Xavier Bettel, de 42 anos, vai casar-se esta sexta-feira. Isto podia não ser notícia, não fosse Xavier primeiro-ministro do Luxemburgo e não fosse ele casar-se com o namorado. Bettel é chefe do Governo do Luxemburgo desde 2013 e o Parlamento aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em junho passado, por 56 votos a favor e quatro contra. Xavier já tinha dito que, assim que a lei o permitisse, casaria com o companheiro.

O atual primeiro-ministro e o arquiteto Gauthier Destenay já vivem em regime de união de facto desde 2010. Segundo o Independent que cita a AFP, o casal rejeitou os pedidos de vários órgãos de comunicação social para cobrir a cerimónia, porque querem que a vida pessoal se mantenha privada. Sabe-se apenas que terá sido o namorado de Bettel a pedir o político em casamento.

O Luxemburgo tem apenas 562 mil habitantes e acrescenta mais um ponto na História: será agora o primeiro país do mundo com um primeiro-ministro gay casado e com um vice primeiro-ministro também gay (Etienne Schneider) — ambos assumidos. Um dos convidados do casamento poderá ser David Cameron. O primeiro-ministro britânico é apontado como um dos políticos amigos de Bettel.

Recorde-se que Elio di Rupo, ex-primeiro-ministro da Bélgica, também assumiu a sua homossexualidade, tal como a ex-primeira-ministra da Islândia, Jóhanna Sigurðardóttir. A antiga primeira-dama daquele país foi entrevistada pelo Observador em junho passado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR