São dez, uns mais essenciais do que outros. Mas todos importantes. Sobretudo para quem faz do automóvel o meio preferencial para viajar ou mesmo para quem o usa quase como uma segunda casa. Conheça a lista dos 10 acessórios que deve ter no carro preparada pela Sixt, uma empresa especializada em aluguer de automóveis, citada pelo jornal espanhol ABC.

1. Navegador GPS. Este é o mais óbvio. O sistema de geolocalização está cada vez mais preciso e universal – antes considerado um luxo, agora chega a estar integrado no próprio automóvel ou disponível no telemóvel. O navegador de GPS tornou-se essencial para muitos condutores, não só porque indica o melhor caminho a seguir, mas também porque disponibiliza informações importantes como o limite de velocidade e a existência de portagens no trilho escolhido. Claro que pode sempre usar o telemóvel para o mesmo efeito, mas aí convém ter um suporte de qualidade (ver o ponto 4).

2. Sinalizador de radares em tempo real. Muitos destes sistemas já existem integrados nos próprios aparelhos de GPS. Com estes sinalizadores deixa de haver desculpa para as multas por excesso de velocidade que se acumulam na caixa de correio.

3. Medidor de pressão dos pneus e bomba de ar. Medir com regularidade a pressão dos pneus é uma das regras mais importantes da segurança rodoviária, sobretudo para quem habitualmente faz viagens de longo curso. E se é verdade que o pode fazer em qualquer posto de combustível, com este aparelho pode fazê-lo em qualquer lugar. Com a bomba de ar pode, ainda, encher os pneus, caso seja necessário.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

4. Suporte para telemóvel. Lembrando que é muito pouco recomendável consultar o telemóvel enquanto conduz, um suporte deste tipo pode permitir a quem usa o smartphone como GPS, por exemplo, ter uma leitura mais cómoda.

5. Carregador para smartphone. O aviso repete-se: é muito pouco recomendável consultar o telemóvel enquanto conduz. Ainda assim, ter um carregador no carro é a melhor maneira de garantir que nunca vai ter o smartphone descarregado quando mais precisar. Desde os modelos mais tradicionais que se ligam ao isqueiro do carro, até aos mais recentes que já ligam por USB, há muitas opções no mercado.

6. Alcoolímetro. De acordo com um estudo realizado pelo Centro Tecnológico da seguradora Allianz, relativo a dados de 2014, 13,6% dos acidentes nas estradas nacionais estão diretamente relacionados com o consumo de álcool. Mais: Quase 20% dos acidentes fatais em Portugal envolvem condutores sob o efeito de bebidas alcoólicas. A regra de ouro seria nunca conduzir depois de beber, mas, se o fizer e quiser ter a certeza que está em condições para conduzir, este acessório pode revelar-se da maior utilidade.

7. Ambientador elétrico. Não é, obviamente, tão importante como o alcoolímetro, mas deve estar em qualquer automóvel.

8. Extintor. “Um homem prevenido, vale por dois”. O ditado popular é assim, mas vale para os dois géneros, claro. Carregar um extintor no automóvel pode parecer uma ideia descabida para a maioria das pessoas. Mas é uma solução que pode salvar vidas ou, pelo menos, evitar estragos maiores em caso de acidente ou falha do motor.

9. Martelo de Emergência – com Lâmina de Corte de Cinto de Segurança.  Da mesma forma que o extintor pode evitar estragos maiores, também o martelo de segurança pode salvar vidas. Como lembra o ABC, o objeto ocupa pouco espaço e passa despercebido. Em situações de emergência, pode ser decisivo.

10. Cabide. Por último, mas não menos importante, o cabide. Útil sobretudo para quem viaja muito em trabalho e precisa de garantir que o fato ou vestido nunca ficam amarrotados.