Os anos 80 foram marcados pelas peripécias do agente secreto Angus MacGyver, que escapava sempre impune aos problemas com um simples canivete na mão e muito know how na mente. MacGyver era heróico, inventivo e desenrascado. E hoje é também um verbo no Dicionário da Oxford University Press.

A definição diz tudo. Em inglês, MacGyver é “fazer ou reparar um objeto de modo inventivo e improvisado, fazendo uso de qualquer objeto que esteja por perto”. Em bom português é o mesmo que “desenrascar-se”, uma capacidade de improviso tão lusitana como um belo prato de bacalhau cozido.

Com a palavra MacGyver os falantes de inglês vão começar a desenrascar-se com mais facilidade. Mas já o faziam antes, alerta a professora de engenharia eletrónica Danielle George: é para isso que servia o verbo “to tinker”, que significa neste dicionário “tentativa de reparar ou improvisar alguma coisa de modo casual e sem método”, explica à BBC.

Portanto, da próxima vez que precisar de um telescópio com urgência (pode acontecer, nunca se sabe), MacGyvere: tire o vidro que cobre os ponteiros do relógio, use uma das lentes dos seus óculos e embrulhe-os em jornal. Desenrasque-se.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR