683kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Inflação

Exportações

Das malhas aos talheres, exportações estão a cair

Vendas ao exterior caem em diversas frentes e empresários estão mais pessimistas. Vários setores temem "tempestade perfeita" e reconhecem "apreensão". Até nos talheres se vêem os efeitos da inflação.
Jovens

A geração da soma zero

O mundo que os nossos jovens conheceram: crescimento baixo, um mercado de trabalho dual, e agora inflação alta. O risco é que estas crises tenham criado uma visão mais defensiva da economia.
Noticiário

14h. PS: "Bom resultado não significa excedente"

Francisco César remete novidades sobre alívio fiscal para a discussão do Orçamento do Estado. Ainda, Medina diz estar "satisfeito com os resultados por garantirem uma aproximação da União Europeia".
Noticiário

13h. "98% dos alunos têm os professores todos"

João Costa diz mesmo que nesta altura "a falta de um professor é uma situação prioritária". A FENPROF acusa o Governo de apresentar números que "dificilmente são verdadeiros".
UTAO

Inflação. Governo não avalia eficácia de medidas 

Unidade Técnica de Apoio Orçamental diz que Ministério das Finanças "nada relata" e não tem informação sobre a eficácia e resultados das medidas de apoio por causa da inflação adotadas no ano passado.
PPR

Bruxelas aprovou o PRR revisto português

A União Europeia avaliou positivamente o PRR português que ascende os 22,2 mil milhões de euros "em subvenções e empréstimos e abrange 44 reformas e 117 investimentos".
Noticiário

12h. Portugal registou um excedente de 1,0% no PIB

Um valor que fica abaixo do excedente do ano passado no mesmo período quando se registou 1,4%. Ainda, Bruxelas aprovou o plano português revisto de 22,2 Mil Milhões de Euros por inflação e guerra.
ANA

ANA propões tarifas com inflação de outros anos

Gestora indicou que evoluções de taxas propostas (excluindo os acertos de taxas de anos anteriores) mantêm-se inferiores a um euro em todos os aeroportos, com exceção de Lisboa e Madeira.
Taxas de Juro

O pensamento mágico na inflação

Sem a subida das taxas de juro, mesmo quem tem crédito à habitação estaria pior porque a inflação seria mais alta. Não há milagres nem magias na economia.
Fact Check

Casa, tabaco, alimentação. "Mais barato" na Suíça?

Últimos dados do Eurostat colocam Portugal abaixo da Suíça em relação aos preços da alimentação, habitação e tabaco. Suíça surge no topo da tabela dos países europeus com custo de vida mais elevado.
Mário Centeno

Centeno: inflação é mais injusta do que medidas

Mário Centeno defende que a manutenção das taxas de juro será "determinante" para baixar a inflação, a qual considera "mais injusta socialmente" do que as medidas para a combater.
Noticiário

12h. Mário Centeno considera inflação "injusta"

O governador do Banco de Portugal defende que a manutenção das taxas de juro é "determinante" para baixar a inflação que é "mais injusta socialmente" do que as medidas para a combater.
Taxas de Juro

Marcelo: decisão do BCE é "uma dor de cabeça"

PR sublinha que "mais dia menos dia" o Governo vai apresentar medidas para mitigar decisão do BCE, que é "uma dor de cabeça" para Governo e portugueses com crédito à habitação.
Noticiário

17h. Estátua de Camilo. Rui Moreia volta atrás

Rui Moreira explica que a obra foi doada sob condição de ficar no Largo Amor da Perdição. Ainda, a ministra da Habitação não revela que medidas vai apresentar face ao aumento das taxas de juro.
Explicador

Regras para baixar prestação da casa: sim ou não?

Nuno Rico, especialista em crédito à habitação da Proteste, fala em "paliativo que não resolve problema de fundo". Economista Vera Gouveia Barros diz que subida de juros surge por "razões de equidade"
E o vencedor é...

Marcelo, especialista em juros. Populista ou anti?

O PR, agora especialista em comentar taxas de juro, acha que combate o populismo sendo populista. O inútil observatório de preços e o descrédito das regras para baixar preço das prestações das casas.
Inflação

Menos produto, mais caro. Carrefour avisa clientes

Face à diminuição da quantidade de vários produtos alimentares à venda — que não baixaram o preço —, o Carrefour colocou aviso aos consumidores. "É preciso que se repense política de preços."
Noticiário

21h. CGTP quer subir salário mínimo para 910€

A líder da CGTP sublinha que "as famílias têm de conseguir fazer face ao aumento do custo de vida". Ainda, o PSD desafia Governo e PS a aceitarem as propostas do partido para o crédito à habitação.
Resposta Pronta

"Hoje deverá haver nova subida das taxas de juro"

O Banco Central Europeu decide hoje se volta ou não a subir as taxas de juro. Filipe Garcia, economista da informação de mercados financeiros, explica que esta "deverá ser a última subida deste ciclo"
Explicador

Governo deve travar aumento das rendas?

O deputado do Livre, Rui Tavares, acusa Estado de "cuidar mal" do património. Já o deputado da IL Carlos Guimarães Pinto defende que diminuição do valor real das rendas pela lei "vai agravar problema"
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Como resolver o problema das rendas?

Está confirmado: inflação de Agosto confirma que no próximo ano as rendas sobem 6,9%. Resta saber se desta vez o Governo vai resistir à tentação de intervir no mercado como o ano passado.
Noticiário

12h. INE. Inflação acelerou 3,7% em agosto

É a primeira subida em 10 meses, depois de um período de abrandamento da taxa de inflação. Aceleração é explicada pelo aumento nos preços dos combustíveis, que contribuíram em 0,7% para a subida.
Inflação

INE confirma aceleração da inflação para 3,7%

No destaque pormenorizado, o INE revela que a aceleração da inflação em agosto foi "essencialmente" explicada pelos preços dos combustíveis, que contribuíram em 0,7 pontos percentuais para a subida.
Noticiário

7h. Aulas. Ministro contesta dados dos sindicatos

João Costa pede que não sejam feitas contas grosseiras. Ainda neste jornal, e a inflação chega também ao material escolar que este ano está mais caro.
Resposta Pronta

Juros. "Subida menos provável mas não excluída"

Comissão Europeia mais pessimista revê em baixa crescimento da Zona Euro. Economista Nogueira Leite diz que "cenário mudou" mas "não o suficiente para abrandar a preocupação de controlar a inflação".
Crescimento Económico

Economia europeia em arrefecimento

O índice PMI, que resulta de um inquérito às empresas sobre a sua atividade, diminuiu para 47 (50 é a linha que separa crescimento de contração), devido à queda nas encomendas e nos novos negócios.
Causa Própria

Novas cobranças dos restaurantes fazem sentido?

Daniel Serra (PRO.VAR) defende os restaurantes: "extras justificam-se pela perda de lucro". Magda Canas (DECO Proteste) defende os consumidores: "restaurantes estão mal, consumidores não estão melhor"
Resposta Pronta

IVA Zero. "8 meses de poupança é considerável"

O diretor-geral da APED afirma que prolongamento do IVA Zero "é sempre positivo" mas as condições têm que mudar. Gonçalo Lobo Xavier diz que o importante é "continuar a valorizar a produção nacional".
Noticiário

10h. Nem PS e PSD encontram recados em Centeno

Miguel Costa Matos aponta a análise feita por Centeno como um contributo "lúcido e significativo". Alexandre Poço, do PSD, continua a defender que existe margem para baixar os impostos.
Boa moeda, má moeda

Que medidas podem ajudar a suportar a inflação?

O governo prometeu para o Orçamento do Estado novas medidas para amortecer o efeito da inflação nos orçamentos familiares. Desde subsídios a redução de impostos, o leque é variado.
Crescimento Económico

Meta de Medina para a economia ameaçada

Fórum para a Competitividade antecipa que próximos trimestres sejam de "claro abrandamento" e que meta de crescimento de 2,7% esteja ameaçada. Por outro lado, Euribor poderá estar próxima do pico.
Noticiário

13h. TC valida candidatura do Chega na Madeira

Os juizes do Palácio Ratton não reconheceram a existência de irregularidades na lista de candidatos do Chega. Ainda, Banco de Portugal defende apoios públicos para prevenir incumprimentos das famílias
Orçamento do Estado

Governo estuda "novos instrumentos" para inflação

"No quadro do Orçamento para 2024, o Governo está a fazer a reflexão sobre que instrumentos continuam necessários, eventualmente que novos instrumentos têm de ser desenvolvidos", diz ministra.
Noticiário

10h. Cabaz alimentar. Preço sobe 7%

Preço do cabaz alimentar sobre 7% em setembro, o que corresponde a 4 euros. Ainda o perfil de Rui Valério, o novo Patriarca de Lisboa.
Noticiário

2h. Cabaz alimentar voltou a aumentar este mês

A recolha feita mensalmente pelo Observador revela que face ao mês passado o preço médio do Cabaz Alimentar já ultrapassa os 60 euros nos supermercados Continente, Pingo Doce e Auchan.
Inflação

Cabaz Observador. Preços aumentam em setembro

O cabaz Observador voltou a ficar mais caro em setembro, com o preço médio da cesta básica de produtos a ultrapassar os 60 euros. A crise internacional do arroz ainda não chegou aos supermercados.
Orçamento do Estado

Crises custam ao Estado 1.516 milhões até julho

"A execução reportada das medidas adotadas no âmbito da mitigação do choque geopolítico levou a uma diminuição da receita em 885,7 milhões de euros", informa a Direção-Geral do Orçamento.
Direto ao Assunto

PSD. Travão às rendas? "Solução é subsidiar"

Vice-presidente do PSD, António Leitão Amaro, reage ao previsível aumento de 6,94% nas rendas do próximo ano, se Governo não avançar com travão. Ainda, pedagogia das críticas que fez ao Mais Habitação
Resposta Pronta

Aumento rendas. "Desvantagem para novos contratos"

O economista João Cerejeira revela que quem procura uma nova habitação vai "ficar prejudicado", uma vez que os proprietários são incentivados a aumentar o valor da renda para colmatar futuros riscos.
Escolas

Preço do material escolar aumentou 14% face a 2022

O preço médio de um conjunto de materiais escolares essenciais registou um aumento de 14% face ao período homólogo de 2022. Confap relembra que a inflação atingiu todos os setores económicos.
Noticiário

10h. Inflação acelera para 3,7% em Agosto 

O aumento do preço dos combustíveis estará por detrás desta subida. Em Julho a inflação homóloga tinha ficado nos 3,1%. Em agosto, subiu 0,6%. Também em Espanha a inflação subiu ontem para 2,6%.
Comentário

Inflação. "Combustíveis contribuíram para subida"

Ana Sanlez, editor-adjunta de Economia do Observador, explica que aumento do preços de combustíveis pode justificar aumento da inflação em agosto mas admite que a JMJ pode também ter alavancado preços
Inflação

Inflação acelera para 3,7% em agosto

Em agosto, a taxa de inflação homóloga em Portugal avançou para 3,7% . Depois de nove abrandamentos consecutivos, a inflação voltou a acelerar. Combustíveis terão sido principal fator.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.