Uma nova tendência parece estar a surgir nas redes sociais. De acordo com um estudo do Facebook, publicado na semana passada, o velhinho “LOL”, acrónimo para “laughing out loud”, já passou de moda. Em vez disso, os utilizadores parecem usar cada vez mas “ahah” e emojis para comunicarem entre si.

Para o estudo, o Facebook analisou dados recolhidos na rede social nos Estados Unidos da América durante uma semana do mês de maio, identificando vários tipos de riso — “LOL”, vários tipos de “ahah” (como “hahaha” e “haahhhaa”), “eheh” e emojis. Durante esse período, cerca de 15% dos utilizadores usou pelo menos uma das expressões.

A análise dos dados mostrou que “ahah” é muito mais popular do que qualquer uma das outras expressões, com cerca de 51% dos utilizadores a usarem-na regularmente. Em segundo lugar, surgem os emojis, reunindo 33,7% das preferências. A seguir surge o “eheh”, com 13,1% e, por fim, o “LOL”, com apenas 1,9%. Isto significa que, num futuro muito próximo, o acrónimo pode mesmo vir a cair em desuso.

Ainda de acordo com os dados recolhidos, a média de idades dos utilizadores que usam emojis é ligeiramente inferior à dos que preferem o “ahah”. Ainda assim, estes continuam a ser mais novos do que os que recorrem ao “eheh” e ao “LOL” para identificarem o riso nas redes sociais. As mulheres parecem preferir emojis, enquanto os homens gostam mais de “hehes” de grandes dimensões.

Para Tyler Scnoebelen, um linguista que trabalhara para a Idibon, uma empresa de processamento de linguagem, o uso cada vez menor do “LOL” é surpreendente. Por outro lado, o recurso aos emojis é cada vez mais recorrente. “Estamos num pico no que diz respeito ao número de pessoas que usam emojis“, disse ao Wall Street Jornal. “É uma coisa muito recorrente”.