O espanhol Javier Sánchez venceu o Campeonato Nacional da cerveja Estrella Galicia e tornou-se a pessoa que melhor serve cerveja em Espanha. Javier, natural de Jerez de la Frontera, tira a cerveja perfeita. E é já visto como o maior perito nesta bebida no país vizinho.

O dono de uma cervejaria na cidade andaluza ganhou uma fama tal que o El Pais decidiu desafiar Sánchez a elencar algumas dicas para se desfrutar de uma cerveja da melhor maneira. O espanhol não fez por menos e desfez ainda alguns mitos sobre a bebida:

  • Nunca colocar copos no congelador: a razão é simples. Não é nada higiénico: “Mesmo que esteja limpo, apanha um pouco de cheiro. Às vezes, uma ligeira capa de gelo pode aguar a bebida e altera o seu sabor. Eu nunca o faço.”
  • Não humedecer os copos: “Quase ninguém humedece o copo. Um copo frio e húmido frio e húmido permite que a cerveja escorregue melhor e não perca força. Penso que as pessoas sabem estas coisas, mas falta rotina.”
  • Conseguir a inclinação perfeita: ao servir uma cerveja uns inclinam muito o copo, outros menos e outros nem sequer inclinam. Mas aqui vai a explicação do especialista: serve-se 75% da cerveja com uma inclinação de 45 graus. Mais ou menos como os ponteiros do relógio quando marcam as 15 horas e 40 minutos e com “o gargalo da cerveja junto à entrada do copo. Deixar deslizar muito lentamente o líquido para que não faça espuma. Os outros 25% servem-se com o copo pousado e levantando a garrafa lentamente para formar uma coroa de espuma.”
  • Qual a importância da coroa de espuma? Esta pequena camada de espuma é fundamental para a cerveja não oxidar: “Deve medir 2 ou 3 centímetros e assim protege a bebida do oxigénio. Esta espuma deve permanecer até terminarmos a bebida.”
  • A cerveja não combina com gordura de porco: “A gordura animal fica nos lábios e, ao tocar na espuma, ela morre. Há cerveja para todo o tipo de alimentos. Para mim, a cerveja preta stout irlandesa com um queijo fresco é um prazer enorme. Mas, generalizando, é melhor comer um pouco de pão para limpar a gordura do porco nos lábios. Assim a espuma sofre menos”, diz ele. Portanto, nada de couratos nem febras, ok. Ou então, sempre com pão ou guardanapo ao lado.
  • A barriga de cerveja existe? Na opinião de Sánchez, não. “A cerveja é das bebidas alcoólicas que menos engorda. O que faz crescer a barriga é o que comemos enquanto bebemos cerveja.”
  • Beber da garrafa? Nem pensar! “Perdes metade do sabor.”
  • A cerveja bebe-se fria: “Nem todas as cervejas se bebem com a mesma temperatura, claro, mas em geral serve-se fria. No verão ou no inverno.”
  • A Alemanha não é a potência mundial da cerveja: “Têm um bom material. Mas também os espanhóis, os ingleses, os irlandeses, os escoceses, os belgas ou os checos [sim, ele não fala de Portugal]. Por exemplo, na República Checa, que é um país pequeno, as fábricas de cerveja sempre foram familiares, por bairros e, portanto, mais numerosas. Isso dá muita cultura.”

DACHAU, GERMANY - AUGUST 20: German Chancellor and Chairwoman of the German Christian Democrats (CDU) Angela Merkel drinks a beer after speaking at an election campaign stop in a fest tent on August 20, 2013 in Dachau, Germany. Merkel has a strong lead over her political rivals and the CDU is expected to win federal elections scheduled for September 22, though what kind of governing coalition the CDU will be able to form remains uncertain. (Photo by Joerg Koch/Getty Images)

  • E a cerveja artesanal? Realmente está na moda mas isso não quer dizer que seja boa: “Não significa que seja um sucesso. Desde a crise, mais gente quis fazer cerveja em casa. Mas, curiosamente, isso acontece porque a indústria da cerveja faz um bom produto. Por isso as pessoas querem fazer igual. Isso não significa que o resultado possa competir na qualidade. Só que está na moda.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR