BIOLOGIA E GEOLOGIA 11º ANO

Esta foi uma das provas específicas realizadas pelos estudantes do 11.º ano. Os enunciados do exame foram colocados no IAVE e podem ser consultados aqui. Para verificar as correções completas clique aqui.

Grupo I

Versão 1 Versão 2 Pontuação
1 (C) (A) 5
2 (B) (C) 5
3 (A) (B) 5
4 (A) (D) 5
5 (C) (B) 5
6 (D) (C) 5
 
7 1o
Na resposta, são apresentados os três tópicos com:

  • organização coerente de conteúdos;
  • linguagem científica adequada.
10
Na resposta, são apresentados os três tópicos com falhas na organização de conteúdos ou falhas na utilização da linguagem científica. 8
Na resposta, são apresentados os três tópicos com falhas na organização de conteúdos e falhas na utilização da linguagem científica.
OU
Na resposta, são apresentados dois dos tópicos com:

  • organização coerente de conteúdos;
  • linguagem científica adequada.
6
Na resposta, são apresentados dois dos tópicos com falhas na organização de conteúdos ou falhas na utilização da linguagem científica. 4
Na resposta, são apresentados dois dos tópicos com falhas na organização de conteúdos e falhas na utilização da linguagem científica.
OU
Na resposta, é apresentado um dos tópicos com linguagem científica adequada.
2
R.
  • referência à formação de pedra-pomes a partir de um magma rico em sílica (ou de um magma ácido);
  • referência à formação de cristais com elevada percentagem de anortite (ou de plagióclase cálcica) a partir de um magma pobre em sílica (ou de um magma básico ou de um magma intermédio);
  • relação entre a existência de pedra-pomes com cristais com elevada percentagem de anortite (ou de plagióclase cálcica) e a possível mistura de magmas.

Grupo II

Versão 1 Versão 2 Pontuação
1 (D) (B) 5
2 (A) (C) 5
3 (D) (A) 5
4 (C) (B) 5
5 (B) (D) 5
6 (B) (A) 5
7 (C)(E)(B)(A)(D) (B)(C)(A)(E)(D) 5
8 15
Na resposta, são apresentados os três tópicos com:

  • organização coerente de conteúdos;
  • linguagem científica adequada.
15
Na resposta, são apresentados os três tópicos com falhas na organização de conteúdos ou falhas na utilização da linguagem científica. 13
Na resposta, são apresentados os três tópicos com falhas na organização de conteúdos e falhas na utilização da linguagem científica.
OU
Na resposta, são apresentados dois dos tópicos com:

  • organização coerente de conteúdos;
  • linguagem científica adequada.
 10
Na resposta, são apresentados dois dos tópicos com falhas na organização de conteúdos ou falhas na utilização da linguagem científica. 8
Na resposta, são apresentados dois dos tópicos com falhas na organização de conteúdos e falhas na utilização da linguagem científica.
OU
Na resposta, é apresentado um dos tópicos A ou B, com linguagem científica adequada.
5
Na resposta, é apresentado um dos tópicos A ou B, com falhas na utilização da linguagem científica. 5
R.

A – referência à produção de ácido acético no ensaio sem inoculação e no ensaio com a cultura F3 (ou à não produção de ácido acético no ensaio com a cultura COOP);

B – relação entre o facto de a fermentação se iniciar mais cedo no ensaio com a cultura F3 (por comparação com o ensaio sem inoculação) e a maior rapidez de acidificação do meio (ou a melhor conservação dos vegetais);

C – referência à escolha da cultura bacteriana F3.

Grupo III

Versão 1 Versão 2 Pontuação
1 (B) (A) 5
2 (C) (D) 5
3 (B) (C) 5
4 (A) (B) 5
5 (C) (B) 5
6 (D) (A) 5
7 (B)(A)(C)(E)(D) (E)(D)(A)(B)(C) 5
   
8 10
Na resposta, são apresentados os dois tópicos com:

  • organização coerente de conteúdos;
  • linguagem científica adequada.
10
Na resposta, são apresentados os dois tópicos com falhas na organização de conteúdos ou falhas na utilização da linguagem científica. 8
Na resposta, são apresentados os dois tópicos com falhas na organização de conteúdos e falhas na utilização da linguagem científica.
OU
Na resposta, é apresentado um dos tópicos com linguagem científica adequada.
5
Na resposta, é apresentado um dos tópicos com falhas na utilização da linguagem científica. 3
R.
  • relação entre a glaciação do Ordovícico e a diminuição do nível médio da água do mar;
  • relação entre a redução de habitat (ou a redução da área de ocupação marinha) e o declínio das trilobites.
9   15
Na resposta, são apresentados os três tópicos com:

  • organização coerente de conteúdos;
  • linguagem científica adequada.
15
Na resposta, são apresentados os três tópicos com falhas na organização de conteúdos ou falhas na utilização da linguagem científica. 13
Na resposta, são apresentados os três tópicos com falhas na organização de conteúdos e falhas na utilização da linguagem científica.
OU
Na resposta, são apresentados dois dos tópicos com:

  • organização coerente de conteúdos;
  • linguagem científica adequada.
 10
Na resposta, são apresentados dois dos tópicos com falhas na organização de conteúdos ou falhas na utilização da linguagem científica. 8
Na resposta, são apresentados dois dos tópicos com falhas na organização de conteúdos e falhas na utilização da linguagem científica.
OU
Na resposta, é apresentado um dos tópicos com linguagem científica adequada.
5
Na resposta, é apresentado um dos tópicos com falhas na utilização da linguagem científica. 3
R.
  • relação entre a localização da região junto ao equador e a existência de um clima quente e húmido;
  • referência à acumulação de restos vegetais que foram sendo cobertos por sedimentos finos (ou por sedimentos que proporcionam condições anaeróbias);
  • relação do aumento da pressão e da temperatura (ou do afundimento, ou da subsidência) com o processo de incarbonização (ou a perda de água e o enriquecimento em carbono).

Grupo IV

Versão 1 Versão 2 Pontuação
1 (A) (D) 5
2 (C) (B) 5
3 (D) (C) 5
4 (C) (B) 5
5 (B) (D) 5
6 (D) (A) 5
7 (A)5(B)4(C)2 (A)2(B)5(C)4 5
8 15
Na resposta, são apresentados os quatro tópicos com:

  • organização coerente de conteúdos;
  • linguagem científica adequada.
15
Na resposta, são apresentados os quatro tópicos com falhas na organização de conteúdos ou falhas na utilização da linguagem científica. 13
Na resposta, são apresentados os quatro tópicos com falhas na organização de conteúdos e falhas na utilização da linguagem científica.
OU
Na resposta, são apresentados três dos tópicos com:

  • organização coerente de conteúdos;
  • linguagem científica adequada.
 11
Na resposta, são apresentados três dos tópicos com falhas na organização de conteúdos ou falhas na utilização da linguagem científica. 9
Na resposta, são apresentados três dos tópicos com falhas na organização de conteúdos e falhas na utilização da linguagem científica.
OU
Na resposta, são apresentados dois dos tópicos com:

  • organização coerente de conteúdos;
  • linguagem científica adequada.
 7
Na resposta, são apresentados dois dos tópicos com falhas na organização de conteúdos ou falhas na utilização da linguagem científica. 5
Na resposta, são apresentados dois dos tópicos com falhas na organização de conteúdos e falhas na utilização da linguagem científica.
OU
Na resposta, é apresentado um dos tópicos com linguagem científica adequada.
3
R.
  • referência à correspondência entre as novas bases e as mutações;
  • referência à variabilidade introduzida pelas novas bases (ou à variabilidade introduzida pelas mutações, desde que a resposta apresente o tópico anterior);
  • relação entre a seleção dos indivíduos que possuem a nova característica (ou a possibilidade de maior adaptação ao meio ambiente das bactérias com as novas características) e a sua reprodução diferencial (ou a preponderância da sua descendência em relação às bactérias que não sofreram mutações);
  • relação entre a alteração do fundo genético da população (ou a alteração da frequência de determinados genes na população) e a evolução da espécie.

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