Teste: como está a sua memória?

Chama-se Método de Loci e desvenda em que condições está a sua memória. Descubra se tem uma mente fora de série... para o bem ou para o mal.

i

O método de Loci permite-nos testar a capacidade de identificar lugares com base nas suas características

Getty Images

O método de Loci permite-nos testar a capacidade de identificar lugares com base nas suas características

Getty Images

Existem dois tipos de pessoas no mundo. De um lado estão as pessoas com memória de peixe, que não conseguem decorar o caminho para casa por mais que se esforcem. Do outro estão os felizardos com memória de elefante, que se recordam até dos pormenores das pedras da calçada.

Há um teste que permite saber em qual dos lados da barricado está: chama-se Método de Loci e permite identificar lugares quotidianos utilizando objetos ou palavras, por exemplo.

Tem dez perguntas e os resultados são simples: a memória de quem acertar cinco ou seis respostas corresponde ao padrão normal. Nos extremos estão os que têm memória de peixe ou de elefante.

Ora experimente. Veja primeiro este vídeo: contém uma sequência de imagens para as quais deve olhar com atenção. A seguir vamos fazer-lhe algumas perguntas. Preparado?

Muito bem, agora vamos confrontá-lo com algumas questões sobre as fotografias que acabou de analisar. No final, é só conferir os resultados.

Recomendamos

Populares

Últimas

A página está a demorar muito tempo.