Artur Lopes trabalha como sapateiro desde os 10 anos. Hoje, com 63, tem a sua própria fábrica de sapatos em São João da Madeira. Uma cidade que, por si só, já é apelidada de capital do calçado e não é por acaso: abastece marcas de alta costura como a Hermès e ainda estrelas como Lady Gaga. Razões suficientes para os amigos Gonçalo Henriques e Rafic Daud partirem de malas e bagagens para o norte do país em busca do melhor que se faz em Portugal. Lá encontraram a fábrica de Artur e fizeram nascer a Undandy.

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Gonçalo Henriques, de 37 anos, e Rafic Daud, de 36 anos, são amigos de infância e decidiram lançar uma marca de calçado juntos. © Rui Soares

O nome é inglês (bem como o site) mas toda a personalidade da marca é portuguesa. “A Undandy é inspirada no movimento dandy onde se inserem os homens que seguem as tendências de moda, são cavalheiros, bem educados e gostam de se vestir bem”, explica Rafic. O objetivo? “Criar uma marca que oferecesse ao público masculino a possibilidade de personalizarem todos os detalhes dos seus sapatos”, acrescenta Gonçalo. “Como homens, sentíamos-nos limitados aos poucos modelos de pele que atualmente existem no mercado.”

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A Undandy permite personalizar detalhes como a biqueira, o modelo, a cor, o material, os atacadores, as costuras e até a sola. © Rui Soares

Nas veias deste projeto circula um único manifesto: “sê tu próprio”. Por isso, a Undandy oferece mais de 156 mil milhões de combinações possíveis (que passam pela biqueira, cor, material, atacadores, costuras e solas dos sapatos) para os clientes customizarem um sapato único. Para encomendar basta aceder ao site, personalizar o modelo pretendido e esperar que a encomenda chegue a casa no prazo de duas semanas. O preço também é sempre o mesmo: 220€ no caso dos sapatos clássicos e 145€ no caso dos ténis. Já os sapatos com um acabamento lustroso podem chegar aos 280€.

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Se não quiser personalizar os seus próprios sapatos, pode optar por um dos modelos disponíveis no site. © Rui Soares

Em quatro meses a marca já vendeu mais de 200 sapatos para cerca de 20 países, sendo que o Reino Unido é aquele que regista mais vendas. No futuro, segue-se a presença em espaços físicos. “Gostaríamos de ter um espaço Undandy para interagirmos diretamente com os nossos clientes”, confessa Gonçalo. Já uma coleção feminina está, por enquanto, fora dos planos. “Queremos criar uma linha de complementos e acessórios mas sempre respeitando o conceito masculino da marca.”

Nome: Undandy
Data: 2015
Pontos de venda: Loja online
Contactos: undandy@undandy.com
Preços: 145€-280€

100% português é uma rubrica dedicada a marcas nacionais que achamos que tem de conhecer.

Texto editado por Ana Dias Ferreira.