O mundo da tecnologia vibra sempre que há novidades em torno do lançamento de novos modelos do iPhone. Um pouco por toda a internet, já começaram a aparecer alguns rumores. Decidimos, à semelhança do The Telegraph, fazer uma lista com os principais:

  • Lançamento: A Apple já habituou os fãs da marca a novos lançamentos com alguma regularidade. Por norma, saem novos iPhone em setembro: em 2012, a marca introduziu o iPhone 5; em 2013, no mesmo mês, deu-se o lançamento do novo iPhone 5s e da respetiva versão “low-cost”, a 5c (capa colorida, de plástico). Deduz-se, por isso, que novos dispositivos da marca sejam anunciados em setembro deste ano, numa conferência apresentada por Tim Cook (CEO da empresa) como de costume.
  • Dispositivos: Não se sabe bem o que a Apple pode vir a apresentar este ano. Há quem já fale de um iPhone 7, talvez pouco provável de acontecer. A julgar pelo passado, a Apple poderá lançar um iPhone 6s e o iPhone 6s Plus, ambos semelhantes ao já atual iPhone 6, mas com algumas melhorias. No entanto, há um rumor que tem vindo a ganhar forma na internet: a Apple poderá introduzir uma terceira versão. E essa versão seria um iPhone 6c, semelhante ao “low-cost” iPhone 5c. A suportar este rumor está uma imagem publicada no site oficial da Apple, que se acredita ter uma mensagem subliminar. Trata-se de um iPhone 5c, com a típica capa plástica cor-de-rosa, mas com Touch ID (uma funcionalidade não disponível nesta versão do telemóvel). Poderá ser a Apple a avisar-nos do novo iPhone 6c, ou de um iPhone 5c com melhorias. Ou então, pode ser apenas um erro, já que a imagem acabou por ser removida do site.

Esta é a imagem publicada no site da Apple e que se acredita ter uma mensagem subliminar a apontar para o lançamento de um novo iPhone 6c. Este é um iPhone 5c, mas com a tecnologia Touch ID, uma funcionalidade que este telemóvel não tem. Créditos: The Telegraph/Apple

Esta é uma imagem para comparação do iPhone 5c original. Note como o botão físico abaixo do ecrã possui um quadrado a branco, que não aparece na imagem publicada no site da Apple e que acima reproduzimos. Créditos: Apple

  • Sistema operativo: É tido como certo que os telemóveis que a marca apresentará este ano venham equipados com o novo iOS 9, anunciado na conferência de programadores WWDC no início de junho. Mais uma tradição a manter.
  • Quando será posto à venda? A 25 de setembro, segundo um e-mail interno da Vodafone a que o Mobile News diz ter tido acesso. Mas nenhuma destas informações é oficial. A Apple poderá optar por fazer um lançamento só na loja online, aumentando a oferta e a distribuição de forma gradual.
  • Novas funcionalidades: Para começar, espera-se que os novos dispositivos da Apple tenham as novas tecnologias Taptic Engine (um novo método de alertas) e Force Touch (um novo gesto de pressão que abrirá um leque de novas funcionalidades nos dispositivos da marca). Mas há mais: a câmara do novo iPhone vai ser melhor. Muito melhor. Fala-se de 12 megapíxeis e de uma qualidade capaz de concorrer contra uma câmara DSLR. Depois, espera-se que os novos iPhone venham equipados com ecrãs ainda mais resistentes e com uma tecnologia que, ao caírem no chão, o façam sempre com o ecrã virado para cima.

Os rumores são muitos e ainda nada é certo. Como é hábito, e porque o segredo é a alma do negócio, a marca da maçã vai manter o secretismo, até à última hora, quanto às características dos novos equipamentos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR