Fazer uma sesta diária pode ser a chave para melhorar a sua vida. A conclusão é tirada por dois estudos – um publicado este ano, o outro em 2009 – que demonstram que fazer uma sesta não só reduz a pressão arterial, como ajuda à resolução dos problemas com que as pessoas se deparam.

O estudo mais recente foi liderado pelo cardiologista Manolis Kallistratos, que o apresentou em Agosto deste ano na conferência anual da Sociedade Europeia de Cardiologistas, que decorreu em Londres. O estudo, feito com 386 indivíduos que sofrem de hipertensão, com idade média de aproximadamente 61 anos, revelou que aqueles que fizeram sestas durante o dia, enquanto o estudo decorreu, evidenciaram uma pressão arterial cinco vezes menor que aqueles que as evitaram.

Outra das descobertas foi que a tensão alta tem menor impacto nas artérias e no coração dos pacientes que optam por dormir durante o dia. O que pode reduzir os custos de saúde com a doença, como atesta Manolis Kallistratos, citado pelo Independent:

As pessoas que fazem sestas ao longo do dia pareceram baixar os seus níveis de pressão arterial e provavelmente também precisarão de menos medicamentos para a hipertensão.

Mas os benefícios das sestas não se ficam pela melhoria da tensão arterial. Um estudo de 2009, feito por vários investigadores da Universidade da Califórnia, demostrou que dormir de dia também pode melhorar a resolução criativa dos problemas das pessoas.

Porém, essas vantagens não se verificam em qualquer circunstância. É o sono REM, em particular, que favorece a criatividade das pessoas (que também só aumenta quando os problemas são anteriores à própria sesta). Este sono REM (que vem do inglês Rapid Eye Movement) é aquele em que a atividade cerebral das pessoas está mais próxima dos níveis a que se encontra quando está acordada. Por norma, nestes momentos, os olhos das pessoas movem-se mais rapidamente, e é nele que se obtêm os sonhos mais vívidos.

Em suma: dormir sobre um problema pode mesmo ajudar a resolvê-lo, especialmente se dormir de dia. Outra nota importante: dormir mais tempo aumenta a probabilidade de entrar neste sono REM. O que significa que dormir mais tempo aumenta a probabilidade de que os seus problemas lhe pareçam, afinal, bem mais simples do que pareciam.