Haohan Qiao, como os locais lhe chamam, ou “a ponte dos corajosos”, como lhe chamaríamos em português. É este o nome da ponte inaugurada no passado mês de setembro, no Parque Geológico Nacional de Shiniuzhai, na província de Hunan (China).

A ponte, construída sob uma superfície de vidro, tem cerca de 170 metros de comprimento, e está suspensa  a uma altura de quase 182 metros. Como o vidro é transparente, não será muito recomendável olhar para o solo enquanto se caminha sobre ela: sobretudo para quem tenha vertigens.

Os engenheiros que a projetaram não têm dúvidas: a ponte é segura. Em setembro, quando ainda não fora aberta ao público, Yang Guohong, um dos engenheiros responsáveis, afirmou ao Daily Mail que

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A estrutura de aço que suporta a ponte é incrivelmente densa. Por isso, mesmo que o vidro se partisse, os visitantes nunca cairíam.

Na realidade, explica o Daily Mail, o vidro de que a ponte é feita é 25 vezes mais forte que o vidro das janelas mais comuns, e pesa 140 quilogramas.

https://twitter.com/sportitgr/status/649907017478332416/photo/1

Mas a China parece não se contentar com a altitude desta ponte. Ainda este outono estará aberta ao público, na província de Hunan, uma outra ponte de vidro, que terá quase meio quilómetro de comprimento e estará suspensa a cerca de 300 metros de altura.