Se é daquelas pessoas que não consegue fazer nada de manhã antes de tomar o primeiro café do dia, então esta história é para si. Gregory Brown e Mitchell Moffit criaram um canal na Youtube – AsapScience – onde explicam, entre outras coisas, qual a melhor hora para beber café.

Numa situação normal, o nosso organismo aumenta a produção de cortisol assim que acordamos, idealmente entre as 8 e 9 horas. Esta hormona, também chamada hormona do stress porque é produzida nos momentos em que temos de optar por “lutar ou fugir”, ajuda-nos, nessa hora matinal, a concentrarmo-nos na capacidade de nos mantermos alerta ao longo do dia.

E, aparentemente, beber café ou outras bebidas estimulantes com cafeína durante os picos de cortisol pode ser contraproducente, porque a hormona poderá interferir com o efeito da cafeína. Assim, o melhor é tratar de todas as outras tarefas matinais antes de beber o primeiro café. Uma hora deve chegar. E já, agora evitar a ‘bica’ também durante os outros picos de produção de cortisol, que acontece entre as 12 e as 13 horas e entre as 17h30 e as 18h30.

Porém, os ciclos circadianos, que controlam a produção das hormonas e o metabolismo do organismo, podem variar de pessoa para pessoa. A produção de cortisol tanto pode ser muito regular e ciclíca todos os dias, como variar de dia para dia na mesma pessoa ou não ter qualquer padrão identificável. O melhor mesmo é fazer a sua própria experiência para perceber a que horas o café faz mais efeito consigo.

Os dois youtubers Gregory Brown e Mitchell Moffit formaram-se em Ciências Biológicas na Universidade de Guelph, no Canadá. Começaram a publicar vídeos no Youtube em junho de 2012 porque queriam que as pessoas se interessassem por ciência, mas sabiam que a tinha de relacionar com o dia a dia, refere o Brampton Guardian.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR