455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Inflação

António Costa

António Costa, o Rei Afogado

A bênção da maioria absoluta parece cada vez mais uma maldição e o Orçamento de 2023 coloca o primeiro-ministro na posição de “Rei Afogado”, com o jogador impossibilitado de movimentar qualquer peça.
Espanha

Espanha destina verba para combate a inflação

O Governo espanhol aprovou um novo plano para responder ao impacto da guerra na Ucrânia na economia e ao aumento dos preços, no valor de 9.000 milhões de euros até ao final do ano.
PCP

PCP dedica jornadas à crise na saúde e à inflação

A líder parlamentar do PCP, Paula Santos, explicou que vão ser abordadas as soluções para travar o aumento especulativo de preços, seja da energia, seja dos bens alimentares.
Inflação

Inflação. Governo tem resposta "robusta"

Ministra da Presidência relembrou que em março passado o Governo anunciou um conjunto de medidas que visam "uma resposta à atual conjuntura", avaliado em 1,3 mil milhões de euros.
Mercado Imobiliário

É desta que os preços das casas vão cair?

Não faltou quem, quando surgiu a pandemia, vaticinasse uma grande correção no valor das casas. Pelo contrário, continuaram (e continuam) a subir. Mas com a subida dos juros serão mais os "aflitinhos".
Inflação

Prolongado apoio de 60€ para famílias carenciadas

Conselho de Ministros vai aprovar o alargamento do apoio de 60 euros para um milhão de famílias que beneficiam da tarifa social de eletricidade ou de prestações sociais mínimas.
Salários

A primeira incongruência da maioria absoluta do PS

Não parece razoável um aumento de salários na função pública de 0,9%, tendo por referência a taxa de inflacção de 2021 que se situou em 1%, ignorando a taxa actual e a previsão de novas subidas.
Boa moeda, má moeda

Pensões podem subir entre 6% e 7%

O aumento regular das pensões está definido por lei e depende de dois indicadores: PIB e inflação. Com os dados disponíveis, o “aumento histórico” de que falou Costa deverá estar entre os 6% e os 7%.
BCE

Desta vez vai ser diferente (esperemos)

Com a subida das taxas de juro, o fantasma da crise das dívidas soberanas paira sobre os banqueiros centrais e os governos da Zona Euro.
Crescimento Económico

Alemanha: Economia cresce e inflação trava consumo

O boletim mensal divulgado pela Bundesbank dá conta que "na primavera de 2022 a economia alemã pode ter crescido um pouco". O banco prevê um crescimento de 1,9% este ano e de 2,4% em 2023.
Noticiário

15h. BCE quer aumentar taxas de juro em Setembro

Presidente do Banco Central Europeu avisa que o elevado valor da inflação se vai manter nos próximos meses. Ainda neste jornal, BE diz que o país está a falhar no acolhimento a refugiados.
Noticiário

14h. Governo prepara novas medidas de apoio

Garantia deixada pelo primeiro-ministro. António Costa que rejeita a necessidade de rever o OE. CGTP responde às críticas do primeiro-ministro e assegura que sempre esteve disposta a negociar
Explicador

"Quem tem empréstimos está numa situação difícil"

A presidente do Banco Alimentar, Isabel Jonet, confirma o aumento dos pedidos de ajuda. Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED, diz que "pessoas compram menos, mas vão mais vezes ao supermercado".
Reino Unido

Milhares marcham em Londres contra o custo de vida

Milhares de manifestantes estão a marchar pelo centro de Londres para exigir que o Governo britânico, liderado por Boris Johnson, tome medidas urgentes para aliviar o aumento do custo de vida.
Inflação

Taxa de inflação dispara para 8,1% na zona euro

A taxa de inflação homóloga voltou a disparar em maio tendo passado os 8% na zona euro e estando perto dos 9% na União Europeia (UE), avança o Eurostat.
Estados Unidos da América

Biden diz que recessão nos EUA "não é inevitável"

Em entrevista à Associated Press, o presidente dos Estados Unidos afirma que o país está bem preparado para enfrentar a pressão inflacionista.
Inflação

Famílias pobres mais penalizadas pela inflação

Famílias mais pobres são as mais penalizadas pela inflação, pois gastam uma maior parcela em bens que não podem ser substituídos e em que mais se sente a subida dos preços, como alimentação, energia
Banco de Portugal

Banco de Portugal prevê crescimento maior: 6,3%

Supervisor sobe a projeção de crescimento para 2022, para 6,3%, mas isso deve-se sobretudo a um efeito técnico relacionado com o ímpeto trazido de 2021. Próximos trimestres podem trazer "estagnação".
Explicador

"Muitos sinais de que uma recessão é inevitável"

Abel Mateus, economista do Banco Mundial, traça o cenário "inevitável". José Ferreira Machado, vice-reitor da Universidade NOVA para a área de desenvolvimento, diz que as economias estão mais sólidas.
E o vencedor é...

O mundo a olhar para nós: "estranha forma de vida"

Caímos 6 posições no ranking de competitividade. Consequência da nossa forma de estar. E qual o pior indicador? Eficiência governativa. Por falar em eficiência, voltamos ao tema "aeroporto de Lisboa".
Noticiário

15h. Caldas da Rainha. Morte de bebé investigada

Causa da morte terá sido provocada pela falta de obstetras. E apesar da descida do ISP, os preços da energia sofreram a maior subida desde 1985.
Inflação

Preços da energia com maior subida desde 1985

Apesar do impacto da descida do imposto, que fez baixar gasóleo em maio, o INE revela que preços da energia sofreram maior aumento homólogo desde 1985. Eletricidade e gás puxaram pelo preços em maio.
Inflação

INE confirma inflação de 8% em maio

A variação homóloga do índice de preços no consumidor foi de 8% em maio, acima dos 7,2% do mês anterior e o valor mais alto desde fevereiro de 1993, confirmou o Instituto Nacional de Estatística.
Inflação

Será o BCE capaz de cumprir a missão?

O BCE deve concentrar-se na redução da inflação. Primeiro porque a inflação destrói o rendimento das classes mais desfavorecidas. Depois, porque uma inflação baixa é condição para taxas de juro baixas
Noticiário

6h. Constrangimentos em Ginecologia e Obstetrícia 

O alerta é deixado pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. O Ministério Público já admitiu falta de profissionais. E ainda, o gasóleo volta a subir 13 cêntimos por litro.
Noticiário

14h. BCE corta previsões de crescimento

Banco Central Europeu promete subir taxas de juro em julho, mas faz “revisão significativa” das projeções de crescimento. E, Presidente da República aguarda lei da eutanásia, antes de falar de "veto".
Guerra na Ucrânia

Inflação na Rússia começa a cair em maio

A inflação na Rússia, que disparou para máximos de 20 anos em abril, desacelerou ligeiramente em maio para 17,1% em termos homólogos, segundo dados publicados pela agência de estatísticas Rosstat.
Mercados Financeiros

Portugal paga mais que o dobro em dívida a 9 anos

Atualizado
O Estado português suportou um custo implícito de 2,33% para emitir dívida a nove anos, mais do que o dobro do juro de pouco mais de 1% que suportou numa emissão comparável em fevereiro.
Boa moeda, má moeda

Poupança: investir ou amortizar créditos?

Com as taxas de juro perto dos zero e com a inflação em alta, é importante fazer contas para perceber de que forma se defende melhor a perda de poder de compra.
PRR

ANJE quer aceleração dos fundos PRR

O presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários, Alexandre Meireles, defendeu a "aceleração dos fundos" do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que considera "fundamental que aconteça".
Igreja Católica

Trabalhadores cristãos debatem precariedade

O XVIII Congresso Nacional da Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos realiza-se na próxima sexta-feira e sábado e tem como objetivo refletir sobre temas económicos atuais.
Contra-Corrente

Aumentos de 20%? Que tal fazer o trabalho de casa?

António Costa veio pedir às empresas aumentos de 20%, mas esqueceu-se que elas também estão em dificuldades ao contrário do Estado, que com a inflação está ter inesperadas receitas record e pouco faz.
Explicador

Cereais. "Preço terá tendência a agravar"

Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da CAP, diz que os cereais ficarão ainda mais caros. "Índice de confiança do consumidor está muito baixo", afirma Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED.
E o vencedor é...

Aumentos salariais de 20%? Adorávamos saber como

Apelo "quase ofensivo" de Costa às empresas a roçar o populismo que tantas vezes critica. Queremos aumentos de 20% até 2026, mas e condições para lá chegar? SNS continua a acusar as dores da pandemia.
Boa moeda, má moeda

Água não aumenta este ano, garante AdP

A empresa grossista do sector da água diz que há um entendimento no sector para que não haja aumentos devido à seca e à inflação.
Inflação

A inflação quando renasce não é igual para todos

As famílias mais afetadas são as das classes mais baixas de rendimento, que com o aumento dos preços da energia e dos bens alimentares têm visto diminuir o seu poder de compra de forma galopante.
Cabo Verde

Inflação em Cabo Verde atinge o máximo em 11 anos

O Ministério das Finanças diz que a inflação em Cabo Verde "acelerou para o seu valor mais alto desde junho de 2011" devido à escalada de preços provocada pela guerra na Ucrânia.
OCDE

Inflação na OCDE sobe para 9,2% em abril

A OCDE indica que excluindo alimentos e energia, a inflação homóloga aumentou para 6,3% em abril de 2022, contra 5,9% em março. A subida dos preços dos alimentos acentuou-se, tendo atingido 11,5%.
Inflação

Preços estabilizam entre maio e junho

Após um mês de aumentos vertiginosos nos supermercados, o cabaz mensal preparado pelo Observador revela que entre maio e junho, os preços estabilizaram. Mas a inflação já pesa no bolso das famílias.
Santos Populares

Negócio de manjericos prejudicado com inflação

O negócio dos majericos foi prejudicado não só pelos efeitos da pandemia mas também "a inflação, foi um descalabro no aumento dos preços", os comerciantes admitem que o negócio não tem sido rentável.
Boa moeda, má moeda

Energia e agrícolas já contaminam os outros preços

A inflação está nos 8%. Quando olhamos com detalhe para o cabaz, verificamos que quando retiramos os preços da energia e alimentares não transformados das contas os restantes preços já sobem 5%.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.