455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Partido LIVRE

Emissão Especial

Livre. Subida nas estatísticas da UE "será ilusão"

Rui Tavares prevê que Portugal se aproxime das médias sobre o PIB per capita depois da entrada de novos países na UE. Mas fala em "ilusão estatística" e lembra "realidade nos países mais avançados".
Guerra na Ucrânia

Livre. Adesão da Ucrânia à UE deve seguir regras

O Partido Livre mostrou-se favorável ao estatuto de candidata da Ucrânia à União Europeia, mas considera que a adesão deve seguir as regras e "terá de ser julgado pelos seus méritos e deméritos".
Partido LIVRE

Livre pede denúncia do Tratado da Carta de Energia

O Livre defendeu que o Governo deve considerar a denúncia do Tratado da Carta de Energia, considerando que este é uma das raízes do problema da crise energética que se enfrenta atualmente.
Contra-Corrente

O PS tem um novo berloque de esquerda: o Livre

O debate na especialidade do Orçamento confirmou aquilo de que já se suspeitava: o Livre vai ser o novo amor dos socialistas, uma seta apontada ao coração de um Bloco que António Costa nunca suportou.
Rádio Observador

PS - Livre. Nova geringonça? Ligue 910024185

Com o fim do debate na especialidade do Orçamento do Estado o Livre surge como novo parceiro dos socialistas. BE e PCP desapareceram da negociação? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente
A História do Dia

Folga todas as sextas? A semana de quatro dias

Foi promessa eleitoral do PS e o Livre conseguiu na discussão do OE acelerar o processo. Vai arrancar o estudo da semana de 4 dias. Pedro Maia Gomes é professor de economia e um defensor da mudança.
O Bom, o Mau e o Vilão

Medina sabe que não há independência sem carteira

A Carris Metropolitana (que vai punir a ineficiência), o PS e o Livre na CML (que tiveram de ceder) e Fernando Medina (que quer cativar os reguladores) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Orçamento do Estado

Chega acusa Livre de desejar "subsídio à preguiça"

Proposta de alteração ao OE que alarga a atribuição do subsídio de desemprego apresentada por Rui Tavares é vista por André Ventura como "uma verdadeira bazuca nas contas públicas".
Orçamento do Estado

Livre consegue aprovação do programa 3C

Partido de Rui Tavares alterou a proposta deixando cair, por exemplo, a criação de um crédito fiscal aos aderentes do programa. No caso dos edifícios habitacionais, os subsídios podem ir até 100%.
Contra-Corrente

Menos 10 km/h em Lisboa? O totalitarismo do Livre

Os novos educadores do povo estão agora no Livre, querem que saibamos o que é melhor para nós – e o que é melhor para nós é o que eles pensam, não o que nós sentimos. Nem o que faz sentido para Lisboa
E o vencedor é...

Rui Tavares, o novo parceiro de bailado do PS

Subsídio de desemprego a quem for com o conjugue para o interior? Outra proclamação de virtude do PS/Livre. 17 localizações possíveis para o aeroporto de Lisboa: será que alguém já pensou em Monsanto?
Rádio Observador

Reduzir velocidades. Porquê? Ligue 910024185

A redução da velocidade da circulação automóvel em Lisboa volta a ser discutida. Quais as razões? Há justificações técnicas? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente a partir das 10h10.
Orçamento do Estado

Livre consegue alargar subsídio de desemprego

Subsídio de desemprego alargado a vítimas de violência doméstica e majorado o apoio a quem se despede para ir com cônjuge para o interior. Licença para formação avança. A proposta voltará a plenário.
Câmara Municipal Lisboa

Os ditadores de bolso

Se as políticas são para as pessoas, porque não serem feitas com as pessoas? É que porventura não são as pessoas que “têm que perceber” algumas coisas básicas sobre liberdade e democracia, mas o Livre
Orçamento do Estado

IVA de alguns produtos menstruais baixa 

Proposta foi apresentada pelo Livre, depois de uma série de reuniões entre Rui Tavares e delegações do Governo. PAN, IL e esquerda também devem ter medidas aprovadas no Orçamento do Estado.
Explicador

Velocidade/Lisboa. Medida "não ouve os lisboetas"

Ângelo Pereira, vereador da mobilidade na CML, defende que "medida tem de ser estudada e só depois implementada". Miguel Gaspar, ex-vereador da mobilidade, acusa o PSD de "inventar falsas verdades".
Orçamento do Estado

Costa esquece esquerda e tenta expandir maioria

Com BE e PCP à porta das reuniões, Governo chamou PSD/Madeira, IL, PAN e Livre. Na manga uma agenda de reuniões setoriais, compromissos e o OE para 2023 já como moeda de troca.
Orçamento do Estado

Partidos levam rol de queixas sobre OE a Marcelo

Atualizado
PSD aponta quebras eleitorais. IL queria Costa a responder sobre Assuntos Europeus. Chega lembra maioria de Sócrates. Livre e PAN pedem reuniões. PCP e BE atacam resposta à crise.
Orçamento do Estado

Livre quer "descolonização da história e cultura"

O partido defende que os museus e monumentos relacionados com a história de Portugal devem ser dotados de verbas para corrigir a contextualização histórica do período colonial e império português.
Partido LIVRE

Livre tem proposta alternativa para Almirante Reis

Mais passadeiras, passeios um metro mais largo, mais e maiores árvores. O Livre vai apresentar esta quarta-feira uma proposta alternativa para a Almirante Reis. Solução de Moedas contestada.
Emissão Especial

Tavares: 25 de abril "valeu por décadas e séculos"

25 de abril. Deputado único do Livre conta história dos pais para explicar que "esta não é a minha história, é a história de todos nós". "A luta pela liberdade e pela igualdade são a mesma luta"
Guerra na Ucrânia

Livre pressiona a UE travar financiamento à Rússia

Pagamento através de conta fiduciária em país terceiro permitiria contornar falta de acordo relativamente ao embargo e suspender pagamento direto à Rússia pelo gás e petróleo importados.
Partido LIVRE

Derrota de Le Pen é "essencial" para a democracia

O Livre considera que, apesar do bom resultado de Macron, estas eleições provam que o exercício de poder presidencial não contribuiu para diminuir o grau de polarização" da política e da sociedade.
Emissão Especial

Rui Tavares: Mudanças "são uma oportunidade"

Rui Tavares defende que as mudanças que o mundo assiste são estruturais. Deputado único do Livre sugere que o país deve aproveitar o momento para promover as transformações de que Portugal precisa.  
Emissão Especial

O programa de Governo é suficiente?

Programa "negacionista", de "banalidades" e "sem resposta à inflação". Moção de rejeição "não é de extrema-direita, mas de extrema necessidade". Alguns pontos da análise dos partidos do Parlamento.
Partido LIVRE

Livre não apoia moção de rejeição do Chega

Partido representado por Rui Tavares no Parlamento diz não se rever naquilo que considera ser uma "tentativa de derrube do governo por parte da direita anti-democrática".
Assembleia Da República

AR arranca com touradas, eutanásia e salários

Partidos querem provar que os temas não morrem na campanha eleitoral e aproveitam primeira semana para dar entrada de projetos que são grandes bandeiras. Guerra na Ucrânia ameaça deixar PCP isolado.
Guerra na Ucrânia

Livre propõe voto de condenação à Rússia

Deputado único do Livre, Rui Tavares, defende que "Portugal tem o dever de condenar todas as atrocidades cometidas em solo ucraniano não apenas com palavras, mas também com ações concretas".
Assembleia Da República

"PS deve discutir as questões orçamentais" 

O deputado único do Livre diz que apesar da maioria absoluta, o "PS deve discutir as questões orçamentais" e espera que a reconciliação com a maioria "seja mais do que um voto piedoso".
Parlamento

Bandeiras na cara e avisos sobre nacionalismos

Santos Silva foi eleito presidente e arrancou aplausos à direita quando atacou (indiretamente) o Chega. Ventura trouxe os 11 de bandeira estampada e marcou o regresso parlamentar.
Guerra na Ucrânia

Livre apela a ação legal para julgar Putin

O Livre propõe que a Assembleia da República recomende ao governo português que se "junte aos esforços da comunidade internacional" para levar Vladimir Putin a julgamento por crimes de guerra.
Emissão Especial

AR. A falta de uma direita forte

Uma AR "menos diversa" e um "grande desafio que se coloca à direita do PS". Rui Rio falhou duas vezes, “vamos ver se agora o PSD acerta à terceira”. A análise de Susana Peralta e André Azevedo Alves
O sofá do parlamento

Livre "vai ser também um partido de oposição"

O estreante Rui Tavares assegura que o Livre "vai ser também um partido de oposição" mas espera chegar a convergências com a esquerda. O deputado único diz que o PS "deve discutir o orçamento".
Partido LIVRE

Lista com Rui Tavares obtém 67% dos votos

A lista A candidata ao Grupo de Contacto (direção) do Livre, na qual o dirigente Rui Tavares é o número dois, obteve 67% dos votos, conquistando 10 de um total de 15 lugares.
Partido LIVRE

Livre. Reunião magna termina este domingo

O início dos trabalhos, em Coimbra, arranca com o debate e votação de mais de 30 moções específicas de temas variados que vão desde a ecologia à saúde mental.
Partido LIVRE

Sá Fernandes quer Livre com outras caras

O dirigente do Livre Ricardo Sá Fernandes, candidato pela lista A ao Conselho de Jurisdição, salientou o surgimento de duas listas.
Partido LIVRE

Candidatos à Assembleia do Livre criticam passado

Pela primeira vez na sua história, o Livre conta com duas listas candidatas ao Grupo de Contacto (direção).
Partido LIVRE

Duas listas candidatas querem Livre a crescer

As líderes das duas listas candidatas à liderança do Livre apresentaram os compromissos para os próximos dois anos em que o ponto comum é a "afirmação e crescimento" do partido no país e na Europa.
Partido LIVRE

Congresso. Livre elege novos órgãos

A reunião do órgão máximo do partido acontece no Convento de São Francisco, em Coimbra, e termina no domingo, com a eleição dos órgãos nacionais para o mandato 2022-2024.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.