Café da Cartier, manteiga da Bvlgari, farinha da Prada, ovos da Versace, pickles da Gucci e leite da Apple. Wheat is Wheat is Wheat é o nome do projeto de Peddy Mergui que visa levantar questões sobre os padrões de consumo atual. Como? Vestindo embalagens de comida com os símbolos das grandes griffes.

O artista que trabalha a partir de Israel acredita que a sociedade moderna “prefere a imagem em vez do original, a representação em vez da realidade, ou seja, a embalagem em vez do produto”. Neste projeto, que está em exposição na Expo Milão até dia 26 de junho, o artista focou-se no design das embalagens como forma de seduzir os consumidores “oferecendo-lhes valores abstratos – sociais, económicos e psicológicos – incorporados em produtos reais. Estes valores representam aquilo que no mundo do marketing se intitula de lifestyle”.

A exposição visa levantar questões “perturbadoras” como: “o que é que um consumidor compra de facto quando gasta muito dinheiro em sal de mesa Hermès?” A escolha dos consumidores poderá ser condicionada por grandes corporações ou marcas de luxo? E ainda: qual a relação entre um produto e a sua embalagem?

Ao Observador, Peddy Mergui disse que ao longo do seu trabalho sempre se questionou sobre “qual a responsabilidade ética dos designers no que diz respeito à influência que têm no consumo”. E estarão esses designers a usar as suas ferramentas de forma inteligente? Ou estarão a usá-las sem limites? Estas questões, bem como a vontade de perceber a forma como pensam os consumidores, ocuparam a vida do artista ao longo de três anos e culminaram neste projeto.

Mergui não pretende ver a sua arte nas prateleiras dos supermercados mas sim que as pessoas se questionem sobre o que costumam ver nessas prateleiras. Para começar a questionar-se se comprava estes produtos comestíveis de grandes marcas, só pela embalagem, veja a fotogaleria.

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