O tenista português João Sousa ganhou neste sábado o primeiro jogo da qualificação de acesso ao quadro principal do Masters 1000 de Madrid em ténis, ao bater o francês Edouard Roger-Vasselin por 4-6, 6-3 e 6-3. O atleta português, 57.º do ‘ranking’ mundial, esteve desacertado no primeiro ‘set’, cometendo erros, falhando muitas pancadas de esquerda e primeiros serviços.

No terceiro jogo, o francês Roger-Vasselin, 124.º do mundo, quebrou o serviço ao português e manteve os seus jogos de serviço – embora com alguma dificuldade em alguns deles – para assim assegurar o primeiro parcial. No segundo ‘set’, o português entrou mais concentrado e – muito apoiado pelas várias dezenas de portugueses no campo n.º 4 do complexo de ténis do Madrid Open – começou a acertar as pancadas de esquerda (fraca no primeiro parcial) e a forçar mais erros do adversário.

No quinto jogo do segundo parcial, Sousa teve um ponto de ‘break’, mas o francês evitou. Mas ao sétimo jogo, o português quebrou mesmo o serviço de Roger-Vasselin, colocando o resultado em 5-3. Com as bancadas a gritar “Acredita, João!” e “Vamos lá, João”, João Sousa fez com facilidade o 6-3 decisivo, ganhando o nono jogo sem permitir pontos ao adversário. No ‘set’ decisivo, João Sousa entrou galvanizado pelo fecho do parcial anterior e teve dois pontos para quebrar o primeiro jogo de serviço do francês. Roger-Vasselin fechou o seu jogo a custo.

O quarto jogo ficou marcado por uma interrupção, com o francês a solicitar um tempo de desconto para receber assistência médica. Roger-Vasselin esteve deitado no ‘court’ mais de cinco minutos a receber massagens na zona do abdómen. O francês acabaria por regressar à partida, mas o mal estava feito. Sousa retomou e fechou o seu jogo com facilidade e venceu o seguinte, quebrando o serviço de Roger-Vasselin pela segunda vez, depois de dispor de três pontos de ‘break’.

Sousa ainda quebraria mais uma vez o serviço a Vasselin, no nono jogo, fechando o ‘set’ e o encontro a seu favor. No próximo jogo de qualificação para o quadro principal do torneio, João Sousa enfrenta o vencedor do encontro entre o francês Kenny de Schepper e o colombiano Alejandro Gonzalez, 14.º pré-designado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR