O projeto de acordo final para o combate às alterações climáticas, que deveria ser apresentado esta sexta-feira na cimeira mundial do clima que decorre em Paris, foi adiado para sábado de manhã, anunciou a presidência francesa. “Preferimos dar tempo para consultas com as delegações ao longo de todo o dia de sexta-feira” antes de apresentar o texto final para ser adotado em plenário, precisou a mesma fonte, citada pela AFP.

O texto “vai ser apresentado logo cedo na manhã de sábado para adoção ao meio-dia”, acrescentou.

A difícil procura de um acordo na Conferência do Clima prolongou-se na noite de quinta para sexta-feira, com a França a considerar as negociações “extremamente próximas do objetivo”, mas apelando ao compromisso para superar os desacordos.

“Estamos extremamente próximos do objetivo” e “é tempo de concluir”, declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros da França e presidente da conferência, Laurent Fabius, ao submeter aos representantes dos 195 países um projeto de acordo, nova base para uma noite de negociações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Penso estar capaz de apresentar” na sexta-feira “a minha proposta de texto final”, para uma adoção direta na sessão plenária, adiantou Fabius, na véspera do encerramento dos trabalhos, previsto para as 18:00 locais (17:00 de Lisboa).

A proposta apresentada na noite de quinta-feira “escolhe entre várias opções”, mas “alguns pontos específicos permanecem sob reservas” e ainda não estão fechados. Tratam-se dos “mais complexos”, reconheceu Fabius, mencionando “a diferenciação (divisão de esforços entre países desenvolvidos e os outros), o financiamento e a ambição” do acordo.

As primeiras reações das organizações não-governamentais (ONG) foram positivas, apesar de lamentarem os “recuos”.

As ONG estão satisfeitas por verem consagrar um limite de aquecimento do planeta “bem aquém” dos 2ºC em relação ao nível pré-industrial e mencionar “a continuação dos esforços para limitar a subida a 1,5ºC”.

Este limite de 1,5ºC é uma reivindicação de mais de 100 Estados, em particular dos insulares, ameaçados de desaparecimento devido à subida do nível da água dos oceanos.