BIOLOGIA E GEOLOGIA 11º ANO
Esta foi uma das provas específicas realizadas pelos estudantes do 11.º ano. Os enunciados do exame foram colocados no IAVE e podem ser consultados aqui. Para verificar as correções completas clique aqui.
Grupo I
Nº | Versão 1 | Versão 2 | Pontuação |
1 | (C) | (A) | 5 |
2 | (B) | (C) | 5 |
3 | (A) | (B) | 5 |
4 | (A) | (D) | 5 |
5 | (C) | (B) | 5 |
6 | (D) | (C) | 5 |
7 | 1o | ||
Na resposta, são apresentados os três tópicos com:
|
10 | ||
Na resposta, são apresentados os três tópicos com falhas na organização de conteúdos ou falhas na utilização da linguagem científica. | 8 | ||
Na resposta, são apresentados os três tópicos com falhas na organização de conteúdos e falhas na utilização da linguagem científica. OU Na resposta, são apresentados dois dos tópicos com:
|
6 | ||
Na resposta, são apresentados dois dos tópicos com falhas na organização de conteúdos ou falhas na utilização da linguagem científica. | 4 | ||
Na resposta, são apresentados dois dos tópicos com falhas na organização de conteúdos e falhas na utilização da linguagem científica. OU Na resposta, é apresentado um dos tópicos com linguagem científica adequada. |
2 | ||
R. |
|
Grupo II
Nº | Versão 1 | Versão 2 | Pontuação |
1 | (D) | (B) | 5 |
2 | (A) | (C) | 5 |
3 | (D) | (A) | 5 |
4 | (C) | (B) | 5 |
5 | (B) | (D) | 5 |
6 | (B) | (A) | 5 |
7 | (C)(E)(B)(A)(D) | (B)(C)(A)(E)(D) | 5 |
8 | 15 | ||
Na resposta, são apresentados os três tópicos com:
|
15 | ||
Na resposta, são apresentados os três tópicos com falhas na organização de conteúdos ou falhas na utilização da linguagem científica. | 13 | ||
Na resposta, são apresentados os três tópicos com falhas na organização de conteúdos e falhas na utilização da linguagem científica. OU Na resposta, são apresentados dois dos tópicos com:
|
10 | ||
Na resposta, são apresentados dois dos tópicos com falhas na organização de conteúdos ou falhas na utilização da linguagem científica. | 8 | ||
Na resposta, são apresentados dois dos tópicos com falhas na organização de conteúdos e falhas na utilização da linguagem científica. OU Na resposta, é apresentado um dos tópicos A ou B, com linguagem científica adequada. |
5 | ||
Na resposta, é apresentado um dos tópicos A ou B, com falhas na utilização da linguagem científica. | 5 | ||
R. |
A – referência à produção de ácido acético no ensaio sem inoculação e no ensaio com a cultura F3 (ou à não produção de ácido acético no ensaio com a cultura COOP); B – relação entre o facto de a fermentação se iniciar mais cedo no ensaio com a cultura F3 (por comparação com o ensaio sem inoculação) e a maior rapidez de acidificação do meio (ou a melhor conservação dos vegetais); C – referência à escolha da cultura bacteriana F3. |
Grupo III
Nº | Versão 1 | Versão 2 | Pontuação |
1 | (B) | (A) | 5 |
2 | (C) | (D) | 5 |
3 | (B) | (C) | 5 |
4 | (A) | (B) | 5 |
5 | (C) | (B) | 5 |
6 | (D) | (A) | 5 |
7 | (B)(A)(C)(E)(D) | (E)(D)(A)(B)(C) | 5 |
8 | 10 | ||
Na resposta, são apresentados os dois tópicos com:
|
10 | ||
Na resposta, são apresentados os dois tópicos com falhas na organização de conteúdos ou falhas na utilização da linguagem científica. | 8 | ||
Na resposta, são apresentados os dois tópicos com falhas na organização de conteúdos e falhas na utilização da linguagem científica. OU Na resposta, é apresentado um dos tópicos com linguagem científica adequada. |
5 | ||
Na resposta, é apresentado um dos tópicos com falhas na utilização da linguagem científica. | 3 | ||
R. |
|
||
9 | 15 | ||
Na resposta, são apresentados os três tópicos com:
|
15 | ||
Na resposta, são apresentados os três tópicos com falhas na organização de conteúdos ou falhas na utilização da linguagem científica. | 13 | ||
Na resposta, são apresentados os três tópicos com falhas na organização de conteúdos e falhas na utilização da linguagem científica. OU Na resposta, são apresentados dois dos tópicos com:
|
10 | ||
Na resposta, são apresentados dois dos tópicos com falhas na organização de conteúdos ou falhas na utilização da linguagem científica. | 8 | ||
Na resposta, são apresentados dois dos tópicos com falhas na organização de conteúdos e falhas na utilização da linguagem científica. OU Na resposta, é apresentado um dos tópicos com linguagem científica adequada. |
5 | ||
Na resposta, é apresentado um dos tópicos com falhas na utilização da linguagem científica. | 3 | ||
R. |
|
Grupo IV
Nº | Versão 1 | Versão 2 | Pontuação |
1 | (A) | (D) | 5 |
2 | (C) | (B) | 5 |
3 | (D) | (C) | 5 |
4 | (C) | (B) | 5 |
5 | (B) | (D) | 5 |
6 | (D) | (A) | 5 |
7 | (A)5(B)4(C)2 | (A)2(B)5(C)4 | 5 |
8 | 15 | ||
Na resposta, são apresentados os quatro tópicos com:
|
15 | ||
Na resposta, são apresentados os quatro tópicos com falhas na organização de conteúdos ou falhas na utilização da linguagem científica. | 13 | ||
Na resposta, são apresentados os quatro tópicos com falhas na organização de conteúdos e falhas na utilização da linguagem científica. OU Na resposta, são apresentados três dos tópicos com:
|
11 | ||
Na resposta, são apresentados três dos tópicos com falhas na organização de conteúdos ou falhas na utilização da linguagem científica. | 9 | ||
Na resposta, são apresentados três dos tópicos com falhas na organização de conteúdos e falhas na utilização da linguagem científica. OU Na resposta, são apresentados dois dos tópicos com:
|
7 | ||
Na resposta, são apresentados dois dos tópicos com falhas na organização de conteúdos ou falhas na utilização da linguagem científica. | 5 | ||
Na resposta, são apresentados dois dos tópicos com falhas na organização de conteúdos e falhas na utilização da linguagem científica. OU Na resposta, é apresentado um dos tópicos com linguagem científica adequada. |
3 | ||
R. |
|