Partido LIVRE
Legislativas 2019

Voto dos emigrantes: livre quer inquérito urgente

"Os inúmeros erros e percalços exigem a abertura imediata de um inquérito que identifique todas as falhas ocorridas, o impacto delas e a definição de boas práticas para o futuro", diz o partido.
Partido LIVRE

Quem fala assim é de extrema-esquerda /premium

2427
No fundo, e à superfície, o Livre mistura os horrores do BE com as abominações do PAN, mantendo o ressentimento, o moralismo, o revisionismo, a vocação proibicionista e a natureza totalitária de ambos
Legislativas 2019

Joacine não é caso único. Há 100 mil gagos no país /premium

600
Joacine Moreira pôs os eleitores a falar de gaguez, mas nem todos concordam que o caso da deputada ajude quem tem o mesmo problema. Os gagos falam em limitações profissionais, sociais e muitos mitos.
Partido LIVRE

Livre quer tolerância de tempo no Parlamento

7528
O partido Livre irá solicitar junto do próximo presidente da Assembleia da República uma "tolerância de tempo" relativamente às intervenções da deputada Joacine Katar Moreira, que tem gaguez.
Legislativas 2019

O termómetro partidário após a maratona negocial

111
Foram cinco reuniões e várias exigências. António Costa mantém a via de diálogo aberta com todos os partidos no fim do longo dia de negociações. Mas nem todos os pontos de convergência foram quentes.
Legislativas 2019

PS/BE admitem acordo com horizonte de legislatura - como aconteceu

810
Liveblog. A comitiva do PS terminou a ronda de negociações. Livre recusa entendimentos bilaterais. PAN aberto a acordos pontuais. PEV e PCP disponíveis para "apreciações conjuntas"
Presidente da República

Marcelo fez maratona de audiências. O que fica?

O Presidente da República recebeu os dez partidos com assento parlamentar ao longo do dia. No fim, indigitou António Costa como primeiro-ministro. Mas que recados deixaram os partidos?
PS

Costa quer reeditar geringonça. Ou vai à Guterres 

419
Líder socialista quer voltar a negociar, mas para uma geringonça alargada (a PAN e Livre) que garanta quatro anos estáveis -- é esta a prioridade. Se não for possível, o PS "trabalhará dia-a-dia".
Legislativas 2019

Livre contra "aceitação" da violência doméstica

1044
Numa entrevista acompanhada de uma 'mini', Joacine Katar Moreira levanta uma das grandes bandeiras do Livre - o combate à violência doméstica. "Um ano ou oito meses na cadeia" não chegam.
Legislativas 2019

"Mini" Entrevista a Joacine Katar Moreira

271
Numa entrevista acompanhada de uma 'mini', Joacine Katar Moreira levanta uma das grandes bandeiras do Livre - o combate à violência doméstica. "Um ano ou oito meses na cadeia" não chegam.
Legislativas 2019

Livre defende quotas étnico raciais

1773
Cabeça de lista do Livre por Lisboa assume que partido vai tentar eleger mais do que um deputado nas legislativas de outubro e defendeu quotas étnico raciais para "reduzir assimetrias estruturais".
Eleições Legislativas

Rui Tavares: "Livre pode ter grupo parlamentar"

728
Rui Tavares acredita que Livre vai eleger pelo menos dois deputados. Sobre a gaguez de Joacine em entrevista, Tavares aconselhou eleitores a irem ver os discursos da candidata que estão na Internet.
Assunção Cristas

Interior: Cristas quer "discriminação positiva" 

Assunção Cristas quer "uma verdadeira rede de cuidados para todos os idosos" e defende que ninguém pode ficar sozinho em casa. Nestas zonas, Cristas quer baixar "ainda mais" a carga fiscal.
Bloco de Esquerda

BE: Governo é "obstáculo" à melhoria do INEM

166
O partido lamenta que o Governo se comporte como “um obstáculo à melhoria do INEM”. À semelhança do PSD, Bloco também diz que o que está em causa "é dinheiro do próprio INEM".
Eleições Europeias

