O advogado Ricardo Sá Fernandes está disponível para ser candidato a deputado nas eleições legislativas de outubro nas listas do movimento Livre/Tempo de Avançar, a que pertencem pessoas como Ana Drago e Rui Tavares.

Mas, para isso, terá que sujeitar-se primeiro a eleições primárias para escolha do lugar a deputado que poderá preencher. Esta é uma das novidades no método de escolha dos seus candidatos que o Livre/Tempo de Avançar vai introduzir no funcionamento interno. Quem quiser ser candidato pode assumir essa intenção até dia 21 de maio.

“Vou apresentar-me aos subscritores do Livre/Tempo de avançar como candidato a deputado”, afirmou esta segunda-feira ao Expresso, que deu a notícia em primeira mão, acrescentando que quer ultrapassar “o sectarismo da esquerda” e “fazer pontes”. Se for aceite pelos militantes e simpatizantes será a segunda vez que Sá Fernandes que concorre às legislativas. A primeira vez ocorreu em 1975 nas listas do MDP-CDE.

Ricardo Sá Fernandes é irmão de José Sá Fernandes, vereador da Câmara de Lisboa, e, como advogado, já fez parte de vários casos judiciais mediáticos: defendeu Carlos Cruz, condenado por abuso sexual de menores, defende Lalanda de Castro (ex-patrão de José Sócrates na Octapharma), suspeito no caso Operação Marquês e no caso dos vistos gold, foi advogado da família de Rui Pedro, a criança de Lousada que desapareceu a 4 de março de 1998. É também advogado de Leandro Lopes Monteiro, um jovem de 17 anos preso preventivamente na cadeia de menores de Leiria por dois crimes de abuso sexual.

Em 2013, viu o Supremo Tribunal de Justiça rejeitar o recurso apresentado pelo facto de ter sido condenado por uma gravação ilícita de uma conversa particular mantida com o empresário Domingos Névoa, no âmbito do caso Bragaparques.

Foi secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, num Governo de António Guterres, mas demitiu-se na sequência de uma guerra com António Costa, então ministro da Justiça, por causa do caso de Camarate, em que Sá Fernandes defendeu os familiares das vítimas do acidente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR