815kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Inflação

Inflação

Efeito Taylor Swift chegou à inflação de maio

O INE confirmou a aceleração da inflação em maio, salientando a subida de preços na hotelaria "devido a um evento cultural de dimensão relevante".
Angola

Inflação em Angola acelerou para 30,16% em maio

Em termos homólogos, a inflação em Luanda disparou para 41,58%, registando um acréscimo de 31,25 pontos percentuais em relação à observada em igual período do ano anterior.
Bancos Centrais

EUA não baixam juro apesar de inflação mais branda

Atualizado
O banco central norte-americano, a Reserva Federal, decidiu não avançar para já com a primeira descida das taxas de juro, apesar de os últimos dados apontarem para uma tendência melhor na inflação.
Crescimento Económico

Efeito de juros altos chegou à economia nacional

O INE divulgou um crescimento do PIB no primeiro trimestre de 1,5%, mas o investimento travou e, no consumo privado, as compras de bens duradouros também. É o efeito do BCE.
Inflação

Centeno confiante na descida dos juros 

Centeno acredita que a evolução da inflação permitirá a descida das taxas de juro. Destacou ter sido a primeira vez que, num contexto de crise, Portugal se comportou "melhor" que a área do euro.
Noticiário

15h. PNS: Europeias não refletem cenário nacional 

Ainda assim, o líder socialista diz que é preciso atenção constante à situação do país. E ainda, Rangel considera que NATO está "confortável" com o uso do armamento dado à Ucrânia para autodefesa.
Noticiário

10h. Inflação volta subir em maio para 3,1% 

Inflação em maio sobe quase mais um ponto percentual do que em abril. Ainda neste jornal, Luís Montenegro recebe a esta hora, em São Bento, os signatários do manifesto dos 50.
Inflação

Inflação sobe em maio para 3,1%

A inflação voltou a acelerar em maio atingindo os 3,1%, depois do travão à escalada de preços de abril. Esta é a estimativa preliminar do INE.
Inflação

Taxa de inflação mantém-se nos 2,4% na zona euro

A taxa de inflação anual manteve-se, em abril, nos 2,4% na zona euro, confirmou esta sexta-feira o Eurostat. Portugal, com 2,3%, tem a oitava menor taxa de inflação.
Angola

Banco Central decide medidas para travar inflação

Inflação atinge em abril novo máximo (28,02%) em Angola. O Comité de Política Monetário do Banco Nacional de Angola termina esta sexta-feira e são esperada respostas para travar o aumento dos preços.
Noticiário

13h. Governo não vai reparar ex-colónias

A garantia foi deixada por Paulo Rangel no debate de urgência pedido pelo Chega, a propósito das declarações do PR. Ainda neste jornal, Bruxelas apresenta quadro orçamental positivo para Portugal.
Boa moeda, má moeda

Inflação normaliza com alguns sobressaltos

Confirma-se que a inflação caiu para 2,2% em abril, valores considerados normais. Olhando com detalhe ainda temos produtos e serviços com variações amplas, como o açúcar, eletricidade ou restauração.
OCDE

Inflação na OCDE fica positiva pela 1.ª vez

Na zona euro, a inflação homóloga medida pelo Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) diminuiu para 2,4% em março, contra 2,6% em fevereiro. Diminuiu em 19 países e situou-se abaixo de 2,0%
Economia

O que é a taxa de esforço?

Contrair um empréstimo é, com frequência, a única forma de alguém conseguir comprar uma casa, por exemplo. Mas, para tal, é imprescindível que a taxa de esforço o permita. Sabe o que é?
Inflação

Aumento dos preços abranda para 2,2% em abril

A taxa de inflação abrandou em abril para 2,2%, segundo a estimativa rápida do INE. Em março tinha ficado nos 2,3%.
Mário Centeno

Europa faz "sacrifício" no combate à inflação

A inflação da zona euro abrandou duas décimas em março para 2,4%, enquanto a inflação subjacente — que exclui a energia e os alimentos por serem mais voláteis — também caiu duas décimas para 2,9%.
Argentina

Argentina. Milei desvaloriza crise universitária

Universidade de Buenos Aires declara emergência orçamental e avisa que sem um plano de salvamento, irá encerrar nos próximos meses, interrompendo os estudos de pelo menos 380 mil alunos.
Fundo Monetário Internacional

FMI: inflação não vai reduzir défices

Apesar de os níveis elevados de inflação terem contribuído "significativamente" para a redução dos défices em 2022, "o seu papel é agora menor", já que foi "incorporada nas expectativas".
Inflação

Inflação recua para 2,4% na zona euro e 2,6% na UE

Em Portugal, a taxa de inflação homóloga, foi de 2,6% em março, acima da de 2,3% registada em fevereiro, mas registando um forte recuo quando comparada com a de 8,0% de março de 2023.
Fundo Monetário Internacional

FMI alerta bancos centrais para descida de juros

Se bancos centrais agirem demasiado cedo na descida das taxas de juro poderão comprometer a última fase do processo da desinflação, alerta o FMI no relatório de estabilidade financeira.
País

APD subiu em valor mas desceu em termos reais

Portugal inscreveu um montante total cerca de 493 milhões de euros em Ajuda Pública de Desenvolvimento em 2023, o que representou uma queda de 8,5% em termos reais relativamente ao ano anterior.
Inflação

Inflação em Moçambique deverá cair para 4,5% 

Moçambique registou uma inflação homóloga de 3% em março, face ao mesmo mês de 2023, uma nova queda mensal consecutiva, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Instituto Nacional Estatística

INE confirma: inflação voltou a acelerar em março

Instituto Nacional de Estatística (INE) confirma aumento de 2,3% nos preços em março, face ao período homólogo, uma nova aceleração depois dos 2,1% do mês anterior.
Boa moeda, má moeda

Inflação cai mais do que o esperado na zona euro

Os analistas previam 2,6% mas a inflação da zona euro terá ficado em 2,4% em março, de acordo com a estimativa rápida do Eurostat. Boas notícias para a perspetiva de descida de juros do BCE.
Eurostat

Zona euro. Inflação cai inesperadamente para 2,4%

Taxa de subida anual dos preços baixou para 2,4%, revelou o Eurostat, uma surpresa já que a maioria dos economistas previa que o valor continuasse inalterado face aos 2,6% de fevereiro.
Resposta Pronta

"Enorme surpresa" na Turquia. Economia foi central

Isabel David sublinha o "falhanço" das sondagens e a surpreendente derrota de Erdogan. Inflação e taxas de juro justificam, mas não só. E agora? Caminho para İmamoğlu nas próximas presidenciais.
Noticiário

12h. Inflação acelerou, em março, para 2,3%

A primeira estimativa do INE mostra que a inflação subiu este mês mais 0,2 pontos percentuais do que tinha registado em fevereiro. Ainda, esta semana,a Proteção Civil registou mais de mil ocorrências.
Inflação

Inflação acelera em março para 2,3%

A taxa de inflação subiu para 2,3% em março, mais 0,2 pontos que em fevereiro, anunciou o INE.
Pobreza

3 em 4 famílias têm dificuldade em pagar as contas

A habitação foi a despesa que mais subiu em 2023 e famílias monoparentais são as mais desprotegidas: 75.000 enfrentam pobreza extrema. A Deco Proteste prevê "um aumento das dificuldades financeiras".
Argentina

100 dias de Milei, 100 dias de "ajustes fiscais"

Javier Milei ainda não conseguiu aprovar uma única lei, mas fez passar 366 medidas de reforma fiscal. O país tem atualmente a maior inflação do mundo e adivinha-se o fim da "paciência social".
Inflação

Inflação: Reino Unido inclui vinil, INE ainda não

INE diz que a despesa das famílias em Portugal com vinis ainda não é suficiente para que seja incluída no cálculo da inflação, ao contrário do que passou a acontecer no Reino Unido.
Comércio

Mercadona assume: "Temos de ser mais portugueses"

As vendas da retalhista espanhola em Portugal aumentaram para 1.403 milhões de euros em 2023. Este ano, a Mercadona já conta ganhar dinheiro no país e vai abrir mais 11 lojas.
Inflação

INE confirma taxa de inflação de 2,1% em fevereiro

O INE confirmou a taxa de inflação de fevereiro de 2,1%, menos 0,2 pontos percentuais do que em janeiro.
Comentário

"É provável que taxas de juro desçam em junho"

Edgar Caetano, jornalista de Economia, fala em "bons sinais" para quem tem crédito à habitação com taxa variável, depois do BCE admitir estar "confiante" para o cenário da inflação a partir de junho.
Comércio

Lucros da Jerónimo Martins sobem para 756 milhões

A Jerónimo Martins, dona dos supermercados Pingo Doce, encerrou 2023 com uma subida dos lucros de 28,2%, para 756 milhões de euros. As vendas ultrapassaram os 30 mil milhões.
Noticiário

12h. Tavares acusa Mortágua de "mal entendidos"

Perante as polémicas em torno da governabilidade no pós eleições, Rui Tavares esclarece e recusa qualquer entendimento com a direita. Ainda, taxa de inflação da Zona Euro abranda para 2,6%.
Noticiário

12h. INE confirma aumento do PIB de 2,3% em 2023

O INE avança ainda que a taxa de inflação baixou em fevereiro, para 2,1%. Ainda neste jornal, futebolista Paul Pogba suspenso por 4 anos, depois de acusar positivo num teste antidoping.
Inflação

Inflação abranda para 2,1% em fevereiro 

A estimativa rápida do INE aponta para que a inflação tenha desacelerado em fevereiro para 2,1%, menos 0,2 pontos percentuais do que em janeiro.
Orçamento do Estado

Esforço anti-inflação representa 46% da estimativa

Em 2023, as medidas políticas para mitigar os efeitos da inflação agravaram o saldo global do Estado em 2,224 milhões de euros, "traduzindo um desvio favorável de 2,606 milhões de euros".
Economia

Azeite: produção "escassa" leva a subida de preços

Em janeiro, preço do azeite aumentou em todos os países da UE. Secretária-geral da Casa do Azeite diz que subida do preço se deve à escassez da produção sobretudo em Espanha, país que mais produz.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos