa de Gaza. Como se chegou a este dia trágico?

526
Em contraste com a celebração dos EUA em Jerusalém, na fronteira com Israel o cenário enche-se tanto de fumo como de vítimas: 52 mortos e cerca de 2.400 feridos. As imagens são impressionantes.
Faixa de Gaza

Um morto e 45 feridos na Faixa de Gaza

Cerca de 167 pessoas foram assistidas pelas equipas médicas. A vítima mortal foi atingida a tiro em Khan Yunis, sul do território. Outras 45 ficaram feridas.
Palestina

Palestina. Presidente retrata-se de antissemitismo

Mahmud Abbas pediu desculpa depois de ter sido criticado pelas declarações sobre as causas dos massacres perpetrados contra judeus terem sido consideradas antissemitas.
Conflito Israelo-palestiniano

União Europeia pede pacificação em Gaza

O pedido foi dirigido às autoridades de Israel e da Faixa de Gaza e acontece depois de três palestinianos terem sido mortos no domingo quando tentavam entrar em território israelita.
Faixa de Gaza

Três palestinianos mortos por Israel em Gaza

Três palestinianos foram hoje mortos pelo Exército de Israel quando tentavam entrar em território israelita através de uma barreira de separação na Faixa de Gaza.
Palestina

Conselho Palestiniano debate nova liderança

O Conselho Nacional Palestiniano, o principal órgão legislativo palestiniano, reúne-se na segunda-feira em Ramallah para debater a renovação da liderança da Organização para a Libertação da Palestina.
Médio Oriente

Quatro palestinianos mortos em Gaza

Entre as vítimas mortais está um jovem de 15 anos. Sobem assim para 32 o número de palestinianos mortos pelas tropas de Israel durante os protestos que ocorrem desde o final de março.
Médio Oriente

Dois palestinianos mortos em protestos em Gaza

Um dos homens foi atingido a tiro no norte do enclave palestiniano. Manifestantes protestam contra o bloqueio que Israel impõe há mais de 10 anos à faixa de Gaza, dirigida pelo Hamas.
Mundo

Israel. Sobe para sete número de mortos em Gaza

Pelo menos sete palestinianos foram mortos pelo exército israelita em novos confrontos registados ao longo da barreira de segurança que separa a Faixa de Gaza e Israel.
Mundo

Israel. Três mortos na fronteira com Gaza

Pelo menos três palestinianos morreram e outros 250 ficaram feridos em novos confrontos registados esta sexta-feira perto da barreira de segurança que separa a Faixa de Gaza e Israel.
Cultura

Como se cresce mulher em Gaza?

Exposição da fotojornalista Monique Jaques vai estar em exibição do Parque das Nações e mostra como a autora viu crescer, durante cinco anos, as mulheres palestinianas de Gaza.
Arábia Saudita

"Todos têm direito de viver" de forma pacífica 

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita disse que "palestinianos e israelitas têm o direito de ter a sua própria terra" e que não tem nenhuma "objeção" em relação à existência de um Estado de Israel.
Faixa de Gaza

Número de palestinianos mortos sobe para 17

Morreu mais um palestiniano vítima dos disparos que aconteceram durante os protestos na sexta-feira, na Faixa de Gaza. Faris al-Raqib, de 29 anos, foi atingido no estômago.
Faixa de Gaza

Vídeo. Jovem baleado na Faixa de Gaza

378
Um vídeo mostra um jovem palestiniano a ser atingido mortalmente durante os protestos na Faixa de Gaza, na sexta-feira. O exército israelita diz que os vídeos são "fabricados" e "editados".
Faixa de Gaza

Palestina: Luto nacional pelos 16 mortos em Gaza

O Presidente palestino, Mahmoud Abbas, decretou um dia de luto nacional pelos 16 mortos e 1.400 feridos dos confrontos na fronteira de Gaza com Israel.
Conflito Israelo-palestiniano

Palestina lamenta que ONU não condene "massacre"

121
O embaixador da Palestina na ONU, Riyad Mansour, manifestou-se dececionado com o facto de o Conselho de Segurança não ter condenado o que chamou de "massacre hediondo" de manifestantes em Gaza.
Conflito Israelo-palestiniano

Gaza: ONU receia que situação "se deteriore"

As Nações Unidas receiam que a situação em Gaza "se deteriore nos próximos dias". Confrontos entre palestinianos e soldados israelitas já fizeram 15 mortos e mais de 1000 feridos.
Médio Oriente

Gaza. Sobe para 12 número de mortos

171
Pelo menos mil pessoas estão feridas. Protesto foi convocado pelo Hamas para o Dia da Terra Palestina. Cerca de 17 mil pessoas protestam junto da fronteira com Israel
Conflito Israelo-palestiniano

Palestinianos assinalam "Dia da Terra" sob tensão

A população palestiniana assinala o "Dia da Terra", que evoca anualmente a morte de seis árabes desarmados por forças israelitas em 1976, e com Israel a advertir sobre o "direito de se defender".
Conflito Israelo-palestiniano

Ahed Tamimi "declarou-se culpada" por agressões

Ahed Tamimi, referência contra a ocupação dos territórios palestinianos por Israel, declarou-se culpada pela agressão a dois militares. O acordo de Tamimi com o MP terá de ser ratificado com tribunal.
Conflito Israelo-palestiniano

Hamas acusado de atentado contra primeiro-ministro

O Presidente palestiniano acusa o Hamas de um atentado à bomba que o primeiro-ministro palestiniano, Rami Hamdallah, sofreu durante uma visita à Faixa de Gaza.
Ana Gomes

Ana Gomes isolada por convite a ativista

Grupo dos Socialistas e Democratas Europeus condena "qualquer forma de anti-semitismo” e considera que palestra organizada pela eurodeputada “não reflete a posição política” daquela família europeia.
Príncipe William

Família real pela 1ª vez em Israel e Palestina

Depois de vários anos a recusar visitas oficiais a Israel e à Palestina, o Príncipe William vai ser o primeiro membro da família real britânica a fazê-lo. A visita acontece já no verão.
Palestina

Palestina. Deterioração da situação humanitária

Os EUA comunicaram que iam reduzir os fundos que deveriam entregar à Associação para os refugiados palestinianos. As ONG alertam agora para o "impacto humanitário" dessa ação.
União Europeia

UE pede a Trump para não negociar sozinho

A chefe da diplomacia europeia pediu a Donald Trump para não negociar sozinho a paz entre israelitas e palestinianos. A UE anunciou um novo pacote de ajuda à Palestina.
União Europeia

Abbas pede a UE que reconheça Estado da Palestina

O presidente da Autoridade Palestiniana pediu aos membros da União Europeia, que a Palestina considera como "amigo", que reconhecessem o país como Estado independente.
Estados Unidos da América

Vice-PR dos EUA em "Jerusalém, capital de Israel"

Mike Pence disse que a decisão de reconhecer Jerusalém como capital de Israel "vai criar uma oportunidade de avançar, com boa-fé, com as negociações israelo-palestinianas".
Israel

Ahed Tamimi fica detida até julgamento

Ahed Tamimi, a adolescente palestiniana que foi filmada a bater em militares, vai ficar detida até ao julgamento. Não há ainda data para o julgamento, pelo que Tamimi pode ficar detida durante meses.
Palestina

UNRWA recolhe fundos após corte dos EUA  

A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina lançou uma campanha de recolha de fundos depois de Trump ter anunciado que vai cortar as contribuições em mais de metade.
Palestina

EUA cortam metade da ajuda a palestinianos

184
Departamento de Estado anuncia que redução para metade a sua contribuição para agência das Nações Unidas que apoia palestinianos. 53 milhões de euros ficam, para já, de fora até "consideração futura".
Mundo

Israel critica discurso de Mahmoud Abbas

Líderes israelitas criticaram o presidente da Autoridade Palestiniana por um discurso numa reunião do Conselho Central da Organização da Libertação da Palestina contra Donald Trump e Israel.
Israel

Netanyahu queria dar terra egípcia a palestinianos

Em 2014, Benjamin Netanyahu pediu a Obama que convencesse o Egito a dar parte do Sinai para o futuro Estado palestiniano. O primeiro-ministro israelita queria anexar a Israel boa parte da Cisjordânia.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel abre inquérito a morte de palestiniano

O Exército israelita anunciou a abertura de um inquérito sobre a morte de um palestiniano em cadeira de rodas abatido a tiro em Gaza durante os confrontos registados a 15 de dezembro de 2017.
Presidente Trump

Palestina diz que Cidade Santa "não está à venda"

Depois de Donald Trump ter ameaçado cortar a ajuda financeira à Palestina, esta responde que a Cidade Santa "não está à venda por ouro ou mil milhões".
Palestina

Palestina. Trump ameaça cortar ajuda financeira

289
Donald Trump fez uma publicação no Twitter, dizendo que os palestinianos não têm qualquer respeito pelos EUA, razão pela qual ameaçou cortar toda a ajuda financeira.
Jerusalém

Os próximos países a mudar a embaixada em Israel

228
Depois dos EUA e da Guatemala, as Honduras podem ser o próximo país na lista. Governo israelita diz que está a negociar com dez países para que reconheçam Jerusalém como a capital de Israel.
Jerusalém

Dois palestinianos mortos em manifestações

Novos protestos contra o reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel causaram esta sexta-feira dois mortos e vários feridos nos territórios palestinianos.
Conflito Israelo-palestiniano

Gaza. Palestiniano morto por soldados israelitas

Um palestiniano foi morto a tiro por soldados israelitas na Faixa de Gaza. O homicídio foi durante manifestações de protesto contra o reconhecimento pelos EUA de Jerusalém como capital de Israel.
Jerusalém

Jerusalém. EUA deixam aviso na ONU

870
"O presidente e os Estados Unidos levam este voto pessoalmente", disse Nikki Haley numa carta enviada aos membros da ONU antes do voto sobre o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel.
Turquia

Turquia quer abrir embaixada em Jerusalém Oriental

Erdogan quer abrir uma embaixada em Jerusalém Oriental como capital de um futuro Estado palestiniano. Algo que ainda não aconteceu, segundo o presidente turco, porque a cidade "está ocupada".
Jerusalém

Palestinianos em Lisboa apelam aos portugueses

965
Cerca de 50 palestinianos manifestaram-se em Lisboa. O grupo pediu solidariedade dos portugueses contra a decisão de Donald Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.
Conselho de Segurança

Bloco pede "posição firme" contra Israel

838
Catarina Martins considera que "cabe a Portugal e a todos os países europeus dizer claramente que não aceita que Israel se possa candidatar ao Conselho de Segurança das Nações Unidas".
Jerusalém

Jerusalém. ONU prepara projeto

A ONU está a preparar um projeto contra o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel pelos Estados Unidos. O objetivo é mostrar o isolamento do norte-americanos no Conselho de Segurança.
Jerusalém

Países islâmicos: Jerusalém é capital palestiniana

Depois de Donald Trump ter reconhecido Jerusalém como capital israelita, chega a resposta dos países muçulmanos. Consideram Jerusalém Leste capital palestiniana.
Jerusalém

Acordo de Oslo já não está em vigor, diz Abbas

O presidente da Autoridade Palestiniana considera que os Acordos de Oslo deixaram de estar em vigor devido à posição dos EUA, que reconheceu Jerusalém como capital de Israel.
Jerusalém

Irão apoia intifada palestiniana contra Israel

O Presidente do Irão, Hassan Rohani, apoia a "resistência" da Palestina "contra o inimigo (sionista) Israel". Região continua a viver clima de forte tensão.
Israel

Israel volta a bombardear Hamas em Gaza

O exército israelita voltou a bombardear posições do movimento Hamas na Faixa de Gaza. O ataque foi uma resposta ao lançamento de projéteis em direção a Israel pelas milícias palestinianas.
Jerusalém

Hezbollah mobiliza manifestantes em Beirute

Milhares de pessoas responderam a um apelo do Hezbollah e concentraram-se no sul de Beirute em protesto contra a decisão dos EUA de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.
Jerusalém

Santos Silva esteve reunido com Netanyahu

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que Portugal transferirá a embaixada em Israel para Jerusalém no "exato dia" em que transferir também para esta cidade a representação na Palestina.
Curiosidades Auto

Atenção: esta palestiniana é uma “bomba”

Sempre que se fala da Palestina, vem logo à baila o conflito no Médio Oriente. Pois bem, Noor Doaud é uma palestiniana, perita em destruição, mas concentra-se nos pneus. E em grande estilo.
Jerusalém

Confrontos junto à embaixada dos EUA no Líbano

A polícia libanesa lançou gás lacrimogéneo contra os manifestantes que protestavam em frente à embaixada dos EUA, contra a decisão de Trump reconhecer Jerusalém como capital de Israel.
Conflito Israelo-palestiniano

Jerusalém. Erdogan critica decisão de Trump

Erdogan diz que não compreende por que razão Donald Trump trouxe o assunto de Jerusalém outra vez para a ordem do dia. acrescentando que é "lançar a região para um círculo de fogo".
Presidente Trump

Jerusalém: Conselho da ONU vai reunir 

Donald Trump considerou, na terça-feira, Jerusalém como capital de Israel. Há oito países que estão contra esta decisão e por isso o Conselho de Segurança da ONU vai reunir de urgência na sexta-feira.
Jerusalém

Jerusalém. Marcelo mostra-se preocupado

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que Portugal está preocupado com a possibilidade de os Estados Unidos reconhecerem Jerusalém como capital de Israel. O Governo já havia manifestado a mesma posição.
Jerusalém

Jerusalém. Liga Árabe tem reunião de emergência

A Liga Árabe convocou reunião de emergência para debater a intenção dos Estados Unidos de reconhecer Jerusalém como capital de Israel. A reunião foi solicitada pela Jordânia, a pedido da Palestina.
Papa Francisco

Papa defende manutenção do estatuto de Jerusalém

394
O papa Francisco defendeu a manutenção do estatuto atual de Jerusalém. Sem nunca mencionar diretamente Donald Trump, o pontífice pediu "sabedoria e prudência".
Conflito Israelo-palestiniano

Jerusalém. MNE espera que não haja mais conflitos

O Ministro dos Negócios Estrangeiros considera que todos os queiram uma solução de paz para Israel e Palestina devem abster-se de tomar decisões que só vão afastar os dois Estados.
Presidente Trump

Trump reconhece Jerusalém como capital de Israel 

988
Donald Trump já desfez o tabu e vai mesmo mudar a embaixada dos EUA para Jerusalém, reconhecendo a cidade como capital de Israel. A tensão na região aumenta e os líderes mundiais estão em alerta.
Conflito Israelo-palestiniano

Erdogan defende "causa justa" do povo palestiniano

Mahamoud Abbas manteve, este fim de semana, conversas telefónicas com diversos líderes mundiais para alertar sobre as posições dos EUA sobre transferência da sua embaixada de Telavive para Jerusalém.
Palestina

Palestina ameaça cortar relações com EUA

A Organização de Libertação da Palestina ameaçou cortar relações com os EUA se a missão diplomática palestiniana em Washington for encerrada, como ameaçou o Departamento de Estado norte-americano.
Mundo

May critica colonatos de Israel na Palestina

A primeira-ministra britânica, Theresa May, atacou o estabelecimento de colónias de Israel em territórios palestinianos, durante a receção ao seu homólogo israelita, Benjamin Netanyahu.
Detenções

Palestina. Homem detido por erro do Facebook

Um homem foi detido na Palestina por uma tradução mal feita do Facebook a uma publicação sua. A frase dizia "bom dia", mas a rede social traduziu para "atacá-los". O Facebook reconheceu o erro.
Palestina

Líder palestino em manifestação de reconciliação

O presidente Mahmoud Abbas vai estar presente, pela primeira vez em dez anos, numa manifestação de reconciliação entre grupos palestinianos rivais agendada para novembro, disse fonte oficial à AFP.
INTERPOL

Interpol aprova entrada da Palestina

A agência internacional aprovou a entrada da Palestina como estado-membro, motivando o desagrado de Israel e Estados Unidos. As Ilhas Salomão também entraram e o Kosovo retirou a candidatura.
Conflito Israelo-palestiniano

Três israelitas mortos por atacante palestiniano

O atacante foi abatido pela polícia pouco tempo após ter morto três agentes numa comunidade israelita perto de Jerusalém. Nenhuma organização terrorista reclamou a autoria do ataque.
Nações Unidas

Israel/Palestina. Guterres defende dois Estados

118
O secretário-geral da ONU, António Guterres, reiterou que a criação de um Estado palestiniano, coexistente com o de Israel, é o único caminho possível para resolver o conflito israelo-palestiniano.
Israel

Videovigilância na Esplanada das Mesquitas

Israel tomou a decisão de retirar os detetores de metais e substitui-los por câmaras de vigilância avançadas. Os palestinianos contestam e preferem rezar nas ruas.
Conflito Israelo-palestiniano

Cisjordânia: 29 palestinianos detidos

Os confrontos entre israelitas e palestinianos escalaram nos últimos dias devido às medidas de segurança na Esplanada das Mesquitas. O Conselho de Segurança da ONU reúne-se amanhã.
Israel

Sete mortos em confrontos entre Israel e Palestina

Os confrontos surgiram após um reforço das medidas de segurança por parte dos israelitas na Esplanada das Mesquitas. Até ao momento morreram quatro palestinianos e três israelitas.
Nações Unidas

Guterres "deplora" morte de três palestinianos

376
O secretário-geral da ONU "deplorou profundamente" a morte de três palestinianos pelas autoridades israelitas e apelou aos líderes de Israel da Palestina para evitarem escalada de violência.
Israel

Palestina quer acabar com controlo de templo

O líder da Palestina pediu ao conselheiro de Donald Trump para interceder urgentemente junto de Israel para que sejam removidos os detetores de metais junto à Esplanada das Mesquitas.
Palestina

Três homens condenados à morte em Gaza

A justiça militar em Gaza, território palestino controlado pelo Hamas, condenou à morte três homens acusados do assassínio de um comandante deste movimento islamita a mando de Israel.
Palestina

Legalizar colonatos "é uma agressão" à Palestina

O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, afirmou que a lei israelita que legaliza colonatos em terras privadas palestinianas "é uma agressão" ao povo palestiniano.
Nações Unidas

Palestinianos exigem pedido de desculpa a Guterres

3691
O secretário-geral da ONU provocou um incidente diplomático ao dizer que na origem do Monte do Templo esteve um templo judeu, o que é rigorosamente verdade, pois era aí que se erguia Templo de Salomão
Papa Francisco

Vaticano realça carácter sagrado de Jerusalém

Vaticano realçou o caráter sagrado de Jerusalém, no dia em que o líder palestiniano, Mahmoud Abbas, avisou que as perspetivas de paz podem ser afetadas se Trump mudar a embaixada em Israel.
Conflito Israelo-palestiniano

Hamas congratula-se com ataque em Jerusalém

O movimento palestiniano Hamas congratulou-se com o ataque perpetrado por um camião que esta manhã atingiu um grupo de soldados em Jerusalém, provocando quatro mortos e 15 feridos, mas não reivindica a responsabilidade do ataque.
Reino Unido

Atitude dos EUA com Israel não foi "apropriada"

165
Primeira-ministra britânica diz que focar-se nos colonatos não é a melhor forma de alcançar a paz entre Israel e Palestina, mas sublinha que o Reino Unido é contra a construção dos colonatos ilegais.
Conflito Israelo-palestiniano

Colonatos. EUA terão negociado com Palestina

Um documento secreto (de autenticidade ainda não confirmada) mostra que os EUA terão negociado com a Palestina antes de viabilizarem a resolução da ONU. EUA negam o conteúdo do documento.
Conflito Israelo-palestiniano

EUA recusam "destruir uma solução de dois Estados"

O secretário de Estado norte-americano justificou a abstenção (histórica) dos EUA na votação de uma resolução da ONU, aprovada pelo Conselho de Segurança, que condenou os colonatos israelitas.
Palestina

Colonatos. OLP contacta Tribunal Internacional

O secretário-geral da OLP assegurou que os palestinianos vão contactar o Tribunal Penal Internacional após a aprovação no Conselho de Segurança da resolução que condena os colonatos israelitas.
PCP

PCP pede reconhecimento do Estado da Palestina

268
O PCP questionou o Governo sobre o reconhecimento por Portugal do Estado da Palestina, reiterando que tal deve acontecer "sem mais demoras" e sem depender da posição da União Europeia.
Tribunal Penal Internacional

Delegação internacional visita Israel e Palestina

Uma delegação do único tribunal internacional permanente para os crimes de guerra iniciou uma visita a Israel e aos territórios palestinianos para "promover uma melhor compreensão" do seu trabalho.
Refugiados

Campo de Aida é epicentro de confrontos

O campo de refugiados palestinianos de Aida está rodeado por colonatos israelitas. "Resume num único lugar todos os desafios que a Cisjordânia enfrenta", dizem Nações Unidas.
Egito

Egito.Presidente quer paz entre Israel e Palestina

O Presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, apelou, durante o seu discurso na ONU, a um acordo baseado numa solução de dois Estados, culminando num Estado palestiniano.
Mahmoud Abbas

Presidente palestiniano pode ser ex-agente do KGB

119
Um documento encontrado por dois investigadores parece ligar o presidente do Estado da Palestina aos serviços secretos soviéticos, o KGB. Palestina já negou as acusações.
Conflito Israelo-palestiniano

Como Israel combate os "lobos solitários"

239
O exército israelita desenvolveu um sistema informático capaz de detetar atacantes solitários. A tecnologia está a atrair vários líderes europeus a Israel, para se familiarizarem com este sistema.
Israel

Israel proíbe entrada de 83 mil palestinianos

Israel vai suspender as autorizações de entrada de 83 mil palestinianos, depois do atentado em Telavive, que fez quatro mortos. Segundo a investigação preliminar, os dois atacantes eram palestinianos.
Conflito Israelo-palestiniano

25 crianças palestinianas mortas em três meses

A UNICEF registou 25 menores palestinianos mortos durante o último trimestre de 2015 e está preocupada com o número de crianças detidas por Israel, um recorde nos últimos sete anos.
Marcelo Rebelo de Sousa

Países árabes querem reconhecimento da Palestina

Embaixadores árabes em Lisboa manifestaram ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o seu desejo de que Portugal reconheça o Estado da Palestina como independente e soberano.
Palestina

Ataque israelita causa morte de criança

Ataque aéreo israelita na Faixa de Gaza, provocando a morte de uma criança, disse o porta-voz do Ministério da Saúde palestiniano.
Política

Palestina deve ser reconhecida no quadro da UE

Governo português defende ainda que a resolução da questão palestiniana é essencial para "qualquer solução duradoura" no Médio Oriente.
Cristiano Ronaldo

CR7 faz anúncio em Israel. Perde fãs na Palestina

415
Futebolista deu a cara a um anúncio de uma operadora de telecomunicações israelita, o que foi suficiente para ser criticado nas redes sociais por palestinianos.
Israel

Israel vai ter vedações contra "animais selvagens"

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, está a fazer um plano de "vários anos" para isolar Israel "no atual e futuro Médio Oriente", referindo-se aos seus inimigos como "animais selvagens".
Palestina

Demite-se relator sobre territórios palestinianos 

O relator especial das Nações Unidas sobre a situação dos direitos humanos nos territórios palestinianos ocupados, Makarim Wibisono, apresentou a sua demissão porque Israel nunca o autorizou a entrar naqueles territórios, anunciou a ONU.
Palestina

Vaticano coloca em vigor acordo com a Palestina

Vaticano anunciou a entrada em vigor do acordo assinado entre a Santa Sé e a Palestina. É defendida a solução de "dois Estados" e diz que Vaticano pode reconhecer uma Palestina "independente".
Guerra

20 monumentos que o terrorismo já destruiu

Alguns são centenários, outros milenares e muitos remontam ao período antes de Cristo. Quase todos foram destruídos pelo radicalismo islâmico. Outros há que foram pilhados. Sobrou pouco.
Palestina

Dois palestinianos mortos em Gaza

Dois palestinianos foram hoje mortos por disparos de soldados israelitas em incidentes separados na Faixa de Gaza e na Cisjordânia ocupada, referiram fontes médicas citadas pela agência local Maan.
Palestina

Grécia reconhece Estado palestiniano

O parlamento grego aprovou uma resolução em que pede ao governo para reconhecer o Estado palestiniano, durante uma sessão especial com a presença do presidente da Autoridade Palestiniana Mahmud Abbas.
Manifestações

Concerto na Gulbenkian é palco de protestos

102
Um grupo de ativistas pró-palestinianos portugueses tentou interromper por duas vezes o concerto desta quarta-feira do Quarteto Jerusalém. Os protestos foram feitos "contra os crimes de Israel".
Israel

Os novos sicários

187
Neste apelo à violência o punhal (ou outro objecto perfurante) assume de novo um papel preponderante. Incitam-se os seguidores a esfaquear judeus nas ruas em nome da causa palestiniana
Mundo

Palestiniano morto após apunhalar polícia

Um palestiniano morreu este domingo, alvo de disparos de polícias israelitas, depois de ter apunhalado um agente fronteiriço numa zona próxima da cidade velha de Jerusalém.
A página está a demorar muito tempo.