Dormir bem é essencial para a saúde. Quando isso não acontece, é natural acordar cansado e nada bem parecido. Para remediar o problema, deixamos os três conselhos sugeridos aos homens pelo El País.

1 – O truque dos cubos de gelo ao acordar

O primeiro problema a resolver é: como acabar com a cara inchada com que se acorda depois de uma noite mal dormida? Maribel Yébenes, especialista em beleza e proprietária de um centro estético com o seu nome, aconselha a colocação de cubos de gelo numa tigela com água. Quando estiver bem fria, deve-se molhar um pano e passá-lo suavemente pelo rosto.

“A água fria revitaliza a pele e acorda-a, fecha os poros e volta a dar-lhe firmeza. Mas tal deve ser sempre feito depois de se ter limpado, tonificado e hidratado o rosto: nunca antes. Esse é o truque”, afirma Maribel. A esteticista Carmen Montalbán aconselha guardar o creme hidratante no frigorífico: acorda instantaneamente a pele.

2 – A poção mágica da beleza

Agora, que o rosto já está mais atrativo, chegamos à segunda fase. Aqui, a esteticista Carmen Montalbán aconselha a tomar, em jejum, água temperada com limão: “Esta poção mágica de beleza elimina as toxinas acumuladas e ajuda se tivermos tido uma má digestão”, explica.

Maribel Yébenes, por sua vez, assinala que fazer uma esfoliação (processo que consiste em esfregar a pele, e que elimina as células mortas) na cara e no pescoço fará o nosso rosto “acordar”. A receita que dá para o fazer é a seguinte: “Misturar açúcar refinado com sumo de limão até obter uma pasta suave. O açúcar fará uma esfoliação mecânica que arrastará as células mortas e as impurezas, enquanto o sumo de limão trará luminosidade ao rosto (por ter vitamina C), fechará os poros e ajudará à esfoliação.

Já António Licitra, diretor médico da Med-Estetic, aconselha ter cremes com “efeito photoshop“: “cosméticos que conseguem fechar os poros em tempo recorde, e ainda alisar e dissimular as rugas, e contribuir para a luminosidade do rosto”. Estes cremes são os chamados cremes CC, hidratantes energizantes com um pouco de cor, que ainda assim não é nem parece, de todo, maquilhagem.

3 – Finalmente: adeus aos olhos cansados

Chegamos à terceira e última frase: como diriam os ingleses, “last but not the least”, isto é, a última mas nem por isso menos importante. José Luis Ganados, diretor da empresa de cosméticos masculinos Bulldog Skincare Men em Espanha, sugere o que diz ser um truque infalível para acabar com a vista cansada: “guardar no frigorífico o creme do contorno dos olhos. Ao estar fresco, desincha as bolsas por baixo dos olhos, promove a circulação nessa zona, reduz de forma significativa as olheiras e disfarçar as pequenas rugas”.

António Licitra aconselha também cosméticos que contenham cafeína, planta dos ruscuscastanha das índias e alcaçuz. Exemplos destes cosméticos são os clássicos cremes hidratantes energizantes que todas as marcas de cosmética masculina têm à venda.