771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Partido LIVRE

Legislativas 2024

O talentoso Senhor Tavares

Estribado na treta dos "três blocos", Rui Tavares quer que seja o "bloco" de esquerda a governar. Porquê? Porque é mais numeroso do que os outros dois “blocos” — direita moderada e extrema-direita.
Tira-Teimas

BE e PS. "Diálogo não é para decidir voto no OE"

Convergência à esquerda proposta pelo Bloco sem feridas para "sarar". Sobre moção de rejeição do PCP à direita, "é provável" que BE vote a favor. Pelo PS, é "escusado" alimentar essa questão.
Tira-Teimas

PS e PSD. Há condições para garantir estabilidade?

Capoulas Santos defende que PS deve dar estabilidade a executivo mas avisa que não se pode garantir a viabilização de um orçamento desconhecido. Emídio Sousa (PSD) pede responsabilidade à oposição.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Ainda pode vir aí um Governo de esquerda?

Rui Tavares acredita e parece ser o único a defender esta ideia: ainda é possível um Governo de esquerda. O Livre diz que a vitória da AD ainda é prematura e com os votos da emigração tudo pode mudar.
E o vencedor é...

Montenegro em silêncio, a esquerda ainda em choque

O silêncio inteligente de Montenegro "a arrumar a casa", Marcelo a lançar a confusão e a provável união à esquerda. A IL dá um passo para não se tornar irrelevante, não se vai juntar ao Governo da AD.
A História do Dia

Afinal, ainda é possível um Governo de esquerda?

Os partidos da esquerda estão a conversar. Juntos têm (até ver) mais deputados do que AD e IL. Onde vão dar estas negociações? Mariana Lima Cunha, jornalista, é a nossa convidada.
Legislativas 2024

Esquerda quer dialogar, mas entre desconfianças

A frente de esquerda está a ser tentada, por iniciativa do Bloco de Esquerda, mas por agora tudo o que há é disponibilidade para conversar e muito cálculo político.
Tira-Teimas

Debate AD vs IL: Livre quer "ensaboar" cenários. 

Resposta de Alexandre Poço à hipótese de Rui Tavares, que diz que Marcelo ainda pode indigitar Pedro Nuno Santos como primeiro-ministro: "Parece que [Rui Tavares] está a atuar sozinho num pátio. 
Noticiário

17h.Livre é recebido pelo Presidente da República

O segundo partido a ir a Belém depois do PAN. Foi também o dia em que o Livre aceitou o convite feito pelo BE para uma reunião entre os partidos da esquerda.
Noticiário

10h. Livre reitera abertura para acordo à esquerda

Jorge Pinto afirma que estas eleições mostraram que os partidos da esquerda não se podem fechar. Ainda neste jornal, Putin deixa um aviso ao Ocidente e ameaça usar armas nucleares.
Explicador

A esquerda vai mesmo construir uma alternativa?

Jorge Pinto sublinha que um acordo é positivo e explica que o Livre está disponível para um entendimento. O socialista Vitalino Canas garante que o PS deve focar-se mais em ser oposição ao Governo.
E o vencedor é...

BE soa os alarmes, o impasse continua

O Bloco de Esquerda quer um bloco estável à esquerda, o Chega quer interferir no Governo e a IL "mete-se em bicos de pés" e pisca o olho a uma "ADIL". Ou alguém cede ou vamos todos votar (outra vez).
Legislativas 2024

Rui Tavares pressiona AD e IL sobre Chega

No dia anterior à reunião com Marcelo, porta-voz do Livre admitiu questionar Presidente sobre o que o levou a convocar partidos antes da contagem dos votos dos emigrantes.
Legislativas 2024

BE pede reuniões à esquerda, PS e Livre aceitam

Bloco quer "construir uma alternativa" e procurar convergências à esquerda. Ao Observador, PS e Livre confirmam que já responderam afirmativamente ao convite.
Tira-Teimas

PS e Livre. Oposição e derrota prematura de PNS

Francisco César sublinha que lugar do Partido Socialista é na liderança da oposição: "Lugar não pode ser deixado ao Chega". Já Paulo Muacho considera que declaração de derrota do PS foi prematura.
Tira-Teimas

AD terá postura dialogante, PS será oposição

Alexandre Poço (PSD) assegura que a AD vai ter uma postura construtiva. Quanto à viabilização dos Orçamentos do Estado, Carlos Pereira (PS) afirma que Pedro Nuno Santos foi razoável com a sua posição.
Fact Check

Chega, Livre e IL defendem energia nuclear?

A acusação é feita por Inês Sousa Real. Livre, Chega e IL têm de facto propostas relacionadas com a energia nuclear. Ainda assim, não é a solução principal para atingir a neutralidade carbónica.
Tira-Teimas

Erros e Governo. AD e Chega em debate aceso

Diogo Pacheco de Amorim garante que Chega não vai ser "espectador". Hugo Soares, da AD, responde que partido de André Ventura não pode obrigar ninguém a levá-lo para o governo.
Semáforo Político

Chega, o "fenómeno". Livre, o "abocanhador"

Chega e Livre: os "clarinhos" vencedores da noite eleitoral. O Chega fez "um fenómeno", acabou com o bipartidarismo e deixa Montenegro com pouca margem de manobra. Já o Livre "abocanhou" a perna do BE
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Estas eleições foram prematuras?

As eleições trouxeram aquilo que se previa. Uma confusão na composição do parlamento e uma grande dificuldade em formar governo. Ainda o crescimento gigantesco do Chega, o partido que todos combatiam.
Explicador

AD tem condições para governar sem apoio do Chega?

Quais as condições de governabilidade depois da vitória da AD pela margem mínima? O Chega pode interferir numa eventual solução governativa? Debate com os partidos que conseguiram assento parlamentar.
E o vencedor é...

Os votos no ADN foram mesmo um engano?

Rui Tavares ganha amigos na AR e a AD mostra "amadorismo" ao deixar para o último dia a confusão entre AD e ADN. Ventura dispara contra "sondagens erradas" e os comentadores que "maltrataram" o Chega.
Fora do Baralho

Chega é protagonista, Pedro Nuno ficou "aliviado"?

Confusão entre ADN e AD? Mostra o grau de amadorismo. Pedro Nuno entregou a vitória à AD e já está pronto para "ser oposição". Nuno Melo continua igual a si próprio, é "um atrelado de Montenegro".
Partido LIVRE

Livre quadruplica representação, mas adia sonho

A noite foi de festa no Teatro Thalia com a eleição de um grupo parlamentar de quatro deputados. O Livre "não larga a mão de ninguém" e Rui Tavares garante que a extrema-direita "não passará".
Tira-Teimas

PS e PSD: Puxões de orelhas da CNE e extremismos

Para José Matos Correia (PS) a queixa das siglas podia ser feita antes, mas não invalida a posição atual. Adalberto Campos Fernandes (P SD) deixa a nota que "quem vai apara o mar, avia-se em terra".
E o vencedor é...

Sondagens? É preciso ter cautela

A mensagem equilibrada de Marcelo que conseguiu voltar a ser o "presidente de todos os portugueses". E será que vale a pena "acreditar" nas sondagens quando ainda há tantos indecisos?
Resposta Pronta

"As eleições estão completamente em aberto"

João Pacheco garante que há eleitores que ainda não decidiram em quem votar. Sobre a declaração de Marcelo, o politólogo diz que o PR passou bem a mensagem, mas não tem efeito direto na participação.
Legislativas 2024

Livre: Esquerda tem de seguir utopia concretizável

Número um do Livre no Porto diz que esquerda não "recuar nem um milímetro" no atual estado social, mas deve ir mais longe. Esquerda do século XXI não pode ficar "agarrada" ao atual estado das coisas.
Legislativas 2024

Sondagem. AD à frente com 29%, PS a cinco pontos

Última sondagem diária da CNN/TVI dá vitória à Aliança Democrática com 29% das intenções de voto. PS fica-se com 24%, Chega angaria 13%. IL em quarto com 5%. 14% não sabem em quem votar.
Legislativas 2024

"Que nenhum voto no Livre fique por depositar"

"Não há susto pior do que podermos sair destas eleições com um caminho diferente para a política portuguesa e desaproveitarmos essa oportunidade", afirmou Rui Tavares, que pediu o voto no Livre.
Legislativas 2024

Livre admite pôr direito do aborto na Constituição

Em processo de revisão constitucional, Livre admite refletir sobre colocar o direito ao aborto na Constituição. Rui Tavares aviso ainda que a direita "fará tudo por dificultar" o acesso.
Legislativas 2024

Sondagens "não votam", avisa Rui Tavares

"Já ouvimos demasiada gente a arrepender-se de não ter votado no Livre noutras eleições", diz Rui Tavares. Pressão do voto útil? "Nem sequer Pedro Nuno Santos acredita completamente", atira.
Prometer é fácil

O que dizem os partidos sobre igualdade de género?

Igualdade no acesso ao emprego e salários. Impedir fundos nacionais e europeus a empresas com diferenças remuneratórias. Imposição de paridade nos titulares de órgãos de soberania. Eis as promessas.
Emissão Especial

Rui Tavares: “Claro que me conhecem mais a mim"

Esta é a segunda chamada da jornalista Marina Ferreira para o líder do Livre. Foi gravada a 5 de maio. Tavares fala da renda da mãe e responde à pergunta; o Livre é um partido de um homem só?
Emissão Especial

Rui Tavares trocou sms com Pedro Nuno Santos

Esta é a primeira de duas chamadas feitas pela jornalista Marina Ferreira ao líder do Livre. Tavares explica que foram desfeitas dúvidas de campanha através de mensagens. Chamada feita a 4 de março.
E o vencedor é...

A terceira força política? Os indecisos

Os Óscares são no domingo, e por cá o óscar de "melhor maquilhagem" vai para os antigos líderes que apareceram a desfilar. O cardápio de partidos é grande. Será que é isso que aumenta a indecisão?
Legislativas 2024

Livre: direitos das mulheres "estão sob ameaça"

Isabel Mendes Lopes considerou que as ameaças aos direitos das mulheres "não vêm só da extrema-direita", mas também da direita, apontando à AD. Também criticou a IL, partido que acusou de egoísmo.
Legislativas 2024

Tavares antecipa "luta renhida" no domingo

Rui Tavares diz que as eleições vão ser disputadas voto a voto e deputado a deputado. Critica atitude da AD para com o Chega e defende que o partido de Ventura terá de estar excluído da governação.
Tira-Teimas

PSD vs. PCP: dramatizar alianças, IVG e igualdade

Alexandre Poço (AD) e Paula Santos (CDU) debatem sondagens e acordos pós-eleitorais, matéria em que trocam acusações. De acordo quanto à IVG (fora da Constituição) e igualdade de género.
Legislativas 2024

Livre é essencial para dar "diferença de tom"

Rui Tavares sublinha que o Livre representa "um discurso do futuro, da ecologia, da Europa e dos direitos humanos" e acredita que o partido pode ser o que mais crescerá nas eleições de 10 de março.
Prometer é fácil

O que prometem os partidos para a imigração?

Agilizar processos de legalização, autorizações de residência e reagrupamento familiar de imigrantes/refugiados. Programa de atração e integração e repor o SEF. Eis as promessas dos partidos.
E o vencedor é...

Livramo-nos dos bidés, mas não do dia de reflexão

No sábado só se fala de marte e flores. Porquê? O Estado acha que pode confundir os eleitores a falar de política. Ainda os comentadores de televisão e o "mau exemplo" que dão ao estarem em campanha.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos