As Festas de Santo António tornam Lisboa muito mais bonita. Marchas, sardinhas, bailarico, convívio e imperiais. Para outros, há casamentos. As Noivas de Santo António já se tornaram um dos momentos mais importantes do dia de Santo António.
Dezasseis casais, entre os 24 e os 39 anos, de diferentes freguesias de Lisboa, participaram na 19.ª edição dos Casamentos de Santo António organizados pelo município.
Desfile de Carros Antigos | Casamentos de Santo António#lisboa
Posted by Câmara Municipal de Lisboa - Página Oficial on Friday, 12 June 2015
A jornada começou ao meio-dia com cinco casais a contrair matrimónio pelo civil, nos Paços do Concelho, seguindo-se a cerimónia religiosa católica com 11 casais, na Sé de Lisboa, às 14h. Estiveram presentes os oito casais de ouro deste ano, que celebram agora 50 anos de matrimónio.
Os 16 casais desfilaram depois pela rua e às 18h45 brindaram com o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e dançaram a tradicional valsa, nos Montes Claros, onde decorreu o copo de água. Também desfilaram nas Marchas, na avenida da Liberdade, o momento alto da noite.
A iniciativa começou em 1958, com o objetivo de possibilitar o casamento a casais com maiores dificuldades financeiras. 26 casais uniram-se pelo matrimónio na Igreja de Santo António. A tradição foi interrompida em 1974, após o golpe militar de abril. 30 anos depois, a Câmara Municipal de Lisboa recuperou os Casamentos de Santo António.
Vulgarmente considerado como um santo casamenteiro, diz a lenda que Santo António era um excelente conciliador de casais.
Texto editado por Helena Pereira.