Quando Marty, protagonista de “Regresso ao Futuro”, usa pela primeira vez o hoverboard, um skate que levita, torna-o numa das projeções mais desejada do futuro. Já muitos reivindicaram a invenção, mas era sempre falso alarme. Agora, foi a vez de a Lexus anunciar o primeiro protótipo de hoverboard. Será que é desta?
A Lexus, que pertence à Toyota, anunciou que dará mais detalhes no dia 21 de outubro de 2015, dia em que Doc, Marty e a sua namorada Jennifer “voltaram para o futuro”. Segundo o site da Lexus, o skate flutua por causa de supercondutores e ímanes de líquidos refrigerados a nitrogénio liquido. A tecnologia tem sido explorada nos comboios japoneses e pela Toyota, que pretende criar carros voadores.
“Ainda é uma informação muito confidencial, mas nós temos estado a estudar carros voadores”, disse à Bloomberg o gestor do grupo técnico administrativo da Toyota, Hiroyshi Yoshiki. “Carros voadores são veículos que não têm contacto físico com a estrada, sem fricções ou resistências”, explicou.
Nas redes sociais, especialmente no Reddit, os comentários estão divididos entre o entusiasmo e o ceticismo.
“O vapor [no vídeo] faz-me pensar que alguém na Lexus tirou um curso básico de Adobe After Effects”, lê-se no reddit acima.
“Isto levita com supercondutores magnéticos, por isso só funcionará com uma pista magnética (que eles devem ter instalado no cimento, assumindo que o vídeo é real)”, lê-se no reddit acima.