478kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Crianças

Noticiário

15h. Faixa de Gaza. União Africana condena ataques

Moussa Faki Mahamat condena fortemente os contínuos ataques aéreos de Israel em Gaza, que mataram mais de 30 civis palestinianos, incluindo seis crianças. Solução para o conflito está mais difícil.
Reino Unido

Archie, o "lutador nato" que queria ser atleta

Trepava barreiras de segurança das escadas quando era pequeno. Mais recentemente, treinava ginástica até aperfeiçoar a técnica. "Um bebé adorável desde o primeiro dia". O coração parou este sábado.
Reino Unido

Morreu Archie Battersbee às 12h15

O coração da criança de 12 anos parou este sábado, 2 horas depois de lhe ser retirada a medicação. Família assistiu ao momento em que Archie "ficou completamente azul". Não foi "dignificante", dizem.
Hospitais

CHUPorto. Creche para filhos de profissionais

O Centro Hospitalar Universitário do Porto vai avançar com a instalação de uma creche dedicada aos filhos de profissionais. O projeto, que existe desde 2008, é muito reivindicado pelos trabalhadores.
Polícia Judiciária

PJ detém homem por abuso sexual de menores

O companheiro de uma ama foi detido por suspeitas de "pelo menos oito crimes de abuso sexual" de menores. As crianças de 7 e 9 anos estavam ao cuidado da mulher.
Reino Unido

Archie. Tribunal Europeu recusa pronunciar-se

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos recusou contrariar Justiça britânica e deliberar sobre o desligar das máquinas de Archie. Mas os pais ganharam uma nova janela temporal para recorrer.
Estados Unidos da América

Criança apareceu morta na máquina de lavar roupa

Troy Khoeler foi dado como desaparecido pela família, mas poucas horas depois acabou por ser encontrado já sem vida dentro da máquina de lavar a roupa da família. A polícia está a investigar.
Reino Unido

Pais querem manter Archie ligado às máquinas

Archie, 12 anos, ficou inconsciente no início de abril. Médicos verificaram que está em morte cerebral e que, como tal, não pode recuperar. Pais pedem mais tempo porque acreditam num milagre.
Apoio Social

Gratuito. Creches terão de devolver verbas pagas

A gratuitidade da frequência das creches está dependente da capacidade dos estabelecimentos, com a exceção de crianças em risco. A medida deverá atingir-se as 100 mil crianças dentro de dois anos.
Câmara Municipal Lisboa

Lisboa vai ter programa antirracismo nas escolas

Combater o racismo estrutural, confrontar a "História oficial" com a realidade e desconstruir todos os tipos de discriminação foram objetivos do projeto piloto que servirá de inspiração à autarquia.
Educação

Creches privadas acusam Governo de discriminação

As creches privadas não foram incluídas no acordo que assegura a gratuidade das creches para crianças do 1.º ano a partir de setembro. A nova medida vai abranger cerca de 80 mil crianças.
Educação

80 mil crianças com creche gratuita em setembro

Cerca de 80 mil crianças deverão frequentar gratuitamente a creche a partir de setembro. 50 mil crianças já frequentam gratuitamente a creche por os pais estarem nos 1.º e 2.º escalões de rendimento.
Moçambique

Pólio. Moçambique vacina 7,8 milhões de crianças

Mais de 7,8 milhões de crianças foram vacinadas contra a poliomielite em Moçambique, durante a terceira ronda de imunização. Em maio, foi detetado o primeiro caso em Moçambique desde 1992.
Iniciativa Liberal

IL faz queixa sobre subsídio de educação especial

O deputado Rui Rocha acusa o corte no subsídio de educação especial, a presidente do Instituto da Segurança Social já refutou dizendo que, contrariamente, a atribuição dos abonos aumentou.
Açores

Açores. 31 mil crianças apoiadas com 1,2 milhões

Um total de 31.682 crianças receberam o complemento açoriano ao abono de família, representando uma verba que ascendeu a 1,2 milhões de euros.
Guerra na Ucrânia

Guerra na Ucrânia já matou 349 crianças

A guerra na Ucrânia já matou pelo menos 349 crianças e feriu 652 desde o início da invasão russa. A Procuradoria-Geral ucraniana afirmou que "os números não são definitivos".
caderno de apontamentos

Vamos brincar? Mas desta vez a sério!

Quando se descobrir que o brincar é o epicentro das aprendizagens e que a motivação para aprender é maior, talvez criem tempos letivos no 1º e 2º ciclos para o Brincar ser uma disciplina curricular.
Guerra na Ucrânia

Violinista ucraniana espera há 3 meses por visto

O sonho de "Anastasiia" é fazer parte de uma grande orquestra mas parece estar cada vez mais longe disso. A jovem espera para embarcar para a Grã-Bretanha, onde acredita estar o seu futuro musical.
Crimes Sexuais

Homem detido suspeito de abusar de menores

Um homem foi detido por suspeitas de abusar sexualmente de duas crianças. A PJ avançou que os factos terão ocorrido "no decurso dos meses de maio e junho de 2022".
Bragança

ME. Fecho de infantário "previsto há 16 anos"

O encerramento do jardim de infância de Podence está previsto há 16 anos. As crianças inscritas no infantário passarão para o polo na sede de concelho no próximo ano letivo.
Inteligência

Isla, 2 anos e um dos QI's mais altos do mundo

Chamou a atenção dos pais por conseguir ler com apenas dois anos. Um teste de QI revolucionário tornou-a o génio mais novo do clube das pessoas mais inteligentes do mundo.
Guerra na Ucrânia

Guerra já matou pelo menos 344 crianças

As autoridades ucranianas apuraram que 2.102 estabelecimentos de ensino foram atingidos e 215 ficaram totalmente destruídos. As regiões de Donetsk e Kharkiv são as que registam maior número de mortes.
Varíola dos macacos

Monkeypox: Espanha regista caso em criança

O Reino Unido, a França e os Países Baixos já tinham registado infeções em crianças mas desta vez foi Espanha quem identificou um menino de 3 anos com a varíola dos macacos.
Angola

Angola. 4 mil casos de feitiçaria contra menores

Angola registou mais de 9.000 casos relacionados com violência sexual contra crianças. A maioria dos casos de abuso sexual de crianças acontecem no seio familiar.
Viana do Castelo

SS acompanha caso de alegados maus tratos infantis

A instituição de acolhimento temporário de bebés e crianças em risco de Viana do Castelo está a ser investigada por alegados maus tratos. O inquérito encontra-se em investigação e não tem arguidos.
Crianças

104 mil crianças mortas ou mutiladas na guerra

A UNICEF revelou que nos últimos 15 anos foram cometidas mais de 266 mil "violações graves" contra os direitos humanos das crianças. A violência sexual é a agressão predominante nas raparigas.
Viana do Castelo

MP investiga maus-tratos em instituição infantil

O MP investiga um caso de alegados maus-tratos numa instituição de acolhimento de bebés e crianças em risco, em Viana do Castelo. O presidente da entidade rejeitou "qualquer situação de maus-tratos".
Contra-Corrente

Quantas Jéssicas terão de morrer para isto mudar?

Inquietamo-nos agora com a história da Jéssica, como nos inquietámos antes com a morte da Valentina, mas os anos passam e o que devia mudar no sistema de protecção de memores não muda, talvez piore.
Rádio Observador

Como proteger as crianças? Ligue 910024185

A morte de Jéssica, menina de 3 anos que vivia em Setúbal, volta a inquietar o país. Como travar a violência contra crianças? Ligue 910024185 e participe em direto no Contra-Corrente.
Noticiário

17h. Crime Setúbal. Suspeitos em prisão preventiva

Os arguidos foram detidos por suspeita de homicídio qualificado, rapto, extorsão e ofensas à integridade física. Ainda neste jornal, vitória do Benfica por 5-3 frente ao FC Porto em hóquei em patins.
Semáforo Político

Crime Setúbal. "Estado pode ser responsabilizado"

Isto se for provado que as instituições tinham conhecimento de que a criança era mal tratada e não agiram. Advogado de família e menores Nuno Cardoso Ribeiro analisa os desenvolvimentos do caso.
Noticiário

12h. Setúbal. Tensão no funeral de criança

Cerimónias decorreram esta manhã e a PSP teve de ser chamada ao local. Ainda neste jornal, a embaixadora ucraniana em Portugal está satisfeita com atribuição do estatuto de candidato à UE à Ucrânia.
Violência

Setúbal. Comissão nega ter processo aberto

Criança morta em Setúbal terá sido sinalizada não por maus-tratos ou negligência, mas porque a mãe tinha tido outras cinco crianças referenciadas. O processo passou para o MP e foi arquivado.
Semáforo Político

Caso Setúbal: "Somos todos responsáveis!"

Manuel Coutinho, coordenador do SOS Criança e Secretário-Geral da IAC, apela à denúncia, aponta o dedo à sociedade e não deixa o Governo de parte: "Há falhas no sistema, faltam técnicos". 
Justiça

Supremo impede adopção de bebé encontrado no lixo

Supremo revogou decisão da Relação e defende que devem ser ponderadas medidas que assegurem o direito de a criança e de o seu pai biológico se conhecerem, com acompanhamento e apoio.
Noticiário

17h. Caso criança Setúbal. Marcelo quer ilações

Marcelo Rebelo de Sousa pede uma reflexão quanto aos valores da sociedade e ao acompanhamento de crianças que é feito pelas instituições. Classifica o caso de chocante, tal como o Governo.
Crianças

Processos de asilo envolvendo menores aumentaram

Os pedidos de asilo em Portugal aumentaram 53,4% no ano passado e os processos de menores não acompanhadas subiram cerca de um terço.
Sociedade

Quando a infertilidade bate à porta

Faz parte da realidade de muitos casais que pretendem ter filhos, e durante vários anos foi um assunto tabu para a sociedade. Como se supera a infertilidade?
Crimes Sexuais

Chega: Fim de penas suspensas para crimes sexuais

Partido de Ventura propõe suspensão da execução de penas de prisão para violação e abuso sexual de crianças, dizendo que "sistema permite deixar em liberdade pessoas que cometeram crimes graves".
Guerra na Ucrânia

Rússia. ONU investiga adoção de menores ucranianos

Michelle Bachelet revelou, ao Conselho dos Direitos Humanos, que a ONU está a investigar acusações sobre crianças ucranianas "sequestradas de orfanatos para serem oferecidas para adoção na Rússia".
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.