271kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Palestina

Fact Check

Palestinianos simularam funeral na Faixa de Gaza?

Um vídeo de um suposto funeral, encenado por palestinianos em pleno conflito com Israel, está a circular nas redes sociais. Imagens não são de maio de 2021 nem foram gravadas na Palestina.
Coronavírus

Validade. Palestina recusa vacinas de Israel 

Palestinianos alegam que data de validade é mais curta que o prometido por Israel, que rejeita as alegações. Acordo previa envio de pelo menos um milhão de doses de vacinas contra a Covid-19.
Conflito Israelo-palestiniano

Mais de 380 palestinianos feridos em confrontos 

Mais de 380 palestinianos ficaram feridos em confrontos com o exército de Israel no norte da Cisjordânia ocupada, quando protestavam contra a construção de um colonato na zona de Eviatar.
Jerusalém

Desfile em Jerusalém sem incidentes graves

Na resposta a este desfile, que celebra a soberania israelita sobre a Cidade Santa, na data que os israelitas consideram de reunificação, os palestinianos em Gaza responderam com balões incendiários.
Faixa de Gaza

Israel lança ataque aéreo na Faixa de Gaza

O cessar-fogo foi quebrado. Israel lançou um ataque aéreo na Faixa de Gaza após, dizem os israelitas, terem sido lançados balões incendiários a partir deste território. Não haverá feridos.
Câmara Municipal Lisboa

Embaixada de Israel nega ter dados de ativistas

O Comité de Solidariedade com a Palestina afirmou que a partilha de dados pela Câmara com embaixadas "é uma rotina", denunciando que situação idêntica ocorreu em 2019 com a Embaixada de Israel.
Câmara Municipal Lisboa

Comité Palestina: partilha de dados é "rotina"

O CSP divulgou uma troca de mensagens de correio eletrónico, na qual a Câmara refere que "sempre que um país é visado pelo tema de uma manifestação", a sua representação diplomática é informada.
Israel

Israel polarizado nos últimos dias de Netanyahu /premium

Polarização extrema faz temer aumento da violência em Israel. Devido a coligação improvável e até contraditória, Netanyahu radicaliza estratégia, mas os seus 12 anos no poder estão a chegar ao fim.
Médio Oriente

Secretas "operam nos esgotos das sociedades"

178
O antigo correspondente do El País em Jerusalém entende que todos os serviços secretos recrutam informadores no submundo. E considera que a Mossad "é como mais uma infantaria" de Israel.
Conflito Israelo-palestiniano

O cessar-fogo entre Israel e o Hamas 

O presidente egípcio Al-Sisi demonstrou que o Cairo não só ainda conta como um ator no palco do Médio Oriente, como se tornou no interlocutor chave para os Palestinianos da Faixa de Gaza.
Mundo

O interminável conflito israelo-palestiniano

Em muitos aspectos, os israelitas parecem criar ou, pelo menos, piorar os seus próprios problemas. Se a segurança é o objectivo final, os israelitas parecem cada vez mais longe de o poder alcançar.
Mundo

The Israeli-Palestinian question

In many ways Israelis seem to create or at least worsen their own problems. If Israeli security is their ultimate aim they appear to be further and further away from achieving that. 
Nações Unidas

ONU pede 95 milhões para reconstrução palestiniana

Lynn Hastings diz que o plano de emergência é para ser aplicado nos próximos três meses e que beneficiará um milhão de pessoas, vítimas do conflito entre o movimento islâmico Hamas e Israel.
Faixa de Gaza

Israel e Hamas reúnem-se no Cairo sobre tréguas 

Ismail Haniyeh, chefe político do Hamas, vai encabeçar a delegação presente no Cairo "nos próximos dias" para "conversar sobre a estabilização do cessar-fogo em Israel e na Faixa de Gaza". 
Israel

Cisjordânia. Missão é controlar palestinianos

O antigo paraquedista das forças especiais de Israel frisa que a ocupação israelita começou em 1967 e é um controle militar sobre outro povo. "Eu chamo-lhe uma ditadura militar".
Conflito Israelo-palestiniano

EUA querem reconstruir Gaza sem ajudar o Hamas  /premium

Antony Blinken comprometeu-se com a reconstrução de Gaza e defendeu que "israelitas e palestinianos merecem igualmente o direito a viverem em paz e segurança".
Conflito Israelo-palestiniano

Israel. Solução de dois Estados ainda é possível? /premium

Processo de paz está num impasse. Maioria dos palestinianos e dos israelitas já não acredita na solução de dois Estados para resolver o conflito e ninguém vislumbra uma alternativa num futuro próximo.
Médio Oriente

Delegações egípcias já monitorizaram cessar-fogo

Israelitas e palestinianos comunicaram aos enviados egípcios o seu compromisso "incondicional" com o acordo, cujos pormenores ainda não foram divulgados.
Médio Oriente

AI pede à ONU para apurar responsáveis do conflito

Amnistia Internacional pede à ONU que sejam apuradas responsabilidades por meio de "mecanismo de investigação" sobre o conflito israelo-palestiniano que se tem agravado nos últimos dias.
Médio Oriente

BE acusa posição do Governo sobre Médio Oriente 

O deputado do Bloco de Esquerda atirou ao ministro dos Negócios Estrangeiros e deixou claro: "Num genocídio, numa limpeza étnica, numa ocupação militar, não há um confronto entre partes iguais".
Médio Oriente

Gaza. Morreram 227 palestinianos e 12 israelitas

Eleva-se para 227 o número de palestinianos mortos no enclave de Gaza desde o início do conflito, a 10 de maio. Do lado israelita morreram 12 pessoas.
Atualidade

Gaza. Imagens do conflito mais violento desde 2014

Israel e a Faixa de Gaza têm sido palco de vários bombardeamentos nos últimos 10 dias. Já morreram mais de 200 pessoas. Um vídeo para perceber o que desencadeou a escalada de violência.
Médio Oriente

Hungria: "Israel tem direito a defender-se"

1918
"Israel foi atacado por uma organização terrorista. Israel tem direito a defender-se. Rejeitamos todas as posições que responsabilizam Israel pela atual situação", disse o secretário de Estado.
Fact Check

Imagem mostra ataques de Gaza contra Israel?

A premissa não é improvável nesta fase de escalada dos conflitos entre Palestina e Israel, e com as ofensivas do Hamas a partir da Faixa de Gaza. Mas a imagem mostra o contrário: Gaza sob ataque.
Fact Check

Ronaldo posou com cartaz de apoio à Palestina?

A verdadeira imagem foi tirada em 2011 quando Cristiano Ronaldo ainda jogava no Real Madrid. No cartaz, lia-se "Todos con Lorca", localidade espanhola abalada nesse ano por um terramoto.
Médio Oriente

UE exige cessar-fogo imediato no Médio Oriente

984
A tomada de posição da União Europeia tem como primeiro objetivo "proteger os civis e garantir pleno acesso humanitário a Gaza", depois das elevadas baixas dos últimos dias. Hungria absteve-se.
Médio Oriente

EUA não são obstáculo dentro da ONU

O chefe da diplomacia norte-americana insistiu que o seu governo continua empenhado numa diplomacia "muito intensa", mas "discreta", recordando os inúmeros apelos aos seus homólogos.
Médio Oriente

Gaza sem mortes na última noite. Ataques continuam

620
Ataques entre Israel e o Hamas continuam, apesar dos apelos da comunidade internacional para um cessar-fogo. António Costa exige que Israel "pare imediatamente" com ataques a Gaza.
Palestina

Mundo está "calado" e sabe qual é "a solução"

469
Nassim Khalayel gosta "tanto" de viver em Portugal e considera que, "infelizmente", o Governo português está a usar dois pesos e duas medidas. Sabe "quem é o agressor e quem é a vítima".
Médio Oriente

Biden expressa "apoio" a cessar-fogo a Netanyahu

O presidente dos EUA e primeiro-ministro de Israel falaram ainda sobre o “progresso das operações militares de Israel contra o Hamas e outros grupos terroristas em Gaza”.
Palestina

Egito disponibiliza hospitais para palestinianos

O Egito forneceu 223 profissionais de saúde em três hospitais no norte do Sinai, que têm uma capacidade de 369 camas, das quais 81 são para cuidados intensivos.
Estados Unidos da América

Biden vai conversar de novo com Netanyahu

"Falarei com o primeiro-ministro dentro de horas e terei mais coisas a dizer depois dessa conversa", disse Joe Biden, deixando em aberto a possibilidade de lançar um pedido de cessar-fogo.
PCP

Médio Oriente. Posição de Portugal "não é boa"

144
"O povo palestiniano quer é paz, quer a sua pátria. Israel quer alargar a sua influência geoestratégica. Creio que não é saudável nem boa a posição do Governo português", explica Jerónimo de Sousa.
Médio Oriente

Israel e Hamas querem vitória antes de cessar-fogo /premium

292
Violência entre Israel e Hamas entrou na segunda semana, com a morte de 200 palestinianos e dez israelitas. Analistas dizem que ambos os lados querem cessar-fogo, mas não abdicam de declarar vitória.
Palestina

Organizações palestinianas convocam greve geral

"Empresas, escolas, universidades e escritórios nos territórios ocupados" estão convocados para encerrarem portas na sequência do apelo do partido nacionalista Fatah.
Conflito Israelo-palestiniano

Como Israel interceta 90% dos rockets em segundos /premium

364
A "Cúpula de Ferro" tem origem na guerra do Líbano de 2006 e consegue intercetar a maioria dos rockets. Em poucos segundos o sistema determina se mísseis vão cair em zonas habitadas ou não.
PCP

PCP quer posição clara do Governo sobre Palestina

820
Apelo foi feito por Jerónimo de Sousa num improviso na sua intervenção de encerramento do Congresso da Juventude Comunista Portuguesa, em Vila Franca de Xira.
Resposta Pronta

Amnistia. "Atacar civis é crime de guerra"

261
Pedro Neto, diretor executivo da Amnistia Internacional em Portugal, pede ao Governo que lidere a União Europeia na condenação dos conflitos, mas duvida da "eficácia de Augusto Santos Silva".
Conflito Israelo-palestiniano

Dez palestinianos mortos por soldados de Israel

Soldados usaram balas e gás lacrimogéneo contra manifestantes. Hezbollah diz que um dos seus militantes foi morto na fronteira entre Israel e o Líbano. Dez mil palestinianos deixaram casas em Gaza.
Conflito Israelo-palestiniano

