Os bailarinos da Companhia Nacional de Bailado (CNB) entregaram um pré-aviso de greve para julho em protesto contra um projeto de lei sobre as carreiras e o estatuto destes profissionais, revelou o sindicato CENA.

De acordo com o CENA – Sindicato dos Músicos, dos Trabalhadores do Espectáculo e do Audiovisual, a greve dos bailarinos deverá afetar os espetáculos da CNB de julho, agendados para Almada e Lisboa.

A razão da greve centra-se num projecto-lei do Governo que “mais do que se preocupar com a carreira dos bailarinos do bailado clássico e contemporâneo, procura encontrar formas, mais ou menos, explícitas de pôr termo, prematuramente, às suas carreiras”, lê-se na nota de imprensa.

“O diploma não corresponde de modo algum ao prometido Estatuto do Bailarino da CNB”, sustentam os bailarinos da companhia, alertando que acaba com os atuais vínculos laborais e não acautela as especificidades profissionais decorrentes do desgaste físico.

Os bailarinos lamentam ainda a falta de diálogo com a tutela, “tendo havido apenas duas reuniões nos últimos dois meses”, e exigem a “abertura de um processo participado de elaboração de um verdadeiro Estatuto”, que é exigido por estes profissionais há mais de uma década.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR