As repercussões do escândalo da manipulação das emissões de poluição da Volkswagen já estão a chegar a Portugal. A Seat Portugal vai suspender a venda de automóveis, ainda em stock, que podem ter o sistema de emissões poluentes alterado.

A Seat Portugal decidiu, assim, suspender preventivamente a venda dos 50 automóveis que estão em ‘stock’ com o motor EA189 e que estão a ser analisados pela Volkswagen para averiguar se estão equipados com o ‘software’ manipulador de emissões poluentes.

Em declarações ao Diário Económico, a Seat Portugal diz que “não vamos mais fazer a venda de automóveis” com os motores diesel EA 189, que seguem a norma EuroV, a norma afetada pelo software manipulado. A empresa explica ainda que assim que a Volkswagen indique os veículos alterados, que acontecerá “após análise muito cuidadosa”, “haverá uma ação junto de cada cliente para explicar como proceder”, acrescentando ainda que “é muito importante dizer que todos estes motores são seguros, não põem em causa a condução e segurança de quem os utiliza.”

O mesmo diário esclarece que a SIVA, representante em Portugal da Audi, Skoda e Volkswagen não revelou, ainda, os procedimentos a tomar nem o número de carros que possam estar afetados. Citando um comunicado do passado dia 26, a SIVA informou que “em relação as veículos da Volkswagen abrangidos pelas discrepâncias de emissões, reafirmamos que todos os motores a diesel que cumpram a norma EuroVI respondem aos requisitos legais e aos padrões ambientais podendo ser vendidos sem qualquer limitação.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quanto ao Seat Leon, um dos modelos de maior sucesso da marca, não foi afetado.

Recorde-se que a marca Seat admitiu ter colocado no mercado mundial 700 mil veículos com o sistema de emissões de poluentes alterados. Não se sabe, no entanto, em que mercados estão inseridos estes automóveis. No total, são 11 milhões de carros do Grupo Volkswagen que foram manipulados.

A Seat Portugal adiantou ainda à agência Lusa que “todos os novos automóveis Seat vendidos na União Europeia e equipados com o motor Euro 6 cumprem sem exceção todos os requisitos legais”.

A Seat está a apurar em termos globais quantos veículos equipados com o ‘software’ foram vendidos em Espanha e especificamente de que modelos, segundo afirmou hoje o porta-voz da marca, acrescentando que “os proprietários de veículos com motores EA189 serão chamados” a centros técnicos para fazer as revisões necessárias.

A marca de automóveis, adquirida pela Voskswagen na década de 1980, já tinha afirmado hoje que tinha decidido “suspender temporariamente” as vendas e as entregas de todos os veículos Seat novos com motor a diesel EA189 e lançar uma página de internet para responder às perguntas dos seus clientes.

A Volkswagen admitiu, na semana passada, que 11 milhões de carros a diesel em todo o mundo estão equipados com dispositivos que ativam controlos de poluição durante os testes, mas automaticamente os desligam quando o carro está em condução.

O escândalo manchou o nome da Volkswagen, deixando-a exposta a milhares de milhões de dólares em multas nos Estados Unidos, com investigações desde a Noruega até à Índia, e que desvalorizou a empresa num terço do seu valor em bolsa numa semana.

Na última sexta-feira, após uma maratona de reuniões de crise, o Conselho de Supervisão da líder de mercado mundial de automóveis designou o presidente da Porsche, Matthias Mueller, para substituir Martin Winterkorn como presidente executivo do grupo alemão.