762kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ensino básico

País

Fundação Galp: ensinar para o futuro mudar

Envolver os mais novos no futuro e preservação do planeta e na busca por soluções sustentáveis é o objetivo do Projeto Future Up. Com mais uma edição, a Galp propõe-se a premiar ideias vencedoras.
Estudantes

Brasileiros: sobem os pedidos de equivalência

Número de pedidos de equivalência tem vindo a aumentar. Entre fevereiro do ano passado e o mesmo mês deste ano, a representação diplomática brasileira emitiu 20 mil declarações de equivalência.
Professores

Envelhicemento e falta de professores preocupa CNE

O Conselho Nacional da Educação (CNE) sublinha o envelhecimento da classe docente como um dos aspetos mais preocupantes e considera essencial tornar a carreira mais atrativa para minimizar o problema.
Escolas

Quase um em cada 10 alunos são estrangeiros

No ano letivo de 2021/2022 em Portugal continental, no ensino básico e secundário, as escolas eram frequentadas por 105.855 jovens de nacionalidade estrangeira, oriundos de mais de 200 países.
Ensino básico

Professora ameaça bater com a vassoura

O áudio terá sido gravado por um aluno da turma de 1.º ano. A professora, agora acusada de maus-tratos psicológicos, grita, insulta e ameaça uma aluna, que terá entre 6 e 7 anos.
Professores

Um milhão de alunos regressam às aulas sem greves

O segundo período começa sem greves de professores à vista para cerca de um milhão de alunos do ensino básico e secundário. As eleições legislativas poderão ditar a recuperação do tempo de serviço.
Costa da Caparica

Bombinhas de Carnaval fazem 11 feridos em escola

O rebentamento de pombinhas de Carnaval na escola Básica 2,3 da Costa da Caparica provocou ferimentos leves em onze jovens e crianças com idades entre os 11 e os 16 anos.
Ensino básico

Provas de aferição do 2º ano e o caos nas escolas

Já está na hora de se voltar a refletir sobre a inadequação das provas de aferição do segundo ano de escolaridade recorrendo a computadores.
Ministro da Educação

Costa: é preciso tempo para problemas da educação

O ministro recusou não existir diálogo com os professores e destacou que o Governo está a trabalhar para resolver os problemas relacionados com a carreira e o recrutamento de docentes.
Professores

Reforma de professores atinge máximo de uma década

387 professores e educadores aposentaram-se em setembro. Número representa um aumento de 50% em relação ao período homólogo. Desde janeiro, reformaram-se 2.207 professores.
PSD

Ensino. PSD desafia Governo a garantir verbas

PSD acusa João Costa de um "erro político" por "não ter alocado os recursos financeiros para repor o crédito horário necessário no plano de recuperação das aprendizagens" para o próximo ano letivo.
Noticiário

12h. Liliana Cá na final do lançamento do disco

Atleta portuguesa conseguiu sétimo melhor registo na qualificação dos mundiais de atletismo. Ainda neste jornal, falhou a missão Luna 25. A sonda especial russa despenhou-se na superfície da lua.
Resposta Pronta

"Tutela deve dar mais crédito horário às escolas"

Presidente da Associação de Diretores de Escolas Públicas defende criação de um grupo de recrutamento próprio para a disciplina Português Língua Não Materna, para melhor integrar alunos estrangeiros.
Noticiário

10h. Inimputáveis. "Medida insuficiente"

O presidente da Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso defende que "não se deve tratar um doente como um criminoso" e que não há razão para manter um doente mental detido.
Exames Nacionais

Exames 9.º ano: média a Matemática volta a descer

Resultados da 1.ª fase dos exames do 3.º ciclo do ensino básico já saíram. Média na disciplina de Português foi de 61 pontos percentuais. Subiu seis valores. A Matemática, média desceu de 45 para 43.
Comentário

"Surpreende a queda nas médias do 9.º ano"

No ensino básico, "mais de metade das escolas tiveram médias negativas". A jornalista do Observador Ana Kotowicz considera que a pandemia é uma das justificações para este resultado.
Noticiário

00h. Divulgados os rankings das escolas

O ensino privado continua a apresentar melhores resultados. No caso do secundário, a primeira escola pública aparece em 40.º lugar. Ainda neste jornal, a audição de Pedro Nuno Santos no Parlamento.
Identidade de Género

Há PRESSE em encher a cabeça das crianças de sexo

O conceito de género só lhes passa pelas cabecinhas porque há activistas a incutir-lhes uma ideologia. É perverso dizer a crianças tão pequeninas que podem mudar de sexo quando quiserem.
Contra-Corrente

Alunos estão pior, ministro finge que estão melhor

O ministro João Costa declarou-se muito surpreendido e contente pelos progressos dos nossos jovens a leitura. É pena que tenha tido de inventar um progresso que não existiu para depois deitar foguetes
Ministério da Educação

Um artigo pedagogicamente assassino

Dois professores da rede pública do ensino em Portugal assinam um texto cujas marcas linguísticas revelam preconceito, desinformação, estereótipos acerca do autismo e xenofobia.
Fenprof

Governo "não responde" aos anseios dos professores

Os anseios dos professores manifestados ao longo do período de greves não foram em parte resolvidos, visto que o Governo não apresenta soluções para uma parte das reivindicações.
Ministério da Educação

A (in)diferença na inclusão

Chega-se à triste conclusão que a verdadeira preocupação presente no artigo não é a criança, ou não fosse este um ato de protesto sabe-se lá contra quê.
Ministério da Educação

A inclusão pedagogicamente “assassina”

O que vai ler não é ficção. Passa-se na nossa escola. Na escola onde já não sabemos se ensinamos, se nos arrastamos penosamente como escravos das idiotices pedagógicas portuguesas, as do século XXI.
Professores

Professores. Atraso no concurso ameaça ano letivo

Diretores de escolas estão preocupados com os atrasos no concurso de colocação de professores. O novo diploma ainda não foi promulgado por Marcelo Rebelo de Sousa.
Noticiário

12h. SLB. Álvaro Magalhães admite fase menos boa

Ainda assim, pede que não se desvalorize a qualidade dos adversários. Ainda neste jornal, os diretores escolares rejeitam que alunos estejam a ser prejudicados pela luta dos professores.
Ensino básico

Liberais querem provas de aferição no 4.º e 6.º

Iniciativa Liberal propõe que as provas de aferição sejam reintroduzidas no fim do 4.º e 6.º anos de escolaridade. Liberais propõem ainda o alargamento do plano de recuperação das aprendizagens.
Professores

Pais confiam nas estratégias dos professores

A Confap acredita que os professores são capazes de encontrar estratégias para assegurar as aprendizagens perdidas com a greve. Os alunos do secundário e de mudança de ciclo serão os mais afetados.
Contra-Corrente

Será que estes exames no 9º e no 12º chegam?

Os exames não vão desaparecer todos, mas estiveram em risco e, para quem não seguir para o ensino superior, vão perder peso. O facilitismo não triunfou em toda a linha, mas a exigência perdeu pontos.
Iniciativas Observador

Quebrar o ciclo de pobreza logo na infância 

Já são conhecidos os vencedores da quarta edição do Prémio Infância. De norte a sul do país, milhares de crianças e adolescentes beneficiarão de 1,3 milhões de euros atribuídos a 34 projetos sociais.
Noticiário

3h. Cantinas garantem refeições a alunos em férias

O período letivo acabou esta sexta-feira, no entanto estão asseguradas refeições aos alunos, independentemente do escalão a que pertençam. Ainda neste jornal, FC Porto segue em frente na Taça da Liga.
Educação

Quatro prioridades na educação até ao secundário

Propõe-se a modernização na formulação e discussão das políticas sociais baseadas num sistema simples e transparente, acompanhando os avanços académicos e práticos, base da monitorização das políticas
Noticiário

10h. Constituição. PSD abre porta, mas avisa PS

PSD deixa a porta aberta para entendimento com PS para rever a Constituição, mas não a qualquer custo. Diretores das escolas dizem que famílias escolhem não levantar os computadores pagos pelo PRR.
Explicador

Qual o ponto de situação neste regresso às aulas?

José Eduardo Lemos, diretor da Secundária Eça de Queirós, garante que todas as vagas na sua escola foram preenchidas. João Trigo, diretor do Colégio Efanor, destaca a maior procura do ensino privado.
Educação

Paixão pelo ensino? Kumon é a sua oportunidade

Se o ensino é a sua área profissional de sonho, dê atenção à Kumon. Este método de ensino criado no Japão está a captar novos franchisados e é uma oportunidade de investimento reduzido.
Boa moeda, má moeda

Já há vouchers para manuais escolares gratuitos

Os alunos já podem recorrer à plataforma MEGA (manuaisescolares.pt) para requisitar os manuais para o próximo ano lectivo. Os alunos do ensino privado continuam excluídos desta medida.
Noticiário

5h. Privados querem manuais escolares gratuitos

Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular diz que esta não é uma medida de ação social, e queixa-se de discriminação.
Noticiário

18h. FDUL. Gabinete de Apoio à Vítima sem queixas

Gabinete na Faculdade de Direito de Lisboa começou a funcionar em abril, depois de 50 denúncias de assédio sexual no seio académico. E ainda, escolas retêm 350 computadores: "Alunos não os querem".
Professores

A injustiça teima em reinar na monodocência

Os professores monodocentes trabalham semanalmente mais 6h 40m que os colegas do 2.º e 3.º ciclos e do secundário, o que significa no final da carreira contributiva mais de 18 anos de serviço.
Moçambique

Porto Editora acusada de cometer "erros graves"

Comissão de inquérito do Ministério da Educação de Moçambique acusa editora portuguesa de negligência. Em causa, erros nos livros da 6.ª classe do ensino primário.
Explicador

Matemática. "Pensamento abstrato sai prejudicado"

Carlos Pereira dos Santos, da Sociedade de Matemática, critica o excesso de matemática utilitária do novo programa. Lurdes Figueiral, da Associação de Professores de Matemática, mostra-se a favor.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.