O concelho da Sertã, em Castelo Branco, vai receber pelo quarto ano consecutivo a Maratona de Leitura — 24 horas a ler. A iniciativa, considerada a maior do género em Portugal pela Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), irá contar com a presença dos escritores Francisco Moita Flores, Valter Hugo Mãe e Mário Zambujal.

O evento, aberto a todos aqueles que queiram participar (presencialmente ou via skype), pretende acima de tudo promover e festejar o prazer da leitura. Para a organização, a Maratona trata-se de uma oportunidade única para partilhar “gostos, interesses, opiniões” e “para divulgar escritores, obras literárias”. Promete ser “uma atividade de incentivo à escrita e à leitura em voz alta”, mas “também um local de encontro e de troca de experiências”.

A leitura será feita nas “mais variadas manifestações”, umas vezes ao piano, outras pela voz do grupo de teatro local. Mas sempre num ambiente “agradável e surpreendente”, como referiu o presidente da Câmara Municipal da Sertã, José Farinha Nunes. Para além das iniciativas de leitura, que decorrerão na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, vão estar ainda à disposição dos leitores cerca de 20 bibliomóveis, localizados em diferentes pontos do concelho.

Esta edição da Maratona de Leitura vai ainda homenagear Niels Fischer, designer dinamarquês responsável pela organização da exposição dedicada a Hans Christian Andersen, que esteve patente na Sertã em 2009. “Niels Fischer deixou-nos um gosto maior pela leitura humanizada e estimulou-nos a imaginar e a criar a partir dos contos de Hans Christian Andersen. Ofereceu-nos a beleza do legado deste escritor universal e, pelo menos a nós, motivou-nos a fazer mais pela cultura e pela humanidade, sublinhou Cláudia André, vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Sertã.

Cartaz_Maratona_Leitura_Serta_web

O evento terá início às 10h do dia quatro de julho, e terminará à mesma hora no dia seguinte. De hora a hora, será ainda lido um conto de Hans Christian Andersen, a partir do livro publicado em 2009, a propósito da exposição.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR