Rádio Observador

Festas

Como organizar a sua próxima festa em casa

141

Sabia que a decoração é fundamental? E que o bolo é o mais importante? Joana Garcia e Sofia Portugal lançaram o livro Hoje é Dia de Festa e reuniram dicas para planear a sua próxima celebração em casa

Joana Nobre Garcia sempre adorou organizar festas inesquecíveis para os seus três filhos. Um dia, enquanto procurava empresas de styling de festas, encontrou o projeto de Sofia Portugal. O destino juntou-as e a paixão uniu-as. Decidiram criar um livro repleto de sugestões e dicas com base na experiência pessoal de cada uma e nasceu o Hoje é Dia de Festa! (Manuscrito).

Este é um manual de criação de celebrações que pretende “demonstrar que a organização de uma festa em casa é fácil e acessível a qualquer pessoa”, explicam as autoras. Nele reúnem ideias temáticas, tutoriais, receitas tradicionais e conselhos práticos para organizar festas para todas as ocasiões: aniversários, batizados, primeiras comunhões e até baby showers.

k-Hoje-é-dia-de-festa-MAIL

As autoras reuniram um conjunto de dicas com o objetivo de ajudarem no processo de planeamento. E “planear é um dos segredos do sucesso”, reforça Joana Nobre Garcia. Dois meses antes, deve escolher o tema da festa bem como a data e a hora. A partir daí, faça a lista de convidados e a lista de materiais necessários para a decoração do espaço. “Esta deve ser simples mas repleta de pormenores ao gosto pessoal do protagonista da celebração.”

Fotografias para o Livro de festas de Joana Nobre Garcia e Sofia Portugal. Tema: Tropical Fotografia: LIete Couto Quintal 29/01/2015

O tema tropical é ideal para festas de aniversário de crianças que adoram a praia e o verão. © Liete Couto Quintal

No que toca aos convites também há regras. “Hoje em dia, os convites são feitos por e-mail ou por telemóvel, mas não há nada que substitua um convite formal a membros especiais da família”, acrescenta Sofia Portugal. O mesmo se aplica às lembranças das festas. “As pagelas são sempre uma recordação que fica gravada no tempo e ajudam a atribuir identidade à celebração.” Já o bolo, sendo o ponto fulcral de todas as atenções, vai ter mais impacto se tiver dois andares ou se for visualmente apelativo consoante o conceito da festa.

Em fotogaleria, selecionamos algumas ideias temáticas e dicas fundamentais para inspirar a sua próxima festa à moda tradicional.

Texto editado por Ana Dias Ferreira.

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros de órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)