O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, defende que o futuro do país dependerá da criação de “condições de atração para todos”, tanto os residentes em Portugal como os emigrantes que querem regressar ao país.

“O futuro do país dependerá, em grande medida, da capacidade de criar condições de atração para todos, não só para os que desejam ficar, mas também para os que, tendo partido e residindo no estrangeiro, aspiram regressar a Portugal”, afirmou Cavaco Silva no encontro “Faz – Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa”, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

No encerramento da iniciativa da COTEC, o Presidente da República considerou também: “Sair de Portugal não significa deixar de fazer parte da vida do país, pelo contrário, os laços afetivos reforçam-se e a distância geográfica confere uma nova perspetiva, mais objetiva, sobre o país que somos e que queremos ser”.

Perante uma plateia de portugueses da diáspora, Cavaco Silva congratulou-se com o “reconhecimento dos esforços e do talento dos portugueses que residem no exterior, do seu trabalho e do seu admirável dinamismo, do seu espírito de fidelidade às raízes e aos valores que distinguem a portugalidade”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O vosso sucesso como empresários, empreendedores, artistas, cientistas ou intervenientes na realidade social é uma mais-valia que Portugal não pode desperdiçar”, disse Cavaco Silva dirigindo-se aos presentes, acrescentando que “são referências mobilizadoras de que os portugueses se devem orgulhar”.

O chefe de Estado sublinhou ainda que “Portugal está a lutar com coragem e determinação para consolidar uma nova fase da vida nacional em que a economia possa crescer de forma sustentada e criar mais empregos qualificados, ao mesmo tempo que se reduzem as assimetrias de desenvolvimento”.

“Tenho encontrado nos meus contactos com as comunidades no exterior muitos portugueses que não receiam abraçar o mundo inteiro, que não se resignam, que são ambiciosos e querem vencer, e que persistem em manter bem vivos os laços que os unem a Portugal”, declarou o Presidente da República.

Durante a cerimónia, Cavaco Silva entregou o prémio “Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa 2015” da COTEC a José Neves, fundador da empresa ‘Farfetch’, revelando orgulho nesta empresa e afirmando que o seu “arrojado empenhamento numa área de forte concorrência e elevado risco, como é a internet, projeta a imagem do país a nível internacional e é fonte de inspiração para os empreendedores portugueses”.