Ursula passa? Ex-eurodeputados estão pessimistas

Entre o "pessimismo" confessado por Diogo Feio e a esperança de Rui Tavares de um chumbo ao nome de Ursula von der Leyen, na próxima semana, ex-eurodeputados estão preocupados com o futuro da UE.
Eleições Legislativas

Livre dá prioridade a alterações climáticas

162
Partido Livre aprovou em congresso os temas prioritários para o combate eleitoral das legislativas de outubro. Carlos Teixeira diz que partido considera a "ecologia numa perspetiva de justiça social".
Eleições Europeias

Livre. Críticas à falta de Europa na campanha

O Livre aproveitou uma tarde de sol, o Out Jazz e os jardins da Torre de Belém para distribuir panfletos, mas não se perdeu muito em conversas. Ali a cantiga era outra.
Eleições Europeias

Livre "cada vez mais" convicto de eleger deputado

O cabeça de lista do Livre às eleições europeias considerou "cada vez mais possível" o partido estar representado no Parlamento Europeu, para onde levaria "ideias concretas de transformação" da UE.
Partido LIVRE

Meta do Livre para este ano "é eleger deputados"

700
Rui Tavares prevê que 2019 vai ser "o ano da viabilização do Livre em eleições europeias e nacionais" e antevê possibilidade de viabilizar uma nova "geringonça".
Eleições Europeias

Livre propõe-se a eleger um eurodeputado

O partido Livre aprovou em congresso o programa que apresentará às eleições para o Parlamento Europeu de 26 de maio, que prevê um "novo pacto" para uma Europa "mais democrática".
Política

Morreu José Manuel Tengarrinha

439
O fundador do MDP/CDE tinha 86 anos. A notícia foi dada por Rui Tavares, o líder do partido Livre.
25 de Abril

Varoufakis desce a Avenida da Liberdade

3763
Ex-ministro das Finanças grego vai descer a Avenida da Liberdade. Movimento DiEM25, criado por Varoufakis, e o português LIVRE estão a construir uma lista para concorrer às eleições europeias.
Partido LIVRE

Eleita nova direção do partido Livre

237
A lista única ao órgão executivo do partido Livre foi hoje eleita no segundo congresso eletivo da formação, tendo Rui Tavares sido eleito para a assembleia.
Partido LIVRE

Rui Tavares passa a pasta no Livre

118
O Livre organiza domingo o seu segundo congresso eletivo, havendo apenas uma lista a concorrer ao órgão executivo. Rui Tavares, cabeça de lista por Lisboa nas legislativas, não integra tal lista.
Partido LIVRE

Livre vai lutar pelas suas causas mesmo fora da AR

222
O Livre assinala dois anos da sua fundação na segunda-feira e Rui Tavares diz que a força política continuará a lutar pelas suas causas mesmo fora do parlamento.
Legislativas 2015

Boaventura Sousa Santos: "Livre deve dissolver-se"

590
Para o sociólogo Boaventura de Sousa Santos o Livre "devia dissolver-se" para se articular com o Bloco de Esquerda. Rui Tavares diz que é tempo de reflexão e mostra-se disponível para conversar.
Legislativas 2015

Livre lança peditório para pagar campanha

563
O Movimento Livre/Tempo de Avançar lançou uma campanha de angariação de fundos para fazer face às despesas feitas na campanha eleitoral para as legislativas. O partido não elegeu ninguém.
Legislativas 2015

7 dados das eleições em que não terá reparado

1172
BE roubou deputados diretamente à coligação. PNR cresceu mais de 50%. Votos brancos foram mais do que os votos em Rui Tavares. Veja aqui.
Legislativas 2015

Livre desafia PS a formar bloco à esquerda

1034
O Livre, de Rui Tavares, desafia o PS e os restantes partidos de esquerda, PCP e BE, a formarem um grande bloco que supere o PSD/CDS e assim serem Governo.
Legislativas 2015

O que esperam os amigos do Syriza nestas eleições?

Um tornou-se amigo (mas manteve as distâncias). O outro anda desiludido. Há, no entanto, quem se tenha mantido fiel. No caminho para as legislativas, como andam os amigos do Syriza em Portugal?
Legislativas 2015

Polémica com as sondagens. "Que partido é esse?"

717
Glória Franco, candidata do Livre/Tempo de Avançar, recebeu um telefonema da Universidade Católica para participar numa sondagem. Quando revelou que ia votar no seu partido, perguntaram-lhe: "Qual"?
Debate

Discutir "peanuts"? É preciso é passar à "luta"

380
A Associação 25 de Abril, em Lisboa, juntou em debate seis representantes de partidos que pela primeira vez concorrem às legislativas. Muito mais foi aquilo que os uniu, face ao que os separou.
Legislativas 2015

Não quer um grande? Guia para escolher os pequenos

322
Conhece os partidos com assento parlamentar mas não está convencido? Veja se os pequenos partidos que concorrem às eleições têm a resposta para as suas preocupações.
Legislativas 2015

Rui Tavares acusa Portas de "meter medo"

O cabeça de lista por Lisboa do Livre/Tempo de Avançar (L/TDA) acusou Paulo Portas, esta sexta-feira, de "meter medo" às pessoas relativamente ao futuro do país.
Legislativas 2015

PS e PàF crescem, pequenos descem

216
Nova sondagem indica crescimento dos grandes partidos, separados agora por 0,5%. Todos os pequenos partidos descem, evidenciando a concentração do voto útil.
Legislativas 2015

POUS: "Não vamos desaparecer"

O histórico POUS não vai concorrer às legislativas nem tem candidatos, mas apoia a plataforma Livre/Tempo de Avançar. Carmelinda Pereira diz que o mais importante é "anular maioria PSD/CDS".
Legislativas 2015

São pequenos, mas querem ir a todos

318
Muitos dos partidos mais pequenos entregaram candidaturas aos 22 círculos eleitorais. É o caso do PPM e novas formações como o NÓS ou o PDR.
Eleições

Governo, PS e "meias palavras"

A dirigente do Livre/Tempo de Avançar Ana Drago defendeu que os portugueses estão "fartos" de um Governo que se "ajoelha" em Bruxelas.
Partido LIVRE

Recontagem põe Sá Fernandes à frente no Porto

552
Suspeitas de manipulação dos votos que deram vitória a Daniel Mota no Porto levaram a uma recontagem. Ricardo Sá Fernandes passa agora de número 3 a cabeça de lista e Daniel Mota vai para o 11º lugar.
Presidenciais 2016

Livre referenda candidato. E se ele não quiser?

O Livre/Tempo de Avançar faz referendo sobre presidenciais. Rui Tavares sabe em quem vai votar - mas não diz se é Sampaio da Nóvoa. A pergunta é de resposta livre - e isso levanta problemas.
Partido LIVRE

Rui Tavares é o número 1 do Livre às legislativas

354
Já são conhecidos os candidatos do Livre/Tempo de Avançar a candidatos às legislativas: sem surpresas, Rui Tavares e Ana Drago são número 1 e 2 em Lisboa. Sá Fernandes fica em terceiro no Porto.
Legislativas 2015

Resultados das primárias são conhecidos dia 24

Resultados da ordenação das listas da força Livre/Tempo de Avançar só serão conhecidos na quarta-feira. Militantes vão ser questionados já na sexta-feira sobre presidenciais.
Partido LIVRE

Estamos a "fazer política de uma forma diferente"

Já começaram as primárias do Livre, que irão eleger os candidatos para as legislativas. Rui Tavares e Ana Drago salientaram o processo inédito, que querem que dê lugar a uma "legislatura cidadã".
Legislativas 2015

O que querem Ana Drago e Rui Tavares

1980
Água, gás e luz para todos os portugueses, fim das taxas moderadoras no SNS, redução das propinas e abono de família universal. Em dia de primárias, conheça algumas das propostas do Tempo de Avançar.
Legislativas 2015

Livre ocupa escadaria do Parlamento

Cerca de 160 candidatos às primárias da plataforma Livre/Tempo de Avançar para constituir listas de concorrentes às legislativas, simularam a entrada no Parlamento.
Legislativas 2015

Livre: As propostas entregues ao PS, BE e PCP

151
Renegociação da dívida pública, o fim das privatizações ou o reforço do Serviço Nacional de Saúde são algumas das propostas da Agenda Inadiável já entregue aos partidos de esquerda.
Partido LIVRE

Ex-dirigente do CDS candidato ao Livre

112
Ex-presidente da distrital de Vila Real do CDS é agora candidato às listas eleitorais do Livre/Tempo de Avançar. Comissão eleitoral vai reunir-se para decidir se valida ou não a candidatura.
Legislativas 2015

Nove perguntas (muito) pessoais a Rui Tavares

160
O Observador seguiu o modelo da CBS e fez 9 perguntas pessoais aos candidatos nas legislativas, num teste à personalidade e espontaneidade de cada um. As respostas de Rui Tavares.
Legislativas 2015

Rui Tavares: “O poder não é um fim em si mesmo"

Não desdenha o poder. Antes pelo contrário: quer fazer parte de uma solução de Governo e crítica a esquerda que vive "acantonada no protesto". Rui Tavares em entrevista ao Observador.
Legislativas 2015

"Não abrimos mão da reestruturação da dívida"

570
Não desdenha o poder. Antes pelo contrário: quer fazer parte de uma solução de Governo e crítica a esquerda que vive "acantonada no protesto". Rui Tavares em entrevista ao Observador.
Partido LIVRE

São José Lapa também quer ser candidata pelo Livre

1492
São 11 nomes fortes para Lisboa, Setúbal, Porto e Coimbra. De Ana Drago à atriz São José Lapa ou ao economista José Reis, mais de 100 pessoas anunciaram que querem concorrer a candidatos a deputados.
Legislativas 2015

Ricardo Sá Fernandes vai ser candidato a deputado

236
Advogado das famílias das vítimas de Camarate e de ex-patrão de Sócrates está disponível para ser candidato ao lado de Rui Tavares e Ana Drago.
Legislativas 2015

Livre continua de olho no PS

Esquerda foge a sete pés do plano do PS para legislativas. Sobra o Livre, que vê coisas boas e coisas más. Mas com "esperança" de que o programa eleitoral venha a ser "mais clarificador".
Eleições

PS sai em defesa, PSD e CDS em silêncio

201
PS diz que há mais liberdade do que com atual lei. PSD e CDS em silêncio. Bloco de Esquerda, PCP e LIvre/Tempo de Avançar já se mostraram contra proposta.
Fundação Calouste Gulbenkian

Costa e Nóvoa reúnem com Piketty

O economista francês, autor do "Capital no Século XXI", livro best-seller que vendeu mais de 1,5 milhões de exemplares, vem a Lisboa para uma conferência na Gulbenkian. E almoça com Rui Tavares.
Presidenciais 2016

BE disposto a apoiar candidato único da esquerda

O Bloco quer um candidato presidencial de toda a esquerda. Louçã já disse que não vai ser ele a entrar na corrida. BE não exclui apoio nem a Sampaio da Nóvoa, nem a Carvalho da Silva.
Partido LIVRE

Mesa redonda pela reestruturação da dívida

274
A candidatura Livre/Tempo de Avançar vai reunir com todos os partidos anti-austeridade para criar um "pacto de regime" pós-eleitoral. E não exclui o PS, mesmo com a questão da renegociação da dívida.
Partido LIVRE

Livre quer esquerda a assinar acordo pré-eleitoral

881
Candidatura do Livre acredita que pode ser Governo, desde que forças políticas à esquerda se unam contra a austeridade. Para isso propõe uma aliança pré-eleitoral em torno de uma "Agenda Inadiável".
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial na CPLP foi "ponto mais baixo"

O dirigente do partido Livre Rui Tavares diz que a entrada da Guiné Equatorial para a Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP) foi o "ponto mais baixo" da diplomacia nacional.
Futuro da Grécia

Acabou-se o “conto de crianças”

1232
O problema do Syrisa, e da dupla Tsipras/Varoufakis, é que a maioria dos que votaram neles não são revolucionários. Mais de 70% dos gregos pronunciaram-se repetidamente a favor da permanência no euro.
Extrema Esquerda

“Tempo de avançar” rumo ao PS?

A natureza do projecto “Tempo de Avançar” fica mais clara: trata-se no fundo de procurar dar uma aparência de união a um projecto que nasce, no essencial, de rupturas no interior do Bloco de Esquerda.
Partido LIVRE

Tempo de Avançar prepara-se para ir a votos

O partido LIVRE, fundado por Rui Tavares, e várias personalidades de esquerda, aprovaram o programa e avançam com listas para concorrer às eleições juntos no movimento "Tempo de Avançar".
Partidos e Movimentos

LIVRE reúne sábado. Agora é "Tempo de Avançar"

LIVRE e movimentos associados abrem portas sábado, em Lisboa, aos cidadãos interessados na definição de listas de candidatos a deputados e a um programa político.
Partido LIVRE

O que querem Ana Drago e Rui Tavares

A plataforma Tempo de Avançar vai iniciar uma série de sessões públicas para recolher propostas para a construção do projeto político. E vê "com estranheza" encontros de Costa com PSD e BE.
PS

PS e Livre estão numa relação, mas "é complicado"

144
As alianças políticas, a luta contra o empobrecimento, o salário mínimo e o diálogo com a Europa são alguns pontos de acordo. Mas o tratado orçamental é uma "linha vermelha" e pode pôr-se no caminho.
Política

Tavares e Drago querem construir uma "casa comum"

661
O Livre dá a casa, mas a casa está aberta a todos os cidadãos. É assim que vai funcionar a nova candidatura às legislativas de 2015, que junta Rui Tavares e Ana Drago. Mas não só.
Partido LIVRE

Partido LIVRE comemora primeiro ano de vida

O LIVRE, mais recente partido político formalmente reconhecido pelo TC, faz um ano de vida no domingo, 16 de novembro, mas junta esta sexta-feira membros e apoiantes num jantar comemorativo.
Eleições

Coligação entre LIVRE e PS? Nim

PS e LIVRE defenderam o aprofundamento do diálogo entre forças políticas de esquerda para um novo Governo, mas o ex-eurodeputado Rui Tavares colocou reservas a uma eventual coligação.
Legislativas 2015

Compromissos? Vade retro, satanás!

896
Não haverá, nos próximos tempos, compromissos políticos com o PS que não passem pela rendição às suas posições. É isso que está na cultura do partido, e é isso que lhe exigem as esquerdas lunáticas
Partidos e Movimentos

Costa lança a escada ao Livre

António Costa, vencedor das recentes primárias do PS, felicitou o Partido Livre, no seu I Congresso, em Sintra, e desejou um "ponto de equilíbrio" para a alternativa de governação à esquerda.
Partido LIVRE

Livre: voto "duplamente útil", governo de esquerda

129
O dirigente do Livre Rui Tavares defendeu o "voto duplamente útil" durante o I Congresso, que decorre em Sintra, de forma a influenciar e a participar num futuro governo de esquerda.
Partido LIVRE

Costa celebra 5 de outubro com as esquerdas

O candidato a primeiro-ministro do PS vai ao primeiro congresso do LIVRE neste domingo. Junta-se a este encontro da esquerda Ana Drago, ex-BE, e Paulo Fidalgo, da Renovação Comunista.
Partido LIVRE

Congresso vai ser aberto a outros partidos

236
O partido Livre vai permitir que outras forças políticas se pronunciem durante o seu primeiro congresso oficial. O encontro vai acontecer a 5 de outubro.
Partido LIVRE

Partido Livre reúne-se para ser... um partido

O Livre reúne-se este sábado para decidir futuras convergências, marcar o primeiro congresso como partido e passar a ter militantes. Rui Tavares vai propor congresso a 5 de outubro.
Eleições Europeias

Europa entra de raspão na campanha

Fundos comunitários e BCE apareceram de forma tímida no dia de campanha de Rangel e Assis. A maior parte do tempo, os candidatos esquecem Bruxelas.
A página está a demorar muito tempo.