Tensão em Gaza. 10 perguntas e respostas /premium

250
Escalada de tensão começou em Jerusalém, passou para a Faixa de Gaza e continua a agravar-se nas cidades israelitas, aprofundando problemas que se prolongam há décadas. O que levou a tudo isto?
Estados Unidos da América

EUA condena disparos de Gaza contra Israel

O chefe da diplomacia norte-americana disse que os "palestinianos e israelitas merecem níveis iguais de liberdade, dignidade, segurança e prosperidade" e lamentou "a perda de vidas" nos últimos dias.
Israel

Israel anuncia novo ataque contra Gaza

Tensão entre Israel e Palestina continua: as forças israelitas indicaram ter "concluído uma série de ataques, que atingiram casas de responsáveis" do movimento de resistência Hamas.
Israel

ONU "profundamente preocupada" com Israel

"Condenamos toda a violência e toda a incitação à violência, assim como as divisões étnicas e as provocações" afirma a ONU, sobre o aumento da violência em Israel e nos territórios palestinianos.
Israel

Israel: 130 alvos do Hamas e 15 militantes mortos

286
O porta-voz do exército disse estarem "na fase inicial da nossa resposta contra alvos militares em Gaza". O primeiro-ministro israelita já alertou que vai "intensificar" os ataques contra o Hamas.
Jerusalém

Abbas condena "ataque brutal" em Jerusalém 

O primeiro-ministro da Autoridade Palestiniana considerou Israel "responsável" pelos confrontos que causaram centenas de feridos e pediu "uma intervenção imediata da comunidade internacional".
Israel

Confrontos entre polícia israelita e palestinianos

Dois palestinianos ficaram feridos nuns confrontos que o porta-voz da polícia israelita disse terem sido "violentos", na Esplanada das Mesquitas, o terceiro local mais sagrado do Islão em Jerusalém.
Palestina

Só há eleições palestinianas se Israel permitir

Os rumores sobre a realização ou não das eleições surgiram há várias semanas. "Se dentro de uma semana Israel aceitar a realização de eleições em Jerusalém como em 2006, haverá eleições", disse Abbas.
Coronavírus

Palestinianos recebem 100 mil doses da Sinopharm

Os palestinianos receberam 100 mil doses da vacina chinesa, o maior lote de vacinas recebido desde o início da pandemia. Este reforço vai "contribuir muito" para a aceleração do processo de vacinação.
Israel

Israel revoga viagem de ministro palestiniano

Decisão interpretada como represália contra ministro pelo seu envolvimento na investigação do Tribunal Penal Internacional por alegados crimes de guerra de Israel e de grupos armados palestiniano.
Tribunal Penal Internacional

EUA "firmemente contra" investigação do TPI

Os Estados Unidos opõem-se "firmemente" à abertura de um inquérito pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) sobre presumíveis crimes, imputados sobretudo a Israel.
Benjamin Netanyahu

Netanyahu critica Tribunal Penal Internacional

O primeiro-ministro israelita considera que o Tribunal Penal Internacional "virou-se contra o povo judeu", no seguimento da decisão de abrir um inquérito sobre crimes de guerra cometidos na Palestina.
Palestina

Procuradora do TPI abre inquérito sobre Palestina 

A procuradora assinala que a investigação será conduzida "de forma independente, imparcial e objetiva, sem medo ou favorecimento". Israel opôs-se firmemente a qualquer investigação.
Coronavírus

Palestina acusa Israel de barrar vacinas para Gaza

350
Autoridades palestinianas queriam transportar 2 mil doses de vacinas entre a Cisjordânia e a Faixa de Gaza, mas Israel está a bloquear a autorização. Há debate sobre troca de vacinas por prisioneiros.
Palestina

EUA. Palestina saúda restabelecimento de relações

A Palestina saudou a intenção de Biden de reabrir os escritórios da Organização para a Libertação da Palestina, encerrados por Trump e também da aplicação de medidas para a solução dos dois estados.
Coronavírus

Israel. Reclusos palestinianos vão ser vacinados

Autoridades prisionais israelitas anunciaram este domingo que a vacinação rápida contra a covid-19 que vai ser feita a reclusos, incluirá os palestinianos que cumprem penas.
Estados Unidos da América

EUA. "Made in Israel" em produtos do colonatos

A medida refere-se a um território da Cisjordânia que está ocupado por Israel e vai contra aquilo que é praticado na União Europeia.
Israel

Alemanha preocupada com paz no Médio Oriente

O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão criticou, sem referir especificamente, a postura de Donald Trump em relação a Israel e Palestina, mas depositou esperança nas negociações com Joe Biden.
Refugiados

Agência teme "desastre" em Gaza e no Líbano

A crise financeira da agência UNRWA é particularmente crítica na Faixa de Gaza, um enclave palestiniano com dois milhões de habitantes, onde o desemprego já ultrapassa os 50% da população.
Médio Oriente

Jerusalém. ONG alerta para novas casas de colonos

Construção de centenas de casas para colonos em Jerusalém é "um golpe letal nas perspetivas de paz e na possibilidade de uma solução de dois Estados", diz a Peace Now.
Nações Unidas

Agência da ONU sem dinheiro para salários

A agência precisa de 60 milhões de euros para pagar aos seus 28 mil funcionários. O diretor-geral da agência conta agora com o futuro apoio da nova administração americana eleita.
Coronavírus

Dois responsáveis palestinianos infetados

Mais dois altos responsáveis palestinianos estão infetados com o novo coronavírus. Já o secretário-geral da Organização de Libertação da Palestina está internado em estado "crítico".
Nações Unidas

Guterres pede negociação entre Israel e Palestina

António Guterres pediu na quarta-feira que Israel e palestinianos aproveitem os acordos entre o Estado judaico e dois países árabes para negociar "uma solução política" para o conflito que os opõe.
Conflito Israelo-palestiniano

Palestina é "vítima das ambições de Trump"

O secretário-geral da Organização de Libertação da Palestina considerou que "a Palestina se tornou vítima das ambições eleitorais de Trump".
Conflito Israelo-palestiniano

Liga Árabe: paz com Israel só com Palestina livre

O secretário-geral da Liga Árabe que estabelecer relações de paz com Israel é uma "opção estratégica para os países árabes", mas que só será possível se a Palestina "conseguir a sua liberdade".
Palestina

Escalou parede do hospital para se despedir da mãe

20678
Jihad subiu pelas paredes do hospital Hébron, na Cisjordânia, para se poder despedir da sua mãe. O jovem permaneceu do lado de fora da janela do quarto até a mãe morrer, vítima de Covid-19.
Coronavírus

Covid-19. Palestina impõe recolher obrigatório

A Autoridade Nacional Palestiniana vai impor recolher obrigatório noturno e de fim de semana durante as próximas duas semanas para tentar conter o aumento de casos de Covid-19 no território.
Israel

Cisjordânia. Hamas e Fatah unidos contra anexação

Os partidos políticos Hamas e a Fatah consideram tratar-se de um projeto "muito perigoso" e "suficientemente importante para deixarem de lado as suas diferenças".
Palestina

Palestinianos contra anexação da Cisjordânia

Em causa está o plano dos Estados Unidos para o Médio Oriente, que prevê a anexação de territórios na Cisjordânia ocupada por Israel. Governo israelita deve pronunciar-se a partir desta quarta-feira.
Palestina

Lutar por "libertação da Palestina" é "dever"

Khamenei referiu-se várias vezes a Israel como um "cancro" a ser "extirpado" e criticou também os EUA e o Ocidente por equiparem o Estado hebreu com "vários tipos de instrumentos de poder".
Palestina

Palestina anuncia fim de acordos com Israel e EUA

O anúncio aconteceu após um momento de tensão, devido ao avanço dos planos israelitas para anexarem parte do território ocupado da Cisjordânia, uma hipótese contemplada no plano de paz de Washington.
Israel

Israel. Aprovado governo com Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro de Israel defendeu que os colonatos da Cisjordânia devem ser anexados perante os deputados do parlamento no dia em que assegura um governo para o país.
Nações Unidas

ONU exige libertação de crianças palestinianas

No final de março foram colocados 194 menores palestinianos em prisões e centros de detenção israelitas, revelou a ONU, chamando a atenção para o risco de estes menores detidos “contraírem Covid-19”.
Palestina

Palestina. Ministro quer unidade entre fações

Ministro dos Negócios Estrangeiros russo e líder do movimento radical palestiniano Hamas reuniram-se para "restaurar a unidade nacional palestiniana" e resolver conflito israelo-palestiniano.
Israel

Israel volta a aceitar exportações palestinianas

Anúncio surge após a Autoridade Palestiniana ter recuado na decisão de cortar as importações de carne israelita. Israel respondeu bloqueando a entrada dos produtos agrícolas palestinianos.
Palestina

Marroquinos protestam contra plano dos EUA

Agitando bandeiras palestinianas, os manifestantes marcharam pelo centro da capital, gritando "Viva a Palestina". "Não à normalização", "Não ao apoio à nação sionista", gritaram os manifestantes.
Conflito Israelo-palestiniano

Mahmud Abbas diz que recusa "vender Jerusalém"

O presidente palestiniano rejeitou este sábado o plano de Donald Trump para a resolução do conflito israelo-árabe, assegurando que não ficará na História por "vender Jerusalém".
Atualidade

Palestinianos manifestam-se contra Plano de Paz

Os palestinianos saíram à rua para se manifestarem contra o acordo anunciado por Trump e que propõe a paz entre Israel e a Palestina. A proposta já foi recusada pelo líder da Autoridade Palestiniana.
Conflito Israelo-palestiniano

Palestina. O plano de Donald Trump para o conflito

129
Numa conferência de imprensa ao lado de Netanyahu, mas sem qualquer líder palestiniano, Donald Trump apresentou aquilo que diz ser uma "solução de dois estados realista" para resolver o conflito.
Palestina

Palestinianos admitem retirada de acordos de Oslo

Os palestinianos admitem retirar-se dos acordos de Oslo, que regulam as relações entre Israel e a Autoridade Palestiniana, se o Presidente norte-americano anunciar o seu plano de paz para a região.
Presidente Trump

Trump promete plano de paz israelo-palestiniano

Donald Trump vai revelar o seu plano para acabar com o conflito israelo-palestiniano antes da visita a Washington do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e do seu rival Benny Gantz.
Palestina

Trump age como "dono do mundo", critica embaixador

130
O Presidente norte-americano atua como "dono do mundo" e tomou "todas as decisões", incluindo reconhecer Jerusalém como capital de Israel, considera o embaixador da Palestina em Portugal.
Mundo

ONU. Posição dos EUA não muda ilegalidade

A ONU sublinhou a ilegalidade dos colonatos israelitas na Palestina e afirma que a mudança de posição dos Estados Unidos não muda esse facto perante os olhos da lei internacional.
Conflito Israelo-palestiniano

Irão: Destruição de Israel não visa os judeus

"Não somos antissemitas. Judeus vivem na maior segurança no nosso país. Apenas apoiamos o povo palestiniano e a sua independência", declarou o supremo líder do Irão.
Israel

Israel e Palestina. UE apela a fim da escalada

"Tal como a UE tem vindo consistentemente a reiterar, apenas uma solução política pode por fim aos sucessivos ciclos de violência" na região, pode ler-se no comunicado da União Europeia.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel ordena à população que se mantenha em casa

As forças armadas de Israel tomaram a medida de segurança na sequência dos ataques que se seguiram à morte de um comandante do grupo extremista palestiniano.
Palestina

Palestina. Fecho de sites provoca jornalistas

Jornalistas manifestam-se esta quarta-feira depois de o governo da Palestina ter ordenado o fecho de 60 sites de informação em políticas de controlo estrito sobre a atividade dos média.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel. O que significa a ameaça de Netanyahu? /premium

137
O primeiro-ministro israelita promete anexar o Vale do Jordão caso ganhe as eleições desta terça-feira. Porque é que o território é tão importante e qual o impacto no processo de paz com a Palestina?
Israel

Israel legaliza colonato selvagem na Cisjordânia

O governo israelita aprovou a legalização de um colonato selvagem na Cisjordânia, a dois dias das eleições legislativas cruciais para o futuro político do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
Benjamin Netanyahu

Netanyahu vai anexar Cisjordânia se for reeleito

O primeiro-ministro foi retirado de uma ação de campanha devido a alerta de ataque aéreo, após declarações sobre a anexação da Cisjordânia.
Palestina

Palestina. Mahmud Abbas demite assessores

Gabinete do presidente fez anúncio sem dar pormenores, enquanto analistas atribuíram a decisão às dificuldades orçamentais daquele órgão provisório de governo, depois do congelamento feito por Israel.
Atualidade

Israel inicia demolição de casas palestinianas

167
Sur Baher acordou com centenas de soldados israelitas à porta. A vila palestiniana enfrenta uma série de demolições, depois de 7 anos numa batalha legal contra Israel, que não quer casas junto ao muro
Conflito Israelo-palestiniano

Palestinianos aceitam cessar-fogo com Israel

No confronto que foi considerado o de maior escalada de violência desde 2014, os líderes palestinianos em Gaza acordaram cessar-fogo com Israel. Donald Trump anunciou todo o seu apoio a Israel.
Conflito Israelo-palestiniano

Cerca de 50 foguetes lançados de Gaza para Israel

709
Ainda não foi anunciado se o ataque palestiniano fez vítimas mas a força aérea israelita ripostou com um ataque a duas rampas de lançamento de foguetes.
Israel

Plano de paz israelo-palestiniano está pronto 

153
Anúncio de Jared Kushner surge no mesmo dia em que o primeiro-ministro israelita anunciou que pretende dar o nome de Donald Trump a um novo colonato nos montes Golã.
Brasil

Palestina critica delegação em Jerusalém

121
O anúncio foi feito no primeiro dia da visita de Jair Bolsonaro a Israel. O Presidente brasileiro já tinha prometido seguir os passos dos EUA. Delegação será uma extensão da embaixada em Telavive.
Conflito Israelo-palestiniano

33 palestinianos feridos durante protestos

246
Autoridades palestinianas dizem que ferimentos foram causados por tiros israelitas. 30.000 palestinianos estarão concentrados ao longo da cerca que separa o território israelita de Gaza.
Israel

Hamas anuncia cessar-fogo com Israel

O movimento islâmico Hamas anunciou um cessar-fogo entre os grupos armados palestinianos da Faixa de Gaza e Israel, mediado pelo Egito, após um novo pico de tensão em torno da Palestina.
Palestina

Presidente palestiniano nomeia primeiro-ministro

Mahmoud Abbas nomeou Mohammed Ishtayeh, um dos seus colaboradores próximos, e encarregou-o de formar um governo em que deverá ser reforçada a presença do seu partido, Fatah.
Israel

Três palestinianos atropelam soldados israelitas

275
Os atacantes foram neutralizados por outros soldados que dispararam contra o carro, acabando por morrer -- uma "execução brutal" considerou o ministro dos Negócios Estrangeiros palestinianos.
Palestina

Abbas aceita demissão do Governo palestiniano

Abbas aceitou a demissão do Governo de Rami Hamdallah, mas pediu ao executivo para continuar a gerir os assuntos correntes até à formação de um novo. Abbas tenta agora formar uma nova coligação.
Atualidade

"Não sou a tua querida": a roupa anti-assédio

Para lutar contra a opressão de género, uma estilista lançou uma marca de roupa dedicada à emancipação feminina. Quis desafiar a Palestina, onde 15% das mulheres dizem já ter sofrido abusos sexuais.
Conflito Israelo-palestiniano

Airbnb deixa territórios ocupados por Israel

Depois de várias críticas, a empresa de alojamento local Airbnb irá retirar as mais de 200 ofertas disponíveis nos territórios israelitas atualmente ocupados. O anúncio foi feito esta segunda-feira.
Papa Francisco

Papa deseja reinício das negociações com Palestina

De acordo com um comunicado do gabinete de imprensa do Vaticano, o objetivo das negociações consiste em "alcançar um acordo respeitoso com as legítimas aspirações dos dois povos".
Hamas

Hamas vai manter ataques junto a Gaza

211
O braço armado do Hamas alertou que vai manter os disparos de lança-foguetes contra as cidades israelitas de Ashdod e Beersheba. O Exército de Israel indicou que foram lançados mais de 400 projéteis
Faixa de Gaza

Israelitas reforçam segurança na Faixa de Gaza

O exército israelita matou 7 palestinianos, incluindo um comandante local do Hamas, numa operação militar na Faixa de Gaza. O país reforçou a presença de soldados no local para evitar mais confrontos.
Conflito Israelo-palestiniano

Jihad Islâmica anuncia trégua imediata com Israel

O grupo radical palestiniano Jihad Islâmica anunciou este sábado uma trégua imediata de disparos de foguetes a partir da Faixa de Gaza para Israel depois de uma "mediação egípcia".
Conflito Israelo-palestiniano

Israel ataca Faixa de Gaza

O exército israelita atacou este sábado a Faixa de Gaza em resposta ao lançamento de trinta 'rockets' palestinianos contra o seu território.
Human Rights Watch

Human Rights Watch denuncia torturas do Hamas 

A organização não-governamental Human Rights Watch denunciou os mecanismos de repressão da Autoridade Nacional Palestiniana e do Hamas contra a população e de Gaza e da Cisjordânia.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel adia demolição de aldeia palestiniana

A demolição foi adiada para dar oportunidade para negociações com os moradores, mas o primeiro-ministro adianta que a demolição da aldeia palestiniana de Khan al-Ahmar vai avançar.
Faixa de Gaza

Gaza. Israel mata três palestinianos nos protestos

Forças israelitas mataram a tiro três palestinianos, incluindo um rapaz de 13 anos, quando milhares de pessoas protestavam ao longo da barreira que divide a Faixa de Gaza de Israel.
Palestina

Abbas recusa EUA como "mediador único"

"Os Estados Unidos não devem ser um mediador único", acrescentou Abbas, respondendo ao Presidente dos EUA, Donald Trump, que prometeu apresentar um plano de paz para o Médio Oriente.
Estados Unidos da América

EUA encerram missão palestiniana em Washington

Esta é a última medida da administração de Trump contra a direção palestiniana que suspendeu as relações com responsáveis norte-americanas após o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel.
Faixa de Gaza

Israel fecha passagem de acesso à Faixa de Gaza

Israel voltou a encerrar a passagem de Erez, ponto de acesso à Faixa de Gaza, devido a confrontos registados no terminal de trânsito, anunciou esta quarta-feira o Exército israelita.
Palestina

Doações aumentam fundos de ajuda aos palestinianos

Vários países, incluindo o Qatar, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Índia contribuíram com fundos suplementares de 238 milhões de dólares para a agência da ONU para os refugiados palestinianos.
Palestina

ONU quer outros parceiros na questão palestiniana

A Agência da ONU para os Refugiados Palestinianos irá procurar outros "parceiros e caminhos" para cobrir o saldo negativo gerado pelo fim da ajuda dos Estados Unidos.
Faixa de Gaza

EUA cancelam milhões em ajuda aos palestinianos

111
O Governo dos Estados Unidos anunciou esta sexta-feira o cancelamento de mais de 200 milhões de dólares de ajuda aos palestinianos na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.
Palestina

Guterres tem 4 propostas para proteger Palestina

O secretário-geral das Nações Unidas apresentou quatro propostas para melhorar a proteção dos palestinianos nos territórios ocupados por Israel.
Conflito Israelo-palestiniano

Gaza. Mulher grávida e filha de 18 meses mortas

Uma mulher palestiniana, que estava grávida, e a sua filha de 18 meses foram mortas durante um ataque aéreo israelita na noite de quarta-feira na Faixa de Gaza.
Israel

Milhares protestam contra lei de governo israelita

104
O Governo israelita aprovou uma lei que proclama Jerusalém como capital do país e Israel como "Estado-nação do povo judeu". Uma grande manifestação juntou milhares em protesto.
Atualidade

Artistas italianos presos após pintarem rapariga

115
Jorit e Salvatore foram presos e deportados por pintarem um mural de Ahed Tamimi, a rapariga que tinha esmurrado dois soldados israelitas, com as agressões registadas num vídeo que se tornou viral
Jerusalém

Polícia israelita fecha acessos a mesquita 

A polícia israelita fechou os acessos à zona da Esplanada das Mesquitas após confortos entres palestinianos e forças da ordem israelitas ocorridos depois da tradicional oração das sextas-feiras.
Israel

Quatro palestinianos morrem em ataque israelita

A investida desta sexta-feira surge depois de vários meses de tensão junto aos gradeamentos que separam Gaza de Israel. Telavive acusa o Hamas de estar por detrás dos protestos que levaram ao ataque.
Israel

Aprovada lei que consagra Israel "lar nacional"

O parlamento israelita aprovou uma controversa lei que consagra Israel como nação judaica, "lar nacional" do povo judaico e o hebraico como única língua oficial.
União Europeia

UE dá 23,5 milhões para investimento na Palestina

A União Europeia adotou programas de desenvolvimento no valor de 23,5 milhões de euros destinados a promover o crescimento económico e a desenvolver um ambiente mais propício.
Família Real Britânica

41 fotos da viagem histórica de William

O príncipe William está na Jordânia e durante os próximos dias vai passar por Israel e territórios ocupados da Palestina. Veja os momentos do duque de Cambridge naquela que é uma visita histórica.
António Guterres

Guterres fala em guerra entre Palestina e Israel

Guterres considera que a escalada de violência em Gaza é "um aviso para todos sobre quão perto da guerra está a situação" e pede ao movimento radical palestiniano Hamas para cumprir o cessar-fogo.
Nações Unidas

Aprovada resolução que condena ofensiva de Israel

A ONU aprovou esta quinta-feira uma resolução que condena a resposta de Israel aos protestos que ocorreram em Gaza. Resolução foi aprovada com 120 votos a favor.
Conflito Israelo-palestiniano

Palestiniano morto a tiro por soldado israelita

Um palestiniano de 21 anos, Izzideen Tamimi, foi morto perto de Ramallah, na Cisjordânia, por soldados israelitas, depois de ter lançado pedras contra os militares.
Futebol

Palestinianos fazem apelo a Messi

526
Um grupo de 70 crianças palestinianas escreveu ao futebolista argentino Lionel Messi pedindo-lhe que não jogue o encontro particular entre a sua seleção e Israel, agendado para o próximo sábado.
Estados Unidos da América

EUA vetam projeto de proteção dos palestinianos

Os Estados Unidos foram o único opositor a um projeto de resolução apresentado nas Nações Unidas que pedia a proteção dos palestinianos em Gaza e na Cisjordânia ocupada.
Faixa de Gaza

Jihad Islâmica anuncia cessar-fogo com Israel

A Jihad Islâmica anunciou um acordo de cessar-fogo concluído entre os movimentos palestinianos e Israel, sob os auspícios do Egito, após um dia de confrontos em redor da Faixa de Gaza.
Conflito Israelo-palestiniano

Governo condena ataque de morteiros contra Israel

122
O Governo português condenou com veemência o lançamento de morteiros desde Gaza para território israelita, considerando que "atos de violência contra civis são sempre absolutamente injustificáveis".
Atualidade

Um memorial invulgar pelas vítimas da Palestina

246
São 4.500 pares de sapatos e cada um representa uma vida perdida no conflito entre Israel e a Palestina. Expostos em Bruxelas, são uma forma de pressão para que a Europa proteja os palestinianos.
Angola

OLP agradece apoio do Governo angolano

O secretário-geral da Organização de Libertação da Palestina (OLP), Saeb Erekat, agradeceu ao Governo angolano a exoneração dos representantes na inauguração da embaixada norte-americana em Jerusalém.
Israel

Pedido palestiniano ao TPI é "absurdo", diz Israel

Israel qualificou de "grave" e "absurdo" o pedido da Autoridade Palestiniana de uma investigação do Tribunal Penal Internacional (TPI) aos alegados crimes israelitas contra palestinianos.
Palestina

Palestina pede investigação à atuação de Israel

A Autoridade Nacional Palestiniana pediu que se abra "uma investigação imediata" sobre "os colonatos israelitas na Cisjordânia" e sobre a atuação do exército israelita nos protestos na Faixa de Gaza.
Palestina

Mahmud Abbas hospitalizado pela 3º vez numa semana

O presidente palestiniano foi submetido na terça-feira a uma pequena cirurgia a uma orelha e voltou este domingo ao hospital hospital devido a febre e dor no peito.
Conflito Israelo-palestiniano

ONU critica resposta "desproporcionada" de Israel

O Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos classificou esta sexta-feira como "totalmente desproporcionada" a resposta de Israel às manifestações palestinianas de segunda-feira.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel lança ataque aéreo a bases do Hamas em Gaza

De acordo com a comunicação social palestiniana, Israel terá lançado um ataque aéreo sobre várias bases do Hamas, depois de um dia de várias picardias, que envolveu tiros e ataques com um tanque.
Palestina

Autoridade Palestiniana chama quatro embaixadores

A direção palestiniana anunciou ter chamado os seus embaixadores em quatro países da União Europeia, que enviaram representantes à abertura da embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém.
Faixa de Gaza

ONU responsabiliza Israel e Hamas por "tragédia" 

As Nações Unidas consideram que Israel e o movimento palestiniano Hamas são os responsáveis pela "tragédia sem justificação" de segunda-feira na Faixa de Gaza, na qual morreram 60 pessoas.
Diplomacia

Turquia pede que embaixador israelita deixe o país

Pedido de abandono temporário surge como protesto pelos acontecimentos de segunda-feira na faixa de Gaza, que provocaram a morte de dezenas de palestinianos.
Atualidade

Faixa de Gaza. Como se chegou a este dia trágico?

526
Em contraste com a celebração dos EUA em Jerusalém, na fronteira com Israel o cenário enche-se tanto de fumo como de vítimas: 52 mortos e cerca de 2.400 feridos. As imagens são impressionantes.
Faixa de Gaza

Um morto e 45 feridos na Faixa de Gaza

Cerca de 167 pessoas foram assistidas pelas equipas médicas. A vítima mortal foi atingida a tiro em Khan Yunis, sul do território. Outras 45 ficaram feridas.
Palestina

Palestina. Presidente retrata-se de antissemitismo

Mahmud Abbas pediu desculpa depois de ter sido criticado pelas declarações sobre as causas dos massacres perpetrados contra judeus terem sido consideradas antissemitas.
Conflito Israelo-palestiniano

União Europeia pede pacificação em Gaza

O pedido foi dirigido às autoridades de Israel e da Faixa de Gaza e acontece depois de três palestinianos terem sido mortos no domingo quando tentavam entrar em território israelita.
Faixa de Gaza

Três palestinianos mortos por Israel em Gaza

Três palestinianos foram hoje mortos pelo Exército de Israel quando tentavam entrar em território israelita através de uma barreira de separação na Faixa de Gaza.
Palestina

Conselho Palestiniano debate nova liderança

O Conselho Nacional Palestiniano, o principal órgão legislativo palestiniano, reúne-se na segunda-feira em Ramallah para debater a renovação da liderança da Organização para a Libertação da Palestina.
Médio Oriente

Quatro palestinianos mortos em Gaza

Entre as vítimas mortais está um jovem de 15 anos. Sobem assim para 32 o número de palestinianos mortos pelas tropas de Israel durante os protestos que ocorrem desde o final de março.
Médio Oriente

Dois palestinianos mortos em protestos em Gaza

Um dos homens foi atingido a tiro no norte do enclave palestiniano. Manifestantes protestam contra o bloqueio que Israel impõe há mais de 10 anos à faixa de Gaza, dirigida pelo Hamas.
Mundo

Israel. Sobe para sete número de mortos em Gaza

Pelo menos sete palestinianos foram mortos pelo exército israelita em novos confrontos registados ao longo da barreira de segurança que separa a Faixa de Gaza e Israel.
Mundo

Israel. Três mortos na fronteira com Gaza

Pelo menos três palestinianos morreram e outros 250 ficaram feridos em novos confrontos registados esta sexta-feira perto da barreira de segurança que separa a Faixa de Gaza e Israel.
Cultura

Como se cresce mulher em Gaza?

Exposição da fotojornalista Monique Jaques vai estar em exibição do Parque das Nações e mostra como a autora viu crescer, durante cinco anos, as mulheres palestinianas de Gaza.
Arábia Saudita

"Todos têm direito de viver" de forma pacífica 

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita disse que "palestinianos e israelitas têm o direito de ter a sua própria terra" e que não tem nenhuma "objeção" em relação à existência de um Estado de Israel.
Faixa de Gaza

Número de palestinianos mortos sobe para 17

Morreu mais um palestiniano vítima dos disparos que aconteceram durante os protestos na sexta-feira, na Faixa de Gaza. Faris al-Raqib, de 29 anos, foi atingido no estômago.
Faixa de Gaza

Vídeo. Jovem baleado na Faixa de Gaza

378
Um vídeo mostra um jovem palestiniano a ser atingido mortalmente durante os protestos na Faixa de Gaza, na sexta-feira. O exército israelita diz que os vídeos são "fabricados" e "editados".
Faixa de Gaza

Palestina: Luto nacional pelos 16 mortos em Gaza

O Presidente palestino, Mahmoud Abbas, decretou um dia de luto nacional pelos 16 mortos e 1.400 feridos dos confrontos na fronteira de Gaza com Israel.
Conflito Israelo-palestiniano

Palestina lamenta que ONU não condene "massacre"

121
O embaixador da Palestina na ONU, Riyad Mansour, manifestou-se dececionado com o facto de o Conselho de Segurança não ter condenado o que chamou de "massacre hediondo" de manifestantes em Gaza.
Conflito Israelo-palestiniano

Gaza: ONU receia que situação "se deteriore"

As Nações Unidas receiam que a situação em Gaza "se deteriore nos próximos dias". Confrontos entre palestinianos e soldados israelitas já fizeram 15 mortos e mais de 1000 feridos.
Médio Oriente

Gaza. Sobe para 12 número de mortos

171
Pelo menos mil pessoas estão feridas. Protesto foi convocado pelo Hamas para o Dia da Terra Palestina. Cerca de 17 mil pessoas protestam junto da fronteira com Israel
Conflito Israelo-palestiniano

Palestinianos assinalam "Dia da Terra" sob tensão

A população palestiniana assinala o "Dia da Terra", que evoca anualmente a morte de seis árabes desarmados por forças israelitas em 1976, e com Israel a advertir sobre o "direito de se defender".
A página está a demorar muito tempo.