Tem chovido menos do que o normal, mas isso não quer dizer que continue nas semanas das festas. As previsões de longo prazo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera mostram que é muito provável que chova no Natal e que faça sol na passagem de ano.
Apesar de se esperar alguma chuva no feriado de Natal, conforme adianta a informação do The Weather Channel, a semana até à Passagem de Ano espera-se soalheira na maior parte do território português. E as temperaturas máximas, mais altas do que o normal para esta época do ano, podem não dar tréguas até 10 de janeiro de 2016.
Aliás, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera avisa que se esperam níveis de precipitação mais baixos que o normal para a época na semana entre 28 de dezembro e 03 de janeiro de 2016.
Consulte as temperaturas e as condições do tempo em Portugal no relatório abaixo.
Joana Santos, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, explicou ao Observador que a anormalidade nas condições do tempo não são preocupantes porque “as variações não vão muito além do 1 grau” em relação aos números normais para a época. A chuva deve cair já este sábado a meio da tarde em todo o território nacional (exceto no Algarve), mas pode ficar apenas até dia 27 de dezembro. O vento será entre moderado a forte, pode soprar a 95 km/h.
Quanto ao frio, não se deixe enganar por este sol de inverno, pelo menos até aos primeiros dias a seguir ao Natal: a temperatura mínima vai começar a baixar já a partir de segunda-feira. A região sul vai ser a menos fria, com o Algarve a marcar 11º de mínima, mas mesmo assim a temperatura irá baixar entre 7 a 9 graus em relação às temperaturas atuais. No norte, as temperaturas mínimas podem baixar entre 3 a 5 graus.