Os jihadistas do autodenominado Estado Islâmico (EI) tomaram este domingo o controlo de um posto fronteiriço iraquiano com Síria, após a retirada das forças governamentais, revelaram fontes policiais.

“Daesh (acrónimo árabe que designa o movimento Estado Islâmico) tomaram hoje de manhã o controlo de Al-Walid, um ponto de passagem entre o Iraque e a Síria, após a retirada do exército e dos guardas fronteiriços”, disse o coronel da polícia.

O EI já tinha conquistado na sexta-feira o controlo do mesmo posto do lado da Síria, conhecido como Al-Tanaf. O coronel da polícia adiantou que as forças governamentais em Al-Walid recuaram temporariamente para Trebil, que faz fronteira com a Jordânia.

O EI tinha já tomado o controlo de outro posto fronteiriço entre Anbar e a Síria no ano passado. O chefe da comissão de fronteira de Anbar confirmou que as forças governamentais retiraram de Al-Walid.

“Não havia soldados para apoiar as forças de segurança e não havia homens suficientes para proteger o posto de passagem”, disse Suad Jassem. “Daesh controla agora os dois lados da fronteira”, acrescentou.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR