Inflação
China

Peste suína sobe inflação na China

A inflação na China cresceu impulsionada por um surto de crise suína que se alastrou por todo o país. A carne de porco é a fonte de proteína mais consumida na China (55 milhões de toneladas por ano).
Moçambique

Fitch melhora crescimento de Moçambique para 2%

A Fitch melhorou as previsões para Moçambique, considerando que o crescimento "deve acelerar gradualmente no seguimento da reconstrução pós-ciclone e nos investimentos no setor do gás".
Inflação

Portugal tem 3ª menor taxa de inflação na UE

São dados relativos ao mês de outubro, em que a taxa de inflação nacional para valores negativos de -0,1%. Mais baixas só as da Gérecia com -0,3% e Chipre com -0,5%.
Angola

Inflação em Angola abrandou em outubro

O indicador nacional angolano para a inflação situou-se nos 16,08% em outubro, um decréscimo de quase dois pontos. Alimentação e Bebidas Não Alcoólicas foi a categoria que mais sentiu a inflação.
Brasil

Inflação no Brasil regista menor índice desde 1998

O Brasil registou em outubro uma subida de 0,10% na inflação, o menor índice deste mês desde 1998. A queda de 3,22% no preço da energia elétrica foi o principal item que fez baixar a taxa.
Salário Mínimo Nacional

Há menos pessoas a receber o salário mínimo

A percentagem de trabalhadores com salário mínimo desceu 1,1% nos primeiros nove meses do ano, mas mesmo assim não será suficiente para contrariar a inflação prevista entre 1,3% e 1,4%.
Zimbabué

Zimbabué. 300 mil funcionários públicos em greve

No Zimbabué 300.000 funcionários públicos estão sem trabalhar, ignorando a ordem judicial que os manda regressar aos postos. Reclamam salários mais altos para fazerem frente à inflação de 300%.
Venezuela

Venezuela. Inflação cai para 23,5% em setembro

Na Venezuela, a taxa de inflação desceu para 23,5%. A inflação acumulada em 2019 situa-se nos 3.326%. "A hiperinflação persiste", alerta Alfonso Marquina, da comissão de finanças da AN.
Inflação

Preços caíram em Portugal pelo terceiro mês

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) em setembro fixou-se em -0,1% face a igual mês de 2018, o mesmo valor registado em agosto.
Vieira da Silva

Maioria das pensões vai aumentar acima da inflação

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social esclareceu que, segundo a fórmula de cálculo que faz parte da lei, a grande maioria das pensões irá ter uma subida acima do valor da inflação.
Inflação

UE. Portugal com inflação negativa em agosto

Portugal registou -0,1% entre os Estados-membros da União Europeia, segundo o Eurostat. Seguem-se, com os avanços mais ligeiros, a Grécia (0,1%) e a da Espanha (0,4%).
Inflação

Inflação na China acelera com surto de peste suína

inflação na China cresceu ao ritmo mais rápido em 18 meses, impulsionada pela carne de porco, devido à peste suína que deverá ter efeitos inflacionários a nível mundial, incluindo em Portugal.
Inflação

Preços descem pelo segundo mês em agosto

IPC fixou-se em -0,1% face ao mesmo mês de 2018, depois dos -0,3% registados em julho. "Evolução deve-se em parte à recuperação dos preços da classe dos restaurantes e hotéis", explicou o INE.
Inflação

Portugal com taxa de inflação mais baixa da UE

Gabinete estatístico da UE mostra que taxa de inflação anual verificada em julho em Portugal foi de -0,7%. Na lista, seguem-se Chipre e Itália. Média da UE fixou-se em 1,4% neste período.
Economia

Queda dos preços em 0,3% em julho

O Índice de Preços no Consumidor desceu em julho 0,3% face ao mesmo mês de 2018, desacelerando face aos 0,4% registados em junho. Queda apresentou-se no setor de hotéis, restaurantes e vestimentas.
Inflação

INE revê em baixa subida da taxa de inflação

O Instituto Nacional de Estatística (INE) reviu em baixa de uma décima a inflação homóloga de maio para os 0,4%.
Salários

Salários negociados na contratação coletiva sobem 

Segundo o relatório anual do CRL, o aumento médio real dos salários (descontando a inflação) acordado na negociação coletiva no ano passado foi de 2%, após ter atingido 1,8% em 2017 e 0,6% em 2016.
Inflação

Portugal com 2ª menor taxa de inflação da UE

Segundo dados da Eurostat, Portugal apresentou a segunda menor taxa de inflação da UE de abril. No quarto mês do ano, a inflação foi de 0,9%, acima dos 0,3% registados no mesmo período de 2018.
Inflação

Taxa de inflação mantém-se nos 0,8% em abril

Segundo o INE o indicador de inflação subjacente, que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos, teve uma variação homóloga de 0,8%, taxa superior em 0,1% à registada em março.
Inflação

Portugal com a taxa de inflação mais baixa

O Eurostat adianta que a taxa anual de inflação na zona euro recuou em março mas registou precisamente o mesmo valor de março de 2018 e as taxas anuais mais baixas foram registadas em Portugal.
Instituto Nacional Estatística

INE. Taxa de inflação homóloga mantém-se em 0,9%

O INE referiu ainda que a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá sido de 1,3% em março, contra -0,7% em fevereiro.
Eurostat

Portugal com 4ª menor taxa de inflação da UE

A taxa anual de inflação acelerou, em fevereiro,1,5% na zona euro e 1,6% na UE. Em Portugal foi para os 0,9%. Os países com taxas anuais mais fracas são Irlanda, Croácia, Chipre e Croácia.
Brasil

Brasil regista inflação de 0,43% em fevereiro

O Brasil registou uma inflação de 0,43% em fevereiro, enquanto em janeiro a taxa de reajuste dos preços foi de 0,32%, informou esta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Moçambique

Banco de Moçambique prevê que inflação suba 

As projeções do Banco de Moçambique continuam a apontar para uma "inflação baixa e previsível, podendo manter-se estável em torno de 6% e 7% no último trimestre de 2019", referiu o banco.
Inflação

Inflação recua e Portugal tem 2.ª menor taxa

A taxa de inflação fixou-se nos 1,4%, na zona euro e nos 1,5% na União Europeia, em janeiro. Portugal e Croácia registaram uma taxa de 0,6%. Grécia teve a taxa de inflação mais baixa.
Banco Central

Brasil. Banco central mantém taxas de juro em 6,5%

Apesar de os riscos de inflação estarem moderados, a frustração das expetativas sobre a continuação de reformas por parte do banco central arrisca o regresso das pressões sobre os preços.
Inflação

OCDE. Inflação desacelerou para 2,4% em dezembro

Os preços combinados da energia e dos produtos alimentares contribuíram em muito para a inflação em vários países da OCDE em dezembro mas tiveram um impacto negligenciável no Canadá, Japão e EUA.
Inflação

Índice de preços no consumidor sobe 0,4% 

Segundo o Instituto Nacional de Estatística a variação homóloga estimada do indicador de inflação subjacente situou-se em 0,7%, quando em dezembro tinha sido de 0,6%.
Inflação

Macau. Taxa de inflação de 3,1% em 2018

Segundo os Serviços de Estatística e Censos, a taxa de de inflação do território aumentou 1,78 pontos percentuais em 2018. Os maiores aumentos verificaram-se no vestuário, calçado e nos transportes.
Inflação

Portugal com menor taxa de inflação na UE 

Portugal e a Grécia (0,6% cada) registam as taxas anuais de inflação mais baixas, seguindo-se a Dinamarca (0,7%). As mais altas observam-se na Estónia (3,3%), Roménia (3,0%) e Hungria (2,8%).
Angola

INE: Angola fechou 2018 com inflação de 18,6%

Angola fechou 2018 com uma inflação anual de 18,6%, seis décimas acima da última previsão do Governo. Quanto ao Produto Interno Bruto, houve um recuo de 1,6% no terceiro trimestre do ano passado.
Inflação

Inflação na zona euro recua para 1,6% em dezembro

A taxa de inflação anual da zona euro recuou para os 1,6% em dezembro, face aos 1,9% de novembro. O setor da energia é o que deverá ter conhecido a maior taxa de inflação este mês.
Inflação

Portugal com 3ª menor inflação da UE

As menores taxas de inflação foram registadas, em novembro, na Dinamarca (0,7%), na Irlanda (0,8%) e em Portugal (0,9%) e as mais altas na Estónia, Hungria e Roménia (3,2% cada).
Israel

"Coletes amarelos" chegam a Telavive e Jerusalém

Um grupo de manifestantes juntou-se aos protestos dos coletes amarelos franceses e protestou pela mesma via esta sexta-feira em Telavive e Jerusalém contra o aumento dos preços anunciados para 2019.
Angola

Inflação em Angola chega aos 18,36% até novembro

Segundo o relatório mensal do Instituto Nacional de Estatística angolano, os preços em Angola aumentaram 1,31% entre outubro e novembro, tendo a inflação acumulada a 12 meses subido para 18,36%.
Instituto Nacional Estatística

Inflação homóloga desacelera para 0,9% em novembro

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) subiu 0,9% em novembro, face ao período homólogo de 2017, desacelerando face à variação de 1% em outubro, revela a estimativa rápida do INE.
Inflação

Portugal com 2ª menor taxa de inflação da UE

A inflação anual portuguesa recuou, em outubro, para o segundo menor valor (0,8%) da União Europeia e em contraciclo com a zona euro e a União Europeia, onde esta subiu face a setembro.
Fundo Monetário Internacional

FMI dialoga com Venezuela para ter dados oficiais

A Venezuela é membro do FMI desde 1946. No entanto, desde 2004 que não permite visitas técnicas daquele organismo para verificação dos relatórios e contas.
Inflação

INE. Inflação desacelerou para 1% em outubro

Face ao mês de setembro, destacam-se as diminuições das taxas nos restaurantes e hotéis, bem como no lazer, recreação e cultura. Em sentido contrário, subiu a taxa do álcool.
Alemanha

Inflação alemã com nível mais alto em 10 anos

A taxa de inflação homóloga na Alemanha atingiu 2,5% em outubro, o nível mais alto em mais de dez anos. O principal fator inflacionista foi o conjunto dos preços dos produtos energéticos.
Brasil

Brasil. Inflação em outubro nos 0,45%

A inflação no Brasil registou um aumento de 0,45% no mês de outubro, a maior taxa para o período desde 2015 (0,82%), divulgou esta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Moçambique

Inflação pode ter agravado pobreza em 4% a 6%

Algumas das províncias mais pobres, tais como Tete, Manica e Niassa (interior norte e centro), terão sido as que mais suportaram a inflação de preços, devido ao elevado nível de dependência do milho.
Economia

Inflação homóloga desacelera para 1,0% em outubro

O Índice de Preços no Consumidor subiu 1,0% em outubro face ao mesmo mês de 2017, desacelerando face à variação de 1,4% em setembro, segundo uma estimativa do Instituto Nacional de Estatística.
Moçambique

Standard Bank diz que taxa de juro "surpreendente"

A taxa de juro diretora de Moçambique é de 15% - valor "surpreendente" para o Banco Standard, uma vez que a taxa de juro real está nos 10%.
Macau

Macau. Taxa de inflação de 2,66% em setembro

A taxa de inflação em Macau foi de 2,66% nos 12 meses terminados em setembro, em relação a igual período do ano anterior, segundo dados oficiais divulgados esta segunda-feira.
Inflação

Inflação em Angola registada na orem dos 4,75%

A taxa de inflação mensal em Angola registou uma subida de 4,75% em setembro, o valor mensal mais alto, pelo menos, dos últimos quatro anos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Inflação

INE confirma aceleração da inflação em 1,4%

O Índice de Preços no Consumidor subiu 1,4% em setembro face ao mesmo mês de 2017, acelerando face à variação de 1,2% em agosto, confirmou o Instituto Nacional de Estatística.
Moçambique

Inflação em Moçambique continua a descer

De acordo com os dados publicados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) moçambicano, a inflação homóloga em setembro foi de 4,89%, quando em agosto tinha sido de 5,02%.
Inflação

Taxa de inflação de 2,1% na União Europeia

A taxa de inflação anual foi, em agosto, de 2% na zona euro e 2,1% na União Europeia (UE), com os preços a aumentarem, em Portugal, abaixo de ambas as médias (1,3%), divulgou hoje o Eurostat.
Angola

Inflação em Angola desce para 18,5% em agosto

A taxa de inflação em Angola subiu 1,2% em agosto face a julho, tendo caído para 18,56%, a um ano, face aos mais de 25% acumulados registados em agosto do ano passado.
Rendas

Rendas deverão aumentar 1,15% em 2019

O valor das rendas deverá aumentar 1,15% em 2019, mais do que os 1,12% deste ano e um novo máximo desde 2013, segundo os números da inflação dos últimos 12 meses até agosto hoje divulgados pelo INE.
Brasil

Brasil regista a menor taxa de inflação desde 1998

Os principais setores a sentirem o resultado da inflação do mês passado foram os grupos da alimentação e bebidas, com uma queda de 0,34%, e os transportes, que recuaram 1,22%.
Economia

Energia faz preços subirem 2,9% na OCDE em julho

A taxa de inflação homóloga no conjunto dos países da OCDE fixou-se em 2,9% em julho, mais uma décima do que em junho devido à subida dos preços da energia.
Inflação

INE. Inflação homóloga desacelerou para 1,2%

O Índice de Preços no Consumidor subiu 1,2% em agosto face ao mesmo mês de 2017, contra uma variação de 1,6% em julho, segundo uma estimativa do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Macau

Taxa de inflação em Macau foi de 2,32% em junho

De acordo com os Serviços de Estatística e Censos, o Índice de Preços no Consumidor registou as maiores subidas nos preços da saúde (+4,83%), da educação (+4,46%) e do vestuário e do calçado (+4,93%).
Angola

Angola tem taxa de inflação mais baixa desde 2015

Angola registou, em julho, uma inflação homóloga de 19,01%, a mais baixa desde 2015, com a taxa a atingir em termos mensais 1,25%, a segunda mais reduzida em 2018.
Inflação

INE confirma que inflação acelerou para 1,6% 

O Índice de Preços no Consumidor subiu 1,6% em julho face ao mesmo mês de 2017, uma ligeira aceleração face ao crescimento de 1,5% em junho, confirmou o Instituto Nacional de Estatística.
BCE

BCE. Aumento dos salários causa subida da inflação

Num artigo publicado no último boletim económico do Banco Central Europeu, José Gumiel e Elke analisam a importância dos salários na subida da inflação.
OCDE

Energia e alimentação fazem subir preços na OCDE

A taxa de inflação homóloga no conjunto dos países da OCDE fixou-se nos 2,8% em junho, mais duas décimas que em maio devido à subida dos preços da energia e da alimentação.
Inflação

Inflação homóloga acelera para 1,6% em julho

O Índice de Preços no Consumidor subiu 1,6% em julho face ao mesmo mês de 2017, contra uma variação de 1,5% em junho, segundo uma estimativa do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Inflação

Inflação da zona euro sobe para 2,1% em julho

A taxa de inflação da zona euro subiu para os 2,1% em julho, face aos 2,0% de junho, segundo uma estimativa rápida do Eurostat.
Alemanha

Taxa de inflação na Alemanha fica em 2% em julho

A taxa de inflação anual na Alemanha situou-se em julho em 2%, informou o gabinete federal de estatísticas (Destatis) com base em dados provisórios.
Espanha

Inflação em Espanha baixa para 2,2 % em julho

A inflação anual em Espanha foi em julho de 2,2%, menos uma décima do que em junho (2,3%), explicado pela diminuição dos preços de alimentos e bebidas não alcoólicas.
Venezuela

Venezuela. FMI prevê inflação de 1.000.000%

342
O FMI prevê que uma inflação de 1.000.000% até o final de 2018, "o que indica que a situação na Venezuela é semelhante à da Alemanha em 1923 e à do Zimbabué" no final da primeira década deste século.
Angola

Inflação em Angola no valor mais baixo desde 2016

A taxa de inflação mensal em Angola caiu ligeiramente em junho, para 1,26%, colocando o acumulado dos últimos 12 meses nos 19,5%, o mais baixo dos últimos dois anos, indicam dados do INE.
Zona Euro

Inflação da zona euro sobe para 2% em junho

A taxa de inflação anual da zona euro subiu para os 2,0% em junho, face aos 1,9% de maio, segundo uma estimativa rápida do Eurostat.
Brasil

Inflação acelerou no Brasil no início de junho

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a inflação no país cresceu 1,1% nos quinze primeiros dias do mês de junho, após a paralisação dos camionistas no país.
Macau

Taxa de inflação em Macau foi de 1,96% em maio

Em maio, a taxa de inflação em Macau foi de 1,96%. O Índice de Preços no Consumidor cresceu 2,97% em termos anuais, sendo este crescimento superior ao de abril passado.
Venezuela

Inflação na Venezuela foi de 110,1% em maio

A Venezuela registou uma inflação de 110,1% de durante o mês de maio, segundo a Comissão de Finanças (CF) da Assembleia Nacional (parlamento), onde a oposição detém a maioria.
Inflação

Portugal com terceira menor taxa de inflação anual

Portugal registou em abril a terceira menor taxa de inflação anual da União Europeia (UE), segundo dados do Eurostat, tendo o indicador abrandado na zona euro e nos 28 Estados-membros.
OCDE

Taxa de inflação na OCDE nos 2,3% em março

A inflação homóloga no conjunto da OCDE situou-se nos 2,3% em março, mais uma décima do que no mês anterior, apesar de se ter verificado uma desaceleração dos preços da energia.
Preços

Preços sobem 1,3% na zona euro e 1,5% na UE

A taxa de inflação anual fixou-se, em março, nos 1,3% na zona euro e nos 1,5% na União Europeia (UE), um avanço face ao mês anterior mas um recuo homólogo, em ambos os casos, segundo o Eurostat.
Venezuela

Inflação na Venezuela deve crescer quase 14.000%

O Fundo Monetário Internacional espera um futuro ainda mais negro, com a economia a cair mais 15%, o desemprego a atingir um terço da população e os preços a subirem a um ritmo sem precedentes.
Eurostat

Inflação sobe em março para 1,4%

A taxa de inflação subiu na zona euro. De acordo com o Eurostat, o componente da alimentação, álcool e tabaco é o que regista uma maior subida de preços, seguido da energia.
Instituto Nacional Estatística

Subida de preços acelera ligeiramente

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, a variação homóloga estimada do indicador de inflação subjacente foi de 0,8% em março face aos 0,6% registados em fevereiro.
Angola

Angola. Inflação desce em fevereiro

A taxa de inflação em Angola voltou às quedas em fevereiro, mas o registo dos últimos 12 meses permanece acima dos 21 por cento, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística angolano.
Brasil

Brasil regista menor inflação em 18 anos

O Brasil registou a menor taxa de inflação de fevereiro dos últimos 18 anos. A inflação acumulada nos dois primeiros meses de 2018 ficou em 0,61%, a menor para o período desde 1994.
Moçambique

Moçambique cresce 3,2% este ano

Moçambique deve crescer 3,2% este ano e uma média de 5% até 2022. A inflação deve subir face aos dados do ano passado, chegando aos 6,7%.
Moçambique

Banco de Moçambique reduz taxas de juro 

A descida da inflação em Moçambique e as "projeções para o médio prazo justificam o prosseguimento da redução das taxas de juro pelo CPMO" no banco central do país.
Brasil

Economia do Brasil cresce 2% este ano

A BMI Research prevê que a economia brasileira cresça 2% este ano, numa aceleração da recuperação de 2017. É expectável que a inflação fique nos 3,5%.
Angola

Angola com inflação acima de 23% em 2017

Em 2017 a subida acumulada nos preços foi de 23,67%, registo muito superior à previsão de 15,8% para o período entre janeiro e dezembro que o Governo inscreveu no Orçamento Geral do Estado.
Brasil

Inflação do Brasil fica em 2,95% em 2017

O Brasil encerrou o ano de 2017 com uma inflação de 2,95%, o que representa o menor aumento nos preços no país desde 1998, divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
China

Inflação fixou-se em 1,6% em 2017

O Índice de Preços ao Consumidor subiu 1,6% na China no ano passado. Os preços dos produtos e dos serviços de saúde subiram 6,6% em dezembro face ao mesmo mês de 2016.
Brasil

Inflação em 2017 deve ser a mais baixa em 19 anos

A economia brasileira, a maior da América do Sul, recuou 3,5% em 2015 e 3,6% em 2016, mas especialistas estimaram que a recessão causada por estas quedas chegou ao fim em 2017.
Angola

Angolanos temem inflação com perda do kwanza

A iminente subida do valor do dólar face ao kwanza e o regime de taxa de câmbio flutuante, está a preocupar os angolanos com a possibilidade do agravamento dos preços dos produtos da cesta básica.
Preços

Prepare a carteira. 10 coisas mais caras em 2018

533
Banco de Portugal, Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Ministério das Finanças esperam uma inflação perto de 1,5% em 2018. Saiba o que mais irá pesar no seu orçamento no próximo ano.
Bolsa

Bolsas europeias em alta

As principais bolsas europeias abriram esta segunda-feira em alta, à espera da inflação de novembro na zona euro e na União Europeia. A bolsa de Lisboa abriu alinhada com as restantes europeias.
Pensões

Pensões e subsídio de desemprego sobem em janeiro

160
Os aumentos vão variar entre 1% e 1,8%, consoante os valores das pensões. Também o Indexante dos Apoios Sociais, que serve de valor de referência para vários apoios sociais, sobe sete euros.
Angola

Angola. Inflação ronda 25%

Desde setembro de 2014 que a inflação em Angola não para de aumentar, acompanhando o agravamento da crise económica, financeira e cambial.
Brasil

Inflação no Brasil em 2017 é a menor em 19 anos

O valor calculado entre os meses de janeiro e novembro - 2,5% - foi o mais baixo desde 1998 e ficou muito distante dos 5,9% atingidos em 2016
Venezuela

Preços subiram 56,7% em novembro na Venezuela

Os dados foram divulgados pela Assembleia Nacional, organismo que regista a inflação no país, através de um Índice Nacional de Preços.
Eurostat

Zona Euro: 1,4% de inflação anual em outubro

A taxa de inflação anual fixou-se em outubro nos 1,4% na zona euro e nos 1,7% na União Europeia (UE), acima da homóloga mas aquém da registada em setembro, segundo o Eurostat.
Angola

Angola. Inflação está acima dos 26%

A taxa de inflação em Angola acelerou 2,39% entre setembro e outubro, voltando a aproximar-se de máximos de 2017, com o acumulado a 12 meses a subir para acima dos 26%.
Brasil

Brasil. Inflação acumulada é a menor desde 1998

A inflação acumulada no Brasil, nos primeiros 10 meses do ano, que registou um aumento de 2,21%, é a menor desde 1998, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Economia

Taxa de inflação anual estável na zona euro

A taxa de inflação anual estabilizou nos 1,5%, em setembro, na zona euro e subiu para os 1,8% na União Europeia, face a agosto, divulga esta terça-feira o Eurostat.
Angola

Angola. FMI prevê recessão de 0,7%

O Fundo Monetário Internacional divulgou uma previsão que contrasta com a do governo angolano. Os preços em Angola deverão aumentar este ano 30,9%.
OCDE

Inflação na OCDE sobe para os 2,2% em agosto

A inflação na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico situou-se nos 2,2% em agosto, mais duas décimas do que em julho, devido à evolução dos preços da alimentação e da energia.
Inflação

INE: inflação foi de 1,1% em agosto

A taxa subiu em 0,2 pontos percentuais em relação a julho. O principal motivo é o aumento do preço dos transportes.
Inflação

Taxa de inflação estável na zona euro em julho

A taxa de inflação anual manteve-se nos 1,3% na zona euro, em julho, relativamente ao valor do mês anterior. Em Portugal, a taxa de inflação foi 1% em julho, o mesmo valor de junho.
Rendas

Rendas deverão aumentar 1% em 2018

Este valor é calculado tendo por base a inflação de julho, mas só em agosto se terá a certeza deste valor. É o maior aumento desde 2013.
Angola

Inflação angolana em mínimos de mais de um ano

A taxa de inflação em Angola renovou em junho mínimos mensais de mais de um ano, a quinta quebra consecutiva, com o acumulado a 12 meses a baixar para 30,5%, o dobro das previsões do governo.
Instituto Nacional Estatística

Inflação desacelera para os 0,9% em junho

O Índice de Preços no Consumidor passou de 1,5% em maio para 0,9% em junho, divulgou esta quarta-feira o INE.
Brasil

Brasil. Meta da inflação baixa 1ª vez em 15 anos

A meta central de inflação baixou para 4,25% em 2019 e 4% em 2020, informou esta quinta-feira o Conselho Monetário Nacional. Esta é a primeira ação deste tipo adotada em 15 anos.
BCE

BCE revê previsões do crescimento e inflação

O Banco Central Europeu reviu esta quinta-feira em alta as suas previsões de crecimento na zona euro, mas baixou as relativas à inflação.
Dinheiro

A inflação está a arrasar a poupança. Combata-a

Os maiores bancos pagam, em média, 0,08% num depósito a um ano. Há depósitos que remuneram 20 vezes mais. Mesmo assim, apenas duas aplicações rendem mais do que a inflação esperada para 2017 e 2018.
OCDE

OCDE. Inflação conjunta fixada em 2,4%

A inflação no conjunto dos países da OCDE foi de 2,4% em abril, face a igual mês do ano anterior, e uma décima mais que em março, sobretudo devido ao "aumento significativo" dos países-membros
Economia

PR de Moçambique otimista com inflação e PIB

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, espera que a inflação no país caia para 15% e que o Produto Interno Bruto cresça 5,5%, apesar de as previsões mais recentes não serem otimistas.
Inflação

Páscoa e Turismo fazem preços subir mais que na UE

Índice Harmonizado de Preços no Consumidor subiu 2,4% em abril. Turismo, e o facto de a Páscoa ter-se celebrado em abril, fazem subir preços nos restaurantes, hotéis e transportes.
Inflação

Brasil. Inflação sobe 0,25% em março

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo, indicador que mede a inflação no Brasil, registou um aumento de 0,25% em março, a menor subida para o mês desde 2012.
Brexit

Brexit. Preços sobem 2,3% em fevereiro

A inflação homóloga no Reino Unido fixou-se em 2,3% em fevereiro, a taxa mais alta desde novembro de 2013 e contra 1,8% em janeiro, foi esta terça-feira anunciado.
Inflação

Preços em Portugal sobem 1,3% em janeiro

136
A taxa média de inflação, medida pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC), passou de 0,9% em dezembro de 2016 para 1,3% em janeiro deste ano, refletindo sobretudo a aceleração dos preços dos combustíveis.
Brasil

Brasil regista a menor taxa de inflação em 23 anos

O Brasil registou uma inflação em janeiro de 0,38%, resultado mais baixo desde 1994, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
José Eduardo dos Santos

Angola. Vai haver revisão da legislação cambial

O presidente do MPLA e chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, anunciou uma revisão da legislação cambial e do sistema bancário nacional, para regular o movimento de moeda externa.
Macau

Inflação em Macau fixou-se em 2,37%

A taxa de inflação de Macau foi de 2,37% no ano passado, a mais baixa desde 2009, segundo dados oficiais divulgados esta sexta-feira.
Inflação

Preços da energia puxam inflação para 1,1%

Estimativas do Eurostat revelam que a taxa de inflação em dezembro subiu para 1,1% em relação aos 0,6% de novembro, impulsionada pela energia.
Venezuela

Inflação na Venezuela perto dos 150%

Produto de primeira necessidade na Venezuela apareceram hoje nos supermercados com aumentos entre os 20 e 147 por cento, perante a surpresa de clientes que voltavam a colocá-los nas prateleiras.
Eurostat

Preços sobem 0,5% na zona euro em outubro

A taxa de inflação homóloga foi, em outubro, de 0,5% na zona euro, valor que compara com os 1.0% do mesmo mês de 2015 e com os 0,4% de setembro, divulgou esta quinta-feira o Eurostat.
BCE

BCE promete manter estímulos até que inflação suba

O Banco Central Europeu (BCE) sublinha nas atas da última reunião de política monetária que vai manter o atual nível de expansão monetária para que a inflação suba.
Rendas

Rendas. Inflação dita subida de 0,54% em 2017

A evolução do índice de preços em agosto vai determinar uma atualização da maioria dos contratos de arrendamento de 0,54% no próximo ano.
Inflação

Euro. Doze países com inflação negativa

O ritmo de crescimento dos preços acelerou em julho na zona euro, mas 12 dos 19 membros registaram evoluções negativas. Os números estão longe das metas do Banco Central Europeu.
Inflação

Zona euro. Preços sobem 0,1% em junho

A taxa de inflação homóloga da zona euro foi de 0,1% em junho, voltando a valores positivos depois de dois meses de quebra dos preços, segundo dados do Eurostat.
China

Inflação da China fixou-se em 1,9% em junho

O Índice de Preços no Consumidor da China (IPC), um dos principais indicadores da inflação, fixou-se em 1,9%. Os preços dos alimentos, tabaco e álcool aumentaram 3,7% em termos anuais em junho.
Eurostat

Preços voltam a subir na zona euro, diz o Eurostat

A taxa de inflação homóloga da zona euro regressou em junho a valores positivos, de 0,1%, depois de dois meses de queda de preços, segundo uma estimativa rápida do Eurostat.
Macau

Inflação em Macau fixou-se nos 3,9% em maio

Os maiores crescimentos foram registados nos preços das bebidas alcoólicas e tabaco (mais 33,84%) e na educação (mais 7,46%).
Inflação

Taxa de inflação homóloga abranda queda em maio

A taxa de inflação homóloga estabeleceu-se nos -0,1% na zona euro e na União Europeia, em maio, quando no mês anterior se fixou nos -0,2%. Os preços subiram em 12 países da União Europeia.
Inflação

Economia chinesa cresceu 2,3% em março

A China cresceu, no ano passado, ao ritmo mais lento do último quarto de século, sendo que este aumento pode ajudar a contrariar essa tendência. O país pretende um crescimento de 3% da inflação.
Angola

Inflação em Luanda ultrapassa os 20% em fevereiro

Os preços em Luanda subiram 20,26 por cento em fevereiro, face aos últimos 12 meses, batendo máximos históricos, ao disparar mais de três por cento face ao mês de janeiro.
Zona Euro

Preços caem 0,2% na zona euro em fevereiro

A taxa de inflação homóloga da zona euro caiu para -0,2% em fevereiro, voltando a valores negativos, face aos 0,3% de janeiro, segundo a estimativa rápida do Eurostat.
Inflação

Preços sobem 0,3% na zona euro em janeiro

Taxa de inflação homóloga da zona euro fixou-se em 0,3% em janeiro, uma subida dos preços face aos -0,6% do mesmo mês do ano passado, segundo o Eurostat.
Economia

Inflação na China cresceu 1,8% em janeiro

O Índice de Preços no Consumidor, na China, um dos principais indicadores da inflação, subiu 1,8% em janeiro, face ao mesmo mês do ano passado.
Preços

Taxa de inflação sobe para 0,4% na zona euro

A taxa de inflação homóloga na zona euro subiu 0,2 pontos percentuais para os 0,4% em janeiro, face a dezembro de 2015, segundo uma estimativa rápida hoje divulgada pelo Eurostat.
Angola

Preços em Luanda aumentaram quase 14,3% em 2015

Os preços na capital angolana subiram quase 14,3% em 2015, o dobro das previsões iniciais do Governo, segundo informação do INE de Angola.
Inflação

Inflação trava em dezembro para 0,4%

O índice de preços ao consumidor subiu 0,4% em dezembro, face ao mesmo mês de 2014. É uma travagem face à inflação registada em novembro que foi de 0,6%.
Brasil

Inflação no Brasil: 10,67%, a maior em 12 anos

A inflação no Brasil atingiu o valor mais alto dos últimos 12 anos em 2015, aumentando para 10,67 por cento, quando no ano anterior se tinha situado nos 6,41%, anunciou o governo.
Brasil

Dilma aposta no reequilíbrio fiscal

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, disse que o seu governo vai esforçar-se este ano para alcançar o reequilíbrio fiscal e o controlo da inflação, para retomar o crescimento de uma economia atualmente em recessão.
Inflação

Preços estabilizam na zona euro em dezembro

A taxa de inflação homóloga da zona euro estabilizou em dezembro, segundo uma estimativa rápida do Eurostat hoje divulgada, depois de ter registado uma subida de 0,2% em novembro.
Água

EPAL sobe preço da água em média 33 cêntimos

O preço da água vai subir em média 33 cêntimos por mês para a maioria dos clientes domésticos da EPAL a partir de 1 de janeiro, mas mantém-se a tarifa social e a familiar.
Espanha

Salário mínimo em Espanha sobe para 655 euros

O Governo espanhol em funções vai aprovar terça-feira o aumento do salário mínimo nacional, subindo-o de 648,80 para 655,08 euros (1%) mensais, valor muito inferior ao defendido pelos sindicatos.
Brasil

Inflação no Brasil passa dos 10%. Antes só em 2003

A inflação no Brasil passou dos 10% no acumulado de 12 meses pela primeira vez desde 2003 e chegou a 10,48% no período terminado em novembro.
BCE

BCE pode intensificar medidas "se for necessário"

O discurso em Nova Iorque foi feito um dia depois de o Banco Central Europeu ter dececionado os mercados com as decisões que anunciou. As bolsas caíram e o euro registou uma subida acentuada.
Preços

Inflação estabiliza nos 0,1% na zona euro

A taxa de inflação homóloga da zona euro estabilizou em novembro nos 0,1%, face a outubro, segundo uma estimativa rápida do Eurostat hoje divulgada.
Brasil

Brasil com recessão de 4,5% no terceiro trimestre

A economia do Brasil regrediu 4,5 por cento no terceiro trimestre face ao mesmo período do ano passado, registando a maior queda desde os anos 90.
Governo

Compromissos europeus são "teste" para o Governo

Para Vitorino, António Costa terá de provar que consegue conciliar as reuniões de terça-feira com o BE e com o PCP com as reuniões do Conselho de Ministros à quinta.
Angola

Inflação em Angola pode chegar aos 14% este ano

A inflação em Angola pode chegar aos 14% ainda este ano, considerou o gabinete de estudos económicos do BPI, numa nota enviada aos investidores no seguimento de uma visita ao país, realizada este mês.
BCE

Draghi admite fazer mais. "Assim que possível"

O presidente do BCE disse hoje que "fará tudo o que deve para subir a inflação assim que possível" se em dezembro concluírem que a atual política monetária não está a ser suficiente.
Banca

DECO desaconselha bancos e sugere colchões

186
A DECO diz que as aplicações nos bancos em Portugal "significa perder dinheiro", sendo que "em 10 bancos é preferível" colocá-lo "debaixo do colchão", segundo uma análise efetuada pela revista Proteste Investe.
BCE

Inflação volta a ser positiva na zona euro

A taxa de inflação homóloga da zona euro registou uma variação de 0,1% em outubro, voltando a valores positivos depois dos -0,1% de setembro, tendo Portugal a quarta maior subida (0,7%).
Autoestradas

Portagens "congeladas" em 2016. É o terceiro ano

A maioria das portagens da Brisa deverá ficar inalterada em 2016. Será o terceiro ano consecutivo de não aumento por causa da inflação baixa no mês de outubro
Economia

FMI diz que Angola só volta a recuperar em 2017

O FMI considera que Angola só vai recuperar dos efeitos da queda do petróleo daqui a dois anos, e mesmo assim aponta riscos a esta previsão, nomeadamente uma nova descida nos preços.
Economia

Venezuela decreta aumento de 30% para docentes

285
Nicolas Máduro vai aumentar o salário dos professores em 30%. Numa altura em que a inflação ronda os 85%, o presidente venezuelano diz querer proteger o rendimento dos trabalhadores .
Zona Euro

Preços caem na zona euro, sobem em Portugal

As taxas de inflação homólogas da zona euro e da União Europeia foram, em setembro, de -0,1% cada, voltando a valores negativos, mas Portugal registou a segunda maior subida de preços.
Inflação

Preços em Portugal sobem 0,9% em setembro

A taxa de inflação em setembro, medida pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC), registou uma variação de 0,9% face ao mesmo mês do ano passado, segundo o INE.
Inflação

Inflação volta a terreno negativo na zona euro

A taxa de inflação homóloga registou em setembro um valor negativo de -0,1%, segundo a estimativa rápida do Eurostat. De quem é a culpa? Dos preços da energia.
Brasil

Governo brasileiro piora previsões de crescimento

O Governo do Brasil prevê uma queda de 2,44% do PIB do país e uma inflação de 9,29% em 2015, segundo um documento oficial divulgado na terça-feira e que será apresentado ao Congresso.
Economia

Inflação: Portugal tem 4ª maior subida

A taxa de inflação homóloga da zona euro estabeleceu-se, em agosto, nos 0,1%. Portugal registou a quarta maior subida entre os Estados-membros.
BCE

Reações à vaga de emigração têm sido dramáticas

100
O vice-presidente do BCE defende que o número de nascimentos na Europa não chegam para resolver o problema demográfico que enfrenta. E diz que o continente precisa de emigrantes.
Habitação e Urbanismo

Rendas deverão aumentar 0,16% em 2016 

O valor das rendas deverá aumentar 0,16% em 2016, depois de este ano ter ficado congelado, de acordo com os números da inflação dos últimos 12 meses até agosto hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.
BCE

BCE. Analistas não antecipam mudanças na reunião

Conselho de governadores do Banco Central Europeu reúne esta quinta-feira para discutir o rumo da política monetária da zona euro. Mas analistas contactados não antecipam mudanças.
Economia

FMI: BCE deve preparar-se para reforçar estímulos

Fundo Monetário Internacional considera que o programa de compra de dívida pública do Banco Central Europeu "deve ser estendido" se a trajetória da inflação não apresentar "melhorias suficientes".
BCE

BCE pode alargar programa de compra de ativos

Peter Praet, membro do conselho executivo do BCE, afirmou que a instituição pode aumentar ou prolongar o seu programa de compra de ativos se for necessário para cumprir a meta de inflação.
A página está a demorar muito tempo.